“Mar Salgado”: Resumo de 5 a 11 de janeiro

99º Episódio 

Destaque: Cansada de vaguear sozinha sem rumo, Carlota vai até à casa de Leonor. Embora tente esconder-se, acaba por denunciar a sua posição e fica frente a frente com a mãe, que a olha com ternura.

Carlota consegue rodar no último instante para a berma da estrada e evitar o camião que quase a atropelava. Desesperada e com algumas escoriações, senta-se e chora, tentando recompor-se do susto que apanhou.

André telefona a Amélia para lhe dizer que Tiago apareceu mas que não levou Carlota consigo porque discutiram e ela ficou sozinha. A irmã começa a chorar e não consegue explicar o que se está a passar, obrigando Antónia a pegar no telefone e a falar com o filho. Depois de desligar, esclarece que não houve qualquer acidente e que a mota destruída na falésia foi resultado da revolta de Carlota. Patrícia valoriza o lado positivo e constata que pelo menos os miúdos estão vivos. Frederico diz que vai avisar o inspector do reaparecimento de Tiago, pois as suas declarações podem ajudar a localizar Carlota. Amélia suspira a dizer que a filha a odeia e Patrícia vai ter com Kika para contar que Carlota está viva. A filha quase não reage à notícia e mantem-se apática sem interesse por nada.

Sebastião e Madalena comentam o desaparecimento de Carlota e a aflição que isso provocou na família. O escritor diz que é nestes momentos que fica aliviado por não ter tido filhos e que nunca sentiu o desejo de ser pai. Madalena fica um pouco alarmada e afirma que tem o sonho de vir a ser mãe um dia. Sebastião fica sério e lembra-lhe a idade que tem, avançando que se ela quer ter filhos, não está com o homem certo, dispondo-se a libertá-la. Madalena prefere responder que ainda têm muito tempo para pensarem no assunto, convencida de que ainda o vai convencer a ser pai.

Leonor recebe uma mensagem de André e telefona-lhe, ficando a saber que Tiago regressou a casa mas que Carlota não quis voltar com ele. A mergulhadora fica ansiosa, cheia de vontade para procurar a filha. Diogo faz-lhe ver que não tem forma de saber onde procurar a filha e aconselha-a a esperar por mais notícias. Leonor mergulha de novo numa grande ansiedade, consciente de que Carlota está agora completamente sozinha, sem ninguém que a apoie.

Bento, muito entusiasmado com a perspectiva de ganhar dinheiro fácil, entrega a Aurora a sua parte, de Rute e de Messias para participar no jogo da bolha. Ela dá-lhe esperanças de conseguir ganhar uma boa maquia, dizendo que as cartas que deitou lhe disseram isso mesmo.

Joni faz uma cena de ciúmes a Tina no mercado por causa de Daniel e ela provoca-o, desafiando-o para se lhe declarar se quiser. O peixeiro não engole o orgulho e não tem coragem para confessar que a deseja. Bento aproxima-se de Cremilde e tenta convencê-la a aceitar o convite para jantar, revelando que assumiu para si a multa de quinhentos euros que Eva lhe ia passar, frisando que merece ser compensado por isso. Cremilde fica agradavelmente surpreendida com a atitude de Bento mas diz que não está interessada nas suas baboseiras. Tina ouve a conversa e censura a mãe por não dar uma oportunidade a Bento. Cremilde fica indecisa.

Laurinda faz uma visita a Vitória na Lataria e mostra-se feliz pela sua gravidez, garantindo-lhe todo o apoio para criar o filho e adiantando que espera que ela vá viver em sua casa com Mateus, depois de casarem. Vitória fica constrangida, mas consegue dizer que não tenciona casar. Laurinda conforma-se com a resposta e contrapõe que isso não será obstáculo para que vivam juntos na mesma. Mateus, inconsciente, atira que até seria engraçado se ela tivesse gémeos e fica horrorizada com a ideia.

