“Sol de Inverno”: resumo de 20 a 26 de janeiro

113º Episódio

Destaque: Ana fica paraplégica, depois de tentar acabar com a sua vida e com a vida de Vasco.

Laura recebe uma chamada do detective privado que a informa que Eduardo foi visto recentemente no México.

Salvador rejeita Isabel e atira-lhe com maços de notas à cara, acusando-a de o ter dado para adopção por dinheiro.

Manel abeira-se do carro de Ana e tenta desesperadamente abrir a porta para retirar Vasco, que solta gemidos de dor, embora não aparente estar muito ferido. Manel suplica ajuda e um dos automobilistas que entretanto parou o seu carro telefona para o 112.

Nuno está a atender uma freguesa e assim que acaba de lhe entregar o ramo de flores, recebe uma chamada de Rosa a contar o acidente que Ana e Vasco acabaram de sofrer. Nuno começa rapidamente a fechar a loja e Simão chega nesse instante, dispondo-se a acompanhá-lo ao hospital.

No local do acidente, os paramédicos já estão a assistir Ana e Vasco. Manel permanece emocionado junto do filho, que geme com dores. Um dos socorristas afirma que o rapaz não terá, em princípio, algo grave. Manel fica um pouco mais aliviado mas não abdica de ir com Vasco na ambulância para o hospital. A sua preocupação com o filho absorve-lhe toda a atenção e nem sequer olha para a ex-mulher, que também está a ser assistida.

Salvador consegue saber que os testes de ADN confirmam que os seus pais biológicos são Francisco e Isabel. Matilde entra em casa assim que ele desliga o telefone e não fica surpreendida com a notícia.

Na fábrica, as operárias estranham que Horácio tenha saído repentinamente, temendo que algo de grave tenha acontecido. Célia tenta perceber porque é que Laura esteve a falar com Isabel mas esta mente e diz que a patroa quis apenas felicitá-las pelo bom trabalho que têm feito. Fábio bate à porta do balneário e convida Célia para um jantar à luz das velas, provocando um burburinho entre as mulheres. Célia fica muito nervosa e nem um café aceita tomar com ele, beijando-o de fugida e desejando que ele se divirta com os amigos. Fábio vai embora muito desconfiado e Isabel insiste com Célia para que vá fazer o teste de gravidez, já que não quer contar a Fábio sem ter a certeza de estar grávida.

Horácio, Nuno e Rosa estão no hospital, angustiados à espera de notícias de Vasco e Ana. Manel surge nesse instante com o filho e confirma que ele sofreu apenas ferimentos ligeiros e que está bem. Simão leva o miúdo para comer um chocolate e Manel fala abertamente com os ex-sogros e o ex-cunhado, dizendo que assistiu ao acidente e que Ana atirou de propósito o carro contra o muro. Horácio fica apreensivo e Rosa recusa-se a acreditar na versão de Manel. A chegada do médico interrompe a conversa e causa a maior das apreensões quando ele anuncia que Ana está paraplégica e não vai voltar a andar. Nuno não consegue reagir e Rosa chora convulsivamente no peito de Horácio. Laura surge nesse instante e fica impressionada quando Horácio confirma que a filha não está bem e que não voltará a andar. Manel resolve sair com Vasco, alegando que o ambiente não é o melhor para o filho.

Rita tenta criar maior proximidade com Dulce e consegue que ela lhe revele o degredo de uma das suas receitas. A governanta assegura que só quando Carlos se casar é que entregará os seus segredos culinários á mulher que ele escolher. Rita aproveita para saber se ela gostaria de ter netos. Dulce deixa-se embalar pela conversa e assume que sim, lamentando ao mesmo tempo que Carlos nunca mais decida assentar. Rita aproveita para dizer que também gosta muito de crianças mas que os homens de agora não querem compromissos.

Horácio e Rosa ficam apreensivos quando Ana reage com frieza e sem qualquer emoção à notícia de que não voltará a andar.

Nuno desabafa com Simão, preocupado com a alteração que a saúde da irmã vai provocar na vida dos pais, agora que não vai mais poder andar. O florista está certo de que Vasco irá de novo viver com o pai e que, cada vez que vir a mãe numa cadeira de rodas se vai lembrar do acidente. Simão ouve o namorado sem saber muito bem como confortá-lo.

Vasco chora assim que sabe que a mãe não vai voltar a andar. Manel conforta o filho e promete-lhe que no dia seguinte poderão visitar Ana. Horácio afirma que o importante é manterem-se unidos e o neto diz que quer ir para casa do pai. Manel assume que o filho vai ficar consigo e Rosa opõe-se dizendo que não autoriza, fazendo finca-pé em ficar com Vasco, pois a sua guarda foi atribuída a Ana pelo tribunal. Horácio coloca-se ao lado do ex-genro e Rosa fica furiosa com ele, acusando-o de estar cada vez mais insensível e sempre contra a filha. Horácio fica ofendido e vai recolher-se na cozinha para que Rosa não veja as lágrimas nos seus olhos.

