“Sol de Inverno”: 07 a 13 de outubro

25º Episódio

Laura explica aos filhos e ao inspector da Polícia Judiciária que a empresa tem mais a perder do que a ganhar se apresentar queixa de Sofia. Teresa apoia a decisão da mãe, Eduardo está surpreendido e o agente limita-se a dizer que ela tem seis meses para mudar de ideias. Antes de sair, o inspector da PJ confidencia que a mulher adora os sapatos da Boheme e pede que lhe enviem um convite quando apresentarem a nova colecção. Laura finge-se simpática e garante que o fará mas quando o polícia vira costas, dispara que odeia gente que pedincha coisas. Já a sós com Eduardo, conta finalmente o plano que tem para atacar Sofia outra vez. Laura vai deixá-la pensar que ganhou uma batalha, mas revela que como não consegue separar Matilde de Salvador, vai separá-la da mãe.

Joana atende os clientes a um ritmo demasiado acelerado. Sofia sugere-lhe que peça a Hugo para ir para casa descansar mas a sobrinha pede-lhe apenas que lhe compre um chocolate, embora o doce não a faça esquecer Rodrigo. Sofia vai embora para ir dar um beijo a Matilde que está na livraria.
Eduardo e Matilde namoram no gabinete dele. A secretária reconhece que gostou muito da noite que passaram em sua casa mas Eduardo lembra que Isabel os apanhou. Benedita acredita que a irmã não vai contar nada, depois de ele ter ameaçado despedi-la. A secretária pressiona mais uma vez Eduardo a divorciar-se de Andreia e ele, mais uma vez, tenta ganhar tempo. Entretanto conta à amante que vai passar pela fábrica para fazer mais uma chamada de atenção.

Andreia passeia com Margarida pelos campos a observarem os cavalos, mas está visivelmente deprimida e só quer ir para casa. Luís aproxima-se delas e fica também à conversa, sugerindo um passeio de charrette. Andreia balbucia que não pode por causa do aborto, causando um momento de constrangimento. Depois de perceber que Luís competiu em tempos no Hipismo e que teve de o deixar de fazer devido a um acidente, Andreia decide ir para casa e justifica-se com o facto de querer telefonar a Eduardo para saber se ele já falou com Laura. Depois de Andreia se afastar, Margarida pergunta a Luís se sabe algo de Guerreiro. Ele responde que o cavalo ainda está escondido mas que o dinheiro já foi entregue aos homens a quem ele o devia. Margarida procura auto-convencer-se de que tomou a atitude certa e Luís não perde a oportunidade para a ajudar a acreditar que o salvou.
Sofia prepara-se para ir à livraria para ver Matilde mas acaba por ser desviada por Manel que pede para se encontrar com ela.

Quem procura Matilde na livraria é Laura. Dissimulada, põe em pratica o seu plano para afastar a rapariga da mãe e conta que decidiu aceitar que ela e Salvador fiquem juntos. Fingindo que não quer mais guerras, Laura conta a Matilde que a polícia descobriu que quem organizou a manifestação contra a Boheme foi Sofia, que também a agrediu com tinta. Para espanto de Matilde, Laura afirma que não vai apresentar queixa, pedindo à futura nora que fale com a mãe e lhe diga para parar de a atacar. Matilde fica desconfiada mas acaba por ceder. A empresária pede-lhe ainda que convença Salvador a voltar para a Boheme mas ela limita-se a considerar pensar no assunto.

Numa esplanada à frente da livraria. Manel e Sofia lancham e ele faz nova ofensiva para a conquistar. Laura vai em direcção ao carro onde Carlos a espera e, depois do motorista arrancar, pede-lhe que estacione por uns segundos, pois acabou de ver Sofia e Manel em clima de grande cumplicidade. Sofia reafirma que não está preparada para ter uma ralação nesta altura e Manel faz-lhe uma festa no rosto. Embora Sofia o rejeite, Laura fica com a ideia de que estão juntos e depois de mandar Carlos arrancar de novo com o carro, fica a pensar no que acabou de ver. Manel, por seu lado, fica desiludido por não ter conseguido que Sofia se tenha rendido aos seus encantos.

