“Sol de Inverno”: resumo de 20 a 26 de janeiro

112º Episódio

Destaque: Ana recusa-se a aceitar as exigências de Manel em relação à custódia de Vasco e tenta matar-se com o filho, atirando o carro em que seguem contra um muro. Manel, que os persegue, fica aterrorizado ao testemunhar o despiste

 

Laura manipula Salvador e esforça-se para denegrir a imagem de Isabel, apresentando as provas documentais de que a gaspeadeira recebeu uma quantia elevada desde que ele nasceu, para manter o silêncio e ocultar que era sua mãe biológica. Salvador fica destroçado e começa a ceder ao discurso da mãe adoptiva, muito desiludido por saber que o pai também lhe mentiu.

Beatriz fica surpreendida quando Isabel lhe revela que é mãe de Salvador Aragão. Em contrapartida, quando Joana aparece no bar da praia com a sua amiga Ângela, é Isabel que tem de acarinhar Beatriz, percebendo-lhe a tristeza por não conseguir reconciliar-se com a filha, embora esta prometa passar lá por casa quando tiver tempo.

Simão alegra Margarida ao aceitar fazer-lhe companhia ao jantar, uma vez que Nuno também foi jantar a casa dos pais e Laura avisou que ia jantar fora. Margarida demonstra estar farta de tudo e de nada e recusa a sugestão de Simão para que vá trabalhar para a Boheme quando acabar o curso. O irmão afirma que a mãe iria gostar muito que ele fosse para a empresa, mas Margarida lembra que elas têm os seus conflitos. Dulce pergunta se ele fica para jantar e Simão não consegue recusar.

Ana mostra-se muito receptiva em mudar-se definitivamente para casa dos pais, aceitando até a sugestão de Rosa para que leve alguns dos seus pertences para lá. Quando fica a sós, Rosa, Horácio e Nuno entreolham-se felizes com a atitude dela.

Laura aparece de surpresa em casa de Manel e insinua-se sem esconder o desejo que está a sentir. Ele fica incomodado mas acaba por disfarçar e entrar no jogo de sedução.

Sofia mostra-se estupefacta ao saber que Salvador é filho de Francisco e de Isabel. Beatriz pede à irmã que guarde segredo e confessa ter alguma pena de Laura. Sofia tem opinião contrária e lembra que como o que Laura já lhe fez, é impossível ter compaixão. Pena diz sentir de Salvador, convencida de que o rapaz está revoltado com toda a situação.

Salvador não esconde de Matilde que está muito desiludido por constatar que Isabel o trocou por dinheiro, revelando-se indeciso sobre o que há-de fazer, quando sair o resultado do teste se ADN que ela fez. Matilde faz-lhe notar a volta que a vida deu. Salvador abraça a mulher, buscando nela o conforto que necessita.

Célia fica em pânico com a possibilidade de estar grávida e desabafa com Fátima que está a limpar o corredor. Com o nervoso que se apodera de si, Célia substitui Fátima na limpeza, enquanto conta que não tomou precauções quando se envolveu pela primeira vez com Fábio. Fátima também fica apreensiva, acompanhando-a até à cozinha do palacete, onde Lé e Concha conversam sobre as licenças de que precisam para legalizarem o hotel. Fátima protesta porque Concha não lhe agradeceu por ter distraído o fiscal. Carlos chega à procura dos fatos que emprestou e a namorada avisa-o de que um tem uma nódoa. Mariano é forçado a acusar-se de ter sujado o fato com café mas respira fundo, pois Fátima assume que resolverá o problema. Célia atira que já não tem tempo de tomar o pequeno-almoço, mas Fátima insiste em preparar-lhe algo para comer, antes que desmaie.

Horácio sai de casa para levar Vasco à escola. Rosa oferece-se para ir com Ana ajudá-la a fazer a mudança lá para casa. A filha aceita com agrado e mostra-se muito tranquila.

Mariano e Matilde estão a arrumar a livraria. O telefone toca e ele dá um grito à amiga para que não atenda, pois julga que é o avô quem lhe está a ligar. Matilde recompõe-se do susto e atende a chamada, constatando que se trata de um rapaz que pretende que eles organizem mais um curso de escrita. Matilde sugere que preparem um orientado para a escrita de teatro. Mariano fica radiante com as perspectivas que se abrem para revitalizar o seu negócio.

