“Sol de Inverno”: resumo de 17 a 23 de março

163º Episódio 

Destaque: Para surpresa de Carlos, Dulce transforma-se em aliada de Fátima e proíbe-o de fazer a despedida de solteiro em Espanha

Thaís agride Eduardo com uma estalada, depois do namorado a desaconselhar de fazer perguntas sobre a morte de Luís. Perante tal ameaça, Laura começa a engendrar o plano para se ver livre de Thaís

João Maria vai ter com Salvador à praia e exige-lhe que não se aproxime de Matilde, deixando claro que sabe que eles estiveram juntos, quando ele já namorava com ela. Salvador afirma que ele não é ninguém para lhe impor seja o que for e recorda que o traiu. João Maria continua a exibir um ar ameaçador e vai embora furioso por não obter a resposta que desejava.

Teresa surpreende Vicente e diz que está disponível para ser apresentada aos filhos dele como sua namorada. E para matar dois coelhos de uma só cajadada, convida-o para jantar, concordando que Laura pode intimidar um pouco mas não será dramático. Vicente finge-se forte e afirma que não tem medo da mãe dela e aceita jantar com a família de Teresa.

Laura chama Eduardo à biblioteca e ordena-lhe que faça com que Thaís pare de fazer perguntas sobre a morte de Luís. O filho garante que vai falar com a namorada, embora faça sentir à mãe que não entende a razão do seu nervosismo.

Quando sobe ao quarto e diz à namorada que precisa de falar com ela, Thaís informa-o de que vai viajar até ao Paraguai para tentar recuperar o cliente que perderam. Ele fica desagradado por ela ter tratado de tudo à sua revelia, mas a namorada justifica que não pode ficar à espera de que as coisas aconteçam. Quando Eduardo a desaconselha a não fazer mais perguntas sobre a morte de Luís, insinuando que ela não é da família para se meter nesses assuntos, Thaís aplica-lhe uma estalada na cara, assegurando que vai continuar a perguntar o que quiser e que ele não a vai por de parte. Eduardo fica agarrado à cara, incrédulo com o que ela acabou de fazer. Thaís reforça que se ele tem um dado que lhes pode ser útil tem de o partilhar e tenta adivinhar se foi Laura a matar Luís, exigindo ao namorado que diga o que sabe. Eduardo mente e garante que a única coisa que sabe é o que os irmãos lhe contaram, que o treinador morreu nas cavalariças. Thaís continua desconfiada e volta a ameaçar Eduardo, dando a ideia de que lhe fará mal se verificar que ele está a enganá-la.

Laura agradece a Rita por tê-la avisado de que Thaís anda a fazer perguntas sobre a morte de Luís, prometendo dar-lhe uma recompensa, a pretexto do bom trabalho que ela tem feito na cozinha.

Manel conta a Vasco que convidou um primo para morar com eles enquanto estiver a estudar na faculdade. O filho fica desconfiado mas acaba por não se opor à ideia. Nesse momento recebe uma chamada de Ana, que lhe pergunta como correu a escola e se já fez os trabalhos. Vasco conta à mãe que o pai o ajudou para que possa ver um pouco de televisão depois do jantar. Ana aproveita para pedir a Manel que deixe Vasco lanchar lá em casa no dia seguinte e como o filho faz sinal de quer ir o pai faz-lhe a vontade.

Ana fica radiante e conversa animadamente com Rosa e Horácio. A mãe realça que Manel está a confiar mais nela, enquanto o pai conta que na fábrica as mulheres andam todas atrás de Artur, com destaque para Ermelinda, que até lhe tem enviado presentes. Rosa e Ana riem quando Horácio acrescenta que Ermelinda tem idade para ser mãe ou até avó do rapaz.

Lurdes diverte-se quando Artur lhe conta que anda a ser assediado por Ermelinda. A mãe aconselha-o a conversar com ela, para que não pense que tem algumas hipóteses de o conquistar. Ele concorda que é o melhor que tem a fazer, mas não deixa de sentir alguma compaixão pela colega, adivinhando que ela se sente muito só. Depois de contar uma história divertida sobre Ermelinda, Lurdes pergunta ao filho se tem falado com o pai. Artur revela que fala com Jacinto quase todos os dias e que ele está feliz com o trabalho na quinta.

Carlos tenta seduzir Fátima para aproveitarem o facto de Dulce estar entretida a falar com Isabel, para subirem ao quarto. Ela mostra-se muito generosa e diz que até o deixa andar na feira toda, desde que ele desista de fazer a despedida de solteiro em Espanha. O noivo, insiste que só quer ir ver um jogo de futebol e beber umas cervejas com uns amigos, mas Fátima não facilita e dispara que conhece bem como as espanholas são assanhadas, garantindo que até lhe arrancava os pelos do peito se desconfiasse que ele a traía. Carlos fica desagradado com a conversa e vai embora.

Fábio teima em contar uma história ao filho para ele adormecer, convicto de que o bebé percebe o que ele está a dizer. Célia consegue, a muito custo, que Fábio vá ter com Carlos e Artur ao bar da praia, tal como tinham combinado.

Fátima conta a Dulce, por insistência desta, que Carlos quer ir fazer a despedida de solteiro a Espanha, desconfiada de que ele quer mesmo é andar em festa com as espanholas. Para sua grande surpresa, a futura sogra coloca-se a seu lado e afirma com veemência que não vai deixar o filho fazer tal coisa, pois tem de respeitar a noiva. Fátima e Dulce trocam um aperto de mão sob o olhar de Isabel, que acaba por sorrir ao vê-las, unidas como nunca.

