“Mar Salgado”: Resumo de 20 a 26 de outubro

37º Episódio

Destaque: Vanessa encontra Kika na piscina do hotel e o confronto entre ambas é inevitável. Depois de se agredirem acabam por cair à água e Vanessa tenta afogar Kika, sob o olhar desesperado de Patrícia

Gonçalo tenta intimidar Leonor e fazer com que ela desapareça com Vanessa, ao mesmo tempo que assegura perante a família que se trata de duas loucas. Como o seu esforço não surte efeito, pressionado pelos pais que estão atónitos, Gonçalo pede ajuda a André para que leve Leonor dali, mas o irmão exerce a sua vingança e diz que é melhor ouvir o que ela tem para dizer. Patrícia também se esforça por aplacar a fúria de Leonor mas ela explica que Vanessa é a filha que Gonçalo lhe roubou quando deu à luz. Kika fica de novo em choque e grita que odeia o pai, fugindo envergonhada. Patrícia vai atrás da filha e Amélia, enervadíssima, arrasta Martim consigo, dizendo que o assunto não lhes diz respeito. Depois do escândalo que fez, Leonor retira-se com Vanessa, virando-se para Gonçalo para dizer que está ao seu dispor para quando ele quiser conhecer a filha. Durante toda a conversa, Vanessa olha para Gonçalo e sorri, como que desafiando a sua ira.

Patrícia vai para junto de Kika e tenta minimizar os efeitos que possa provocar a revelação de que Gonçalo tem outra filha. Kika grita que odeia o pai. Ele entra nesse momento para falar com ela, mas a filha foge, recusando as suas justificações. Patrícia afirma que o plano que traçaram está descontrolado e Gonçalo, cheio de raiva, garante que vai acabar com Vanessa.

Leonor sente-se culpada e pede desculpa por tê-la exposto ao apresentá-la ao pai e à família. Vanessa disfarça o seu constrangimento e diz que ela lhe basta como mãe.

Pedro conversa com Messias e queixa-se de nunca mais ter conseguido falar com Elsa, adivinhando que Xavier pode estar a impedir a filha. Messias compara a relação do irmão à que tem com Rute. João aparece entretanto e informa que Messias vai trabalhar com ele a bordo do barco de que é mestre. Messias ainda tenta contrariar o pai, mas sem sucesso. Idalina também se esforça para que o filho desperte para a vida e compreenda que ela é uma oportunista. Messias protesta, pois ninguém aceita a sua namorada.

Apesar de espalhar em casa um ambiente de terror, Xavier ainda exige que a mulher e a filha conversem consigo ao almoço. Elsa esforça-se por controlar a raiva que sente do pai, enquanto Júlia lhe lembra que a filha está na idade de ter namorados. Xavier manda-a falar com a filha, ameaçando que se ela tiver namorados, as coisas podem correr mal.

Mateus queixa-se de André num site informático e Vitória, desconhecedora de que foi ele a prevaricar enquanto trabalhou na haPPy, mostra-se solidária com, embora aconselhe Mateus a conversar com o antigo amigo e patrão, para esclarecerem os seus mal-entendidos. Mateus insiste em processar André, convencido de que vai ganhar a causa.

Frederico e Antónia questionam André e querem saber se existe algum fundo de verdade na revelação de Leonor, que apontou Gonçalo como o pai de Vanessa. André confirma a história mas diz que é o irmão que deve dar-lhes explicações. Amélia sussurra ao ouvido do irmão para que não piore a situação. Gonçalo aparece vindo do quarto de Kika e conta que a filha não quer falar com ele. Frederico e Antónia esperam que Gonçalo se explique e ele segue com os pais para a sala. A sós com eles, confessa que teve um caso com Leonor no passado, mas que Vanessa não é sua filha. Frederico sugere que faça um teste de paternidade e Gonçalo afiança que é isso mesmo que vai exigir, para limpar o seu nome.

Messias vai pedir autorização a Daniel para namorar com Rute e oferece-lhe um anel com um rubi. Ela fica radiante e beija o namorado, pedindo-lhe que a leve a almoçar para comemorarem. Daniel, Sílvia e Hugo ficam incrédulos com a desfaçatez da irmã, que continua a enganar Messias.

