“Mar Salgado”: Resumo de 6 a 12 de outubro

22º Episódio 

Carlota obriga Amélia a reconhecer que não é a sua mãe biológica e a contar como é que a adoptou. Amélia faz um relato comovido quando conta que foi obrigada a tirar o útero devido a um erro médico e mente ao dizer que recorreram à adopção internacional, uma vez que ela ficou impossibilitada de engravidar. Antónia tenta desanuviar a tensão mas Carlota fica ainda mais indignada ao perceber que toda a família sabe que ela é adoptada, menos Kika. A rapariga vai para o seu quarto e Amélia protesta com a mãe por se ter descuidado e ter entregue os seus exames médicos à filha.

Amélia fica desesperada com a descoberta de Carlota e decide telefonar a Martim.

Catarina diz que está contente com as pessoas com quem está a trabalhar e nota que Tiago vestiu uma t-shirt nova. Ele justifica que foi Carlota que lhe ofereceu e a mãe afirma com boa disposição que está muito feliz que ele tenha uma amiga. Tiago opõe-se às insinuações e ela ri.

Leonor cruza-se com André no centro de mergulho e conta-lhe que Diogo ainda não se conformou por ter uma doença crónica. André tenta fazer-lhe ver que mais tarde, ou mais cedo, ele irá encarar a doença como uma situação normal. Leonor agradece-lhe o apoio que lhe tem prestado.

Martim fica em choque quando Amélia conta que Carlota descobriu que é adoptada. Antónia aparece-lhes nesse momento e diz que a neta saiu de casa. Martim fica ainda mais perplexo e decide ligar-lhe. Ele não atende à primeira mas quando o faz pede à filha que volte para casa. Ela afirma que quer estar sozinha e que mais tarde dará notícias.

Desesperada e sem alguém com quem possa desabafar, Carlota telefona a Tiago e ele convida-a para ir até à sua casa, já que ela lhe pediu para conversar.

Tiago desliga o telefone e conta a Catarina que a amiga está a caminho. Ela saúda o facto de ele já ter pelo menos uma amiga e o filho pede-lhe que não insinue coisas que não existem. Catarina afiança que não o irá envergonhar à frente da rapariga.

Sebastião degusta os petiscos que Vitória lhe serve no restaurante e elogia o seu dedo para a cozinha. Madalena conta que o namorado também faz uns belos cozinhados. Madalena fica constrangida quando Henrique entra no restaurante para ir buscar uns petiscos para levar para casa. O pai aproxima-se da mesa e ela apresenta Sebastião como o escritor de Setúbal que está a entrevistar para o Blogue. Henrique cumprimenta-o e afasta-se para os deixar trabalhar e Sebastião percebe a aflição de Madalena e sugere que vão embora. Ela aceita de imediato.

Júlia visita Leonor e ambas conversam sobre a doença de Diogo. A amiga também fala sobre o relacionamento de Leonor com André, comentando que acredita que entre eles existe algo mais do que uma simples amizade. Leonor nem arrisca contrariá-la.

Já Nuno, comenta abertamente com André o relacionamento deste com Leonor e pede-lhe a brincar que resolva de vez os seus problemas sentimentais com ela, para haver estabilidade no trabalho. André recebe uma mensagem de Diogo.

Tiago recebe Carlota e farta-se de rir quando ela conta ter descoberto que é adoptada. A amiga fica ofendida e prepara-se para ir embora. Tiago convence-a a ficar, justificando a sua boa disposição pelo facto de também ele ser adoptado, sendo assim a pessoa mais indicada para saber o que ela está a sentir.

Antónia sente-se culpada por Carlota ter descoberto que é adoptada. Frederico reconhece que isso aconteceria, mais tarde ou mais cedo. Kika está feliz pelo sofrimento que a prima está a passar e faz comentários desagradáveis que merecem a reprimenda irritada de Gonçalo. Kika volta à carga e dispara para Amélia se ela já pensou que Carlota fugiu mesmo de casa. A tia nem quer pensar uma coisa dessas e tanto Martim como Frederico confiam que ela dê notícias brevemente.

