Conheça as personagens de “Mundo ao Contrário” [com fotos]

Mundo ao Contrário

César Pina (Pedro Barroso)

Nasceu no Bairro do Calhau e sempre viveu lá. É por isso que as pessoas o conhecem e respeitam. Viveu num lar onde os maus tratos eram constantes. Um dia, César não aguentou mais e quando percebeu que o pai se preparava para bater mais uma vez na irmã Ivone, pegou numa faca e ameaçou-o. O pai saiu de casa e César passou a ser um herói para Ivone.

César sempre foi um rapaz problemático e abandonou os estudos. Quando tinha 18 anos, Viana aproximou-se dele para lhe propor que passasse a ser o seu braço direito no tráfico. A organização de Viana era apenas de alguns dealers. César veio mudar isso tudo. Muito por causa da ajuda de Graciete, a madrinha. Foi também nessa altura que César perdeu a mãe.

O abalo daquela perda só foi mitigado porque Graciete tomou conta dos irmãos. Ivone já era casada com Vítor e o facto de ele ser polícia tinha-a afastado de César. Para ele, perder a mãe encheu-o de responsabilidade. Tinha de garantir que haveria dinheiro em casa para que Sheila, a irmã mais nova, pudesse ter uma infância diferente da que ele e Ivone tiveram.

César sempre teve sucesso entre as raparigas. Normalmente anda com mais do que uma ao mesmo tempo. Cila é a namorada oficial do momento. Ela é menor, cheia de pelo na venta e ciumenta, e isso diverte César. Na verdade, o único vício que César tem são as mulheres.

Mundo ao Contrário

Graciete Santos (Manuela Maria)

Graciete acompanhou o crescimento do Bairro da Pedra e foi sempre uma referência para os seus habitantes.

O café e a garagem da qual é dona e senhoria foram construídos pelo marido. Hoje é viúva e mantém os negócios. Nunca conseguiu ter filhos, por causa de uma doença na adolescência, e quando conheceu a mãe de César teve pena dela e acolheu-a como uma irmã mais nova.

Graciete sempre a tentou ajudar. Graciete sempre simpatizou mais com César que com Ivone, com quem sempre chocou. Quando Ivone começou a namorar Vítor, Graciete foi contra e nem sequer esteve no casamento. Para ela, casar com um polícia era uma traição ao bairro. Quando a mãe dos miúdos morreu ela acolheu-os.

Foi nessa altura que César começou a gerir o tráfico para Viana e que Graciete começou a ser a fiel depositária do dia-a-dia do negócio. Para Graciete tomar conta do dinheiro e tomar notas das dívidas da droga é uma atividade tão normal como gerir o pequeno café. O Pote e o Caderno são as suas maiores responsabilidades e Graciete defende-os com a vida.

No bairro, todos sabem que ela está relacionada com o tráfico e temem-na por isso. Apesar de tudo, ela vai estendendo a sua rede de favores e de ajudas pelos vizinhos mais necessitados e isso faz com que olhem para ela e para César com algum respeito.

Mundo ao Contrário

Sheila Pina (Helena Costa)

É a miúda mais sensual do Bairro da Pedra e quando passa na rua ninguém fica indiferente. A irmã mais nova de César é mimada, rebelde e uma bomba de sensualidade. Teve a sorte de nunca ter assistido aos maus-tratos que a mãe sofreu e por isso a vida para ela sempre foi cor-de-rosa. Adora viver no bairro. É muito popular entre os rapazes e todos a disputam. Mas Sheila tem tanto de doce como de cruel e se for preciso usar o irmão para se livrar de um namorado mais renitente em a deixar, ela não tem qualquer problema.

Assim que terminou o 9º ano, abandonou os estudos e começou a trabalhar no Salão Mise. Tentou fazer um curso de maquilhagem e cabeleireiro, mas acabou por ser expulsa da escola profissional.

Sheila vive deslumbrada e secretamente sonha com a chegada de um príncipe encantado, que se apaixone por ela e lhe mostre o outro lado da cidade, o outro mundo que ela sabe que existe, mas que lhe está vedado.

Sheila dá-se muito bem com César e consegue sempre manipulá-lo para ele lhe fazer as vontades. Com Ivone as coisas são diferentes. Como trabalham juntas no salão de Patrícia, entram mais vezes em conflito. Às vezes, exagera numa cor de unhas mais radical, ou num penteado mais esquisito só para ver a irmã em pânico. A única pessoa com quem Sheila não se dá de todo é Vítor.