Salvador atende, contrariado, uma chamada de Isabel e mente dizendo que ainda não sabe o resultado dos testes de ADN, prometendo ligar-lhe quando tiver novidades. Matilde estranha a atitude do marido e ele desabafa que a mãe o vendeu, que o abandonou a troco de dinheiro e que a sua aparição agora em nada vai mudar a sua vida. Salvador está disposto a tentar saber mais através de Manel, uma vez que ele sempre foi amigo da família.

Carlos chega animado ao palacete depois de ter tomado umas cervejas no bar da praia e agarra-se a Fátima a dançar. Esta repara que Fábio vem cabisbaixo e ele confessa que tem de falar com Célia. A empregada leva-o ao quarto da namorada e deixa-o à espera à porta, enquanto fala com ela. Célia está em cima da cama com um teste de gravidez, aflita sem saber se o resultado é ou não positivo. Fátima insiste para que ela converse com o namorado mas em vão. Célia pede que diga que já está a dormir. Fátima faz exactamente o contrário e deixa Fábio entrar no quarto. Célia vê-se forçada a revelar que pode estar grávida e ele fica radiante, mesmo sem ter a certeza de que vai ser pai. Fábio quer ir logo contar a todos os amigos do palacete mas Célia consegue travá-lo.

Rosa pede desculpa a Horácio pelas acusações cruéis que lhe fez, justificando que estava nervosa pelo facto de Ana nunca mais poder andar. O marido desvaloriza o incidente e afirma que vão ter de adaptar a casa à nova situação da filha. Rosa assume que não sabe como lidar com a situação mas Horácio transmite-lhe confiança de que vão aprender e abraça-a para a consolar.

Fábio e Célia contam na fábrica da Boheme que vão ser pais. Isabel e Lídia são as primeiras a felicitá-los, observando que Fábio está eufórico e quer espalhar a notícia por toda a gente. Célia confessa que também está muito feliz e que o seu grande receio era de que Fábio não aceitasse a gravidez. Isabel tranquiliza Célia ao perceber os seus receios e esboça um sorriso melancólico ao recordar a sua gravidez de Salvador.

Salvador procura Manel, na esperança de que ele lhe possa contar mais sobre a sua adopção. No entanto acaba por ficar frustrado já que o amigo nem sequer sabia que o seu pai verdadeiro era Francisco.

Concha conta radiante a Fátima e Lé que o palacete obteve as licenças necessárias para se tornar num hostel. A empregada fica mais satisfeita ao saber que não vai precisar de andar fardada e que vai poder vestir os seus vestidos espampanantes.

Tomás resmunga porque os seus alunos de surf se fartam de lhe partir as pranchas. Lúcia oferece a sua e as dos filhos se ele precisar, como forma de agradecer a ajuda que lhe tem dado no bar. Ele pergunta como estão a correr as coisas com Vicente, agora que estão de novo juntos. Lúcia responde que está tudo a correr melhor do que podia imaginar.

Depois de sair de um banco com uma mochila, Salvador entra com ela no carro e observa-a por momentos. Laura telefona-lhe entretanto, para o confrontar com a visita que fez a Manel. Salvador justifica que apenas quis saber mais sobre o processo da sua adopção e reconhece que foi ela quem lhe forneceu todas as provas sobre o que aconteceu.

Simão comenta com Laura a tragédia que se abateu na vida de Ana e da sua família, que vai ter que lidar com o facto de ela ter ficado paraplégica. Laura afirma que o que sucedeu só veio confirmar que ela não tem condições para tomar conta de Vasco. Nesse momento, a empresária recebe uma chamada do detective que enviou ao México e o homem informa-a de que descobriu uma pessoa que afirma ter visto Eduardo recentemente. Laura pede-lhe que confirme a informação e, depois de desligar, conta a Simão que tem um detective a tentar apurar se Eduardo está vivo ou morto. O filho finge que não sabia disso e ouve com expectativa que a mãe começa a acreditar que o irmão pode estar vivo.

Salvador procura Isabel na fábrica e acusa-a de lhe ter mentido e de o ter vendido a troco de dinheiro. Ela, incrédula, tenta justificar que Francisco a forçou a isso e que ela o fez pensando no seu futuro. Com uma expressão que revela desprezo, Salvador começa a atirar-lhe o dinheiro que acabou de levantar do banco e pergunta-lhe se é suficiente para que ela se mantenha longe da sua vida. Isabel fica a chorar, devastada com a atitude do filho. 

Pages: 1 2 3 4 5