“Mar Salgado”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

97º Episódio 

Destaque: Gonçalo vai a casa de Leonor e fala-lhe carregado de ódio, confessando que está a sofrer como ninguém com o desaparecimento da filha que viu crescer, garantindo que a culpará se acontecer alguma coisa de mal com Carlota. Leonor fica surpreendida e chocada com as palavras de Gonçalo

Amélia fica envergonhada depois de beijar Catarina mas a amiga tranquiliza-a e diz compreender que o momento se ficou a dever apenas ao momento delicado pelo qual estão a passar com o desaparecimento dos filhos. André entra em casa e não se apercebe do sucedido, abraçando a irmã e dando-lhe força e esperança de que carlota e Tiago apareçam a qualquer momento.

André segue para a cozinha, depois de se despedir de Amélia e conta a Nuno foi a casa de Leonor para lhe contar que a mota de Carlota foi encontrada destruída no fundo da falésia. André confessa que só quer ajudar Leonor e reconhece que ela tem todas as razões para estar zangada com ele. Catarina junta-se a eles e não disfarça a enorme tensão que está a viver pelo desaparecimento de Tiago. André esforça-se por passar algum optimismo e agradece a Catarina pelo apoio que tem dado a Amélia.

Diogo descobre Leonor ainda acordada na sala e junta-se à irmã para a abraçar. Leonor mostra com fervor que acredita que a filha está viva e apenas desaparecida.

Daniel junta-se a Eva para iniciarem as buscas por Tiago e Carlota e não esconde o seu espanto ao saber que são eles os miúdos desaparecidos.

Frederico informa Gonçalo do que aconteceu com Carlota e que a sua mota foi encontrada destruída no fundo de uma falésia no Cabo Espichel. O filho fica indignado por não ter sido informado mais cedo, mas Frederico não lhe dá mais conversa, dizendo apenas antes de sair do gabinete que não quer que ele vá lá para casa, pois só causará mais confusão.

Amélia mostra vontade de ir acompanhar as buscas que a polícia começou a fazer, na esperança de estar presente quando houver novidades sobre Carlota. Antónia demove-a daquela ideia, argumentando que Martim dará notícias quando e se as tiver. Antónia confessa a Amélia que também está muito preocupada com Kika, embora ela não saiba que a irmã desapareceu.

Sebastião desabafa com Madalena por não ter notícias de Carlota mas a namorada lembra que as buscas só começaram naquela manhã. O escritor confessa que ainda tinha esperança que ela desistisse de trabalhar no restaurante do hotel mas Madalena resigna-se ao facto de ser o único emprego que conseguiu encontrar.

Vera insiste com André para que ele aceite a sua ajuda na venda da aplicação informática que desenvolveu. Ele não esconde a sua irritação pelo assédio da ex-namorada e responde que não a quer a intrometer-se nos seus negócios, pedindo-lhe que se afaste para que ao menos possam preservar a amizade.

Laurinda explica a Mateus como funciona a sua empresa de aquacultura. O filho ouve as indicações, contrariado por ter de se sujeitar àquele emprego.

Henrique e Filipe regressam a casa satisfeitos por terem concluído o negócio de compra do barco que vai substituir o Rainha Celestial. Henrique decide chamar ao novo arrastão Estrela do Mar, em homenagem a Laurinda que para si é uma estrela. Sara conta-lhes, entretanto, que Eva está a procurar casa para ir morar sozinha e Filipe fica deprimido por não conseguir imitar a irmã. Henrique lembra ao filho que também chegará a sua hora.

Aurora pressiona Bento para entrar quanto antes no jogo da bolha ou arrisca-se a ficar de fora. O peixeiro implora-lhe por mais algum tempo até arranjar o dinheiro de que necessita, garantindo que vai angariar mais jogadores.

Amélia penaliza-se pelo desaparecimento de Carlota e tanto Antónia, como Sebastião tentam fazê-la acreditar que a filha vai reaparecer. Quando Martim chega, a mãe e o tio deixam-na a sós com ele. Amélia chora e agradece ao marido por ter ido ter com ela. Martim olha-a comovido e responde que, apesar de tudo, trata-se da vida da filha deles.

Gonçalo discute com Patrícia por ela não o ter avisado do desaparecimento de Carlota. A mulher insiste que ele devia estar preocupado com Kika, que está mergulhada numa depressão. Gonçalo deixa Patrícia sem argumentos quando frisa que é normal estar preocupado com Carlota, que pode até estar morta.

Leonor conversa com João, angustiada por não ter notícias da filha. O mestre aconselha-a a manter-se longe das buscas, para não entrar em conflito com os Queirós. Vitória tenta evitar conversas com o pai, a pretexto de aproveitar a companhia de Leonor a caminho da Lataria mas João força-a a falar com ele. Vitória é obrigada a mentir e diz que vai manter a gravidez, ao mesmo tempo que deixa claro que não quer casar com Mateus. O pai fica preocupado e a pensar no que ela acaba de dizer.

Gonçalo vai até à falésia onde Carlota desapareceu e conversa com o inspector Rui sobre as buscas que estão a decorrer. Depois de o agente se afastar, Martim estaciona o seu carro e quando avista Gonçalo vai direito a ele para o mandar embora. Ele recusa, com o argumento de que é o pai de Carlota. Martim fica enraivecido e derruba o cunhado com um murro. Eva intervém e acaba com a briga.

Leonor procura conforto junto do mar e murmura em prece que a filha está viva, que tem de estar viva.

Rogério oferece flores a Cremilde mas a cunhada volta a rejeitá-lo. Adelaide insiste em arranjar um namorado a Tina e assume que Daniel não serve, pois é polícia e não tem dinheiro. A neta desiste de a contrariar, dizendo apenas que ninguém escolhe os namorados por ela. Cremilde esforça-se por fazer ver a Adelaide que Tina nunca vai aceitar que lhe impinjam um namorado mas a sogra não liga e detém-se a apreciar as flores que estão em cima da mesa. Cremilde apressa-se a dizer que foi Rogério quem as trouxe para ela e Adelaide abraça-se ao filho para lhe agradecer. O carteiro fica frustrado por não conseguir conquistar a cunhada.

Bento faz mais uma tentativa para convencer Daniel e Joni a entrarem no jogo da bolha, mas sem sucesso. Daniel está mais empenhado em fazer pirraça a Joni por ter saído com Tina e o peixeiro fica arreliado com a conversa.

Xavier vai ao centro de mergulho para fazer uma surpresa a Júlia mas fica furioso ao vê-la trocar um abraço com André. Ela tenta desvalorizar a situação afirmando que são apenas amigos mas o marido vai embora, sem esconder o seu desagrado.

Leonor conversa com Tomás e o advogado tenta acalmar a sua angústia, mostrando confiança em que Carlota será encontrada em breve e de boa saúde. Leonor aceita a ideia e combina o que farão a seguir, quando ela aparecer e fica mais animada quando Tomás afirma que podem entrar com uma acção para que ela requeira o estatuto de mãe da rapariga.

Tiago e Carlota compram mantimentos numa estação de serviço. Enquanto ele vai pagar, Carlota rouba uma tesoura e esconde-se na casa de banho, cortando os longos cabelos para se disfarçar.

Enquanto isso, Gonçalo vai a casa de Leonor e fala-lhe carregado de ódio, confessando que está a sofrer como ninguém com o desaparecimento da filha que viu crescer, garantindo que a culpará se acontecer alguma coisa de mal com Carlota. Leonor fica surpreendida e chocada com as palavras de Gonçalo. 

Pages: 1 2 3 4 5 6