“Sol de Inverno”: resumo de 10 a 16 de fevereiro

133º Episódio

Destaque: Jacinto vai a casa de Teresa e devolve-lhe a carteira que havia perdido. Ela fica sensibilizada com a atitude do sem abrigo e, depois de o alimentar, oferece-lhe emprego na quinta como ajudante de jardineiro

Sofia é atacada por Laura mas, ao contrário do que ela pensou, em vez de contra-atacar, propõe-lhe tréguas. Laura fica baralhada

Joana entrega a Laura as fotografias dos modelos de sapatos que Sofia desenhou e produziu para a nova colecção. Laura fica impressionada mas tenta não demonstrar, mas não resiste a mostrar a sua irritação ao saber que a rival está convidada para o programa de televisão Active Brands. Antes de Joana sair diz-lhe que fez um bom trabalho e que está a justificar a aposta que fez nela. Joana bajula a patroa e responde que a sua prioridade é a Boheme. Depois de ficar a sós, Laura telefona para a produção do programa que convidou Sofia.

Beatriz conta a Sofia que teve um sonho horrível em que a protagonista era Joana. No entanto, a irmã consegue levá-la a confessar que aquela angústia matinal que a perturba foi provocada por Eça, que acabou tudo com ela. Sem sequer a ter conhecido pessoalmente. Sofia ameniza o sofrimento da irmã explicando que se isso aconteceu, é porque ele realmente não interessa. Beatriz quer inclusivamente fechar o blogue que criou mas a irmã não permite, dizendo que existem muito seguidores que lêem a sua escrita e que gosta, tal como ela ou o pai. Sofia atira na brincadeira que se a coisa não resultar podem sempre ir jogar gin com as outras velhas do lar. Beatriz dá uma gargalhada, já mais animada.

Teresa está a preparar-se para sair mas esbarra na desmotivação de Margarida que conta à irmã que tem recebido mensagens indecentes e comentários jocosos depois da publicação do seu vídeo na internet. A irmã dá-lhe força para enfrentar o problema e incentiva-a a sair de casa e, quem sabe, até a ir à faculdade para demonstrar que não se deixa afectar pela maledicência. Margarida concorda com a irmã, mas confessa que, por outro lado, só lhe apetece ficar no seu canto. Dulce interrompe a conversa e pede a Teresa que a acompanhe à porta, pois tem um sem abrigo à espera, que deseja vê-la. Teresa apressa-se a indagar o que se passa e depara-se com Jacinto, que lhe vem entregar a carteira que ela deixou esquecida no tejadilho de um carro, mas que ele acabou por descobrir pouco tempo depois. Margarida comenta com a irmã que ela teve uma sorte enorme, pois poupa o tempo para tratar de todos os documentos. O mendigo confessa que ainda olhou para os quarenta euros que estavam dentro da carteira, mas afirma que o facto de estar na miséria não lhe roubou a dignidade. Teresa insiste em saber o seu nome e, depois de Jacinto se identificar, pergunta se já comeu algo. Ele responde que não com a cabeça, tentando esconder a vergonha.

Laura manda Benedita contratar todas as modelos disponíveis nas agencias, dizendo que acabou de escolher a data para o desfile da Boheme. A secretária estranha que a patroa não queira seleccioná-las como se costume mas Laura limita-se a reforçar que quer as raparigas todas contratadas, custe o que custar.

Sofia recebe uma chamada da produção do programa de televisão para o qual tinha sido convidada e é informada de que a Mood não vai poder estar representada, porque a Boheme exige que não estejam as duas marcas no mesmo programa. Sofia fica furiosa por perceber que Laura está de novo a interferir no seu trabalho e a reacender a guerra com que ela quis terminar.

Teresa mostra-se grata a Jacinto por lhe ter devolvido a carteira perdida e não só manda Dulce servir-lhe um lauto pequeno-almoço, como depois de ouvir a sua história de vida e de perceber que Lurdes chegou a trabalhar na Boheme como gaspeadeira antes de ter sido despedida, contrata-o como ajudante de jardineiro para cuidar da quinta. Dulce fica surpreendida, Jacinto grato, prometendo aprender o que não souber fazer e Teresa fica feliz por poder retribuir o bem que ele lhe fez.

Nuno leva Camila para visitar Rosa e conhecer a casa da avó. Quando fica a sós com Ana, dá-lhe uma reprimenda violenta, pelo comportamento que ela teve ao jantar, lembrando que estão a tentar integrar uma criança que acabaram de adoptar. Ela reage com a habitual altivez e manda o irmão embora e dispara que o mundo não gira à sua volta nem da miúda adoptada. Nuno contra-ataca e insiste que ela tem tratado toda a gente mal, desde o acidente em que ficou paraplégica. O irmão faz-lhe ver que não deve tratar os pais como trata e que deve demonstrar gratidão por todo o esforço que eles têm feito para cuidar dela, avisando que com aquela atitude só vai afastar as pessoas de si. Ela responde que sozinha é que está bem.

