“Mar Salgado”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

100º Episódio 

Destaque: Amélia e Gonçalo insistem em falar com Carlota, apesar de Martim lhes dizer que ela não quer ver ninguém. Percebendo que está a provocar uma discussão, Carlota permite que eles entrem no quarto e concorda que será a forma de lhes dizer logo o que pretende. Sem permitir que a mãe adoptiva e o pai biológico se aproximem de si, afirma que jamais lhes perdoará por a terem enganado a vida toda. Para Gonçalo, decreta que jamais será o seu pai, pois esse será sempre Martim. A Amélia sentencia que a odeia e que deixou de ser sua mãe, reforçando que nunca mais os quer ver. As palavras que solta deixam Amélia em estado de choque.

Leonor convence Carlota a entrar consigo em casa, prometendo esclarecer todas as dúvidas que ela tem sobre as suas origens. A filha quer respostas imediatas mas Leonor diz que primeiro tem de lhe mudar o penso na zona onde foi operada, pois pode correr o risco de contrair uma infecção grave. Carlota aceita a sugestão e Leonor deixa escapar, com lágrimas nos olhos, que está feliz por tê-la ali consigo.

Ainda sem notícias da filha, Amélia conversa muito perturbada e retraída com Catarina. A amiga percebe o seu incómodo e reafirma que não tem de estar constrangida pelo beijo que deram, pois foi fruto da fragilidade em que está mergulhada, pela angústia de não saber de Carlota. Apesar do conforto que recebe da amiga, Amélia prefere ficar sozinha e Catarina aproveita para ir ter com Joana, que terminou o turno no hospital e acaba de a desafiar para tomar um café.

Leonor conta finalmente a Carlota a sua história de vida e a forma como Gonçalo lhe tirou os filhos depois do parto, com a cumplicidade do médico que era seu amigo e da mulher que era enfermeira na clínica que os Queirós patrocinaram. Carlota começa a perceber que foi enganada pela família que sempre teve como sua, deixando crescer a revolta contra Gonçalo e Amélia, os responsáveis por ter vivido dezasseis anos sem a mãe biológica.

Na fábrica, Gonçalo tenta convencer Frederico a deixá-lo voltar para casa, mas o pai não lhe perdoa a mentira monstruosa que ele alimentou durante anos, nem o sofrimento que isso causou a Carlota e Kika. Gonçalo ainda joga como trunfo dizer à mãe que mentiu quando disse que Frederico desvia dinheiro da fundação da família mas nem isso faz com que o pai aceite o seu regresso a casa.

Rute ouve Sílvia e Idalina a dizerem que Gonçalo é um estafermo e fica curiosa, pois acabou de fazer amor com ele no seu gabinete. Idalina vai à sua vida e Rute bombardeia a irmã com perguntas sobre o patrão. Sílvia reafirma que ele não é flor quer se cheire, contando que há muito tempo ele engravidou Leonor e que só agora ela soube que tinha uma filha. Rute fica confusa mas a irmã não lhe adianta mais nada, avisando-a de que sujeita a ser despedida e a que Messias a rife quando souber que anda a ser traído. Rute jura a pés juntos que isso é uma calúnia.

Messias continua embevecido com Rute e conta a Vitória que o seu grande sonho é casar com ela e ter muitos filhos. A irmã volta a avisá-lo de que o seu amor não é correspondido mas ele não acredita em nada do que ela diz. Mateus aparece na Lataria e Vitória não perde tempo e dá-lhe um raspanete por ali ter levado Laurinda para a pressionar a viverem juntos em casa dela com o filho e de preferência casados. Messias ainda a deixa mais furiosa por ter com Mateus uma cumplicidade demasiado familiar ao trata-lo por cunhado. O informático percebe que tem ali uma boa oportunidade de capitalizar mais um aliado e convida Messias para padrinho do seu filho. Vitória perde a paciência e diz que a criança ainda não nasceu e que eles não vão casar, com toda a certeza. Mateus fica frustrado, mas Messias acaba com as tristezas propondo um brinde ao seu afilhado, que será mais um sócio do Vitória de Setúbal.

