“Mar Salgado”: Resumo de 6 a 12 de outubro

24º Episódio

André beija e abraça Leonor, ambos excitados e com os corpos colados um ao outro. André não dá conta que o seu telemóvel vibra incessantemente.

Patrícia desliga o telefone diz zangada que tem a certeza de que André está junto com Leonor nesse momento e que Gonçalo não faz nada. O marido assegura que está a tentar resolver todos os problemas que têm entre mãos mas que só conseguirá desviar as atenções de Leonor quando conseguir o processo de Vanessa. Patrícia lembra-lhe que André gosta de Leonor e que não vai consentir que ela seja enganada outra vez. Gonçalo garante que tem forma de pressionar o irmão para que se afaste dela. Patrícia fica desconfiada.

Kika farta-se de ver a forma como toda a família mima Carlota e para se vingar, justifica que não foi vê-la ao hospital porque não lhe é nada. Antónia repreende Kika e ameaça castigá-la. Ela vai para o quarto amuada e Antónia leva Carlota para descansar. Amélia conversa com Martim e diz que têm de evitar a qualquer custo que Carlota conheça os pais biológicos mas o marido insiste que já chega de mentiras e quer descobrir a verdade. Amélia mantém-se intransigente e quer deixar tudo como está, mantendo a versão de que a adoptaram no Brasil.

Ainda no barco, André e Leonor trocam juras de amor mas acabam por concordar que a realidade não se resume ao momento que estão a viver. Já em casa dela, Leonor promete não mais o usar para chegar a Gonçalo, mas garante que vai continuar a procurar a filha. André está ciente das dificuldades que a sua relação vai enfrentar mas afirma-se disponível para tentar ficar com Leonor, custe o que custar. Não deixa no entanto de ficar preocupado, pois também ele lhe esconde a verdade, pois sabe que a sua filha é Carlota.

Madalena conversa com Sílvia e Vitória sobre Sebastião e todas concordam que Henrique e Laurinda não vão aceitar bem que a filha tenha um namorado com o dobro da sua idade. Madalena acaba por dizer, sem grande convicção que o máximo que pode acontecer é barafustarem um pouco.

Eva despede-se da família para regressar a casa mas Henrique nada lhe diz. Ela pergunta ao pai se não se despede e a discussão volta a estalar por causa das multas que ela lhe tem passado. Mateus apanha por tabela por continuar preguiçoso, sem vontade de trabalhar. Sara é elogiada por Henrique por ter conseguido emprego no Hotel Salinas.

Laurinda entra na cozinha e vê Bento a amanhar peixe em alta velocidade para treinar. O irmão pede-lhe dinheiro emprestado para comprar o peixe todo da banca de Joni, para assim ganhar a aposta com Cremilde e levá-la a jantar. Laurinda dá-lhe um raspanete e diz que se quer dinheiro, que não gaste o que ganha.

Digo tem alta do hospital e diz a Leonor que quer retomar a vida normal, recomeçando a trabalhar. Ela aceita a sua vontade mas recomenda-lhe que tenha as precauções que o médico e a psicóloga lhe ditaram. Ele repara que ela lhe dobra a roupa com um sorriso e confirma que a irmã já se entendeu com André. Ela conta que vai voltar a fazer mergulho e que André vai acompanhá-la. Ao mesmo tempo revela que não desistiu de procurar a filha e que vai pedir de novo ajuda a Emília. Diogo duvida que a funcionária do centro de acolhimento a receba bem depois de ter querido forçar a consulta dos processos de adopção.

André fica constrangido quando Carlota lhe mostra desejo de conhecer os pais biológicos, pedindo-lhe ajuda. O tio é de opinião que só os pais dela é que devem decidir sobre esse assunto e que a ele não lhe cabe interferir.

Leonor pede ajuda a Emília para confirmar se Vanessa será a filha que procura mas a funcionária do centro de acolhimento mantém que se trata de informação confidencial e que poderia perder o emprego se a ajudasse. Leonor perde a esperança mas entrega a Emília o cartão com os seus contactos caso reconsidere. Emília olha em volta e recolhe o cartão discretamente.

