Conheça as personagens de “Mundo ao Contrário” [com fotos]

Mundo ao Contrário
Valentino Costa
(Rui Mendes)

Valentino é descendente direto de italianos. A família Costa viveu sempre na zona nobre da cidade. Tinham dinheiro de família e tornaram-se comerciantes, empresários e mais tarde donos do Don Pellegrino. O pai de Valentino, José (ou Pepo) fundou o restaurante nos anos cinquenta. Sempre teve o sonho de o passar a Valentino.

Valentino é um homem culto, romântico, viajado, experiente. Herdou a maior parte das receitas que tornaram o Don Pellegrino famoso da sua “nona”, cozinheira de profissão em Turim, de onde a família Costa é originária. Se não tivesse sido dono de um restaurante seria sem dúvida um excelente crítico culinário. Escolheu Maximiliano Greco, também ele italiano, para ser o chef principal do restaurante por querer elevar o Don Pellegrino a um outro patamar. Maximiliano é o seu braço direito e Valentino depende dele para o sucesso do restaurante.

Casou muito cedo com Manuela, uma italo-portuguesa que lhe deu o filho Gilberto. Valentino nunca pensou em Gilberto para ser o seu sucessor e fez questão que ele se formasse em Direito, para depois escolher a profissão que quisesse. Gilberto optou por ajudar o pai no restaurante e Valentino tem muito orgulho nisso.

Há três anos, Valentino perdeu a mulher num acidente de automóvel. A tragédia abalou-o profundamente.

Mundo ao Contrário

Gilberto Costa (Nuno Melo)

A palavra que caracteriza Gilberto é “Poder”. Tudo o que pai tem de bondade, de bonomia, de diplomacia, Gilberto tem de maldade, de maquiavélico e de implacável. Sempre teve tudo o que queria. Mas nunca absorveu o lado humano dos Costa. Pelo contrário sempre criou uma distância com as pessoas, sempre desconfiou da bondade e sempre se isolou.

Muito inteligente, depressa percebeu que, apesar de o pai se dar com ministros, jogadores de futebol, artistas e banqueiros, eles olhavam para ele apenas como um empregado. E isso sempre o irritou e enfureceu. Quando entrou para a faculdade conheceu Pedro Carvalho. Os dois tornaram-se de imediato amigos e cúmplices durante esse tempo. Quando Pedro casou com Constança, Gilberto foi o único que percebeu a jogada dele.

Gilberto tinha o seu império, ali mesmo no Don Pellegrino, só precisava de o fazer funcionar. Por isso, quando a mãe morreu e o pai se foi abaixo começou a pensar num plano. Criar uma rede de extorsão para fotografar figuras públicas com raparigas de origem duvidosa e depois chantageá-las.

Gilberto nunca se apaixonou de verdade. Mas isso vai mudar quando Constança começar a trabalhar no Don Pellegrino e ela a conhecer melhor. A atracção de Gilberto por Constança será a sua vulnerabilidade. E que o pode transformar.

Mundo ao Contrário

André Duarte (Ricardo Castro)

É daquelas pessoas que nunca desanima. Tem sempre uma palavra bem-disposta, um sorriso e nem com as pessoas agressivas e maldosas conseguem estar muito tempo junto dele sem sorrirem com alguma história que ele conte ou alguma graçola que atire. André vive o dia-a-dia sem pensar muito no futuro. Nunca teve muito. Nunca precisou de muito para ser feliz.

Nasceu numa família modesta mas estável e estruturada que lhe deu segurança e lhe permitiu seguir sempre os seus sonhos. Estudou, fez o curso de hotelaria, chegou a trabalhar numa multinacional ligada ao turismo. Viajou um pouco pelo mundo e quando regressou decidiu montar o seu próprio negócio de viagens. Mas as correram muito mal e André ficou muito endividado. Teve de começar de novo e só arranjou trabalho num restaurante a servir à mesa. Ainda assim, nunca desistiu e está a refazer a vida, aos poucos.

Quando conhecer Constança vai poder partilhar com ela a sua história, as suas experiências e dar-lhe essa força que lhe falta para ter esperança no futuro e coragem para seguir em frente.

André é charmoso, delicado, sincero e alegre. É homossexual, embora neste momento esteja a atravessar uma fase de celibato, uma vez que a sua última relação correu muito mal e como ele diz: “Deixou-lhe sequelas até na alma”

Mundo ao Contrário

Paula Cunha (Paula Neves)

Paula é lisboeta e nasceu no bairro de Alvalade. No entanto, a sua família sempre foi de classe média baixa e Paula sempre percebeu essa diferença. Na escola, as colegas mais ricas gozavam com ela por não ter roupa de marca, os melhores cadernos, o computador mais potente. E Paula cresceu com esse estigma. O seu desejo é de vingar socialmente e mostrar a toda a gente que tem tanta ou mais categoria para vencer na sociedade que qualquer menina de família.

É muito ambiciosa. O que não tem em sensualidade compensa em dedicação. Veio para o Don Pellegrino pela mão de Gilberto e depressa se tornou na sua pessoa de confiança. Sempre almejou a ter mais do que um simples cargo de empregada na hierarquia do restaurante, mas para já, Gilberto mantém-na como assistente.

Está por dentro do esquema de Gilberto e adora a capacidade que ele tem de manipular e de gerir as coisas com os clientes mais ilustres. Na verdade tem uma paixão por ele, mas ele não parece nada interessado em dar-lhe o troco.

Paula vai ser a principal rival de Constança no restaurante. Vê-a como uma ameaça direta à sua posição e vai fazer de tudo para lhe dificultar a vida no Don Pellegrino.

Pages: 1 2 3 4 5 6 7 8