Vitória entra em casa mesmo no momento em que João e Henrique acabam de concordar que ela e Mateus têm de casar antes de se lhe notar a barriga. Ela fica ainda mais irritada e faz um esforço para receber o abraço de Henrique que a trata por nora. Depois de o armador sair, Vitória confessa ao pai que está farta que toda a gente tenha opinião sobre a sua gravidez e reafirma que não quer casar com Mateus. João responde que isso está fora de causa e que ela devia ter pensado nisso antes de se deitar com ele.

Carlota acaba de comer em casa de Leonor e a mãe consegue a custo convencê-la a avisar a família que está tudo bem consigo, pois deixou toda a gente preocupada quando desapareceu. Carlota aceita apenas falar com Martim e Leonor liga-lhe a avisar de que ela está em sua casa e que vai levá-la ao hotel.

Martim fica aliviado por saber que nada de mal aconteceu a Carlota e partilha a notícia com André, que está a seu lado. André não esconde a sua frustração por Leonor não lhe ter ligado primeiro a avisar que Carlota apareceu

Júlia despede-se cordialmente de Nuno, embora constrangida com a forma muito simpática como ele a trata. André chega entretanto e conta ao amigo que Carlota apareceu e que está bem, embora lamente que Leonor não o tenha informado antes de ter ligado a Martim. Nuno tenta aliviar o ambiente e convida-o para jantar no hotel.

Amélia fica histérica assim que sabe que Carlota apareceu e quer logo ir vê-la ao hotel. Frederico fala com autoridade para a filha e diz-lhe que não vai a parte alguma. Ela não se conforma e volta a chorar, dizendo derrotada que primeiro perdeu o marido e agora a filha.

Leonor leva Carlota ao hotel e Martim precipita-se em direcção à filha para a abraçar. Ela desfaz o abraço e diz que só quer ir para o quarto tomar um banho, recusando-se a falar com a família, principalmente com Amélia e Gonçalo. Assim que fica sozinho, Martim avisa Amélia que tem a filha consigo no hotel mas que ela não quer falar com ela.

Vera avista André no bar do hotel e impõe-lhe a sua presença. Ele fica irritado e assim que vê Leonor, avança para ela e pergunta por Carlota. Leonor trata-o com indiferença e Vera pergunta-lhe como é que ele se sujeita a isso. André perde a cabeça e responde com dureza que ama Leonor e que quer que ela o deixe em paz. Vera fica sozinha, com as lágrimas nos olhos.

Bento conversa com Rogério sobre o jogo da bolha, convencido de que agora é que vai ganhar o dinheiro que precisa para cobrir Cremilde de luxos e assim conseguir conquistá-la. O carteiro afirma com segurança que a cunhada não precisa de grandes investimentos. Joni vê enciumado que Tina está a jantar com Daniel e vai provocá-los, mas acaba por se irritar ainda mais por não conseguir o efeito desejado. Aurora entra no bar e Rogério vai ter com ela, discretamente. A vendedeira conta-lhe que vão poder passar a próxima tarde juntos, porque o marido vai estar a trabalhar.

Laurinda fica feliz por saber que Henrique batizou o novo barco como Estrela do Mar para a homenagear. A sua alegria é sol de pouca dura, quando Eva lhe diz que vais sair lá de casa para morar num quarto.

Xavier bebe bagaço antes de ir para o mar e Júlia chama-lhe à atenção. Ele não gosta e reage bruscamente, deixando-a preocupada com a perspectiva de voltar ao tempo em que a agredia.

Catarina discute com Joana por causa de Tiago e volta a garantir-lhe que o filho é a sua prioridade de vida.

Amélia e Gonçalo insistem em falar com Carlota, apesar de Martim lhes dizer que ela não quer ver ninguém. Percebendo que está a provocar uma discussão, Carlota permite que eles entrem no quarto e concorda que será a forma de lhes dizer logo o que pretende. Sem permitir que a mãe adoptiva e o pai biológico se aproximem de si, afirma que jamais lhes perdoará por a terem enganado a vida toda. Para Gonçalo, decreta que jamais será o seu pai, pois esse será sempre Martim. A Amélia sentencia que a odeia e que deixou de ser sua mãe, reforçando que nunca mais os quer ver. As palavras que solta deixam Amélia em estado de choque.

Pages: 1 2 3 4 5 6