“Sol de Inverno”: resumo de 17 a 23 de março

 167º Episódio 

Destaque: Dulce empresta o seu anel a Fátima, para que Carlos lhe faça o pedido de casamento. Radiante com a gentileza da futura sogra corre a abraçá-la

Laura fica furiosa e quase excomunga Eduardo, ao saber que pode ter sido ele a divulgar o vídeo indecente de Margarida

Fátima pula e grita de alegria quando Carlos lhe oferece o anel da mãe, para que o use como anel de noivado até ao dia do casamento. Dulce acrescenta que fez questão disso e Fátima corre a abraçar a sogra, deixando Carlos de braços abertos. Lé, Mariano e Lúcia aparecem preocupados com o barulho que escutaram, mas acabam por apreciar o momento de ternura. Mariano até admite ser ele o próximo a casar.

Matilde conversa com Concha, intrigada por não saber quem terá contado a Salvador que está grávida e que o filho pode ser dele. A amiga apressa-se a dizer que não foi ela a fazer a revelação e Matilde descansa-a afirmando que nem sequer pensou nisso. Concha compreende que Salvador queira assumir o filho se se confirmar que é seu e ambas reconhecem que a situação não é confortável para João Maria. Matilde mostra-se feliz pelas provas de amor que o namorado lhe tem dado e esforça-se por se autoconvencer de que é ele que quer ao seu lado. No entanto também percebe que ainda gosta de Salvador, confessando que o último encontro que tiveram mexeu com ela.

Salvador desabafa com Tomás a sua mágoa e reconhece que apesar de tentar esquecer Matilde não consegue, acrescentando com resignação que agora só lhe resta esperar que o bebé nasça para saber se ele é mesmo seu filho. Salvador reconhece que está desalentado por não conseguir fazer com que Matilde volte para si.

Rita vai à biblioteca e pede para falar com Laura. No entanto, Eduardo faz com que se arrependa, pois entra nesse instante para dizer à mãe que Thaís regressa a Portugal no dia seguinte. A empregada fica atrapalhada e diz que fala com a patroa mais tarde, uma vez que se trata de um assunto sem importância, que envolve Dulce.

Joana fica irritada com Beatriz e Adelino por vê-los tão compreensivos com Matilde por causa da gravidez da prima e afirma que se fosse consigo já tinham dito o pior dela. Beatriz rebate a opinião da filha e afirma que nunca fizeram distinção entre as duas. Joana vira as costas à mãe e ao avô e vai para o quarto muito zangada. Matilde entra em casa nesse momento e entrega ao avô o novo livro do autor que vai estar na livraria numa sessão de autógrafos. Adelino conta ingenuamente que Rosa também prometeu emprestar-lhe alguns livros do mesmo autor, mas arrepende-se da referência que fez à da amiga e tenta disfarçar.

Rosa conversa com Lurdes e queixa-se à amiga que já não tem com Horácio a mesma cumplicidade de outros tempos, justificando que cada um passou a ter interesses diferentes desde que ela se reformou e ele não. Lurdes alega que todos os casamentos passam por fazes mais complicadas mas Rosa assume que cada vez se sente mais sozinha.

Ana conta a Horácio que readquiriu liberdade, depois de ter experimentado a aula de caiaque. O pai defende que ela deve conciliar aquela atividade com a natação. Aproveitando a boa disposição da filha, conta-lhe que Manel se separou de Laura e voltou ao apartamento antigo. Ana considera que o ex-marido a devia ter informado da mudança mas o pai desvaloriza a situação, afirmando que Manel ainda não teve oportunidade para conversar com ela sobre o assunto.

Laura conta a Teresa que foi visitar Sofia ao hospital e assume que quer deixar de ser a pessoa austera e dominadora que foi até ali. Confessa que ficou preocupada com a doença daquela que foi durante tantos anos a sua melhor amiga e parece disposta a emendar os seus erros. Teresa compreende a angústia da mãe e mostra-se convencida de que Sofia já a perdoou.

Sofia tem alta do hospital, depois de a biopsia que efetuou ter revelado que o tumor era benigno e agradece ao médico por tê-la incentivado a fazer a cirurgia. O cirurgião faz as suas recomendações e deixa a família a sós. Matilde pergunta à mãe quem lhe ofereceu as flores que leva consigo e fica espantada quando ela responde que foi Laura quem lhas levou.

