“Sol de Inverno”: resumo de 17 a 23 de março

165º Episódio 

Destaque: Eduardo assume perante Laura que se fartou de Thaís e a mãe estuda a melhor forma de livrarem dela

Vicente sobrevive aos ataques de Laura e Eduardo e passa com distinção a apresentação à família de Teresa

Depois do jantar e enquanto esperam pelos cafés no salão, os Aragão conversam sobre as provas hípicas de Margarida. Vicente mostra curiosidade em assistir à próxima competição e Eduardo aproveita para o humilhar dizendo a Teresa que é uma óptima oportunidade para abrir os horizontes ao namorado. Este resiste a responder mas Teresa fica furiosa com o irmão. Salvador coloca água na fervura e garante a Vicente que ele vai gostar de assistir, enquanto Laura acrescenta que seria muito importante que Margarida ganhasse a prova, pois daria ainda mais prestígio aos cavalos que eles criam na quinta. Salvador afirma que a irmã já tem pressão suficiente e a mãe assegura que não a deseja pressionar. Rita entra e serve os cafés, evitando que o seu olhar se cruze com o de Eduardo, tal como ele também evita olhar para ela. Vicente muda o rumo da conversa e fala com Salvador sobre a escola de surf, levando Laura a mostrar desagrado pelo facto de o filho ter preferido aquele negócio a estar na Boheme. Salvador repete que é feliz assim e Laura fica incomodada quando o tema passa a ser a substituição de Manel na empresa.

Horácio vai levar Vasco a casa e aproveita um momento a sós com Manel para lhe pedir cordialmente que da próxima vez que tentar refazer a vida se certifique que as coisas vão resultar, de maneira a não provocar instabilidade na cabeça do filho. Manel compreende a preocupação do ex-sogro e garante-lhe que Vasco está bem.

Rosa aproveita um momento em que está a sós e telefona a Adelino, convidando-o para lancharem de novo juntos, controlando sempre se Ana aparece. Ele recebe a proposta com surpresa mas fica muito entusiasmado. Matilde repara na satisfação do avô e refere o facto de ele ir encontrar-se com uma amiga. Adelino sente-se na obrigação de confessar que gosta de trocar ideias com Rosa sobre o que escreve. Como que para mudar de assunto pergunta se Beatriz já chegou. Matilde confirma que não e acrescenta que Joana disse que ia ao bar da praia.

Nesse momento, Salvador entra em casa a dizer a Joana que não quer falar com ela, exigindo-lhe que o deixe em paz e vá embora. Ela assegura que não pretende demorar-se mas faz questão de lhe contar que Matilde está grávida e que o filho pode ser dele. Salvador fica estupefacto com a revelação. Joana explica que ouviu a prima conversar com João Maria e, por isso ficou a saber o que acabou de lhe contar. Salvador pretende perceber o que é que ela pretende ganhar ao contar-lhe a verdade e Joana garante que apenas pretende remediar o erro que cometeu quando ele e Matilde estavam casados. Pede-lhe apenas que não diga à ex-mulher que foi ela a contar-lhe que pode ser ele o pai do bebé que ela espera. Ele promete manter segredo e quando Joana vai embora, tem a tentação de telefonar a Matilde mas acaba por se conter.

Teresa e Margarida conversam sobre o jantar que serviu de apresentação de Vicente à família. Teresa mostra-se grata pela ajuda que a irmã e o irmão Salvador deram para que o seu namorado se sentisse integrado. Margarida assume que ela faria o mesmo por eles e confessa que bem se esforçou por juntar Salvador e Alice mas que ele nem quis ouvir falar do assunto. Teresa lembra que o irmão amou muito Matilde e que vai levar o seu tempo a esquecê-la. Nesse instante recebe uma mensagem de Vicente a confirmar que gostou do jantar e fica radiante pelo namorado.

Laura deambula pela biblioteca e confirma a Eduardo que Thaís não tem nenhum mandato internacional de captura, tornando-se assim mais difícil livrarem-se dela. Eduardo é quase forçado a reconhecer perante a mãe que já se cansou daquela namorada e conta-lhe que foi ela quem esfaqueou Andreia. Laura diz que não sabe se há-de ficar contente ou horrorizada e censura-o por não lhe ter dado ouvidos quando ela afirmou que ele não deveria ter ficado com Thaís. Esta telefona a Eduardo naquele instante e ele vai atendê-la fora da biblioteca seguindo as instruções da mãe. Quando chega à sala inibe-se de falar à-vontade devido à presença de Teresa e Margarida. Depois de combinar falar mais tarde com Thaís, Eduardo desliga e interrogado por Margarida, responde que está tudo bem com a namorada. Teresa agradece ao irmão com ironia pelo esforço que ele fez no jantar, dizendo que ele foi encantador. Eduardo responde que até se portou bem porque foi difícil controlar a vontade de gozar com Vicente. Margarida pica-o e afirma que o seu problema deve ter a ver com a vontade que Thaís tem de ter aulas com Vicente. Eduardo reage com desdém e dispara que não está preocupado com alguém que passa o dia de fato de treino vestido e a cheirar a ginásio. As irmãs ficam irritadas e ele segue para a cozinha. Ali seduz Rita e pergunta, meloso, quando podem repetir o programa da tarde. Ela promete ir ao quarto dele despedir-se, antes de ir para casa dormir. Dulce aparece de surpresa e obriga a que Eduardo se afaste rapidamente. A antiga cozinheira pede a Rita que lhe ceda um pouco de cidreira. Ela acaba por aceder mas recusa-se a agradecer a Dulce a ajuda que lhe deu a fazer o jantar, convicta de que conseguiria dar conta do recado sem ela, acrescentando que apenas lhe deu uma oportunidade de se distrair. Dulce fica indignada e Rita faz notar que ela não deveria esperar que fossem amigas a partir de agora.

