“Sol de Inverno”: Resumo de 7 a 13 de julho

261º Episódio

 

 

Destaque: Teresa e Manel beijam-se com paixão mas ela trava o ímpeto de ambos, recusando fazer amor, porque ele teve uma relação com Laura.

Laura é vítima de um assalto na rua, enquanto Sofia observa tudo dentro do seu carro.

Laura regressa a casa ainda perturbada pela conversa que teve com os outros filhos sobre o abuso sexual de que Margarida foi vitima por parte do pai. Ela pergunta à mãe, com grande vergonha, se os irmãos já sabem do que lhe aconteceu e Laura faz-lhe entender que tinha de contar à família, tratando-se de um assunto tão sensível. Preocupada com o isolamento da filha, Laura propõe que assistam a uma sessão de cinema juntas e Margarida aceita, embora deixe claro que se a mãe retomar a vida normal sem insistir em tomar conta dela, significará que voltou a confiar. Laura promete que vai regressar à empresa a tempo inteiro.

Matilde recusa-se a acreditar que Margarida foi abusada sexualmente pelo próprio pai. Salvador, depois de lhe contar mais essa tragédia que a família está a atravessar, diz que a mãe lhes pediu para jantarem com ela lá em casa. Matilde fica incomodada por ter de desmarcar o jantar que já tinham combinado com Sofia, argumentando que a sua mãe não gosta de ser preterida em favor da mãe dele. Salvador faz-lhe ver que a sua família está a passar por uma grande adversidade e Matilde aceita a mudança de planos, sem revelar ao marido as suas reticências, resistindo a contar-lhe que Laura lhe manipulou os exames médicos para benefício próprio.

Jacinto leva a Marisa um ramo de salsa para adicionar ao jantar e cruza-se com Dulce, aproveitando para comentar com ela a relação de Artur com Isabel, de que resultou uma gravidez preocupante. Dulce, tal como o jardineiro, confessa as suas preocupações mas acaba por se mostrar resignada, aceitando que eles estão a fazer as escolhas que entendem mais acertadas nesta fase da vida.

Salvador e Simão conversam com Margarida sobre o facto de ele ter sido abusada pelo pai e estranham que ela não culpe Francisco pelo mal que lhe fez. A irmã mais nova do clã Aragão reconhece que está ainda numa fase em que lhe custa ver que a relação que tinha com o pai era errada e os irmãos prometem não tecer comentários agressivos daqui em diante. Laura vai chamar os filhos para jantarem e Margarida assume que não podia ter irmãos melhores que Salvador e Simão.

Manel deixa queimar o jantar e propõe a Sofia que vão jantar fora. Ela assume que se distraíram porque a conversa estava boa e concorda em sair, não sem que antes terminem o vinho que estão a tomar. A cumplicidade entre eles é cada vez maior.

Ricardo entra em casa de Sofia e, depois de lhe entregar a garrafa de vinho que escolheu para tomarem, fica a saber que vão jantar sozinhos porque Matilde e Salvador tiveram de ir jantar com Laura devido a mais uma crise familiar e Beatriz foi jantar com uma amiga. Ele não se incomoda com o facto mas fica atrapalhado quando recebe uma mensagem no telemóvel, desafiado por um amigo para ir jogar. Sofia estranha a tensão do namorado mas ele consegue enganá-la dizendo que recebeu uma mensagem a avisar do pagamento de uma factura. Ela acredita e vai verificar se a refeição está pronta. Ricardo aproveita para escrever uma mensagem e aceitar o convite que lhe estão a fazer para uma casa clandestina de jogo.

Lé procura desesperadamente projectos que possa financiar com o dinheiro que Mário lhe ofereceu. Fábio insiste nas suas ideias absurdas defendendo que ela não tem de dar ouvidos às ideias de Concha, que estão em completo desacordo com o que ela pensa. Mariano também não se revela grande ajuda, com a sua visão romântica da vida e Fábio acaba por dar a ideia de transformar o palacete numa espécie de espaço para tempos livres, propondo-se tomar conta das crianças.

Célia interrompe a argumentação do marido dizendo que têm de ir visitar os seus pais, que já estão mortos de saudades do pequeno Diogo Crispim. Fátima assoma entretanto à porta e faz sinal a Mariano que lhe quer falar. Ele dirige-se à porta e ela entrega-lhe um trajo espanhol para que o use na noite romântica que planearam. Mariano fica indeciso, mas Fátima faz valer os seus argumentos e obriga-o a manter o que tinham combinado.

