“Mar Salgado”: Resumo de 6 a 12 de outubro

21º Episódio

Leonor tenta despertar Diogo que continua inconsciente. Sílvia explica que ele se queixou de uma indisposição e que depois desmaiou. Daniel chama uma ambulância para levar Diogo ao hospital.

Patrícia discute com Gonçalo criticando-o por não dar atenção a Kika, enquanto se desfaz em mimos para Carlota. Ele afirma que adora a filha e que ela não tem razões para sentir ciúmes, reforçando que têm problemas mais graves para resolverem. Patrícia pergunta-lhe se já conseguiu falar com o técnico da fundação que vai ajudá-los a localizar a rapariga que Leonor julga ser sua filha. Gonçalo revela que o amigo lhe disse que não vai ser uma tarefa fácil mas que vai tentar arranjar o processo de Vanessa. Patrícia mostra-se preocupada, temendo que o plano não corra bem e que Leonor descubra que foi mais uma vez enganada. Gonçalo desvaloriza os medos da mulher e diz que vai sair para espairecer. Patrícia fica ainda mais irritada com ele.

Eva janta com Ricardo no Hotel Salinas e confronta-o com o desejo de ser mãe. O companheiro não gosta da ideia e reafirma que devem dar prioridade às suas carreiras profissionais, ficando muito desconfortável com a conversa. Eva também não esconde a sua desilusão e promete voltar ao assunto, pois não quer esperar mais tempo para engravidar.

André apoia Leonor no hospital e aguarda com ela por notícias de Diogo. Quando o médico os interpela, revela que Diogo tem diabetes e que vai ter de conviver a partir de agora com uma doença crónica. Leonor fica chocada com o facto de o irmão padecer de uma doença incurável. André conforta-a e dispõe-se a passar a noite com ela até ser possível ver Diogo.

Gonçalo chega a casa de manhã e é surpreendido pela família que está a acabar de tomar o pequeno-almoço. Kika comenta que o pai deve ter ido sair como o tio André e Antónia chama-lhe à atenção para o mau exemplo que pode estar a dar à filha. Ele desculpa-se e diz que esteve a ajudar um amigo que ficou com o carro empanado. Patrícia fica furiosa com o marido e quando fica a sós com ele, diz que está farta de ser humilhada, acrescentando que ele devia preocupar-se mais com a filha e com a família. Gonçalo fica irritado quando a mulher conta que André está no hospital com Leonor, porque Diogo adoeceu e resmunga que o irmão agora não a larga. Patrícia acrescenta que não podem deixar prosseguir o romance entre André e Leonor, sob pena de ficarem com uma bomba relógio nas mãos.

Matias, o médico que acompanha Diogo no hospital, comunica a Leonor que o irmão já não está nos cuidados intensivos e que pode visitá-lo. Diogo fica em estado de choque quando fica a saber a doença que tem e muito revoltado por se tratar de uma doença que não tem cura. Leonor esforça-se para o animar e ele agarra-se a ela num abraço desesperado.

Messias mostra-se desagradado por não conseguir que Idalina e Vitória aceitem a sua paixão por Rute. Tanto a mãe como a irmã insistem que ela só quer o deu dinheiro mas ele não acredita. Idalina conta aos filhos que já se descobriu que Diogo é diabético e Messias diz que o Pai do Céu vai tratar de o pôr bom.

Rute provoca Sílvia e diz que agora que Diogo adoeceu ela perdeu a viagem para o Dubai. Daniel e Hugo censuram-na, ainda mais depois de ela troçar de Sílvia pelo facto de a irmã querer ir visitar Diogo ao hospital. Sílvia também não se fica e dispara que ela passou a noite a “atirar-se” a Joni na festa do Muxama. Rute faz-se de inocente e diz que ela está é com inveja.

Júlia conta a Elsa que o restaurante de Vitória estava muito bonito e que ela tem muito jeito para a cozinha. A filha não esconde a revolta por ter ficado em casa e Júlia faz-lhe ver que não valia a pena ter afrontado o pai, teimando em levar a mini-saia que tinha vestido. Para a tentar compensar, a mãe dispõe-se a levá-la a jantar ao Muxama sem Xavier saber. Elsa fica irritada e questiona porque é que têm de ir às escondidas se não estão a fazer nada de mal e porque é que ela está sempre a defender o pai.

