“Sol de Inverno”: resumo de 24 a 30 de março

173º Episódio 

Destaque: Matilde anuncia que decidiu ir viver para o Canadá com João Maria. Sofia fica entre a espada e a parede, tentada em contar á filha que o namorado a traiu. Salvador fica em choque quando a própria Matilde lhe conta que vai para Toronto e promete impedi-la de fugir com o seu filho

Horácio conversa com Rosa sobre o facto de ela não ter acompanhado Ana ao treino de caiaque e defende que ela deve desligar-se mais da filha para lhe dar autoconfiança. A mulher, um pouco comprometida, conta que saiu durante a tarde para tomar um café. Horácio reconhece que não deveria ter recusado reformar-se e coloca agora essa possibilidade para que ela não passe tanto tempo sozinha. Rosa responde que ele não deve sentir-se obrigado e fica nervosa quando recebe uma mensagem de Adelino, dizendo que não trocava a tarde que tiveram por nada. Horácio não percebe que está a perder a mulher.

Isabel comenta o escândalo amoroso que envolve Eduardo e Rita. Lurdes faz notar que a cozinheira sempre foi muito esperta e que deve estar a tentar subir na vida, sabendo bem em que lençóis de deve deitar. Isabel queixa-se de que está a ganhar mal, embora compreendendo que Nuno não lhe pode pagar mais na florista. Depois de soltar um suspiro, propõe a Lurdes que dividam um talão do euro milhões mas a amiga responde que não gasta dinheiro em jogo e que fica a torcer por ela.

Fábio desilude Carlos e Artur porque decidiu não ir á despedida de solteiro do motorista em Madrid, pois não quer deixar a mulher e o filho sozinhos. Acácio aprova a atitude do rapaz e diz a Carlos que ele deve seguir o seu exemplo. O futuro genro assume logo que só tem olhos para Fátima, enquanto Fábio e Artur trocam um olhar cúmplice, pois sabem que Carlos está contrariado por ter de viajar com o futuro sogro e o futuro cunhado.

Beatriz conversa com Mariano e carinhosamente convence-o a ir ao médico para tratar a sua disfunção sexual.

Adelino estranha que Sofia esteja muito calada e tenta que a filha diga o que a preocupa, já que recebeu a boa notícia de que está curada e que a sua coleção está quase a sair para as lojas. Quando ele se prepara para confessar ao pai o que a atormenta, Matilde chega com João Maria e anuncia que decidiu ir com ele para o Canadá. Sofia mostra-se desagradada com a ideia e causa estranheza em Matilde e João Maria, que pensavam ter o seu apoio. Sofia continua a falar de forma muito seca, mas sem coragem para contar à filha que o namorado andou a assediar Benedita.

Andreia começa a organizar a sua agencia de acompanhantes e é surpreendida por Inês, que vai pedir-lhe emprego. A antiga amiga de Margarida diz que saiu de casa dos pais e que está desesperada para ganhar dinheiro, mostrando-se disposta a tudo.

Vicente confessa que ficou chocado ao saber que Thaís matou todos os cavalos da quinta. Laura diz a Margarida que não será por isso que vai deixar de participar nas provas de dressage e revela que já lhe arranjou um cavalo. A filha assume que não tem coragem para voltar a montar e desabafa que quer os seus cavalos de volta. A mãe chama-lhe a atenção que já não tem idade para fazer birras. Eduardo ousa dizer que podia ter sido pior se tivesse morrido pessoas em vez dos cavalos e Margarida fica furiosa culpando o irmão pelo que aconteceu e desejando que ele tivesse ficado no México para sempre. Laura tem de repreender ambos e faz com que a filha saia disparada para o quarto. Vicente despede-se da família agradecendo o jantar e Laura avisa Eduardo para ter mais cuidado com o que diz á irmã, repreendendo-o pelo olhar que trocou com Rita.