Rute comenta com Sílvia que entrou no jogo da bolha com Messias e Bento e que não tardará muito para ganhar imenso dinheiro. A irmã não aprova que ela arrisque o que não tem em jogos daquele tipo, mas Rute só pensa no que pode fazer com o que ganhar. Gonçalo passa por elas e Rute começa a desfardar-se para ir ter com o patrão. Sílvia censura-a por ela andar outra vez a enganar Messias. O toque para retomar o trabalho na fábrica soa entretanto e Idalina estranha que Rute esteja a abandonar o posto de trabalho. Sílvia dá a desculpa de que o pequeno-almoço deixou a irmã maldisposta.

Rute entra no gabinete de Gonçalo e insinua-se ao patrão. Ele ainda resiste aos seus encantos durante algum tempo, mas acaba por ceder quando ela se senta no seu colo.

Nuno conta a Leonor que Tiago vai ajudar a polícia a procurar Carlota, mas é obrigado a cortar a conversa porque recebe um telefonema de alguém que lhe quer alugar um quarto. Leonor fica mais um pouco no centro de mergulho a conversar com Júlia e alarma-se quando a amiga lhe conta que Xavier não gostou nada de a ver dar um abraço a André e que ficou enervado com ela por causa disso. Leonor chega a pensar que o marido voltou a bater-lhe mas Júlia afiança que está tudo bem e que conseguiu acalmá-lo.

Carlota sente-se cansada e perdida e decide ligar a Martim, de uma cabine telefónica. No entanto, quando ele atende, perde a coragem para falar. Martim comenta com Patrícia que ninguém falou do outro lado e diz que vai informar a polícia, na expectativa de que possa ter sido Carlota a fazer a chamada. Patrícia conta que Kika também está muito em baixo com toda a situação e responsabiliza Gonçalo, acusando-o de ter sido um irresponsável que destruiu toda a família. Martim fica desconfortável com a conversa.

André fica saturado com as insistências de Vera e diz-lhe com dureza que não quer a sua ajuda para gerir a empresa e muito menos reatar com ela. Critica-a por ter ido falar com Diogo à sua revelia e, determinado, aconselha-a a voltar ao Brasil e a deixá-lo em paz, pois já tem problemas que cheguem e não precisa de mais um. Vera fica impotente para responder e magoada com aquelas palavras.

Antónia chora as suas mágoas familiares nos braços do amante. Samuel afiança que está ali para a apoiar e que ao pé de si não precisa de ser forte.

Eva aluga um quarto na casa de Nuno e Bento tenta mais uma vez convencer a sobrinha a perdoar-lhe a multa que passou. Ela mostra-se intransigente e reafirma que ele terá de a pagar. Joni aprecia a figura de Eva e bento avisa-o que ela é sua sobrinha e anda armada.

Tina e Daniel voltam a encontrar-se e desta vez vão mais longe e beijam-se, assumindo a vontade de estarem juntos de novo. Vitória censura Daniel, pois esforçou-se para o ajudar a conquistar Eva.

Adelaide insiste em juntar Tina com Messias e até quer ir falar com Idalina sobre o assunto. Cremilde avisa a sogra de que o rapaz namora com Rute e muda de assunto, dizendo que as suas preocupações deviam centrar-se em Kika, que está muito em baixo desde que percebeu que foi enganada pelo pai. Adelaide acha que a rapariga devia ir viver com elas e ser criada por Cremilde. Esta atira que Patrícia nunca aceitará entregar-lhe a filha.

Pedro, Hugo e Elsa visitam Kika mas ela não esboça qualquer contentamento por isso, limitando-se a responder mecanicamente às perguntas que eles fazem. Nem o facto de Hugo lhe pedir desculpa por ter dito que ela atirou com o barco de propósito para cima de Kika a anima.

Tiago culpa-se por ter deixado Carlota sozinha depois de terem discutido mas André, agora mais sereno, despenaliza o rapaz e mostra-se confiante em que vão conseguir encontrar a sobrinha. Martim confessa que teme que ela apanhe alguma boleia de um desconhecido e que possam fazer-lhe mal.

Carlota aproxima-se com cautelas da casa de Leonor, indecisa sobre se deve ou não bater à porta. Leonor sai de casa nesse instante e a filha apressa-se a esconder-se. No entanto, acaba por fazer barulho e denuncia a sua posição. Leonor olha para Carlota com um ar compadecido, mas também aliviada por vê-la à sua frente.

Pages: 1 2 3 4 5 6