Sofia provoca Laura e pergunta-lhe se está tão susceptível por ter sabido que o seu filho Salvador é um bastardo. A rival tenta adivinhar se foi Matilde quem lhe contou mas Sofia iliba a filha dizendo que tem outras fontes. Sem se deter, reafirma que nunca teve nada com Francisco mas que ele, pelos vistos, andou envolvido com outras mulheres. Laura reaje em fúria e avisa Sofia para não a fazer perder a cabeça. Irada, vai para o gabinete e procura desesperadamente uma maneira de se vingar de Sofia. Pega no telefone e liga a Andreia, conseguindo que ela aceita almoçar consigo. Andreia desliga e começa a ver no computador o vídeo da orgia em que Margarida se envolveu e murmura que Laura não a terá facilmente como aliada.

Fábio convida Célia para almoçar mas ela consegue esquivar-se. Isabel estranha aquela reacção e pergunta se ela já não gosta do namorado. Célia conta que pode estar grávida e confessa que não quer fazer o teste, com medo do resultado. Isabel insiste que deve fazer o teste de gravidez e que deve fazê-lo na manhã seguinte, pois é a melhor altura.

Ana recebe uma carta do tribunal e reage com indignação, ligando de imediato para Manel. Assim que ele atende diz, quase aos gritos, que não vai fazer nada do que ele está a pedir à justiça. O ex-marido tenta manter a calma e justifica que tem o direito de confirmar se o dinheiro que lhe entrega é aplicado nas necessidades de Vasco. Ana desencadeia uma discussão violenta e ameaça matar-se se Manel não retirar o pedido que fez ao tribunal. Rosa aparece nesse instante e fica alarmada com o descontrolo da filha. Ana não lhe liga e continua a vociferar contra Manel ameaçando que pode morrer mas que levará o filho com ela. Rosa fica estarrecida e angustiada quando Ana pega nas chaves do carro e arranca a alta velocidade. A mãe telefona ao ex-genro e Manel diz que vai seguir para a escola de Vasco, pois adivinha que Ana foi buscar o filho para cumprir a sua ameaça.

Laura visita a fábrica e é recebida por Horácio que nem sonha como o drama familiar que está a acontecer naquele momento. Quando se cruza com Isabel, a patroa mostra estranheza por ali ter estado antes e não a ter visto. A gaspeadeira responde com nervosismo que foi tratar de um assunto. Laura replica e deseja com cinismo que o tenha resolvido.

Manel já não chega a tempo de travar Ana, que arrasta Vasco consigo, evitando as perguntas que ele faz por o ter ido buscar àquela hora. Sempre agressiva, diz ao filho que lhe marcou uma consulta no médico, enfia-o no carro e arranca em alta velocidade. Manel ainda os avista e segue-os no seu automóvel.

Laura conversa a sós com Isabel, deixando transparecer toda a raiva que está a sentir. Com altivez, afirma que ela errou ao procurar Salvador, que só lhe vai causar sofrimento e que vai deixar de receber o dinheiro que recebeu durante anos, pois quebrou o acordo que tinham. Isabel fica cada vez mais nervosa e mesmo perdida, quando Laura afirma que contou ao filho que ela o entregou para adopção a troco de dinheiro. Horácio interrompe a conversa, convidando a patroa para ir ao escritório pois tem alguns documentos que precisam da sua assinatura. O telemóvel de Horácio toca nesse instante mas o encarregado, ao ver que a chamada é de Rosa, não atende pensando que não se trata de qualquer emergência.

Ana conduz descontrolada e grita com Vasco, que a bombardeia com perguntas. A mãe grita que já não suporta ouvir a sua voz e faz com que ele comece a chorar. Manel persegue-os a alta velocidade e começa a buzinar. Quando Ana se apercebe de que é o ex-marido que está atrás de si, tira o sinto de segurança e precipita o carro contra um muro. Manel grita desesperado pelo nome de Vasco, enquanto o corpo de Ana permanece imóvel no chão, depois de ter sido cuspido pela frente do carro.   

Pages: 1 2 3 4 5