Leonor regressa ao centro de mergulho e pede desculpa a Nuno por ter faltado mais uma vez. Ele não leva a mal, depois de saber que ela passou a noite no hospital com Diogo, revelando que o irmão é diabético e que sofreu uma grave crise, pois nem sequer sabia que tinha a doença. Nuno mostra-se compreensivo e oferece a sua amizade para o que for preciso.

Patrícia aproveita um momento a sós com André para saber como está Leonor, depois do susto que o irmão lhe pregou, descobrindo tarde que é diabético. Depois, esforça-se para que ele se sinta culpado por saber toda a história e não a contar à amiga, acabando por se tornar cúmplice das mentiras. André fica preocupado, mas sabe que a cunhada tem razão. Amélia, Martim e Carlota regressam a casa, depois da viagem a Praga. Kika não esconde os ciumes que tem da prima e desfaz da sua ideia, quando ela lembra à avó Antónia de que tem de lhe arranjar as radiografias para a campanha da escola.

Amélia vai falar com Gonçalo e fica estarrecida quando irmão conta que Leonor já esteve presa, enquanto ela esteve fora. Posta ao corrente da situação, Amélia desabafa e diz que só vão ter sossego quando ela for embora de vez. Gonçalo mostra-se convencido de que Leonor nada descobrirá pois está ocupada com outros problemas, tal como o internamento de Diogo.

Sílvia visita Diogo e ele mente-lhe, escondendo que é diabético e desvalorizando o seu internamento ao assegurar que apenas sofreu uma paragem de digestão. Leonor regressa ao quarto ainda a tempo de ouvir a mentira do irmão e critica-o por ele não estar a assumir a doença. Leonor abraça-o e Diogo revela-se muito abatido.

No mercado. Joni provoca Tina e agradece-lhe por lhe ter apresentado Rute. Ela fica furiosa e não consegue disfarçar.

Bento pede ajuda a Madalena para lhe fazer umas fotografias e conseguir uma reportagem para o seu blogue, que promovam a sua banca de peixe. Num quadro para o efeito, Bento coloca a sua facturação ate ao momento, fazendo pirraça a Cremilde, convencido que lhe vai ganhar a aposta e poder jantar com ela. Por seu lado, a peixeira, pede ajuda a Tina para sabotarem Bento, pois não quer sair com ele. Tina ainda troça da mãe, deixando-a zangada com a situação que se avizinha.

Carlota encontra Tiago a caminho do colégio e chama-o para lhe oferecer uma t-shirt de presente, que comprou em Praga. Ele faz-se difícil mas acaba por ficar contente com a oferta. Carlota insiste em mostrar-lhe os pontos mais interessantes de Setúbal e escreve com descontracção o seu número de telefone na mão dele.

Depois, Carlota cruza-se com Kika, que está a conversar com umas amigas e lembra-lhe que têm de pedir à avó as radiografias usadas para as reciclarem para a campanha de solidariedade. Kika não quer colaborar e mostra-se desinteressada.

Madalena faz as pazes com Sebastião porque ele aceita ir com ela comer uns petiscos ao restaurante de Vitória.

Filipe protesta com o pai, porque Henrique não aceita pôr em prática a ideia que ele lhe deu para poderem congelar o peixe dentro dos barcos. Henrique recomenda-lhe que aprenda a ganhar dinheiro, em vez de o querer gastar. Sara conta que acaba se ser informada de que conseguiu o lugar de animadora no Hotel Salinas. Laurinda faz um esgar de insatisfação, mas Filipe fica radiante pela mulher. Henrique dá os parabéns à nora e afirma que a vida dela e do filho se está a compor.

Diogo pede a Leonor para ficar sozinho, depois de o doutor Matias lhe explicar que vai ter de injectar insulina em si próprio para o resto da vida, por causa da diabetes. Leonor acede a ir trabalhar mas assegura-lhe que vai voltar assim que puder.

Antónia entrega a Carlota uma série de radiografias para ela escolher as que quer reciclar na escola e vai conversar com Amélia. Carlota pede ajuda a Kika para separar as radiografias mas ela recusa e decide ir para o quarto a dizer que ela é uma cheta.

Carlota começa então a ver as radiografias e a ler os seus relatórios. Numa delas, percebe que se trata de exames radiológicos feitos a Amélia, dois anos antes de ter nascido e que ela foi obrigada a retirar o útero, dois anos antes de ela nascer. Temendo o pior, Carlota confronta Amélia com o que descobriu e pede-lhe já muito irritada que lhe explique como é que pode ser sua mãe se não podia ter filhos. Amélia fica gelada e nem sabe onde se enfiar. 

Pages: 1 2 3 4 5 6