Carlos queixa-se a Artur e Fábio que Fátima está cada vez pior com a proximidade do casamento e que não o quer deixar ir fazer a despedida de solteiro a Espanha. Por isso pede aos amigos que o ajudem a convencê-la, dizendo que também vão e que a ideia é apenas ver um jogo de futebol. Artur esquiva-se, dizendo que não tem jeito para mentir, enquanto Fábio se recusa deixar Célia e Diogo Crispim sozinhos, temendo que possa acontecer alguma coisa à mulher ou ao filho. Carlos amua e deixa o bar a dizer que vai buscar a mãe ao palacete para irem para casa e que eles serão responsáveis se ele tiver uma depressão.

Matilde não consegue evitar as náuseas provocadas pelo café que Joana fez para o pequeno-almoço, mas tenta disfarçar. No entanto, a prima fica desconfiada, ainda mais quando Adelino e Beatriz também a encostam à parede, convictos de que ela está a esconder algo. A surpresa é geral quando Matilde confessa que está grávida. Beatriz indaga se a sobrinha já foi ao médico e ela diz que tem consulta para esse mesmo dia, admitindo que João Maria já sabe que ela espera um filho. Adelino afirma que gosta do rapaz e abraça a neta, confessando estar feliz. Joana, ainda aturdida pela novidade, sente inveja de Matilde.

Benedita encontra João Maria a treinar com Vicente e aproxima-se para os cumprimentar. Aproveitando o facto de Vicente ter de se ir embora, fica à conversa com João Maria e combina encontrar-se mais vezes com ele para correrem juntos. João Maria percebe que Benedita está interessada nele e como ainda está despeitado com a traição de Matilde, não acaba com o clima de sedução que entretanto se instalou.

Eduardo conta a Laura que já disse a Thaís para não se meter mais no caso da morte de Luís. A mãe assume que o que a preocupa é que ela pode não estar a fazer as perguntas que está a fazer por simples curiosidade. Laura leva pouco tempo a perceber que a paixão do filho pela brasileira está a esmorecer, pois ele conta que ela vai passar uns dias ao Paraguai, para tentar fechar um contrato que lhes está a fugir. A mãe incita-o a livrar-se dela mas Eduardo, apesar de não esconder que esse é o seu desejo, não consegue explicar como o vai fazer. Laura diz estar farta de resolver os seus problemas e ele defende-se dizendo que Margarida é bem pior do que ele. A mãe lembra-lhe que não tem vinte anos como a irmã.

Eduardo cruza-se ao pequeno-almoço com Teresa e Margarida, no momento em que as irmãs falam dos respectivos namorados, fazendo planos para se encontrarem todos à tarde no bar da praia. O irmão afirma que nunca pensou vê-las com namorados de camisolas de alças e Teresa repreende-o por isso, fazendo com que ele opte por ir ajudar Thaís a fazer a mala. Rita percebe que algo se passa e fica feliz ao saber que a namorada de Eduardo vai viajar.

Ele sobe ao quarto e Thaís previne que não o quer a sair com os seus amigos divorciados e ele devolve o ciúme avisando que sabe bem como é que são os jantares de negócios, certo de que ela não poupará no charme. Para que tudo fique bem, Eduardo faz questão de a ir levar ao aeroporto.

Rita irrita-se por ver Dulce tão cedo na sua cozinha, mas acaba por emprestar-lhe a forma de que ela tem falta para fazer um pudim. Dulce também não gosta que Rita lhe diga para devolver a forma em condições e resmunga que ela lhe pagará um dia por tudo o que lhe fez. Quando volta a ficar a sós com o filho, Dulce proíbe-o sequer em pensar fazer a despedida de solteiro em Espanha e Carlos faz beicinho por ver que a mãe se aliou a Fátima e que também não pode contar com os amigos para enganar a noiva.

Simão aprecia com Horácio algumas amostras de materiais para a concepção de novos modelos de sapatos. Fábio cumprimenta-os e comenta com Artur que não acredita que Carlos consiga convencer Fátima a deixá-lo fazer a despedida de solteiro em Espanha. A conversa é interrompida pela aproximação de Ermelinda que tenta meter conversa com Artur. Este não perde tempo a clarificar a situação e confessa que gosta muito dela como colega mas não mais do que isso, agradecendo os presentes que ela lhe deu. Ermelinda pede desculpa se foi longe demais e pergunta se ele não se importa de devolver o lenço que ela lhe havia dado. Artur diz que se ela quiser até devolve os presentes todos mas Ermelinda assegura que só quer o lenço para dar ao ucraniano da portaria. Artur fica aliviado, por perceber que ela não ficou melindrada.

Eduardo surpreende Benedita ao chegar à Boheme. A secretária tenta ser civilizada e pergunta se Thaís está a adaptar-se bem a Portugal. Sempre insensível, Eduardo dispara que ela deve ter andado a por velas para que a namorada volte para o Brasil. Benedita fica magoada e recorda a paixão que teve com ele como uma doença. Ele mostra-se indiferente e decide ir falar com a mãe

Matilde fica surpreendida quando Manel aparece na livraria para saber como está Sofia e conta que se separou de Laura.

Laura conta a Eduardo que pediu ao detective Morais para conferir se Thaís tem algum mandato de captura internacional, pois sabe que se tal se verificar, bastará uma denúncia para se livrarem dela. Eduardo mostra-se céptico mas não tem outra saída para resolver o problema e, sem perder mais tempo, quase implora a Laura que o deixe regressar à Boheme. A mãe afirma apenas que primeiro têm de livrar-se de Thaís e depois logo pensa no resto. 

Pages: 1 2 3 4 5 6