Sofia entra na livraria e fica espantada quando Matilde lhe conta que Laura acabou de sair dali e que foi dizer que aceita a sua relação com Salvador, que a polícia tinha descoberto que a mãe foi quem a agrediu e promoveu a manifestação contra a Boheme e que, mesmo assim não vai apresentar queixa. Sofia avisa a filha que Laura está a manipulá-la e que não é mulher para desistir. Matilde insiste em dizer que Laura não quer mais guerras, pois garantiu que quer preocupar-se a tempo inteiro com a doença de Teresa, que tem de se sujeitar a um transplante renal. Matilde reforça que se Laura não as vai atacar mais, então que não seja a sua própria mãe a provocá-la.
Isabel tenta fazer com que Benedita perceba que está a cometer um grande erro ao envolver-se com Eduardo. No entanto, a irmã lembra-lhe que prometeu não se meter na sua vida e sai para o café, dizendo que vai lanchar. Isabel senta-se, muito preocupada, pois adivinha que a irmã está prestes a seguir os mesmos passos que ela deu, quando se envolveu com Francisco.
Eduardo fica indignado quando entra no quarto e vê Andreia deitada. Ela não lhe liga e pergunta-lhe se falou com a mãe e se ela o deixa voltar para casa. O marido confirma que esse assunto vai estar resolvido e, para não dar parte fraca, diz que vai doar o rim à irmã apenas porque quer. Andreia ironiza e conta-lhe que já recebeu a convocatória para depor contra ele no processo de violência doméstica. Eduardo beija-lhe a testa depois de ela confirmar que vai mentir e dizer que inventou tudo. Já com o marido na casa de banho, Andreia murmura que o mata se ele voltar a tocar-lhe.

Rosa e Horácio levam comida e outros bens de primeira necessidade a Lurdes e Jacinto mas este recebe os amigos com frieza, dizendo que não precisam de caridade. Rosa e Lurdes tentam aliviar o ambiente e vão fazer um chá. Jacinto continua a fazer os seus trabalhos em pele e Horácio começa a ficar desconfortável com o mau humor do amigo.
Concha mostra-se resignada com o facto de ter de pagar o tablet que Artur lhe ofereceu mas ele reafirma que assim que tiver dinheiro salda as contas. Fátima distribui chá por quem quer e Mariano não controla os nervos, à medida que se aproxima a visita do avô, temendo que ele descubra que ele não é advogado. Lé esforça-se por tranquilizá-lo, mas em vão.
Fábio expõe a Fátima e Célia as suas ideias para a Boheme, ideias que vai levar à entrevista para a vaga no departamento de marketing da empresa. Depois agradece a Célia o que tem feito por ele e afirma que gostava de retribuir. Ela fica nervosa e começa a arrumar coisas, depois de Fátima garantir a Fábio que tem ali uma óptima mulher, que não deve deixar escapar. Célia fica muito perturbada e Fábio sorri.

Isabel conta a Dulce que apanhou Benedita e Eduardo lá em casa e que ele a ameaçou de despedimento se contasse alguma coisa. Dulce reconhece que o casamento dele com Andreia está mal e que a situação se parece com a que Isabel viveu com Francisco há vinte e seis anos. Isabel assume que não quer ver a irmã magoada como ela, apesar de terem os seus conflitos. Benedita entra em casa nesse momento e Dulce levanta-se, dizendo que está na sua hora. Depois da madrinha sair, Isabel insiste em falar com Benedita sobre Eduardo mas a irmã vira-lhe as costas e volta a exigir-lhe que se meta na sua vida.
Laura mostra-se agastada pelo facto de a polícia ainda não ter descoberto onde está Guerreiro e dispara que têm de pressionar o seguro a pagar o valor do cavalo roubado. Eduardo pergunta à mãe como correu a conversa com Matilde e a mãe acha que ela acreditou nas suas boas intenções, mostrando-se confiante que ela convença Salvador a voltar à empresa. Eduardo esconde que não gosta nada da ideia de ter o irmão de regresso à Boheme.
Matilde conta a Salvador a conversa que teve com Laura e ele fica surpreendido com a mudança radical que a mãe evidencia, ao querer terminar o conflito com Sofia. Já Matilde, assume que ficou em choque ao saber que foi Sofia a atacar Laura, quando sempre acreditou que a mãe era a vítima do conflito entre ambas.