Carlos procura pela mãe e vai encontra-la na cozinha dos Aragão, cheia de saudades do tempo em que ali trabalhou e, ao mesmo tempo, com vontade de deixar a fábrica, para evitar os conflitos que por lá ocorrem. Dulce considera a possibilidade de se mudar para a terra mas o filho aconselha-a a pensar bem, dispondo-se a acompanhá-la para fazer uma visita à família, como é seu desejo.

Isabel fica satisfeita com a reação positiva de Beatriz à sua gravidez e confessa que o principal problema tem sido lidar com o mau génio de Lurdes, já que Artur tem assumido as suas responsabilidades de pai, estando sempre a seu lado. Já Beatriz, suspira ainda por Mariano, embora tente convencer-se de que já não quer ter mais nada a ver com ele.

Rosa critica Adelino por ter demorado demasiado tempo no almoço com os amigos e por chegar a casa a cheirar a vinho. Ele desvaloriza a situação e promete comportar-se à altura de receber Nuno, Camila e Vasco que vão jantar lá em casa. Entretanto, Rosa mostra-se preocupada por não ter ainda notícias de Ana.

Fantasiados de espanhóis, Fátima e Mariano voltam a fazer amor. Ele com grande custo, cheio de dores no corpo por causa do exercício excessivo que tem feito no ginásio.

Ricardo tenta acabar rapidamente a noite com Sofia para ir jogar. Ela percebe a estratégia do namorado e vai direta ao assunto, garantindo que se ele sair de casa para ir mergulhar no vício, não entrará mais. Ricardo assume que está a ser difícil lidar com o seu problema mas pergunta a Sofia se ainda vai a tempo de aceitar o convite que ela lhe fez para passar a noite com ela. Sofia sorri e acaba por beijá-lo.

Laura telefona ao detetive Morais e marca um encontro com ele a pretexto de lhe pagar o que deve e saber como está a correr a investigação que lhe encomendou. Antes de lhe enviar a mensagem com o local do encontro, Laura detém-se a pensar durante alguns segundos.

Manel e Teresa divertem-se a jogar bowling e acabam por se beijar, não conseguindo mais negar que estão apaixonados. Já em casa dele beijam-se cada vez com maior intensidade e começam a despir-se mas Teresa trava o momento e diz que não se podem envolver porque ele teve uma relação com Laura. Manel argumenta que isso foi há muito tempo e ficou resolvido quando acabaram. Teresa resiste e diz que tem de ir para casa porque a família está a passar por um momento complicado, prometendo conversar mais tarde, com mais calma, sobre o que estão a sentir um pelo outro. Manel vê-a partir, com um misto de apreensão e frustração.

Laura estaciona o seu carro numa zona pouco movimentada e é abordada por dois homens que lhe pedem a mala. Ela tenta resistir mas é atirada ao chão, percebendo que acaba de ser assaltada. Dentro de um outro carro está Sofia que sorri, satisfeita com a cena que acabou de observar. No entanto, acaba por ficar desagradada quando os assaltantes agridem Laura, antes de lhe roubarem o carro. Sofia acaba por arrancar no seu automóvel depois de ver que Laura se mexe e que está viva. Um transeunte avista a mulher caída e vai em seu auxílio.

Teresa conversa com Margarida e fica apreensiva com o facto de a irmã dizer que não consegue odiar o pai, apesar de ele ter abusado dela.

Salvador irrita-se com Matilde, que continua a não lhe dizer porque é que Sofia acabou a parceria com Laura. Ela argumenta que quer apenas protegê-lo e que não o quer colocar contra a mãe. Salvador diz que está farto de ser enganado por toda a gente e vai embora zangado.

Simão junta-se a Nuno para tomar o pequeno-almoço e expressa a sua angústia e tristeza por nunca se ter apercebido que o pai abusava sexualmente da irmã. Simão confessa estar igualmente perturbado com o facto de o pai biológico de Camila ter tentado raptá-la. Nuno abraça o companheiro e concorda que têm de se manter atentos e conferirem se a polícia vigia regularmente os seus movimentos. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6