“Mar Salgado”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

98º Episódio 

Destaque: Tiago discute com Carlota e deixa-a entregue à sua sorte. Ela continua a beber e, já de noite, tomba no alcatrão olhando com dificuldade para os grandes faróis do camião que está prestes a colhê-lo na estrada

Leonor e Gonçalo discutem e quase se agridem, enquanto se acusam mutuamente de terem culpa no desaparecimento de Carlota. Gonçalo acusa Leonor de ter destruído a sua família e de ter matado a filha. Ela grita-lhe que se alguém é responsável por aquela tragédia é ele, por lhe ter tirado os filhos e ocultado a toda a gente a verdade. Gonçalo promete que, se Carlota estiver viva, jamais a deixará aproximar dela. Leonor assegura não ter medo das suas ameaças e assegura que a filha jamais confiará nele. Gonçalo vai embora furioso, ao mesmo tempo em que Leonor bate a porta nas suas costas.

Na estação de serviço, Tiago fica atónito ao constatar que Carlota cortou o cabelo, estranhando também que não lhe tenha pedido opinião. Ela desvaloriza a situação e só quer beber uma cerveja. O namorado acaba por tolerar aquele comportamento instável e segue atrás dela.

Joana fica melindrada com Catarina porque ela assume que só tem cabeça para pensar em Tiago e recusa a sua companhia para a acompanhar até casa de Amélia.

Gonçalo vai a casa dos pais para ver Kika mas não consegue escapar às críticas de Antónia, que o responsabiliza pela instabilidade que criou na família. Apesar de tudo, a mãe permite-lhe que veja Kika, que está no jardim, mas nota o hematoma que ele tem na cara. Gonçalo conta com raiva que foi agredido por Martim, porque o cunhado não gostou de o ver a acompanhar as buscas por Carlota e Tiago.

Depois de acabar a conversa com Antónia, Gonçalo vai ter com Carlota. A conversa corre azeda e Kika recusa os abraços que o pai lhe quer dar, principalmente quando ele lhe conta que Carlota desapareceu e pode estar morta. Frederico chega nesse instante à estufa e expulsa o filho, deixando que Kika se agarre a ele a chorar.

Vera aproveita um momento em que André está ausente da empresa para convencer Diogo a ajudá-la a convencê-lo a fazer negócio com o amigo de que lhe falou, vendendo-lhe a aplicação informática que criaram. Diogo responde que não se quer envolver nos assuntos deles mas acaba por aceitar dar uma palavra ao amigo, perante a persistência de Vera.

Rogério quase é apanhado por Cremilde e Adelaide a sair de casa de Aurora pela varanda, porque o marido dela chegou mais cedo a casa quando eles estavam na cama. Nem a mãe nem a cunhada se apercebem de nada, pois Adelaide está empenhada em arranjar a Tina um namorado que tenha um bom emprego e Cremilde interessada em controlar a sogra. Entretanto, Messias torna-se numa possibilidade a considerar, depois de se abeira dos miúdos e começar a oferecer-lhes chocolates. Pedro, Hugo e Elsa ficam radiantes enquanto Adelaide e Cremilde conversam sobre as posses do filho de João e Idalina.

Bento convence Rute a alinhar em participar no jogo da bolha. Como nem um nem outro têm dinheiro, aliam-se e convencem Messias a entrar com o capital de que precisam, embora contra a vontade de Vitória que avisa o irmão para os riscos de tais apostas.

Diogo namora com Sílvia mas perde a vontade de estar com ela e decide voltar para casa, depois de a namorada insinuar que ele está insensível ao desaparecimento de Carlota. Pedro, Elsa e Hugo aparecem para lanchar mas decidem ir fazer uma visita a Kika.

Martim e Leonor conversam sobre o desaparecimento de Carlota e ele mostra-se disposto para ouvir o que ela pretende fazer quando a filha aparecer. André cruza-se com eles a caminho do treino de vela e reconhece que está a precisar de ir até ao mar. Leonor escapa-se imediatamente e Martim confirma com André que ela é boa pessoa e só quer o bem da filha, apesar de continuar sem lhe perdoar por lhe ter escondido a verdade durante tanto tempo. Martim dispara que também não lhe perdoa, mas que ela vai fazê-lo em breve.

Amélia fica constrangida por receber a visita de Catarina mas a amiga garante-lhe que o beijo que trocaram foi perfeitamente normal para duas pessoas tão fragilizadas e que estão sem saber dos filhos. Catarina assegura que estará sempre ao seu lado para o que ela precisar. Amélia sorri, mas continua desconfortável.

Carlota embriaga-se por beber cerveja a mais e discute com Tiago. O desentendimento leva a que se separem, depois de ela gritar que não precisa dele para nada.

Xavier discute com Júlia, embriagado e quase sem controlo, censurando-a pelo abraço que a viu dar em André. A mulher volta a explicar que é apenas amiga dele e que o estava a confortar por causa do desaparecimento da sua sobrinha. Xavier nada quer ouvir e levanta a mão para bater em Júlia. O grito de Elsa, que assiste a tudo, evita que o pai agrida de novo a mãe. Depois de ele sair furioso, Elsa corre a abraçar Júlia, balbuciando que vão recomeçar os maus-tratos. A mãe entra em negação, não querendo acreditar que a vida com o marido vai voltar ao que era.

Laurinda fica escandalizada ao saber por Sara que Madalena está a estagiar no hotel para começar a servir no restaurante. Henrique fica furioso e acusa Sebastião de ter posto a filha a trabalhar para ele. Bento aproveita a presença de Eva para lhe pedir que retire a multa que lhe passou mas a sobrinha obriga-o a poupar. Laurinda é que fica zangada e desiludida com ela ao perceber que a filha está à procura de casa.

Na cozinha, Mateus desabafa com Filipe e conta-lhe que se sentiu um atrasado mental quando a mãe o obrigou a falar com as ostras dos tanques. Os pais quebram a conversa e entram na cozinha ainda a conversarem sobre Eva e em desacordo quanto ao facto de ela querer ter a sua casa. A filha muda de assunto e diz a Mateus que Vitória há-de gostar de saber que ele arranjou um trabalho. Laurinda, Henrique e todos os outros começam a fazer planos para a vida de Mateus com Vitória e Eva fica constrangida, fazendo ver que é melhor esperarem pelas decisões que competem a Vitória tomar.

Sebastião implora a Madalena que apesar de estar a servir à mesa no hotel, não abandone o blogue nem a carreira de jornalista. O namorado insiste em que ela reveja os seus textos mas ela diz que só aceita se o fizer sem cobrar. Ele resigna-se e confessa-se apaixonado por ela.

Leonor continua desesperada por não saber da filha e Digo afiança à irmã que ela não tem culpa de que Carlota tenha fugido, pois foi a família Queirós que lhe escondeu toda a verdade a vida toda.

Nuno, André e Catarina ficam estupefactos ao verem Tiago entrar em casa e correm para ele, tentando saber onde Carlota está. O rapaz conte com grande constrangimento que discutiu com a namorada e lhe perdeu o rasto, depois de isso. André ralha com ele por não ter dito nada a alguém, mas Catarina sai em defesa do filho, certa de que não será aos gritos com ele, que Carlota voltará.

A essa hora, Carlota caminha embriagada numa estrada e cai no alcatrão, quando um camião se aproxima dela e ameaça colhê-la. Ela, prostrada, olha para as luzes dos faróis que a encandeiam. 

Pages: 1 2 3 4 5 6