Adelino tenta tranquilizar Sofia e diz à filha que Matilde é inteligente e que não vai deixar-se manipular por Laura. Ambos ficam contentes quando Beatriz chega a casa e conta que conseguiu emprego numa loja de roupa. Entusiasmada, vai a correr contar à filha, que está no quarto. Só que Joana a recebe muito mal, depois de ela opinar que é melhor estar sem namorado do que com um que não a mereça. Joana grita que não é como ela e acusa a mãe de não ter homem, não ter emprego, nem ter dinheiro, só faltando andar agarrada a um gato. Beatriz tenta defender-se, realçando todos os sacrifícios que fez por ela durante toda a vida mas Joana aumenta o tom da discussão e grita que muitas vezes desejou ser filha dos tios. Beatriz sai do quarto a chorar. Instantes depois, Adelino entra no quarto da neta e repreende-a, desejando que vá pedir desculpas à mãe e garantindo que enquanto ali viver terá de a respeitar. Joana responde ao avô que deverá ali ficar por pouco tempo e depois de ele sair mais irritado do que entrou, coloca os headphones nos ouvidos, indiferente à discussão que teve.
Fábio aproveita a presença de Eduardo na fábrica e expõe-lhe a sua visão empresarial para a Boheme. Fica esmagado, quando o gestor lhe diz que a estratégia da empresa para o mercado é precisamente a oposta à que ele defende. De seguida, Eduardo dirige-se a Isabel e conversa com ela de parte para saber se falou com alguém sobre ele e Benedita. A operária afiança que não e acrescenta que não tem por hábito meter-se em assuntos que não lhe dizem respeito. Rita fica intrigada e interrompe a conversa, justificando que como não tinha visto Isabel no seu posto decidiu ver onde estava. Para se evidenciar coloca-se ao dispor de Eduardo mas ele diz que Isabel já o esclareceu sobre o ambiente na fábrica. Rita deixa o gestor ir embora e volta à carga com Isabel detectando que está muito nervosa. Ela acaba a conversa assumindo que fica sempre assim quando fala com os patrões.

Sofia entra disparada pelo gabinete de Laura dentro e exige-lhe que se afaste de Matilde e do resto da família. Laura responde com cinismo que é precisamente o que está a fazer. Sofia afiança que não acredita numa única palavra e sai a bater a porta. Laura fica irritada coma discussão mas, por outro lado, também fica contente por ver que o plano que traçou está a produzir o efeito desejado.
Salvador visita a família na quinta e em boa hora isso acontece. Enquanto conversa com Dulce e Margarida, Teresa tomba desmaiada. Salvador vai em socorro da irmã e sai com Margarida, carregando Teresa para o hospital.
Sofia entra atrasada no call center para começar a trabalhar. Chega irritada e conta a Joana que teve de tratar de uns assuntos. Hugo aproxima-se e ela pede desculpa ao chefe pelo atraso. Ele diz-lhe que esqueça o trabalho porque tem ali a polícia para falar consigo. O agente dá voz de prisão a Sofia, que está acusada de organizar uma manifestação ilegal, desobediência civil e agressão a um elemento da autoridade. Sofia fica em choque a olhar para as algemas.

Pages: 1 2 3 4 5 6