Rita entrega a Laura o DVD que diz ter encontrado numa gaveta de Eduardo. A patroa pressente que ela esteve à procura do que não devia e censura-a por isso, recomendando-lhe repetidas vezes que não comente o assunto. Rita anui e depois de ele sair para a cozinha, Laura visiona por curtos momentos as imagens, ficando em estado de choque com o que vê. Sem se deter, agarra no vídeo e irrompe pelo quarto de Eduardo sem bater, facto que ele estranha. Laura confronta-o, furiosa, com o DVD na mão, acusando-o de ter publicado o vídeo de Margarida na internet, para que Andreia não fosse viver lá para casa. Eduardo fica atordoado e jura a pés juntos que não foi ele a expor a irmã, atirando a culpa para cima de Thaís, dizendo que foi ela a responsável pela publicação do vídeo. Laura critica o filho com dureza e grita que ele nem sequer serve para proteger a família. Na sua fúria incontrolável fica com o seu computador para apurar se ele foi utilizado para denegrir Margarida e decreta que se ele não expulsar a namorada, pode fazer as malas e sair com ela.

Laura passa pela sala para sair de casa e encontra Margarida e Teresa juntas. Beija cada uma das filhas com um carinho pouco habitual antes de sair para a empresa e ainda se inteira da forma como estão a decorrer as sessões de Margarida no psicólogo. Elas estranham o comportamento da mãe. Teresa adivinha que ela está a tentar aproximar-se dos filhos.

O cirurgião plástico de Andreia aproveita ao máximo os favores sexuais de Andreia e procura-a logo pela manhã, levando o pequeno-almoço que irão tomar juntos. Ela obriga-se a ter relações com o médico, como forma de pagar a operação para restaurar a face.

Eduardo passa pela cozinha e pergunta a Rita se viu alguém a remexer o seu quarto e confirma que lhe tiraram algo que não deviam, provocando-lhe um conflito com a mãe. Rita faz-se de desentendida e ajuda a que Eduardo fique a pensar que talvez tenha sido Carla a prejudicá-lo. Ele aproxima-se e segreda-lhe que agora que a sua mulher está de volta a casa, terão de ser mais discretos, pois Thaís não é estúpida e pode suspeitar de que está a ser traída. Rita concorda mas não fica satisfeita.

Fátima contempla o anel de noivado que Carlos lhe ofereceu e revela a Lurdes que pretende tatuar a aliança de casada no dedo, convicta de que Carlos vai aceitar bem a ideia em nome do amor que lhe tem. Lurdes chama à atenção de que se o casamento não correr bem, essa sua decisão passará a ser um problema. De seguida, vai embora para mostrar uns tecidos que tem nas mãos e Célia surge com o filho ao colo, pedindo a Fátima que lhe pegue, ao mesmo tempo que lhe conta que vai pedir ao médico que lhe seque o leite porque já não aguenta dar de mamar ao filho. A cozinheira opõe-se, mas face à irritação de Célia acaba por se resignar e aceitar até esconder de Fábio o que ela vai fazer.

Lurdes mostra tecidos a Concha e Lé. Concha sugere á mãe que podia empenhar-se na costura e rentabilizar os seus conhecimentos no palacete, organizando workshops com os quais poderia ganhar bom dinheiro. Lé afirma que não quer ter um trabalho rotineiro, merecendo a desaprovação da filha.

Mariano e Beatriz namoram com grande cumplicidade e ele reafirma que está disposto a esperar até que ela esteja pronta para se envolverem de forma mais intima. O livreiro fala com entusiasmo do carro que vai comprar e consegue que Beatriz o acompanhe para escolher as cores para o automóvel.

Sofia regressa a casa e confessa que pensou que não conseguiria regressar. Matilde revela à mãe os seus receios quanto à mudança de humor de Laura, agora bem mais cordata. Sofia confessa não saber o que esperar dela e Matilde aproveita para contar que Manel deixou Laura e voltou a viver com Vasco no antigo apartamento. Depois de digerir a informação, Sofia repete que nem essa circunstância faz com que altere a sua decisão de não se envolver mais com Manel.

Laura dispensa os serviços de “espionagem” de Joana e diz que a partir de agora não quer que ela lhe forneça mais informações sobre Sofia. Joana fica melindrada por perceber que Laura perdeu a confiança nela. Ao sair do gabinete cruza-se com Teresa que pergunta à mãe se a razão da sua má disposição Matinal de ficou a dever a algo que se tenha passado entre si e Manel. Laura confessa que o que a preocupa é a relação de Eduardo com Thaís, pois não tem qualquer problema em se vergar aos desejos dela, quando com Andreia o comportamento foi muito menos tolerante.

Teresa aconselha a mãe a manter-se fora do assunto e Laura esconde-lhe que Eduardo ou Thaís foram os responsáveis pela divulgação do vídeo de Margarida.

Benedita não resiste à tentação e telefona a João Maria, convencendo-o a aceitar almoçar consigo.

Mariano fica boquiaberto quando Matilde lhe revela que está grávida mas que não sabe se o filho é de Salvador.

Pages: 1 2 3 4 5 6