Semana 50: Mariana aceita ajudar Salvador

133º Episódio

Marta fica estupefacta com a revelação de Mariana, que diz ser filha do marido dela, aconselhando-a a falar com Salvador sobre o assunto. Mariana deixa apressada o quarto de Tomás, sem que Marta a consiga deter. Esta abraça-se ao filho que entretanto acordou e lhe pergunta quem era a rapariga.

Raquel esforça-se para conquistar Artur, convidando-o para o evento de promoção da clínica de Cascais. Perante a primeira recusa, insiste e desafia-o para almoçarem juntos. Artur volta a recusar, dizendo que tem de ir para a revista logo a seguir ao treino. Raquel fica frustrada.

Emília desabafa com Luísa e Isabel, angustiada por ter dito a Zé Maria que não está preparada para casar. As amigas são unânimes em afirmar que ela está com medo de ser feliz e que está a deitar uma excelente oportunidade à rua. Zé Maria, por seu lado, lamenta-se a Urbano, sem perceber a razão da recusa de Emília, que até aceitou o pedido de casamento e o anel que ele lhe deu. Urbano confessa não entender muito bem o universo feminino mas aconselha o amigo a não pressionar a namorada.

Júlia conversa com Madalena, desejando que Mariana reconsidere e faça os testes para apurar se é compatível com Tomás, tornando-se dadora de medula para salvar o irmão. Madalena confessa que a situação da criança lhe tem causado apreensão. Júlia muda de assunto e questiona a amiga sobre se está preparada para contar a Raul a sua história de vida. Madalena reconhece que está um pouco nervosa, mas pronta para seguir em frente. Carminho surge nessa altura e não pode aceitar o convite de Júlia para visitar Vera na clínica, por ter muito trabalho. Júlia conta que ainda vai passar no shopping para lhe levar um presente.

Bruno, deixa Alberto encavacado quando lhe pergunta quando podem ir visitar Vera. O avô, estranha que ele saiba que a prima está internada e Bruno confessa que foi Paulo quem lhe contou, depois de ter escutado uma conversa que ouviu na cozinha. Alberto disfarça o incómodo e diz que Vera está quase a voltar para casa. Bruno e Paulo insistem, lembrando que estão quase de partida para Londres.

Inês não disfarça o ciúme ao saber que Júlia vai visitar Vera à clínica, dizendo com azedume que ela deve estar a pensar adoptar a prima. Ester chama a atenção de que Júlia merece ser bem tratada, pois já ajudou muito a família. Áurea coloca-se ao lado da filha, afirmando que as contas estão saldadas, pois a família também a ajudou a ela quando saiu da prisão.

Raquel conversa com Artur lançando que deviam continuar a treinar juntos. Ele, lacónico, mas sempre educado confirma que treina sempre à mesma hora. Júlia cruza-se com eles e Artur diz que precisa falar com ela. Com está com pressa, Júlia pede-lhe que ligue à noite. Raquel fica enciumada.

Marta confronta Salvador com o aparecimento de Mariana no hospital, obrigando-o a reconhecer que ela é sua filha. Marta não aceita os carinhos do marido quando tenta beijá-la ou abraçá-la, nem as suas desculpas por lhe ter escondido o seu passado. No entanto, percebe que esta é a única possibilidade que tem de salvar o filho e afirma que têm de convencer Mariana a fazer os testes de compatibilidade.

Nonô fica de boca aberta quando Mariana lhe conta que Marta já sabe que ela é filha de Salvador. Ao mesmo tempo, mostra-se cada vez mais baralhada sobre a atitude que deve tomar, ajudando ou não Tomás a sobreviver, pois o facto de ter visto o irmão numa cama de hospital, mexeu com ela.

Ivo censura Cristóvão que está a contar azeitonas a mando de Sónia. Farto de ver como o colega é maltratado. Gustavo pergunta-lhe se não ficaria contente se Sónia deixasse de trabalhar na loja. Ela chega nesse instante e acusa-os de conspirarem contra si. Todos se dispersam e Cristóvão comenta que se Cátia é um doce, ela é só azedume. Ivo é de opinião que ambas são galderice genética. Cristóvão irrita-se e decide falar com Cátia, mas não tem coragem de sair do mesmo sítio.

Jorge vai à loja de doces e diz a Cátia que não a quer mais a gravar as suas crónicas, porque ela lhe alterou os textos. Nem o facto de ela lhe chamar à atenção para o facto do dinheiro fazer jeito aos dois o demove. Jorge sai da loja e entra Cristóvão que finalmente ganhou coragem para conversar com ela, sobre a vida que leva, sujeitando-se a dançar no varão para ganhar dinheiro. Gui aparece nesse momento e Cristóvão gagueja cada vez mais, acabando por fugir.

