Semana 49: Eduardo exige a Laura que mate Emídio

168º Episódio

Finalmente Eduardo revela a sua verdadeira face. Depois de ter na mão o contrato no qual Vitória lhe vende as acções da Quinta do Paço, confessa que enganou a família Álvares e que vai mesmo defender o laboratório que produziu o P5, garantindo que não vê a hora de esmagar Raimundo em tribunal. Vitória, mal refeita da surpresa fica em choque quando Eduardo ainda acrescenta que a sua intenção é vender a herdade, lucrando com a passagem do TGV pelas terras. Vitória fica em fúria e esbofeteia Eduardo, mas é arrastada do escritório por Silveira que só a larga depois da intervenção de Mateus. Joana e Geraldo estão estupefactos.

Vera, António e Catarina, alheios ao que se passa na quinta, estão convencidos que Eduardo vai ser humilhado em tribunal, no caso P5. Entretanto, Vera recebe um telefonema, alertando que João fugiu mais uma vez da escola. Rodrigo também reage mal ao desaparecimento do filho e deixa Gabriel a falar sozinho quando este lhe pede uns dias para ir à Ucrânia buscar os filhos de Alexandra.

Eduardo humilha Joana quando esta lhe vai pedir satisfações, mal acreditando que ele se prepara para vender a Quinta do Paço. Eduardo faz ainda pior, confessando estar por trás dos crimes cometidos contra os Álvares e dizendo a Joana que nunca a suportou. Esta procura conforto junto de Mateus e Geraldo, indignados com o comportamento de Eduardo que sai do escritório para os expulsar de casa. Apenas Geraldo é obrigado a ficar, porque Eduardo a isso obriga, em nome do pacto que fizeram. Joana teme pela vida de Geraldo.

Rui, acompanhado por Catarina faz, campanha no bairro social.

Maria de Jesus está eufórica com o sucesso do seu candidato e consegue que Sónia decida também votar nele. Tonino, apoiante de Geraldo não fica nada contente.

João vai ter com Rodrigo e impede o pai de cometer uma loucura quando este, já de pistola em punho, se prepara para ir procurar Eduardo com a intenção de o matar.

Eduardo comunica a Geraldo que lhe arranjou um staff profissional para a campanha e ordena-lhe que despeça os outros colaboradores com excepção de Sara. Geraldo, cobarde, aceita.

Vera conforta Joana que não se conforma com o que Eduardo fez à família e Inês critica Vitória por lhe ter vendido as acções da Quinta do Paço.

Rodrigo confessa a Vera que está arrependido de não ter confiado nela e ter caído na armadilha de Eduardo.

Emídio esconde de Marta os planos que tem para contrariar Eduardo, agora que o irmão detém todas as acções que lhe dão a total propriedade da Quinta do Paço. Marta confirma a intenção de casar com Emídio na herdade.

Depois de assinar o expediente, Emídio guarda a sua arma no casaco e despede-se de Natália, dizendo que segue para jantar com Eduardo. A secretária tem um sorriso estranho.

Geraldo cumpre o desejo de Eduardo e despede Hélder e Tonino do staff da campanha eleitoral. Estes, indignados, vingam-se contando que Hélder enganou Geraldo ao ter um caso com Sara, namorada de Geraldo.

Eduardo, por seu lado, diz a Silveira para dispensar o pessoal, encarregando-o de servir o jantar. Laura também foi convidada mas com a especial missão de envenenar o champanhe de Emídio, enquanto Eduardo distrai o irmão, explicando os grandes planos que tem para a Quinta do Paço.

Quando regressam para o brinde, Emídio bebe de uma assentada e logo Eduardo lhe diz que acaba de ser envenenado. O irmão vive momentos de pânico até ao momento que Laura confessa não ter sido capaz de colocar o veneno no copo do filho mais novo. Eduardo fica irado com a mãe e Emídio saca da pistola dizendo que o vai matar. Laura está dividida porque não quer a morte de nenhum dos filhos, enquanto Silveira tenta sacar da arma para proteger Eduardo. Este com uma calma invulgar manda que o segurança fique quieto. Eduardo e Emídio trocam acusações perante Laura, cada vez mais confusa. Quando percebe que Emídio vai disparar contra Eduardo, atira-lhe com champanhe para os olhos toldando-lhe a visão. Silveira dispara então para o braço de Emídio, desarmando-o. Laura corre a salvar Emídio cobrindo-o com o seu próprio corpo mas este, percebendo que Eduardo está disposto até a eliminar a mãe, afasta-a de si recebendo um tiro certeiro no coração. Laura chora cheia de arrependimento a morte do filho mais novo às mãos do mais velho, gritando como foi injusta com Emídio. 

Pages: 1 2 3 4 5