“Mar Salgado”: Resumo de 20 a 26 de outubro

 36º Episódio 

Destaque: Leonor aproveita a presença da família Queirós no centro náutico e apresenta Vanessa como filha de Gonçalo, deixando todos estupefactos

Gonçalo agarra Vanessa pelo pescoço e garante que a faz desaparecer se insistir em fazer chantagem consigo. Ordena-lhe que deixe uma mensagem de despedida a Leonor e que apanhe o comboio para Barcelona. A miúda ainda tenta negociar mais dinheiro, considerando que trabalhou bem, mas a ameaça velada de morte que Gonçalo lhe faz deixa-a com medo e, por isso, aceita fazer o que ele manda.

Alheia ao que se está a passar, Leonor conta a João e Idalina que encontrou a filha e os planos que tem para ela. Ao mesmo tempo, confessa-se consciente de que não terá tarefa fácil para educar Vanessa e conta que ela assaltou a empresa de André. Num misto de raiva e frustração, Leonor assegura que jamais perdoará a Gonçalo por lhe ter tirado a filha.

Xavier espalha o terror em casa e quase dá uma estalada em Júlia, acusando-a de não ter mão na filha. A mulher mente e jura que não sabia que Elsa namorava com Pedro, prometendo falar com ela. Xavier ameaça ser ainda mais violento se a filha insistir em dar-se com o filho do mestre João. A miúda ouve a conversa toda, encolhida atrás de uma porta.

Vanessa insiste em recuperar sozinha, o material que roubou da haPPy e Leonor acaba por concordar, embora ressalvando que não gosta de a ver a fazer coisas perigosas. Leonor aproxima-se para a acarinhar, mas Vanessa pede-lhe que acabe com as cenas de abraços e beijinhos.

André vai pedir desculpa a Mateus por ter suspeitado que tinha sido ele a assaltar a empresa. Mateus reage com indignação e dispara que ele é que o está a roubar, insistindo que metade do lucro obtido na aplicação feita para os hotéis é dele. André mantém que não e Mateus insiste em resolver as coisas em tribunal. André sai zangado, mas Laurinda defende-o e diz ao filho que o antigo amigo apenas errou por suspeitar dele injustamente. Henrique entra em casa com Filipe e lembra-lhe que tem de pagar o gasóleo dos barcos. O filho protesta por ele estar sempre a dizer o mesmo.

Eva e Daniel terminam o jantar e ela brinca por terem ido ao Muxama. Ele confessa que não estava para aturar a irmã Rute e que por isso preferiu o restaurante. Eva diz que tem de levar Ricardo ali e Daniel conta que o viu nessa tarde com outro homem no bar da marina e Eva promete tirar isso a limpo, desconfiada de que o companheiro a anda a enganar. Daniel arrepende-se de lhe ter contado o que viu.

Messias beija Rute e tenta algo mais mas ela não permite, enquanto ele não lhe oferecer um anel para oficializarem o namoro. Messias responde que o anel já está a caminho e propõe que vão assistir a um filme no quarto dela, enquanto não devolve a televisão, como prometeu a Idalina. Rute finge-se cansada e diz que vai dormir, deixando Messias frustrado.

João conversa com Pedro e conta que Xavier não gostou nada de saber que ele anda de namoro com a filha. Idalina diz que faz muito gosto nisso e Pedro garante que não se vai afastar de Elsa só porque Xavier quer. Idalina e João receiam que o caso dê confusão e recomendam prudência ao filho, para que não provoque Xavier.

Xavier sai de casa para a faina do mar, avisando Júlia e Elsa que não quer que saber que alguém apareceu lá em casa. A filha estremece quando ele bate com a porta e Júlia tenta desculpar os maus modos dele, dizendo que se não a quer com namorados, é porque se preocupa com ela. Elsa não resiste e condena a mãe por estar sempre a defendê-lo, mostrando os vergões que a tareia de cinto lhe deixou no corpo. Júlia fica estarrecida e chora com a filha, que lhe pede para fazerem queixa à polícia e saírem de casa. Júlia promete que o pai nunca mais lhe baterá.

Vanessa recupera alguns computadores roubados e Leonor diz que na manhã seguinte irá com ela pedir desculpas a André. Vanessa fica contrariada por isso e por ter de ir assistir às provas de vela no centro náutico. Leonor pede a Diogo que avise André de que o vão visitar.

