“Mar Salgado”: Resumo de 6 a 12 de outubro

23º Episódio 

Carlota está no chão depois de ter caído da mota e é socorrida por Daniel e Eva que seguiam no jipe da Polícia Marítima. Eva chama uma ambulancia e Daniel impede que Carlota se mexa. A rapariga pede que avisem os pais de que teve um acidente.

Em casa, Amélia está aflita por não ter notícias de Carlota, que nunca antes dormiu fora de casa. Frederico atesta que a neta é responsável e deve estar a aparecer. Kika acha que a tia está a exagerar nas preocupações e é repreendida pelo pai, já que Gonçalo também não esconde a sua ansiedade. Amélia insiste com Martim para irem à polícia e o marido prepara-se para sair quando ela recebe uma chamada a avisar que a filha teve um acidente. Amélia fica em estado de choque e toda a família se organiza para ir para o hospital, com excepção de Kika, que está mais preocupada com o teste de português.

Antes de sair de casa, Amélia chama Gonçalo para lhe falar em particular e descarrega-lhe todo o ódio que está a sentir, responsabilizando-o pelo acidente, pois insistiu em oferecer uma mota a Carlota e dizendo que não quer que ele vá ao hospital. Gonçalo enfrenta a irmã e exige-lhe que acabe com os histerismos, pois foi ela que deixou à mercê da filha os relatórios médicos que ela leu, ficando a saber que foi adoptada.

O médico de Diogo informa-o de que está prestes a dar-lhe alta e ensina-o a usar o kit que vai ter de usar para tratar a diabetes. Diogo está muito desanimado e Leonor esforça-se por desvalorizar o problema. O irmão constata que vai ser difícil disfarçar que tem a doença e Leonor afirma que ele não tem de o fazer, nem deve. Diogo pede-lhe que respeite a sua escolha e muda de assunto, vendo como lado positivo que André não o tenha despedido. Sem se deter, diz a Leonor que devia dar-lhe uma oportunidade, já que se vê que ele gosta dela. A irmã rejeita a ideia, mas sabe que também ela nutre um sentimento forte por André.

Sílvia conta na fábrica que Diogo a recebeu mal quando o visitou e que tão cedo não o vai ver. Idalina surpreende Sílvia ao contar que Diogo tem diabetes, quando ela pensava que ele tinha sofrido apenas uma paragem de digestão. Mais calma, Sílvia dispõe-se a ir conversar com ele para que não fique mau ambiente entre eles. Júlia conta que a sobrinha do patrão Gonçalo teve um acidente e que foi parar ao hospital. Idalina desabafa que Gonçalo não presta e que não faz falta alguma. De mau humor, também se atira a Rute, que faltou ao trabalho desculpando-se com uma consulta no dentista. Idalina espera que ela não meta um aparelho à custa de Messias e Sílvia afirma que ela está impossível.

Rute passa pelo mercado e depois de pedir a Tina autorização para se chegar a Joni, vai até à banca do peixeiro para o seduzir. Ele entra nas provocações e começa a fazer ciumes a Tina. Antes de ir embora, Rute entrega-lhe um papel com o seu número de telefone e pede que lhe ligue. Entretanto, os folhetos publicitários que Bento fez começam a render frutos e Joni espanta-se com a iniciativa do seu empregado que está a vender como nunca. Tina mostra ciumes, depois de Rute ter ido seduzir Joni e de ele ter correspondido. Cremilde está mais preocupada por ver que Bento é bem capaz de ganhar a aposta e ter de jantar com ele.

Mateus fica irritado com Laurinda porque a mãe insiste em que ele devia estar na empresa e não casa. Ele responde agastado que tem isenção de horário e que só tem de lá ir se houver algum problema. Madalena aparece naquele instante e Laurinda comenta que o pai contou que a viu com o escritor no Muxama. Madalena responde com algum desconforto que o conhece mal e que apenas o entrevistou mas a mãe não fica convencida.

Carlota recebe a visita da família no hospital e pede desculpas pela preocupação que causou. Depois de se justificar a Amélia e a Martim, diz que eles são os melhores pais do mundo mas que, apesar disso, quer conhecer os pais biológicos. Amélia fica gelada como que acaba de ouvir. Martim, por seu lado, aceita falar do assunto mais tarde. Gonçalo aparece nesse instante e pede licença para entrar no quarto.

