Semana 50: Mariana aceita ajudar Salvador

134º Episódio

Emocionado, Salvador agradece a Mariana por ter decidido fazer os testes médicos que podem avaliar a sua compatibilidade para salvar a vida de Tomás. Mariana mantém-se firme e controlada enquanto o pai mostra o seu arrependimento por tê-la rejeitado, ao mesmo tempo que elogia a sua generosidade por se dispor a ajudar o irmão. Quando Salvador vai embora para dar a boa notícia à mulher, Mariana solta finalmente algumas lágrimas.

Artur toma uma bebida com Júlia e assume que deseja conhecê-la melhor, revelando que ela não lhe revelou tudo sobre si na entrevista que lhe concedeu. Júlia muda o rumo da conversa e acaba por se ir embora para evitar falar sobre os grandes problemas da sua vida. Artur observa-a e fica pensativo. De seguida telefona a Jorge e combina com ele uma entrevista com o objectivo de o contratar para trabalhar na Blondie. Ao receber o telefonema do dono da prestigiada revista, Jorge fica tão eufórico que quase abraça Ivo. Só não o faz, porque o outro começa a falar das doenças que pode contrair com tais manifestações de afecto, escarnecendo depois do valor de Jorge dizendo que ele não é um escritor como ele. Jorge fica irritado e vai contar a Isabel que está prestes a voltar ao jornalismo a sério. A irmã partilha da sua felicidade mas avisa-o para ter cuidado com o que diz na entrevista e recomenda-lhe que não se arme em parvo. Jorge estranha a reacção de Isabel e fica a saber que ela está nervosa porque vai ao teatro à noite. A irmã esconde que o motivo de tal ansiedade se deve à companhia de Urbano.

Raquel confessa a Babi que existe na sua vida um período antes de Júlia e outro depois da irmã ter saído da cadeia. Raquel reconhece que tem saudades da vida que tinha enquanto a irmã esteve presa.

Madalena conta a Júlia que Raul aceitou o seu passado e pergunta à amiga se Artur lhe fez algum avanço. Júlia reafirma que ainda não esqueceu Duarte e que não está disponível para outra relação, até porque se sentiu constrangida ao encontrar o ex-namorado com Inês no shopping. Ao mesmo tempo, fala da visita que fez a Vera, decidida a ajudar na sua recuperação, convicta de que Ester e Alberto vão ter se estar atentos à sobrinha para que não volte às drogas.

Duarte conta a Gui que teve dissabores com Inês. Por ter omitido que encontrou Júlia antes de viajar para a Turquia. Gui continua a defender que ele ainda não esqueceu a antiga namorada embora o irmão queira negar a evidência. Duarte fica ainda mais desconfortável com o telefonema de Teresa, porque a mãe protesta com ele por não lhe ter falado desde que regressou a Portugal.

Quando Teresa desliga o telefone, Francisco aparece vindo do quarto e esforça-se por se mostrar interessado pela vida familiar e pelos filhos. Teresa aperta o cerco ao marido quando ele diz que está a perder clientes e obriga-o a transferir o escritório que tem em Lisboa, para outro mais perto de casa, em Cascais. Francisco não tem outro remédio senão calar-se, incomodado por estar a perder espaço para as suas traições conjugais.

Durante uma conversa familiar, Alberto pergunta discretamente se alguém tem notícias de Vera. Ester informa que a sobrinha vai ter alta na semana seguinte e, olhando para o marido, vinca que quando regressar a casa tem de ser apoiada. Alberto finge não perceber e muda de assunto.

Salvador conta a Marta que Mariana aceitou fazer os testes de compatibilidade que podem salvar a vida de Tomás. A mulher recebe a notícia com desconfiança mas, pouco a pouco, vai dando lugar à esperança e abraça-se a Salvador a chorar.

Júlia felicita Mariana pela atitude altruísta que tomou para tentar salvar o irmão. Madalena junta-se a elas e Júlia conta à filha que ela está de namoro novo. Feliz pelos últimos acontecimentos, propõe que jantem as três. Madalena deixa a sua decisão em suspenso, não vá surgir um convite de Raul.

Raul conta a Emília que, finalmente, conseguiu conquistar o coração de Madalena. A mãe esforça-se por mostrar-se feliz por ele, embora não consiga esquecer a tensão que a sua própria relação está a viver. Nesse instante, Zé Maria surge na loja de decoração e, depois de Raul ir embora, conversa com Emília, assumindo que se precipitou em pedi-la em casamento e em sugerir que vivessem em Cabo Verde. O empresário está visivelmente desiludido e magoado mas mostra-se disposto a namorar com Emília, sem grandes compromissos.

Isabel está muito enervada a poucas horas de sair com Urbano. Luísa ainda a deixa mais ansiosa com os conselhos que lhe dá.

Urbano apressa-se a deixar a clínica para ir ter com Isabel. No entanto ainda tem tempo para se cruzar com Ivo que entrega mais um dos seus poemas a Lúcia. Esta fica envergonhada e pede desculpa ao patrão, pelo facto de Ivo reagir a uma correcção que ele faz, acabando por ser corrigido pelo rapaz. Quando Urbano os deixa a sós, Lúcia pede com bons modos a Ivo que não a procure mais no trabalho. Ele aceita o que ela diz, sem perceber que a recepcionista não quer nada com ele.

Cristóvão tenta dizer a Cátia que ela não deve continuar a fazer striptease. No entanto, atrapalha-se de tal forma que não consegue fazer-se entender, levando a que Cátia corra com ele, pois tem de trabalhar.

Sónia despede-se de Cátia e Gui. Hernâni observa-a, cada vez mais intrigado. Cátia repreende Gui por se ter babado com o decote da prima e protesta por estar a comer no shopping, depois de ver frustrado o convite que fizeram a Duarte e Inês para jantarem.

Tânia não esconde a Nicole de que gostava de a ver de novo junta com Hernâni. No entanto, a mãe não lhe dá qualquer esperança de se reconciliar com o pai.

Hernâni descobre que Miguel anda a trair Nicole com Sónia, ao vê-los entrar para a carrinha estacionada no parque do shopping. Hernâni escuta, incrédulo, os gemidos que saem da viatura, ao mesmo tempo que a vê abanar como nunca.

Cristóvão fala de Cátia com paixão, enquanto Ivo desvaloriza a rapariga, preferindo enaltecer as qualidades de Lúcia.

Duarte esforça-se por convencer Inês de que nunca pretendeu esconder que se tinha encontrado com Júlia antes de viajar, reforçando que tudo não passou de uma coincidência. Inês aceita o que ele diz com resignação, mas faz questão de afirmar que só quer perceber se confiam um no outro.

Mariana despede-se de Madalena e Júlia, desejando todas que ela seja compatível com Tomás para poder avançar para o transplante de medula que pode salvar a vida do menino. Júlia combina acompanhar a filha quando for fazer os exames médicos necessários na manhã seguinte. Depois de Mariana sair, as duas amigas continuam a conversar e Júlia assegura que não sentiu nada ao reencontrar-se com Salvador, reconhecendo que é muito mais difícil gerir os sentimentos que tem por Duarte.

Inês encosta Duarte à parede e pergunta muito directamente se ele a ama. Duarte engole em seco, tentando encontrar uma resposta. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5