Matilde fica indignada quando Sofia lhe conta que Laura está a sabotar o lançamento da sua colecção de calçado. A mãe mostra-se convencida de que a rival subornou um dos seus colaboradores para obter informações, mas chega a considerar a hipótese de que a “toupeira” seja Joana, quando esteve lá em casa na noite anterior. Sofia afirma que prefere pensar que a sobrinha nada teve a ver com o assunto e que Laura usou um funcionário, tal como ela tinha usado Benedita para sabotar a Boheme. Matilde pergunta à mãe se vai contra-atacar.

Sofia invade o gabinete de Laura, com Benedita atrás a pedir desculpas por não ter conseguido travá-la. Para surpresa da secretária, Laura pede que as deixe a sós. Contrariamente ao que Laura espera, Sofia, em vez de ameaçar vingança, acaba por lhe propor tréguas, justificando que continuar a guerra que encetaram não vai levar a nada. Para que Laura não duvide da sua boa intenção, Sofia assume que perdeu o confronto com ela, amolecendo-a pouco a pouco e dizendo que o mercado é suficientemente grande para as duas. Laura aceita deixar de perseguir aquela que em tempos foi a sua melhor amiga mas avisa que não vai tolerar ser atraiçoada. Sofia assegura que pode confiar em si. Laura fica muito pensativa com o que acaba de ouvir.

Margarida ganha coragem e decide ir à faculdade. Teresa dá-lhe um abraço de incentivo e afirma que está sempre com ela e retoma o treino com Vicente, que confessa que teve pena de não estar com ela no dia anterior. Teresa explica que teve um dia em que não podia deixar de anular a aula e o treinador afirma que sentiu saudades. Num dos exercícios que estão a fazer, Vicente detém-se a apreciar o cheiro do perfume de Teresa e ela sorri ao aperceber-se disso. A proximidade entre ambos é cada vez mais evidente.

Beatriz vai entregar o livro que Mariano lhe emprestou e volta a surpreender-se com a sua delicadeza. Fica, no entanto, um pouco aflita quando ele se revela fã do seu blogue.

Isabel desabafa a sua desilusão por não ter conseguido emprego mas Lurdes e Lé prometem ajudá-la a encontrar trabalho. Lurdes diz que vai passar-lhe os contactos das empresas de limpezas que conhece e a amiga, apesar de preferir um trabalho mais qualificado diz que aceita o que aparecer. Lurdes olha o telemóvel, desejosa de saber como é que Artur se está a dar na fábrica.

Célia ensina Artur na fábrica e começa a ser alvo de comentários menos simpáticos por parte das colegas, Artur defende a amiga dizendo que quem só consegue ver mal na ajuda que ela lhe está a dar, é porque só tem mal dentro de si. Tudo corre às mil maravilhas e até Horácio elogia o trabalho do novo funcionário, quando Célia começa a ter contracções e é, por ordem do encarregado, acompanhada até aos balneários por Lídia. Ao saber do sucedido, Fábio espalha a confusão, só contrariado pela própria Célia, que chama a atenção para a sua preocupação exagerada.

Margarida está destroçada em casa, depois de ter enfrentado os colegas na faculdade e de ter sido alvo dos comentários mais cruéis, sendo inclusivamente alvo das propostas mais indecentes. Teresa tenta minorar o desgosto da irmã mas sente-se impotente para isso.

Manel comenta com Laura que achou Camila uma linda menina e que Simão e Nuno vão ser excelentes pais para ela. Laura está desconfortável com o assunto e comenta que o filho é demasiado inexperiente para lidar com uma criança problemática. Manel fica em pânico quando Laura conta que Sofia foi ter consigo propondo-lhe tréguas, mas percebe depressa que Sofia não contou que eles se tinham encontrado na livraria. Laura afiança que não vai prejudicar Sofia, pois confia que ela o fará sozinha. No entanto, apesar de a conversa decorrer sem polémica, Laura percebe com desagrado que Manel fica incomodado de cada vez que se fala de Sofia.

Sofia lê um texto que Adelino fez sobre a família e felicita o pai pela qualidade que evidenciou. Nesse instante, recebe a chamada de um jornalista que lhe pede desculpa e reagenda uma entrevista que estava anteriormente marcada. 

Pages: 1 2 3 4 5 6