Leonor tenta animar Diogo no hospital, mas o irmão só quer ficar sozinho e sem pensar que contraiu uma doença para toda a vida. André chega nesse instante e conta que Diogo lhe enviou uma mensagem para que ele a fosse buscar. O irmão de Leonor brinca com ela e faz-lhe ver a necessidade de ir para casa descansar. Ela acaba por concordar e sair com André.

Sílvia conta aos irmãos que não tenciona voltar a visitar Diogo, pois ele foi grosseiro com ela quando o foi ver. Tanto Daniel como Hugo percebem que ela sente algo pelo rapaz e metem-se com ela. Daniel pergunta depois por Rute e Sílvia arrisca que ela deve estar a enganar Messias.

No restaurante, Rute farta-se de elogiar os petiscos de Vitória e deseja, fingida, ter com os seus irmãos o relacionamento que ela e Messias têm. Vitória sai para a cozinha e Rute diz subtilmente a Messias que tem de comprar uma televisão, porque em casa não a deixam ver nada do que gosta. Ele conte com a sua habitual ingenuidade que os pais não o deixam gastar mais dinheiro. Ela tenta não se mostrar ofendida quando diz que não quer que ele lhe ofereça mais presentes. Joni aparece entretanto para beber um copo e Rute volta para ele as suas atenções.

Bento implora à irmã para que lhe empreste dinheiro. Ela acaba por ceder, depois de ele fazer um “choradinho”, queixando-se de que as ex-mulheres lhe levam o dinheiro todo. Henrique chega a casa e, depois de achar estranho os beijos que vê Bento dispensar à irmã, conta que viu Madalena a entrevistar o Sebastião Cardoso. Laurinda fica desconfiada dessa entrevista e Henrique furioso por Bento lhe estar a beber a última cerveja. A tal ponto que insiste com Laurinda que o cunhado tem de se ir embora.

Sebastião e madalena concordam que não vai ser fácil quando ela tiver de explicar aos pais que está com um homem que tem idade para ser seu pai. No entanto, ela está determinada a combater tudo e todos e beija o escritor com paixão.

Leonor oferece uma bebida a André que a foi levar a casa depois de terem estado no hospital com Diogo. O ambiente entre ambos fica algo pesado e desconfortável quando se olham nos olhos, com vontade de se beijarem. No entanto, André enche-se de bom senso e acaba por ir embora.

Patrícia consola Amélia por Carlota ainda não ter aparecido e conta-lhe que já sabe da história da adopção, reforçando que nem Leonor pode saber que Carlota é sua filha, nem Kika pode saber que o pai de Carlota é afinal o seu próprio pai.

Carlota continua a conversar com Tiago e fica impressionada quando ele conta tudo o que passou depois dos seus pais adoptivos terem morrido num desastre, deixando-o de novo sozinho, até que Catarina o foi buscar a uma instituição onde estava. Catarina vai despedir-se deles, mas Carlota confidencia a Tiago que não lhe apetece ir para casa. Ele oferece-se para a deixar dormir na sua cama, dizendo que dorme no chão. Carlota acaba por aceitar a oferta.

André regressa a casa e senta-se um pouco a relaxar no sofá. Patrícia entra sem se fazer notar e olha-o por momentos. Quando ele desperta, conta-lhe que Carlota saiu de casa há algum tempo e que ela já sabe que é adoptada. Depois de saber que até foi Amélia que lhe deu inconscientemente azo a que a sobrinha descobrisse tudo, André fica agastado com Patrícia, pois está sempre a pedir que ele mantenha a promessa de não revelar que Leonor é a mãe de sangue de Carlota.

Carlota acorda muito cedo e beija Tiago, agradecendo-lhe por tê-la acolhido em sua casa e combinando que voltarão a encontrar-se na aula de percussão. Ele corresponde ao beijo que não procurou e fica muito satisfeito.

Amélia, ao ver que amanheceu e que a filha ainda não voltou para casa, insiste em ligar para as amigas dela à sua procura, apesar de André e Martim lhe dizerem que falta espaço a Carlota para se habituar a tudo de novo que está a viver.

Carlota sai na sua mota da casa de Tiago e vai imersa nos seus pensamentos. Repentinamente, a mota desliza por uma poça de óleo, Carlota perde o controlo e despista-se, deslizando inanimada pelo alcatrão. 

Pages: 1 2 3 4 5 6