Ricardo chega atrasado para almoçar com Eva e ela confronta-o com o facto de lhe ter mentido, pois disse que estava a trabalhar quando na realidade foi beber um copo com um amigo. Ricardo é apanhado de surpresa mas disfarça e finge-se ofendido. Ela pergunta directamente se ele tem outra pessoa e se é por isso que não quer ter filhos. Ricardo levanta-se irritado e diz que vai esperar que ela se acalme para conversarem.

Bento vai pedir a Joni que o ajude a conquistar Catarina. O patrão insiste em dizer que Catarina não é mulher para ele, pois sabe que ela gosta de mulheres. Bento não percebe a mensagem e insiste que vai apanhar aquela “douradinha”, já que Cremilde, a “menina pescadinha”, não quer nada com ele.

Diogo conversa com Leonor e diz que ela se precipitou ao apresentar Vanessa como filha de Gonçalo à família dele. A irmã reconhece que foi longe demais mas argumenta que não há motivo para esconder a filha, que pretende reconhecer na justiça, revelando que já pediu ajuda a Tomás. Leonor sai para ir ter com uma amiga e Diogo continua a trabalhar no computador. Troca mensagens com Sílvia e fica desapontado porque, mais uma vez, não é capaz de lhe dar a resposta certa e ela despede-se rapidamente.

André confessa a Nuno temer que os seus clientes não tenham paciência de esperar que ele se recomponha do assalto que Vanessa fez à haPPy. Nuno lamenta não ter sido compreensivo com os problemas de Leonor com Gonçalo, mas André surpreende ao dizer que não acredita que Vanessa seja filha dela.

Leonor vai a casa de Júlia contar que o teste de ADN deu positivo e que ao confirmar que Leonor é sua filha, apresentou-a à família de Gonçalo como filha dele. Júlia fica estupefacta, mas sobressalta-se ao ouvir um barulho na porta, temendo que seja Xavier a regressar a casa. Leonor repara e fica desconfiada de que a amiga está a ter problemas com o marido, pois Júlia confessa que ele perde a cabeça com facilidade, como foi o caso ao descobrir que a filha tem um namorado.

Gonçalo revela a Amélia que contratou Vanessa para se fazer passar como filha de Leonor, com o objectivo de que esta os deixe em paz e não descubra que a sua verdadeira filha é Carlota. A irmã fica espantada com o plano dele para afastar Leonor das suas vidas e com a sua convicção de que vai conseguir que Vanessa desapareça.

Gonçalo sobe ao quarto e conta a Patrícia que já tem traçado o seu plano para fazer desaparecer Vanessa. A mulher diz que tem de ter cuidado para não se expor mais e ele faz-lhe um carinho, reconhecendo o que Patrícia tem feito por si. Como ela não o rejeita, pergunta se pode falar com Kika, para se reaproximar da filha e ganhar o seu perdão. Patrícia aconselha a esperar pelo dia seguinte.

Leonor tem uma noite agitada e volta a sonhar com o momento em que deu à luz. Balbucia o nome de Vanessa e quando desperta, tem o rosto coberto de lágrimas.

Com a ajuda de Frederico, Gonçalo consegue explicar-se a Kika e diz que a adora, vincando que Vanessa não deve ser sua filha e que só ela conta. Kika amolece, mas diz que não vai à escola, porque não está para ouvir os comentários dos colegas sobre a sua traição.

Leonor pergunta a Diogo se ele tem tomado a insulina e se tem registado os valores de açúcar no sangue. Ele mente e responde que sim. A irmã lembra-lhe que tem uma consulta e ele prefere que ela não o acompanhe. Leonor estabelece regras a Vanessa e decide que a filha vai voltar a estudar. Vanessa opõe-se, mas percebe que não tem escolha. Leonor obriga-a a ir consigo para o centro náutico e ela diz que prefere ficar na piscina do hotel.

Ao chegar à piscina, Vanessa avista Kika e vai provocá-la. A discussão é inevitável e acabam por se bater. Vanessa é mais forte e desfere um estalo em Kika, que fica a sangrar do lábio. As raparigas acabam por cair na piscina e Vanessa não permite que Kika venha à superfície, tentando afogá-la. Uma hóspede assiste à cena e dá o alarme. Patrícia fica em choque ao ver que a filha esbraceja debaixo de água, sem conseguir respirar.

Pages: 1 2 3 4 5 6