“Mar Salgado”: Resumo de 20 a 26 de outubro

 33º Episódio 

Destaque: Patrícia simula o suicídio para conseguir a atenção de André, depois de Gonçalo a ter traído com Marta e de ter aparecido na internet aos beijos com a amante

Kika está em choque e grita que tem nojo de Gonçalo depois de ver no telemóvel as fotografias em que o pai aparece aos beijos a Marta. Martim, Amélia e Carlota decidem retirar-se para os quartos, enquanto Patrícia, cheia e raiva, afirma que o marido não a podia humilhar daquela forma. Ele afiança que vai processar quem tirou as fotos e quem as publicou. Patrícia vai conversar com a filha e Frederico atira-se a Gonçalo, furioso com o facto de ele ter traído a mulher mas, sobretudo, por tê-lo denunciado a André, dizendo que ele é corrupto e desvia dinheiro da Fundação Queirós.

Patrícia vai ter com Kika à estufa da mansão e tenta explicar-lhe que apesar de Gonçalo a ter traído, continua a ser o pai dela, assegurando que a ama muito. Ele junta-se à mulher e à filha mas Kika volta a rejeitá-lo e jura que nunca o perdoará.

Leonor visita Júlia e confessa à amiga as suas inseguranças relativamente a Vanessa, temendo não saber lidar com ela caso se confirme que é a sua mãe. Xavier entra em casa e fica desagradado ao ver Leonor, embora se esforce por disfarçar. Júlia fica preocupada, pois percebe que o marido não gostou de ver ali aquela visita.

Antónia procura André para tentar que ele lhe explique porque saiu repentinamente lá de casa, as constantes desavenças com Gonçalo e a conversa secreta que teve com o pai. André esquiva-se a contar as verdadeiras razões dos seus problemas e desvia as atenções da mãe, desvalorizando os seus receios. Ela diz que se mudar de ideias e decidir voltar para casa, tem as portas abertas.

Vanessa mete-se com Diogo na praia e diz que ele deve ter uma namorada chata, porque ainda não largou o telemóvel. Ele responde que não tem namorada e que mesmo que tivesse nunca seria tão insuportável quanto ela. Leonor aproxima-se deles e começa a tirar fotos a Vanessa. A princípio ela não acha graça, mas depois acaba por sorrir e entrar na brincadeira de Leonor. Esta fala-lhe depois da possibilidade de voltar a ir à escola e Vanessa dispara que odeia estudar. Diogo fica envergonhado quando Vanessa afirma que ele quer dar uns “amassos” a Sílvia, com quem continua a trocar mensagens.

Gonçalo fala furioso ao telefone com Marta e exige que descubra o nome do fotografo que os fotografou juntos aos beijos. Patrícia entra no quarto e ele consegue disfarçar, evitando que ela descubra com quem ele está a falar. Depois de lhe dar um sermão pelo facto de a ter traído e humilhado perante toda a família, Patrícia diz que está farta e sai com ar ameaçador. Gonçalo fica inquieto e também agarra num casaco, seguindo atrás dela.

Quando chega à sala, Patrícia depara-se com Amélia que conversa com Tina, não disfarçando a surpresa com a presença da irmã. Esta espera que Amélia as deixe a sós e revela que só ali foi para lhe dizer que não pode continuar a ignorar a mãe impedindo-a de ver a neta, Kika, embora queira esconder a todo o custo as suas origens humildes. Tina é de tal forma dura com a irmã que até consegue arrancar-lhe a promessa de convidar Cremilde e a ela, para almoçarem consigo no hotel. No meio da conversa, Gonçalo atravessa a sala e diz que vai passear de mota para aliviar a tensão.

Bento vai pedir conselhos a Joni para conquistar Cremilde mas o patrão critica-o por ele ter sido forreta quando ofereceu o jantar à peixeira. Joni recomenda-lhe que esqueça a “pescadinha” e parta para outra conquista. Bento segue à risca o conselho e começa a cortejar Catarina que entra em casa com Tiago e Carlota, vindos das compras. Joni apressa-se a levar Bento para o café, percebendo que ele está prestes a exceder-se. Catarina ri com gosto da conversa de Bento.