Martim discute com Frederico e Amélia porque o sogro e a mulher insistem que ele deve deixar de procurar pistas que possam conduzir à descoberta da mãe biológica de Carlota. Antes de se ir deitar, Carlota lembra ao pai que prometeu ajudá-la.

Gonçalo conta a Patrícia que conseguiu convencer Vanessa a desaparecer, mas que teve de a ameaçar. Aproveitando o facto de estarem a conversar no quarto, Gonçalo consegue convencer Patrícia a dar-lhe uma última oportunidade, prometendo que vai esforçar-se para ser melhor pai e marido.

Vanessa conversa com Simão e assume que tem de se preparar para desaparecer. O namorado defende que ela tem é de dizer a Leonor que quer conhecer o pai, certo de que Gonçalo pagará o que for preciso para o evitar. Vanessa confessa que receia que ele lhe faça mal, mas aceita a ideia de Simão, avisando que depois terão de ir embora.

Vanessa pede desculpa a André por o ter assaltado e ele agradece a Leonor por ter ajudado a recuperar o material roubado. Quando a rapariga vai à casa de banho, André sugere a Leonor que procure confirmar se ela é realmente sua filha. Leonor fica magoada e antes de ir embora desabafa que já não o reconhece, pois era a pessoa de quem esperava mais apoio, ao mesmo tempo que vinca que se a miúda é assim, a culpa é de Gonçalo. André não consegue dizer nada, pois sabe que também ele está a esconder a verdade a Leonor.

Kika aparece para tomar o pequeno-almoço com o resto da família mas ignora o pai quando Gonçalo reclama o seu beijo. Frederico tenta aliviar o ambiente e falar da regata que ela e a prima vão disputar. Carlota brinca e diz que vai ficar em último lugar. Kika deixa vir ao de cimo o seu espírito competitivo que é saudado pelo avô. A discussão instala-se quando Kika diz que de o pai for assistir à regata ela não vai e que se o vir por lá, desistirá.

Vanessa pede a Leonor para conhecer o pai e ela hesita. Como Nuno está por perto, a mergulhadora decide contar-lhe que é mãe de Vanessa e confessar-lhe a sua história de vida. Nuno fica estarrecido ao tomar conhecimento das barbaridades que Gonçalo foi capaz de lhe fazer e abraça-a com carinho.

Mateus fica revoltado com Henrique porque o pai toma o partido de André e diz que não o vai apoiar, caso ele persista em processar o antigo patrão. Bento ouve falar na possibilidade de o sobrinho ganhar dinheiro com o processo e diz logo que tem umas ideias em vista. Henrique deixa-os a falar, irritado com a conversa.

Vitória fica espantada com a história que Madalena e Eva inventaram, fingindo que Daniel é namorado de Madalena para que ela não tenha de apresentar o verdadeiro namorado aos pais. Eva insiste com a irmã que Sebastião é demasiado velho para ela. Vitória pergunta à amiga se já se entendeu com Ricardo quanto a terem filhos e ela conta que acha que ele tem outra, porque lhe anda a contar mentiras.

A família Queirós junta-se no centro náutico para assistir à regata em que Kika e Carlota vão participar. Martim entra em choque com Frederico e garante que não vai desistir de procurar a mãe biológica de Carlota. Gonçalo vai desejar boa sorte a Kika para a regata e ela responde que dele não precisa de nada. Entretanto vê que tem o colete danificado e o pai vai buscar-lhe outro. Quando entra no armazém, dá de caras com Leonor, que aproveita para contar que finalmente encontrou a filha e que ela quer conhecê-lo. Gonçalo recusa e discute com Leonor. Vanessa chega nesse momento e fica constrangida ao vê-lo, disfarçando não o conhecer. Ele faz o mesmo e sai. Leonor conta a Vanessa que aquele é o seu pai e ela finge-se surpreendida. André aparece para assistir à regata das sobrinhas e diz que a haPPy foi assaltada. Todos ficam surpreendidos e Gonçalo mostra-se incomodado com a presença do irmão, deixando Antónia preocupada. Patrícia quer levar sozinha, o colete que Gonçalo foi buscar para Kika e nem lhe dá tempo de ele contar que Vanessa e Leonor estão no centro náutico.

Leonor leva Vanessa até ao local onde a família de Gonçalo está para assistir à regata e, depois de os cumprimentar, diz que esta é a melhor ocasião para lhes apresentar mais um membro da família. Leonor volta-se para Gonçalo e aquela miúda é a filha dele. Frederico, Antónia, Amélia, André e Gonçalo ficam estupefactos. 

Pages: 1 2 3 4 5 6