Semana 50: Mariana aceita ajudar Salvador

Esta semana em “Dancin’ Days”:

                            (10 a 16 de dezembro de 2012)

131º Episódio

Salvador suplica a Júlia que convença Mariana a ajudar Tomás a viver. Júlia lembra-lhe que é normal que Mariana não queira ajudá-lo, pois foi rejeitada por ele duas vezes. Salvador implora, dizendo que não está preparado para perder o filho, tal como ela não estaria de fosse a vida de Mariana a estar em perigo. Júlia promete que vai falar com a filha, pedindo-lhe que reconsidere e que se disponha a ajudar o meio-irmão.

Raquel faz compras com Babi, que lhe elogia um vestido que ela comprou. Raquel diz que vai visitar Artur à Blondie e convida-lo a cobrir um evento que vai acontecer na clínica de Cascais. Confrontada pela amiga quanto ao que sente por ele. Raquel afirma que gosta mesmo de Artur e que o conheceu primeiro que Júlia, assegurando que não está para perdê-lo para a irmã.

Teresa encontra um vestido manchado de lixívia e chama a atenção de Natércia. A empregada afirma que tratou a roupa com todo o cuidado mas dispõe-se a pagar o prejuízo. Teresa recusa sujeitar Natércia a esse castigo, pedindo-lhe apenas mais cuidado. No entanto, começa igualmente a pensar que Francisco pode ter razão quando alertou para as distracções e infracções da doméstica.

Áurea estranha a excitação em que Inês está com o regresso de Duarte. Ambas se preparam para sair para irem visitar Vera. Inês não vê mais ninguém em casa e Amélia conta que Ester foi à sinagoga e que Alberto foi passear ao shopping com Bruno e Paulo, na esperança de que eles se entretenham e não lhe moam o juízo. Inês acredita que a avó foi ao templo rezar por Vera.

Tânia diz que gostava de ir com Bruno e Paulo passar parte das férias a Londres. Como não tem essa possibilidade contenta-se em ir para Tróia. Paulo atira que lá não existem bares mas Alberto repreende-o, lembrando que se vai de ferias a pensar em beber, já não sai de Lisboa. Urbano chega entretanto e Alberto conta que tem andado a entreter o neto e o amigo. Ficam de voltar às partidas de golfe. Urbano vai então falar com Isabel, verdadeiro motivo para ter ido ao shopping. Ela mostra-se entusiasmada por receber novo convite para ir ao teatro, mas não gosta muito da ideia de terem a companhia de Zé Maria e Emília. A conversa melhora quando Urbano conta que o tema da peça trata do amor depois dos quarenta. Os sorrisos que trocam traduzem o nervosismo que sentem.

Mariana confessa a Zé Maria que gosta muito dele, levando-o a estranhar esta manifestação de afecto. Mariana perde a coragem para contar que o pai biológico a procurou, pedindo ajuda para salvar o filho que padece de leucemia. Zé Maria lembra a Mariana que a conhece desde bebé, mas não insiste quando ela garante que nada se passa de errado. Para mudar de assunto, a rapariga pergunta ao pai adoptivo se já tem casamento marcado, ao que ele responde que vai tratar disso com a noiva.

Júlia confessa a Madalena que se sente angustiada por ter de convencer Mariana a ajudar a salvar a vida do meio-irmão, pois teme que a filha se zangue. Júlia assegura que compreende a recusa de Mariana quando Salvador a procurou, pois a filha sente-se usada. Madalena concorda que Mariana esteja magoada mas, tal como Júlia, defende que o menino não tem culpa de nada. A amiga lembra-se de perguntar como correu o jantar com Raul e Madalena irradia brilho no olhar, dizendo que até voltou a cantar em público.

Raul mostra-se radiante e confia a Emília que a saída com Madalena até correu melhor do que previa. O médico conta que combinaram assistir a um concerto nesse dia, ao passo que a mãe diz que talvez vá jantar com Zé Maria. No entanto fica pensativa ao lembra-se de que foi pedida por ele em casamento, mantendo-se insegura.

Vera mostra-se triste por estar internada na clínica de recuperação mas, principalmente, por ter desiludido Ester e Alberto. Áurea e Inês reafirmam que toda a família vai dar-lhe apoio para ultrapassar este acidente de percurso.

Ester regressa da sinagoga apostada em retomar a sua religião, garantindo que vai tentar que a família volte a seguir o judaísmo. Ester pensa que por se ter afastado de Deus é que a sua vida virou de pernas para o ar. Amélia conforta-a, garantindo que Deus não iria castigar uma pessoa tão boa quanto ela.