Carlos fica em estado de choque quando vê as listas de convidados que Fátima fez para o seu casamento e chama-lhe à atenção para o facto de ainda nem sequer ter feito a lista de pessoas que ele próprio pretende convidar. Ela ameaça não o deixar viajar para a despedida de solteiro se for forreta com ela e sugere-lhe que peça à mãe que o ajude a pagar a despesa do copo de água, tal como o seu pai vai fazer. Carlos quase faz beicinho e pede-lhe para subirem até ao quarto, fingindo estar com frio. Ela acede e diz que o vai aquecer um bocadinho.

Beatriz não consegue envolver-se mais intimamente com Mariano e decide contar-lhe que Joana não é fruto de uma relação normal, mas sim de uma violação de que ela foi vitima quando ainda estudava no liceu. Mariano ouve o relato de Beatriz com estupefacção e trata-a ainda com mais carinho dizendo que só farão amor pela primeira vez quando ela estiver preparada, pois nem o tempo apagará o amor que sente por ela. Beatriz contenta-se em dormir com ele nesta noite.

João Maria constata que Vicente tem um clube de fãs no ginásio depois de uma rapariga passar por ele a sorrir-lhe. O treinador desvaloriza e devolve a bola, afirmando que ele é que tem muitas pretendentes, lembrando-se de Benedita e sugerindo que não a deixe escapar. João Maria recorda-lhe que já tem namorada e Vicente insiste que depois da traição que Matilde lhe fez, ele deve desforrar-se. João Maria recusa a ideia, mas bem lá no fundo, admite a possibilidade.

Tomás oferece ajuda a Lúcia no bar em troca do pequeno-almoço, uma vez que saiu cedo da cama por não conseguir dormir. Ela diz que no máximo lhe oferece um sumo e que dispensa a sua ajuda, pois não tem jeito para as limpezas e a namorada não iria gostar. Tomás fica sem perceber o que ela quis dizer com aquilo.

Vasco confessa ao pai que está muito feliz por terem voltado a morar juntos no apartamento e Manel reconhece que está um pouco nervoso por ser o primeiro dia no novo trabalho. O filho diz que não se importa de ir para casa dos avós, do tio ou para o bar da praia se ele tiver de sair mais tarde. Manel responde que o que têm de fazer é saírem de casa rapidamente.

Camila faz birra quando pretende sair de casa com umas sandálias de Verão, quando não está tempo para isso. Nuno é mais permissivo mas Simão impõe-se e faz com que a filha vá calçar os ténis. Depois de estar a sós com o companheiro, Simão faz-lhe ver que não podem ceder sempre aos caprichos de Camila, sob pena de a transformarem numa rapariga sem capacidade para ouvir um não no futuro. Nuno concorda, embora reconheça que lhe custa quando ela fica com a cara triste.

Laura insiste com Teresa para que não leve por diante o namoro com Vicente, chamando-lhe à atenção para o facto de ele ter dois filhos pequenos. A filha frisa que já é uma mulher madura e que a educação das crianças cabe aos pais, não a ela. Laura afirma que teve sempre razão relativamente às relações dos filhos. Teresa acusa a mãe de ter sempre uma opinião negativa sobre tudo e toda a gente. Laura defende-se mas a filha não lhe dá razão, preferindo ir para a empresa. Rita surge com a correspondência e Laura repara numa carta escrita à mão por Sofia. A curiosidade obriga-a a lê-la de imediato. Sofia conta que lhe escreve porque lhe diagnosticaram um tumor e como não sabe se irá acordar nem em que condições, decidiu reafirmar que nunca teve nada a ver com Francisco e aconselha-a a afastar essa mágoa. Laura fica a pensar no que acabou de ler.

Salvador procura Matilde de surpresa na livraria e critica-a por lhe ter escondido que espera um filho que pode ser dele. Matilde tenta controlar as emoções e enfrenta-o decidida, contrapondo que o pai também pode ser João Maria. Salvador insiste que este pode ser o sinal indicador de que devem ficar juntos com o filho mas ela não se mostra receptiva, defendendo que está com João Maria. Já magoado, Salvador resigna-se e afirma que quando o bebé nascer se farão os testes de paternidade. Matilde defende-se e lembra que ninguém a pode obrigar a permitir esses testes mas o ex-marido não valoriza a sua opinião e aconselha-a a contar a João Maria que não permitirá que ele seja o pai do seu filho. Salvador sai da livraria num misto de mágoa e fúria. Matilde desaba a chorar.

Simão fica a saber por Benedita que ela conheceu um rapaz por quem parece muito interessada. Ela reconhece que está a começar a gostar dele mas que agora quer fazer tudo com muita calma para não sofrer desilusões. Teresa interrompe-lhes a conversa, agastada por ter acabado de fazer uma entrevista a um candidato à vaga deixada em aberto por Manel, esbarrando numa pessoa que se considera antecipadamente contratada para o lugar. Simão diz à irmã que quer saber todos os detalhes do jantar em que apresentou Vicente à família.

Joana conta a Laura que Sofia aguarda o resultado de exames complementares para saber se o tumor que lhe foi retirado é benigno, como tudo aponta. Laura interroga-se se ela não ficará com sequelas mas Joana afiança que se fosse esse o caso, os médicos já se teriam apercebido. Laura mergulha numa espécie de torpor e, depois de Joana sair começa a recordar uma das vezes em que ela e Sofia andaram à pancada. 

Pages: 1 2 3 4 5 6