Francisco tenta acalmar as desconfianças de Teresa e aparece em casa de surpresa para a levar a almoçar. A mulher lamenta a forma como Natércia foi despedida, defendendo que podiam ter conversado com ela. Francisco reforça que a doméstica foi insolente e que os patrões não têm de pedir aos empregados que os tratem com respeito. Para sossegar a mulher, revela que já arranjou uma empregada provisória e que já colocou um anúncio à procura de uma interna. Teresa fica ainda mais satisfeita quando Francisco afirma que vai trabalhar o resto do dia em casa.

Duarte surpreende Inês e Áurea e vai almoçar com elas ao shopping. Para infeliz coincidência cruzam-se com Júlia, que foi comprar flores para Vera. Inês agradece a Júlia a ajuda que tem dado para a recuperação da prima mas é apanhada de surpresa quando Júlia pergunta a Duarte como lhe correu a viajem. Depois de Júlia de afastar, Inês dá conta do seu desagrado ao namorado, por lhe ter escondido que tinha estado com Júlia antes de viajar, ainda que casualmente. O clima fica pesado e Inês vinga-se de Duarte recusando jantar em casa de Gui e Cátia, mas dizendo que ele está à-vontade para ir sozinho. Áurea lança um olhar de reprovação à filha.

Nicole estranha que Miguel tenha de ficar no stand para mais uma reunião com o contabilista. Ele assegura que se tiver de acabar com aquele negócio, há-de arranjar outro, para não viver às suas custas. Hernâni fica a ouvir a conversa, escondido.

Madalena chora abraçada a Raul, depois de lhe ter contado que não consegue entregar-se a ele como seria normal porque, durante anos a fio, foi violada pelo próprio pai. Raul fica comovido com o relato e assegura que compreende muito bem o que ela sente, transmitindo a Madalena o carinho e confiança que ela precisa.

Vera fica perturbada quando Júlia lhe conta que denunciou Hugo à polícia. A rapariga teme que ele possa tentar matá-las. Júlia assegura que a história vai acabar mal mas é para ele.

Nonô incentiva Mariana a ajudar o irmão. A amiga corrige e diz que Tomás é apenas meio-irmão. Gustavo liga nesse instante e Mariana diz que não vai poder estar com ele, ficando de acertar um programa para outro dia. Depois de desligar fica a olhar para o cartão que Salvador lhe deixou e hesita em ligar ao pai.

Áurea faz publicidade ao seu cartão de compras do Dolce Vita Tejo. Luísa e Emília combinam vender-lhe um candeeiro de leitura com um generoso desconto. Áurea fica toda contente, porque ainda fica com saldo para comprar roupas. Isabel diz que há-de ir com ela para melhorar o guarda-roupa e Luísa apressa-se a dizer que é para agradar a Urbano. Isabel fica constrangida porque passa a ser o centro das atenções, obrigada a vincar que é apenas amiga do nutricionista. Hernâni assoma à loja e decide ser galante, sentenciando que com tantas flores juntas, parece que está num jardim. Emília reaje com malícia e, referindo-se a Luísa, aconselha-o a ter cuidado porque pode deparar-se com uma flor carnívora e ser comido vivo. Hernâni fica constrangido mas ainda com lucidez para prevenir Emília que Raquel está no centro comercial, para que ela não seja apanhada desprevenida.

Raquel e Babi cruzam-se com Gustavo. O rapaz esquiva-se para a loja Flor de Sal assim que as cumprimenta. Raquel comenta que se Mariana está interessada nele, tem de o conhecer um pouco melhor, para evitar outro fracasso amoroso como aconteceu com Gui. Por outro lado, aproveita para pedir à amiga que a leve consigo para trabalhar na empresa de eventos, pois na clínica não suporta a proximidade e amizade que todos têm com Júlia.

Artur telefona a Júlia e pede-lhe o contacto de Jorge para lhe fazer uma entrevista, argumentando que se o amigo é da sua confiança, também será da dele. Em contrapartida, aproveitando a satisfação de Júlia, Artur consegue que ela aceite beber um café.

Mariana chama Salvador a sua casa e devolve-lhe a esperança, ao dizer que aceita fazer o teste de compatibilidade e que, se apurar que é compatível fará o transplante de medula que Tomás precisa para se curar da leucemia. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5