Sofia conta a Beatriz que João maria traiu Matilde e que apesar de Benedita o ter rejeitado, chegou mesmo a beijá-la contra sua vontade. A irmã defende que ela deve contar á filha mas Sofia está indecisa em fazê-lo, pois João Maria pode ter cometido apenas um deslize sem significado, lembrando que ele está disposto a tomar conta de Matilde e do bebé. Por outro lado, Sofia assume que fica mais descansada com a filha no Canadá, pois receia que ela, sabendo a verdade, volte para Salvador e a sofrer represálias por parte de Laura. Mesmo assim, Beatriz acha que ele deve deixar que seja a filha a decidir com quem quer ficar.

Carlos tenta arranjar alguém que substitua Fábio na viagem a Madrid e Fátima entusiasma-se e dispõe-se a acompanhar os homens. O noivo fica aflito e diz logo que não pode ser, que dá azar. Mariano aparece nessa altura e Carlos vê nele a tábua de salvação de que precisava, fingindo que já o tinha convidado para a despedida de solteiro. Mariano é apanhado desprevenido e nega o convite, acrescentando que já tinha dito que queria ficar com a namorada, pois não gosta daquelas festa nem de confusões. Com a ajuda de Acácio, Carlos persiste e consegue convencer o livreiro a acompanhá-los.

Salvador procura Matilde na livraria e pede-lhe para que lhe forneça o seu plano de consultas e as ecografias, argumentando que quer acompanhar a sua gravidez. Matilde mostra o seu desagrado e responde que não tem de lhe dar nada, ainda mais porque ele nem sequer sabe se bebé é dele. Para acabar rapidamente com a conversa, Matilde revela que vai viver com João Maria para Toronto, deixando Salvador à beira do colapso. O ex-marido irrita-se e acusa-a de estar a querer fugir com o filho, garantindo que vai fazer tudo para a impedir, nem que seja preciso falar com o seu advogado. Matilde não vacila e contrapõe que quando ele conseguir alguma coisa já ema estará longe. Salvador acaba por ir embora muito magoado.

Sofia confessa a Beatriz que se sente entre a espada e a parede e que ainda não decidiu se conta ou não a Matilde a traição de João Maria, receando que a filha esteja a cometer um grande erro ao ir com ele para o Canadá. A irmã recomenda-lhe que aproveite bem o pequeno-almoço com Vasco e Manel para descontrair e ela confessa que só manteve o compromisso por causa do miúdo, já que não lhe apetece estar com Manel. Beatriz afirma que ela se está a enganar e que é bem perceptível que ainda não esqueceu Manel. Sofia responde que o amor não chega e que ele a desiludiu muito. Manel e Vasco chegam nesse momento e o rapaz abraça-se logo a Sofia, dizendo que estava cheio de saudades dela.

A assistente social que tratou do processo de adopção de Camila telefona a Nuno e comunica-lhe que o pai biológico da menina pediu para a ver. Nuno fica a digerir a informação e conta a novidade a Simão. Este fica indignado e responde que não devem permitir esse encontro já que se o pai queria Camila, deveria ter ficado com ela e não dá-la para adopção. Nuno contrapõe que quando crescer, a filha começará a fazer perguntas e Simão defende que, nessa altura deverão contar-lhe que o pai a abandonou. Nuno fica sem saber o que fazer.

Ana procura emprego no computador e nos jornais. Rosa nota que com as suas limitações vai ser muito difícil conseguir trabalho, mas arrepende-se imediatamente do que diz. Ana despreocupa a mãe e encara a situação com normalidade. Rosa elogia a força de vontade da filha.

Sofia sorri quando Manel confirma que a visitou no hospital e confessa-lhe que está com um problema entre mãos, temendo que Matilde esteja a cometer um erro ao decidir ir viver para o Canadá. Aproveitando o facto de Manel estar a trabalhar na mesma empresa de João Maria, pergunta-lhe se o conhece bem. Acaba por ficar irritada, embora disfarce, quando Manel conta que ele se candidatou a uma vaga que abriu em Toronto e que não foi convidado para o lugar, como tinha dito.

Salvador desabafa com Tomás e confessa-se impotente para travar Matilde no propósito de ir para o Canadá. No entanto garante que assim que ficar provado que o filho é seu, irá atrás deles nem que seja até ao fim do mundo. (conclusão)

Pages: 1 2 3 4 5 6