“Sol de Inverno”: Resumo de 28 de abril a 4 de maio

 199º Episódio 

Destaque: Eduardo dá finalmente o seu golpe de misericórdia nos irmãos, mostrando o documento que Laura assinou, dando-lhe plenos poderes para decidir o que quiser e como quiser nos negócios, sem precisar de os consultar. Teresa fica atónita e passa o documento para que todos vejam

Matilde brinca com Adelino insinuando que ele não terá encontrado Rosa por acaso na livraria. O avô fica atrapalhado e lembra que não devem ter esse tipo de conversa, pois tratar-se de uma senhora casada que ainda vai ter problemas com o marido por causa disso. Matilde afiança que não está a insinuar nada e lamenta que ele esteja a fazer-lhe companhia em vez de ir arranjar uma namorada. Adelino volta a dizer que não vale a pena insistirem na ideia da namorada, porque isso não estava nos seus horizontes.

Beatriz deita-se a adivinhar e comenta com Sofia que a namorada do pai deve ser a dona Rosa. A irmã não concorda e aposta antes numa Ucraniana que por ali anda. Benedita diz que vai ao correio e Beatriz não resiste a perguntar-lhe como está Joana. A secretária confessa que já lhe pediu que ela arranjasse uma nova casa, pois já não está suportável o convívio entre ambas, até porque trabalham em empresas concorrentes e isso pode ser desagradável.

Eduardo fica irritado em ver que Tomás acompanhou Salvador à reunião de família, por causa do desaparecimento de Laura. Rita exige-lhe que se controle para não deitar tudo a perder. Teresa confirma que a mãe nem chegou a apanhar o avião e diz que tem de falar com Carlos para que ele explique se chegou a deixar a patroa no aeroporto. Eduardo antecipa-se e mente, dizendo que já falou com o motorista e que ele lhe garantiu que ela foi deixada no hospital. Salvador e Tomás, começam a defender que devem comunicar à polícia o desaparecimento da mãe mas Eduardo lembra que isso será ainda extemporâneo, pois a mãe se não atende as chamadas é porque não quer ser incomodada, quer mesmo descansar. Mesmo assim Teresa diz que lhe vai mandar uma mensagem. Margarida está à beira da loucura.

Isabel conta a Beatriz no bar da praia que ajudou Salvador a pagar ao banco a escola de surf, confessando que ele não reagiu muito bem. A amiga compromete-se a dar uma palavrinha a Matilde para que fale com ele. Desanimada vem Lé, duvidando já que Concha e Matilde consigam livrar-se da prisão.

Fátima e Carlos estão outra vez preparados para se amarem quando Acácio os interrompe, mais uma vez, pedindo agora ajuda para que o ajudem a enviar currículos de emprego via computador. Fátima irrita-se com Carlos porque ele empurra a tarefa para ela.

Carlos passa pela sala do palacete e pede a Mariano, Fábio e Artur, que o ajudem a lidar com o sogro, pois já está farto das suas intromissões entre ele e Fátima. No entanto, nenhum dos amigos tem uma solução para o problema.

Vasco chega a casa de Rosa e Horácio, radiante por ter ido ao ginásio onde a mãe trabalha. Ana sugere-lhe a pratica da natação se lhe apetecer treinar. Horácio dirige-se a Rosa e pergunta-lhe se não tem direito a um beijinho. Ela aproxima-se do marido e lá o cumprimenta, desculpando-se que está preocupado por causa da aproximação de Ana com Bruno.

Adelino critica Sofia por ter ido falar à prisão com Xavier e a filha reconhece que correu o risco, embora inglório porque ele não aceitou desmentir o que afirmou em tribunal. Sofia cala-se com a chegada de Matilde e esta expressa o desejo de que a tia também jante com eles, já que esta pode ser a última refeição em família, se for condenada. Adelino e Sofia tentam mudar de assunto e acompanhá-la até à cozinha para ajudarem no jantar.

Eduardo recebe Isabel na Boheme e vai directo ao assunto dizendo-se disposto a vender-lhe a fábrica. Para isso reclama uma comissão, até porque os irmãos são contra a que se dê tal passo.

Apesar do desespero de Matilde, Teresa dispõe-se a esperar mais uns dias para dar tempo a que Laura possa aparecer, pois nada lhes garante que estejam a levantar uma tempestade sem razão de ser, já que ela pode desejar não falar com ninguém.

Jacinto vai à noite à casa da família à procura do filho. Lurdes conta que Artur saiu e fica incomodada quando Jacinto indicia que ainda gosta dela e lamenta ter saído de lá.

Fábio desafia Mariano para jogar às cartas, mas só Acácio o consegue sentar à mesa de jogo, pois ele recusa jogar a dinheiro.

Aproveitando que Acácio está entretido com as cartas e a bebida, Fátima e Carlos conseguem finalmente o momento de intimidade por que tanto ansiaram.

Mariano consegue fugir da mesa de jogo e refugia-se na cozinha com Lé, queixando-se de que eles bebem minis como quem bebe água. Aproveitando o momento para desabafar, Mariano conta que está radiante pois conseguiu resolver a sua disfunção sexual e que não podia ter encontrado melhor namorada do que Beatriz.

Beatriz comenta com Sofia que Salvador tem sido um grande apoio para Matilde mas a irmã diz esperar que ele cumpra o que prometeu, caso ela seja condenada.

Margarida desespera sem notícias da mãe. Vicente é de opinião que devem ligar à polícia e Eduardo, cínico, dispara que até tem desvalorizado a situação mas que agora também começa a ficar preocupado. Repentinamente, Teresa grita que recebeu um email e verifica uma mensagem da mãe, que confessa aos filhos ter aceitado recuperar-se e que quis sempre o melhor para todos, justificando que não telefonou porque perdeu o telemóvel, finalizando a dizer que não se preocupem. Eduardo troca um olhar cúmplice com Rita, pois conseguiu ter nos irmãos o impacto que desejava.

Manel apressa Vasco para ir para a escola e comenta que ele teve mais uma negativa a matemática, reconhecendo a necessidade de voltar a falar com a professora.

Eduardo conta a Teresa que teve uma reunião com Isabel e que em face da oferta que ela fez, deviam vender a fábrica. A irmã opõe-se e defende que devem respeitar a vontade da mãe e não venderem, mas Eduardo afirma que quer reunir os outros irmãos para saber o que eles pensam.

Matilde fica desiludida quando Salvador lhe liga e comunica que só pode estar com ela à tarde, uma vez que Eduardo marcou uma reunião com todos os irmãos. Sofia começa a preparar a filha para todos os cenários que o tribunal possa conceber para o seu futuro.

Laura tenta explicar à enfermeira do hospício que não é louca e que quem ali devia estar internado era o filho. A enfermeira tenta dar-lhe a medicação mas como Laura não se mostra colaborante pede reforços e acaba por lhe dar os medicamentos à força. Laura grita continuamente que não está louca.

Teresa fica estupefacta quando durante a reunião para que foi convocada com os restantes irmãos por Eduardo, este apresenta o documento em que Laura lhe confere plenos poderes para tomar todas as decisões que quiser, caso lhe aconteça alguma coisa. Eduardo mostra o documento e afirma que a partir de agora não precisa de os consultar para nada, a começar pela venda da fábrica a Isabel, que já está decidida. 

Pages: 1 2 3 4 5