Leonor cruza-se no hospital com André e depois de saber que Carlota teve um acidente, quer ir dar-lhe um beijo e desejar as melhoras. André afirma que não é a melhor altura, pois Gonçalo também ali está. Leonor diz que ainda é melhor assim, pois precisa de falar com ele. André fica muito sério e insiste para que não o faça.

No quarto de Carlota, Gonçalo aconselha-a a não desistir de andar de mota, pois os acidentes acontecem a qualquer pessoa. Amélia olha o irmão, cheia de raiva. André entra e vai cumprimentar a sobrinha e todos ficam surpreendidos, pois Leonor aparece logo a seguir. Depois de algumas palavras de circunstância e de a enfermeira esvaziar o quarto, que está com pessoas a mais, Leonor conversa com Gonçalo e deixa-o muito preocupado, ao garantir que vai continuar à procura da filha, com ou sem a sua ajuda.

Amélia fica está chocada com a aparição de Leonor e acusa André de ser o responsável por ela ter estado tão perto de Carlota. O irmão explica que pediu a Leonor que não o fizesse, mas que ela não respeitou o seu pedido. Depois de sair do quarto de Carlota, Amélia cruza-se com Leonor que ainda discute com Gonçalo. Leonor conforta-a e despede-se, dizendo com ironia a Gonçalo que foi um prazer falar com ele mais uma vez. Amélia fulmina o irmão e acusa-o de ser o responsável por tudo o que ela está a sofrer.

Sara conversa com Patrícia e agradece mais uma vez a oportunidade que lhe deu para trabalhar no hotel, acertando os últimos detalhes para poder começar.

André dá um raspanete a Leonor por não ter respeitado o seu pedido e ter falado com Gonçalo à frente de toda a família. Ela tenta justificar-se mas André vira-lhe as costas, dizendo-se farto de tantas confusões.

Eva conta com grande desilusão a Laurinda que Ricardo continua sem querer ter filhos, preferindo que concentrem todas as atenções no trabalho. A mãe insiste para que ele convença o companheiro, dizendo que está disposta a ajudá-los em tudo, pois quer a todo o custo ter um neto.

Vitória insiste em dizer a Messias que Rute não é a mulher que ele pensa, mas o irmão está de tal maneira cego de paixão que não consegue perceber que ela está a servir-se dele.

Bento provoca Cremilde e insinua que está quase a ganhar a aposta e a ir jantar com ela.

Por outro lado, Joni vai fazer ciumes a Tina, dizendo que se ela quiser rasga o papel com o numero de telefone que Rute lhe deu. Tina não se fica e responde à letra mas não resiste a corresponder ao beijo sôfrego que Joni lhe dá. Quando se dá conta do excesso, dá-lhe um banho de mangueira para o afastar.

Leonor conta a Nuno que está contente por já poder voltar a mergulhar e pelo facto de o irmão estar prestes a sair do hospital. No entanto, queixa-se por se ter desentendido com André e pergunta se ele sabe do amigo. Nuno, a custo, confidencia que ele deve estar a aparecer para testar de novo o veleiro da família. Leonor fica grata pela informação.

Kika volta a mostrar ciumes de Carlota e diz aos avós que a prima pode fazer todos os disparates do mundo que será sempre a preferida da família. Antónia diz que não é assim mas logo de seguida diz que vai dar ordens na cozinha para que se faça o prato preferido de Carlota. Frederico consola Kika e promete oferecer-lhe o carro que ela quiser quando tirar a carta.

André fica desconfortável por encontrar Leonor no centro de mergulho mas aceita levá-la consigo no veleiro, com o compromisso de não haver conversas.

Patrícia protesta com Gonçalo e mais uma vez o acusa de dar mais atenção a Carlota do que a Kika, quando esta é que é para todos os efeitos a sua filha. O marido continua em negação e mostra-se mais preocupado em afastar André de Leonor e agora também Leonor de Carlota. Gonçalo continua a achar que têm de encontrar Vanessa e fazer com que ela apareça como a filha verdadeira de Leonor, para ela se afastar de vez. Patrícia continua a pensar que esse plano é um grande risco.

Em alto mar, Leonor volta a desfazer-se em desculpas para André. Ele vai ficando progressivamente mais calmo e os dois acabam por se envolver, não resistindo a fazer amor.  

Pages: 1 2 3 4 5 6