“Sol de Inverno”: resumo de 27 de janeiro a 02 de fevereiro

117º Episódio

Destaque: Laura desaloja Sofia do gabinete, mostrando-lhe que Eduardo está vivo e vincando que, por esse facto, ela acaba de perder a maioria na Boheme. Sofia fica estarrecida com esta súbita alteração, que a deixa em desvantagem

Laura dá ordem para que o jacto descole e elogia o trabalho do detective Morais, que conseguiu devolver-lhe o filho. Eduardo dorme anestesiado á frente da mãe, no avião.

Teresa agradece a Rita por ter mentido a favor de Laura perante a polícia. A empregada afirma que fez o que a consciência lhe ditou para proteger Laura, embora fique agradada com a promessa que Teresa lhe faz de que a mãe não se esquecerá de a recompensar. De saída para fazer exames de rotina, Teresa não consegue evitar a companhia de Dulce que insiste em estar a seu lado, tal como Laura determinou.

Sofia tenta perceber o motivo que levou Laura a viajar repentinamente. Benedita assegura que não sabe a que se deveu tal deslocação e Sofia pede-lhe que a informe, se suspeitar de algo. A secretária oferece-se para ajudar na promoção do desfile da colecção da Mood, mas fica desiludida quando Sofia recusa, dizendo que contratou Andreia como modelo.

Joana procura Matilde na livraria e tenta colocá-la contra Salvador, mostrando-lhe uma mensagem que forjou em nome dele, dizendo que tinha conseguido enganá-la e que dali para a frente teriam de ter mais cuidado. Matilde assume que confia no marido, que não acredita no que ela diz e, perante a insistência da prima em fazer vingar a sua mentira, grita com ela para que se vá embora. Mariano ainda ouve a discussão e permite que Matilde saia mais cedo, pois a amiga diz que gostava de lanchar com a mãe.

Jacinto procura Artur em casa, aproveitando o facto de Lurdes estar ainda nas limpezas para não se cruzar com a mulher. Artur pede ao pai para que volte para casa mas Jacinto explica que isso não é possível, uma vez que saiu justamente porque já não conseguia conviver com Lurdes, confessando que as coisas entre eles já não iam bem há muito tempo. Artur entrega ao pai um saco de compras que tinha acabado de fazer e dá-lhe também algum dinheiro. Jacinto vai embora e reafirma que não há motivos para que esteja preocupado consigo.

Teresa chega a casa depois de ter ido a uma consulta no hospital e conta a Manel que está mais saudável do que nunca. Ele pede desculpa por não ter ido visitá-la enquanto esteve internada mas a amiga deixa-o à-vontade, confessando que soube do acidente que Ana provocou.

Vasco regressa da escola e pede à avó para telefonar ao pai. Rosa cede-lhe o seu telemóvel e o neto fala com entusiasmo com Manel e até retribui o beijo que Teresa lhe manda. Depois de desligar, Vasco pergunta a Rosa se pode ir visitar a mãe, deixando a avó muito incomodada. No entanto, quando ele adivinha que a mãe não o quer ver, Rosa promete combinar com ela o melhor dia para que Ana o receba. O miúdo vai jogar computador para o quarto e Rosa vai abrir a porta a Lurdes que acabou de bater. A amiga vai direita ao assunto e pergunta pela segunda opinião dos médicos sobre a saúde de Ana. Rosa emociona-se quando confessa que os médicos reafirmaram que ela não voltará a andar.

Isabel não consegue deixar de pensar no momento em que Salvador lhe atirou dinheiro para cima, perguntando se era suficiente para continuar afastada dele. A chegada de Célia desperta-a pergunta-lhe como vai a gravidez. Célia começa a choramingar e confessa que está hipersensível e que chora por tudo e por nada. Isabel vacila para aceitar o convite que Beatriz lhe fez para jantar mas Célia incentiva-a a aceitar.

Joana procura Sofia no escritório mas Benedita informa-a de que a tia saiu e já não deve voltar. Joana fica intranquila, receando que Matilde conte à mãe que ela beijou Salvador. Para não dar nas vistas, desafia Benedita para jantarem juntas e a secretária propõe que vão às compras e que sigam depois para sua casa.