Mundo ao Contrário

Ivone Pina Ramiro (Ana Catarina Afonso)

Ivone foi quem sofreu mais com a violência a que o pai sujeitou a mãe e é aquela que exibe mais sequelas desses tempos terríveis, em especial ao nível da auto-estima. Apesar de ser bonita e de ter uma enorme capacidade para se apaixonar e para amar, sempre se retraiu.

O episódio em que César a defendeu marcou-a para sempre. Tem pelo irmão um amor incondicional. Não é capaz de o ver com a objetividade com que os outros moradores do bairro o vêem. Ela sabe que ele é um marginal, mas para ela há sempre uma justificação para tudo o que ele faz.

Houve um tempo em que trabalhava num supermercado, longe do bairro. Uma noite, quando vinha do trabalho, foi abordada por um homem que a queria assaltar e violar. O pânico foi enorme. Mas antes que o ataque fosse consumado, surgiu Vítor, que terminava o seu turno na esquadra da PSP.

Ele salvou-a de um destino terrível e possivelmente fatal e ela transferiu para ele a mesma relação de dependência que em pequena transferia para César. Apaixonou-se perdidamente por aquele salvador e decidiu naquele momento que seria o homem da sua vida.

Ivone vive em permanente gestão entre a atividade do irmão e a profissão do marido. Não fala a César das operações de Vítor e não menciona a Vítor os esquemas de César. E tenta viver em paz. Mas nem sempre consegue.

Mundo ao Contrário

Vítor Ramiro (Rui Luís Brás)

Desde que se lembra, Vítor sempre quis trabalhar para a polícia. O pai era militar e sempre lhe incutiu a disciplina e a ordem como valores basilares. Vítor nasceu num lar de classe baixa do bairro da Graça. É filho único. Lisboeta de gema.

Nunca foi um aluno brilhante e por causa disso teve de cumprir o serviço militar logo aos 18 anos, o que o impediu de terminar o ensino secundário. Ingressou na Escola Prática de Polícia e começou a trabalhar na PSP. Logo no primeiro mês teve o encontro imediato com o agressor de Ivone. Dessa detenção tirou mais do que o louvor do seu superior hierárquico. Conheceu a mulher da sua vida, casou e mudou de bairro.

Ivone insistiu para que fossem viver para o Bairro da Pedra e Vítor não se opôs, apesar dos avisos do pai que se ia meter num bairro de marginais e que iria sofrer com isso na carreira. Vítor, pela primeira vez, contrariou o pai e assumiu a mudança de vida.

O início de convivência com César não foi fácil. Assim que Vítor percebeu o tipo de negócio em que César estava envolvido percebeu que a sua vida a partir dali ia ser uma gestão permanente. Mas o carácter firme de Vítor não lhe permite fechar os olhos. Por isso, avisou César que se presenciar algum crime, irá agir como manda a lei. É por isso que, de vez em quando, visita o Café do Largo.

Mundo ao Contrário

Maneca (Diogo Branco)

Maneca é um rapaz inteligente simpático e muito dinâmico. Vive no Calhau há 15 anos. Os primeiros tempos para Maneca no Bairro da Pedra não foram fáceis. Um dia em que as coisas pareciam ir acabar mal e Maneca estava à beira de ser espancado por um grupo de três rapazes, todos muito mais velhos que ele, surgiu César. Na altura, Maneca tinha 11 e César tinha 14. Quando viu Maneca em apuros, César nem pensou duas vezes, colocou-se ao lado de Maneca e tentou afastar os agressores dizendo que trabalhava para Viana. Quando as palavras não surtiram efeito tirou uma arma e apontou-a diretamente à cara de um deles. Os rapazes fugiram com medo e César disse-lhe que a partir daquele dia não teria de ter medo de mais nada e mais ninguém lhe faria mal. Maneca tornou-se absolutamente fiel a César.

Tudo o que Maneca sabe do negócio do tráfico, dos códigos de rua, aprendeu com César. E também aprendeu com ele a proteger os mais fracos e a ganhar com isso o seu respeito e a sua lealdade. É por essa razão que protege Sérgio e que o tem sempre afastado do tráfico. Maneca nunca teve muita saída com as raparigas. Gosta de mulheres mais velhas e Paula vai ser a sua prioridade, quando ele começar a ser a ligação entre o gangue e o esquema no Don Pellegrino.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8