Jorge mantém a decisão de deixar de trabalhar na loja de som, apesar de Hugo mostrar a vontade de que ele continue. Jorge não dá espaço a mais conversa. Ivo irrita Hugo ao tratá-lo por mano quando quer saber se ele se zangou com Jorge.

Sónia compra um doce para ter energia quando estiver com Miguel e garante a Cátia que em breve vai viver com o vendedor de automóveis, convicta de que o casamento dele com Nicole está por um fio. Cátia desvaloriza o que a prima diz, achando que ela está a exagerar.

Francisco faz com que Natércia saia da sala que está a arrumar, com o pretexto de que tem um processo para estudar. Quando a empregada sai, ele esvazia uma garrafa de whisky para um vaso de plantas e sorri, maquiavélico.

Duarte regressa renovado da Turquia e confessa a Gui que precisava desse tempo para si. O irmão não acredita que ele tenha trabalhado assim tanto e não esconde que gostaria de viajar com ele numa próxima ocasião. Duarte brinca com Gui e conta que pediu o desejo na basílica para que ele acabe o curso antes dos trinta anos. Gui atira-se ao irmão, correspondendo à brincadeira.

Júlia conta a Carminho que já voltou a pedir a Artur que arranje emprego a Jorge na revista. A amiga confessa que bem precisam dessa ajuda, porque o namorado vai deixar a loja de Hugo no fim do mês.

Raquel cumpre o seu plano e visita Artur na revista. No entanto a conversa não resulta como ela tinha planeado porque Artur se esquiva ao jogo de sedução que Raquel pretendeu jogar.

Nonô censura Mariana por ela não querer ajudar o irmão, vingando-se assim do pai, que a ignorou até agora. Mariana muda de assunto e diz que vai ao cinema com Gustavo. Nonô aconselha-a a arranjar um filme que não distraia muito o rapaz, para que ele a tente beijar. A conversa acaba com as duas amigas a rirem-se da sua conversa.

Sónia provoca Cristóvão e Gustavo. Cristóvão deixa-se humilhar mas Gustavo faz-lhe frente e nem sequer permite que ela troque a escala de serviço que o patrão deixou na loja. Sónia fica furiosa e jura que vai afastá-lo.

Tânia pede a Nicole que a deixe ir com Paulo e Bruno para Londres da próxima vez que forem ter com Aníbal e Germano. Como a mãe não deixa, Tânia diz que vai tratar de fazer com que seja o pai a responsabilizar-se por ela. Nicole fica furiosa e promete ter uma conversa com ela, mais tarde. Miguel comenta que sempre tinha avisado que o tempo passado com Hernâni ia dar mau resultado. Nicole pede-lhe que não ateie mais a fogueira e zanga-se com ele, pois Miguel diz que não pode tomar conta de Tânia porque tem mais um jogo de futebol com os amigos.

Jorge chega esbaforido a casa para ouvir a última crónica que escreveu para a rádio, como Virgínia Lobo. Fica em choque ao perceber que Cátia lhe alterou o texto todo. Carminho entra em casa nesse instante e tem de acalmar o namorado.

Júlia procura que Mariana ceda, aceitando submeter-se aos testes necessários para apurar se pode doar a sua medula ao irmão. Mariana reaje mal e diz que a sua decisão já está tomada. Não pretende salvar Tomás, consciente de que Salvador só agora quer reconhecê-la como filha para salvar o filho mais novo. Júlia percebe que é melhor não insistir com Mariana quando ela ameaça zangar-se com ela, se persistir em tentar convencê-la.

Inês regressa do atelier cheia de vontade de cair nos braços de Duarte. No entanto o reencontro não corre com o envolvimento que ela esperava e Inês não consegue esconder o seu desapontamento.

Francisco joga a cartada decisiva para fazer com que Teresa despeça Natércia, mas a jogada corre-lhe mal. A empregada defende-se sem papas na língua e acusa o patrão de estar a querer ver-se livre dela. Teresa pede explicações e Natércia esclarece que ouviu Francisco a combinar um encontro com outra mulher e que comentou, nesse momento, que a patroa não merecia isso. Teresa fulmina Francisco com o olhar e pergunta-lhe, já furiosa se aquilo que ouviu é verdade. O marido respira fundo, à procura de uma resposta que o salve dos apuros em que se meteu. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5