Carlota e Tiago ficam envergonhados quando André interrompe o beijo que estavam a dar. Ela pede ao tio para a poupar a mais um raspanete por ter falsificado a assinatura do pai para fazer o baptismo de mergulho. André espera que ela tenha aprendido a lição e fica estupefacto quando a sobrinha conta que está um reboliço instalado na família porque tio Gonçalo foi apanhado aos beijos com uma mulher e que as fotografias foram colocadas na internet,

Gonçalo acelera na sua potente mota, até que para e fica a olhar o mar com um olhar perturbado.

Henrique repreende Mateus por ter sido despedido outra vez e chama-lhe preguiçoso. O filho argumenta que a empresa cometeu um erro e vai ficar a perder. O pai lamenta que os filhos sejam todos uns falhados e Filipe pede-lhe para não o misturar nas confusões do irmão. Irritado, Henrique pergunta a Mateus o que é que pensa fazer da vida, mas como o filho responde de forma evasiva, ele faz-lhe um ultimato e decreta que se não arranjar emprego irá trabalhar com ele ou com a mãe. Se não aceitar, expulsa-o de casa. Mateus assente com resignação.

Eva pede a Daniel que finja ser o namorado de Madalena e aceite ser apresentado aos pais como tal, pois a irmã tem um namorado muito mais velho do que ela e teme que Henrique e Laurinda reajam mal. Daniel resiste mas acaba por aceitar a missão. Eva beija-o na face, deixando o parceiro atrapalhado.

Sílvia mete-se com Diogo e pergunta quem era a rapariga com quem ele foi ao restaurante de Vitória. Diogo fica atrapalhado e apressa-se a negar que se trate de uma namorada e que não é o seu género. Sílvia percebe que ele está aflito e insiste na brincadeira, insinuando-se com sensualidade. Diogo corresponde ao seu desejo de ouvi-lo falar noutra língua e diz-lhe timidamente em italiano que ela é muito bela.

Xavier volta a ser violento com Júlia e agarra-lhe no queixo, proibindo-a de se dar com Leonor.

Leonor conta a Vanessa a sua história de vida e como foi enganada, desconhecendo até agora o verdadeiro destino dos filhos. Vanessa fica impressionada, mas Leonor também não esconde a sua angústia quando a rapariga conta como sobreviveu até hoje, completamente sozinha.

Frederico confronta Gonçalo por ter confessado a André as irregularidades na Fundação Queirós. O filho defende-se e assume que o irmão descobriu tudo não lhe restando outra solução senão confirmar a verdade. Antónia interrompe a conversa e exige a Gonçalo porque é que continua a envolver-se em discussões com o irmão e ele mente, dizendo que André descobriu que ele tinha a amante com quem apareceu nas fotografias e que por isso se zangaram. Para acabar com a conversa, Gonçalo reclama que não se metam na sua vida, mas nem o pai nem a mãe estão dispostos a isso.

A pretexto de desabafar a sua mágoa por ter sido traída, Patricia vai ter com André e tenta beijá-lo à força, garantindo que está apaixonada por ele e que foi só por isso que ficou ao lado de Gonçalo tantos anos. André liberta-se e expulsa-a, não contendo a sua irritação. Nuno tenta acalmá-lo e sugere que invista em Leonor mas o amigo assume que entre eles não pode existir seja o que for, pois não pode destruir a família.

Patrícia vai para uma das suites do Hotel Salinas e simula uma tentativa de suicídio e telefona a André quando ele tenta falar com Leonor no centro de mergulho, insinuando que acabou de tomar um cocktail de comprimidos para pôr termo à vida. André sai disparado, gritando para que não faça disparates e Leonor fica curiosa. Nuno mostra-lhe as fotografias em que Gonçalo foi apanhado com a amante, dando-lhe conta do escândalo. Leonor afirma que conhece aquela mulher e que a viu uma vez com Gonçalo no hotel e mostra pena de Patrícia.

André e Teresa vão á suite onde julgam que Patrícia está e como ela não responde, ele decide entrar, ficando em pânico ao vê-la semiconsciente e prostrada na cama, indiciando ter ingerido uma grande quantidade de comprimidos para se matar. 

Pages: 1 2 3 4 5 6