“Sol de Inverno”: 07 a 13 de outubro

22º Episódio

Salvador não quer acreditar que tem Matilde à sua frente e que ela, a mulher da sua vida, usou o cheque com que ele pensava que a sua própria mãe a tinha corrompido, para lhe comprar a casa com que sonharam para viverem juntos. Matilde atira-lhe à cara que foi injusto, ao pensar que ela se tinha vendido a Laura. Salvador pede desculpa por tudo e não resiste a beijar Matilde, que arrasta consigo para o interior da casa. Ela deixa-se arrebatar pela paixão.
A GNR investiga o roubo do Guerreiro, o cavalo mais valioso da família Aragão. Um dos agentes tenta perceber junto de António o tratador principal, se desconfia de alguém mas o homem está tão surpreendido como qualquer outra pessoa. Margarida é obrigada a entrar na farsa mas fica chocada com o à-vontade de Luís que, depois de ter roubado o cavalo, age como quem não teve nada a ver com o assunto. Perante a curiosidade dos guardas, Luís apresenta-se como treinador de Margarida e até se dispõe a colaborar com as autoridades para descobrir o paradeiro do cavalo. Laura fica convencida de que se tratou mesmo de um assalto normal, longe de imaginar que a filha esteve envolvida.

Sofia confirma com grande desilusão que foi excluída pelo atelier a que se tinha candidatado. Beatriz concorda com a irmã com o facto de que os donos da empresa lhe deviam ter comunicado que não contavam com ela. Ambas notam a falta de Joana e ficam preocupadas pelo facto dela ter saído de casa tão cedo.
Joana vai sozinha até ao cemitério, levando flores que deposita na campa do pai.
Carlos deixa o quarto de Fátima no palacete e fala ao telefone com a mãe, que o pressiona para que cumpra os seus deveres de motorista da família Aragão. Dulce diz ao filho que a patroa precisa dos seus serviços e Carlos responde que se a patroa precisa de sair de casa, que conduza o próprio carro. A conversa é escutada por Mariano que acaba por contar a Fátima o que ouviu, acabando com a sua cantoria, ao dizer que Carlos não deve ser o empresário que ela pensa que ele é. A empregada do palacete corre com o livreiro, depois de se despedir do namorado com um beijo muito apaixonado.
Matilde e Salvador renovam as suas juras de amor e reconciliam-se, assumindo que não podem estar separados. No entanto, Matilde ressalva que não vai permitir mais interferências de Laura, advertindo Salvador de que o deixará caso a mãe dele volte a prejudicar as pessoas que ama.

Lé entrega publicidade a Lúcia sobre a sua campanha para que todos tenham uma vida mais saudável. A amiga aceita a tarefa mas está num dia para esquecer e começa logo por receber uma chamada do ex-marido, percebendo que ele levou os filhos para um parque de diversões em Espanha, sem que ela tivesse uma palavra a dizer sobre o assunto. Depois, tenta espairecer com a pranche de surf, apanhando umas ondas, só que acaba por se cruzar com Tomás que ainda por cima a beija, tentando capitalizar a sua atenção. Lúcia parece detestar aquela ousadia e ameaça Tomás de reagir se ele se voltar a cruzar consigo. O professor de surf fica desiludido.
Sofia impressiona Hugo com o seu desempenho no call center, pela forma competente como atende os clientes. Na pausa de trabalho cruza-se coma Joana e fica apreensiva quando a sobrinha lhe conta que esteve na campa do pai, confessando que sente muito a falta dele, apesar da mãe não falar muito dele, nem da família do seu lado. Sofia escuta a sobrinha mas muda de assunto assim que pode. Pouco depois, recebe uma chamada de Manel que a convida para almoçar. Sofia esquiva-se, justificando que já tem um compromisso com uma colega.
Vasco observa a desilusão do pai ao ser rejeitado por Sofia e brinca com ele, dizendo que não acredita que ele desista dela. Manel acha piada à observação do filho e aceita levá-lo para almoçar com Nuno quando ela diz que gostava de estar algum tempo com o tio na loja de flores.

Lurdes vê que Jacinto está a trabalhar com o candeeiro ligado e critica o marido por isso, uma vez que têm de poupar por estarem os dois desempregados. A discussão entre o casal é interrompida por Artur que sugere aos pais que vendam alguns pertences a que dão pouco ou nenhum uso. Jacinto reclama e não chega a consenso com a mulher.
Matilde conta a Concha que reatou com Salvador mas não consegue aprofundar o tema porque a amiga recebe uma chamada. Logo de seguida, surge Mariano, desesperado porque acaba de saber que o avô está a caminho de Lisboa, porque precisa da sua ajuda para resolver um problema e vai constatar que ele abriu uma livraria que quase nada vende, em vez do escritório de advogados que pensa existir. Matilde assegura que vão encontrar uma solução para o seu problema.

Manel não se conforma e faz uma espera a Sofia à saída à saída do call center, convencendo-a a almoçar consigo à beira-rio. O clima é de constrangimento entre os dois, pois é a primeira vez que conversam depois de se terem beijado. Sofia reafirma que não está ainda pronta para abrir o seu coração, enquanto Manel insiste que está disposto a esperar por ela.
Laura, desesperada com a doença de Teresa, pede a Eduardo que a ajude a arranjar um rim para a irmã no mercado negro de tráfico de órgãos. O filho faz referência à ilegalidade da situação mas, hipócrita, afirma que por Teresa faz tudo.
Margarida mostra-se muito preocupada com o roubo do Guerreiro mas Luís consegue convencê-la de que o animal está bem e que ela deve manter a discrição, para que ninguém desconfie que estiveram envolvidos no roubo do cavalo.
Nuno conversa em grande animação com Vasco e no meio da brincadeira leva com uma borrifadela de água que Henrique lhe dá enquanto rega as plantas. Simão chega naquele momento e sente ciúmes do companheiro. Já recomposto, conta que o jornal dispensou os seus serviços de ilustrador e que vai reiniciar a sua carreira na banda desenhada, embora saiba que vai ganhar pouco dinheiro.

Teresa tenta convencer Andreia a descer para jantar. A cunhada está renitente mas acaba por se decidir a descer, depois de Eduardo a pressionar. Quando se começa a arranjar ouve o telemóvel do marido a tocar e com tanta insistência, acaba por atender. Andreia fica atónita quando ouve dizer dom outro lado da linha que o hospital esperam que Eduardo vá fazer os testes médicos complementares, por ser compatível com Teresa.
No palacete, Lé, Fátima e Tomás traçam o plano para montarem um escritório de advogados para que Mariano convença o avô de que cumpriu o seu sonho. Matilde e Salvador chegam à pensam e deixam todos felizes quando confirmam que se reconciliaram. Já no quarto, quase a despedirem-se da vida no palacete, fazem novas juras de amores e perdem-se em beijos apaixonados.

Eduardo comete o erro fatal de provocar Andreia ao jantar e ela não perde tempo a vingar-se, contando que o marido é o único membro da família que está em condições de doar um rim a Teresa, confirmando que recebeu uma chamada do hospital a confirmar essa situação. Teresa fica chocada e ainda balbucia que o irmão nunca seria obrigado a socorrê-la, enquanto Eduardo se esforça por negar o que fez. Laura, que até ali nada disse, expulsa Eduardo de casa, ordenando que ele saia da sua frente.

Pages: 1 2 3 4 5 6