Gonçalo consegue o processo de Vanessa e mostra a Patrícia as alterações que fez, para que Leonor acredita que essa é a sua filha verdadeira. A mulher acha que o plano pode correr mal mas ele transpira confiança.

Diogo regressa em grande ritmo ao trabalho e executa, para espanto de André, as tarefas que tinha em mãos. André diz que vai fazer um mergulho com Leonor e Diogo revela que já percebeu que eles estão a namorar. André certifica-se de que ele já mediu a glicemia e Diogo assume que até já injectou a insulina e que tem tudo controlado.

Bento continua a vender peixe como nunca e Tina comenta com a mãe que se ele continua assim, ela vai mesmo ter de ir ao castigo. Cremilde decide ir buscar gelo para espairecer e Bento segue-a pelo mercado. Ela manda-o voltar para a banca, pois não está para conversas. Tina aproxima-se de Joni que se queixa de estar a ficar doente por causa da mangueirada que ela lhe deu. Tina pede desculpa e ele pede-lhe um beijo. Ardilosa, a peixeira manda-o fechar os olhos e fá-lo beijar um polvo. Joni desvia-se imediatamente e afirma que com ela não quer mais nada.

Idalina embirra mais uma vez com Rute e deseja que ela de afaste de Messias porque só está com o seu filho por interesse. Júlia mostra a reportagem da inauguração do Muxama e Rute fica eufórica porque aparece numa foto ao lado de Messias. Idalina lembra-se de que tem de ir visitar Diogo, que já teve alta. Sílvia pede para ir com ela, pois também gostava de o ver.

Leonor e André beijam-se no centro náutico e Patrícia fica cheia de raiva a observá-los ao longe.

Leonor vai buscar o resto do equipamento e confessa a Nuno que está ansiosa por entrar dentro de água. Patrícia finge que aparece para a ver e discretamente confirma com Leonor que ela e André começaram a namorar. Patrícia controla a raiva e mal consegue responder que ainda não tem o processo de Vanessa quando Leonor lhe pergunta por ele. A mergulhadora sai para o mar e vai ter com André.

Patrícia regressa ao hotel e descarrega o seu ciúme entro do gabinete. Sara, interrompe o ataque de fúria mas retira-se rapidamente pois constata que Patrícia não está bem. De novo a sós, agarra e olha o envelope que Gonçalo lhe deu.

Leonor mergulha com André, confessando que esse mergulho é como que um recomeçar, um aterrar de novo em Portugal, pois recomeçou a fazer o que gosta, não está sozinha e está mais perto da verdade sobre os filhos.

Gonçalo introduz discretamente aos pais o assunto da adopção de Carlota e pede-lhes que falem com a neta para que ela desista de tentar encontrar os pais biológicos. Frederico e Antónia aceitam ajudar para acabar com a ansiedade que Amélia está a sentir com medo de perder a filha. No entanto não acreditam que Carlota desista de procurar os pais de sangue.

Catarina faz uma visita a Amélia, que desabafa depois do que passou com Carlota, que descobriu ser adoptada. Por acaso, Carlota aparece nesse momento e fica espantada ao ver Catarina à sua frente. Amélia fica a saber que a filha dormiu em casa de Catarina e que o filho desta, Tiago, é afinal o amigo com quem ela passou a noite. Amélia esconde o desconforto, mas diz que quer conhecer o rapaz. Catarina promete levá-lo lá a casa ao fim da tarde.

Martim conversa no restaurante do hotel com Sebastião, que o apoia depois de saber que Carlota foi adoptada e que Amélia está numa pilha de nervos porque a filha quer agora saber quem são os pais biológicos. Por seu lado, o escritor confessa que estar com Madalena o fez voltar de novo a sentir-se vivo como há muito não acontecia.

Depois de regressar do mergulho com André, Leonor esta radiante e cheia de vontade de repetir. Nuno entrega-lhe um envelope sem remetente, que foi colocado debaixo da porta quando ele não estava. Leonor abre o envelope e constata, incrédula, que se trata do processo de Vanessa. Leonor começa a ficar nervosa e treme ao descobrir a foto da rapariga que acha poder ser a sua filha.

Pages: 1 2 3 4 5 6