Mariano fica desiludido quando Manel o chama à realidade e lhe faz ver que não conseguirá pagar ao avô o dinheiro que aquele gastou com ele. O livreiro dá indícios de poder ficar depressivo e Matilde chama-lhe à atenção para que não faça um disparate igual ao que fizeram os autores que cita. Mariano vai fazer um chá e Manel pergunta a Matilde se já tem novidades sobre o processo. Ela prepara-se para responder mas Sofia entra na livraria e antecipa-se, dizendo a Manel que é melhor perguntar a Laura, pois foi ela quem causou o problema. A tensão fica lactente entre Manel e Sofia e só se dissipa quando ela sai para lanchar com a filha.

A caminho do bar da praia, Sofia reconhece que ainda está irritada depois do encontro que teve com Manel e quando Matilde pergunta se ainda gosta dele, assume que ela a desiludiu muito e revela magoa dizendo que não pode confiar num homem que dorme com o inimigo. Matilde conta que Salvador está a começar a acreditar que a mãe está a tentar prejudicá-la e que forjou mesmo as provas para a incriminar da morte de Luís. Sofia responde que já não era sem tempo. Matilde conta que ele se sente perdido por ter sido enganado pelo pai e vendido pela mãe biológica, percebendo que tem apenas Laura. Sofia faz notar que Salvador a tem a ela, arrancando um sorriso de agrado a Matilde.

O efeito do sedativo que foi injectado em Eduardo começa a passar e ele desperta atordoado, sem noção do lugar onde está. Ao ouvir a voz da mãe, percebe que foi raptado por ela e assume que não quer regressar, argumentando que encontrou uma pessoa com quem é feliz. Laura fica irada por perceber que ele não teve qualquer preocupação com o sofrimento pelo qual ela e os irmãos passaram, ao chorarem a sua morte. Eduardo persiste em avisar Thaís de que está bem, mas recua, percebendo que não deve irritar a mãe ainda mais.

Carlos quase deita tudo a perder quando por pouco não diz que Fátima é o nome da sua namorada. Dulce fica em sobressalto mas o filho emenda e diz que a sua eleita se chama Fabiana. A mãe fica mais descansada e comenta com Rita que só não gosta de Fátima por ela ser do género espampanante. Rita ri e Dulce acompanha-a na boa disposição, dando sinais de que está a simpatizar cada vez mais com ela.

Concha trata da promoção do hostel e diz a Fátima que não lhe fazia nada mal aprender mais para lidar com os clientes estrangeiros. Quando a cozinheira sai para telefonar a Carlos, Concha comenta com Lé que Fátima devia fazer um curso de inglês e que está a pensar fazer uma parceria com a escola de surf de Tomás. Lé fica encantada com o empenhamento da filha.

Lúcia fica preocupada e pensativa quando Tomás reafirma que não se sente feliz e volta a falar em partir à aventura, já que não tem ninguém que o prenda ali.

Mariano continua sem coragem para convidar a sua amiga misteriosa para sair mas encorajado por Lé e espicaçado por Fátima, decide enviar-lhe uma mensagem a combinar um encontro.

Beatriz está a conversar com Isabel que lhe agradece o convite para jantar. Nisto toca o seu telemóvel e ela exclama que se trata de Eça. Adelino fica espantado que o nome do seu amigo mistério seja esse e fica mais espantado quando a filha diz que o dela é Penélope. Sofia explica ao pai que na internet os nomes não têm de ser verdadeiros e Beatriz vai para a cozinha com Isabel.

Benedita e Joana jantam e falam de questões amorosas. A secretária acaba por revelar que chegou a andar com um homem casado, mas não diz que se tratou de Eduardo Aragão.

Matilde pede a Salvador que lhe envie umas fotografias que tiraram durante a lua-de-mel, para poder mostrá-las à mãe. Na sequencia da conversa, pergunta se ele criou um email novo e o marido responde que não, pois quer ter tudo concentrado nos dois que utiliza.

Antes de uma paragem para reabastecer o avião, Laura diz a Eduardo que quer pô-lo ao corrente de alguns acontecimentos que ocorreram antes do seu desaparecimento. Ele afirma com determinação que não vai ficar em Portugal. Laura dispara que depois de tudo o que aconteceu lhe é indiferente o sítio para onde ele vá, pois terá de fazer primeiro o que ela quer que ele faça.

Sofia entra no gabinete a falar ao telefone com Andreia. Estaca ao ver que estão a colocar as suas coisas em caixas e pergunta aos homens quem mandou fazer tal coisa. Laura entra nesse momento e diz que foi ela. Sofia fica perplexa ao ver Eduardo ao lado de Laura e estarrecida quando ela dá à evidência de que o filho está vivo, que Sofia perdeu a maioria na Boheme e que, por isso, quer o seu gabinete de volta.

Pages: 1 2 3 4 5