“A Herdeira”: Resumo dos próximos episódios

“A Herdeira”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 1 (24 de setembro)

Em Viana do Castelo, Duarte Alvarenga encontra-se com o homem acusado do rapto da sua filha e que acaba de ser libertado. O homem clama por inocência e entrega a Duarte uma fotografia de uma mulher, que trabalha numa ONG no México e que Duarte deve procurar lá as respostas. O homem é assassinado a tiro, antes que consiga dizer a Duarte o nome da tal mulher. A família de Duarte fica chocada ao ver que a mulher da foto é praticamente igual à primeira e falecida mulher de Duarte, que diz a Madalena, sua atual mulher, que vai aproveitar a ida ao casamento do amigo Emiliano no México para procurar a mulher da fotografia, garantindo que não desistirá de encontrar a filha. E Madalena recorda quando, há vinte anos, raptou a filha de Duarte e a atirou num cesto ao rio.

No México, Luz vai num camião cheio de clandestinos, que pretendem emigrar para os Estados Unidos, e uma criança morre ao cair do camião, sem que Luz a consiga salvar. Os clandestinos são obrigados a fugir, quando o camião pára ao aperceber-se de uma operação Stop mais adiante na estrada. Luz caminha sozinha pelo deserto e pede boleia a Vicente, que passa de mota, mas que a ignora. Luz e Vicente voltam a cruzar-se num posto de gasolina, onde um homem a tenta atacar e Vicente luta com esse homem para a defender. Vicente acaba por dar boleia a Luz até à cidade, que se despede dele, sem lhe dizer o nome.

Na televisão mexicana, o general Emiliano Rivera, candidato às eleições presidenciais, promete, em entrevista, combater o narcotráfico e o crime organizado. Durante a entrevista, Emiliano troca olhares cúmplices com Alexa, seu braço direito. Alexa é a mulher da fotografia que Duarte tem na sua posse.

Luz encontra-se com o pai, Ramón, no hotel onde este trabalha como ajudante de cozinha e onde se vai realizar o casamento de Beatriz, a filha do general. Ramón pede à filha que espere por ele fora do hotel e dá-lhe comida, que Luz devora sôfrega.

Duarte e Madalena chegam ao México para o casamento de Beatriz, a filha do general Emiliano. Duarte fala com Madalena sobre a delicada situação financeira da família, afirmando que terá uma conversa com Emiliano após o casamento, além de ir procurar a mulher da fotografia.

Diego entrega a Emiliano uma lista com o nome das pessoas envolvidas no crime organizado. Alguém observa os dois, escondido atrás das cortinas, mas não vê a cara de Diego. Transtornado, Emiliano guarda a lista no cofre do quarto e, logo em seguida, recebe a visita de Alexa, que não quer continuar com a relação dos dois, afirmando estar farta de esperar por ele e anunciando que se mudará para San Diego logo após o casamento.

Durante a requintada cerimónia de casamento de Joaquim e Beatriz nos jardins do hotel, Luz vê Ramón a discutir com Madalena, mas não consegue ouvir o que dizem, pois é obrigada a fugir e a esconder-se. Ramón é despedido do hotel, acusado de roubar comida, procura Luz pela cidade, em desespero crescente por não encontrar a filha.

Beatriz encaminha-se para o altar, onde a aguarda Joaquim, acompanhada das damas de honor. Uma delas é Alexa e Duarte reconhece-a como a mulher da fotografia, garantindo a Madalena que vai falar com ela logo que haja oportunidade. No altar, Caetana pede a Emiliano que se contenha nos olhares que troca com Alexa, mostrando ao marido que sabe do caso dos dois. No decurso da festa, Duarte tenta aproximar-se de Alexa, mas esta foge dele. Caetana dança com Joaquim, a quem diz que está na hora do ataque. Vários sicários entram pela festa, disparando tiros, matando várias pessoas e provocando o caos. Vicente encontra Luz debaixo da mesa de honra e protege-a. Duarte vê Alexa desmaiada com uma arma na mão, mas tem de correr para o interior do hotel. O general Emiliano é morto e Duarte conta à polícia que viu Alexa com uma arma na mão.

A morte do general, candidato a presidente do México, é noticiada por várias cadeias de televisão do mundo inteiro. Enquanto Caetana assume o papel de viúva inconsolável perante os media e o povo mexicano, Alexa é obrigada a fugir, depois de acordar com uma arma na mão, procurando Ramón e pedindo-lhe que a esconda em sua casa. Alexa conta a Ramón o que se passou na festa e jura que não matou ninguém. Ramón aceita dar-lhe abrigo e Alexa pede-lhe ajuda para trazer para perto dela a sua filha, que ninguém sabe que existe. Ao mesmo tempo, no hotel, Beatriz fica a saber, por Caetana e Joaquim, que Alexa é a principal suspeita da morte de Emiliano.

Vicente encontra Luz na saída do hotel, onde vários populares depositam velas e flores junto aos cartazes de campanha de Emiliano. Luz beija Vicente, que é apanhado de surpresa, justificando o beijo com o facto de a polícia deve desconfiar do pai de Luz, já que foi o único empregado da cozinha que não morreu, e Vicente, afirmando que trabalha na Embaixada de Espanha, diz que a pode ajudar a localizar o pai.

No dia seguinte, Luz acorda na casa de praia de Vicente e toma banho, completamente nua, mas é surpreendida por Vicente, que está encantado e lhe estende uma toalha. Luz conta-lhe que é cigana, para espanto de Vicente, recordando os tempos em que era feliz com o pai. Vicente recebe uma mensagem e diz a Luz que já tem a morada de casa do pai dela.

Na televisão, Luz vê as notícias de uma possível cumplicidade de Ramón e Alexa no assassinato de Emiliano. A cigana rouba dinheiro, a mota e o telemóvel de Vicente, fugindo dali na mota deste e atirando o telemóvel fora depois de memorizar a morada do pai. Luz encontra Ramón e, ao ver Alexa com ele, pergunta se o pai tem algo a ver com a morte do general, mas Ramón garante que tanto ele como Alexa são inocentes. Alexa diz-lhes que os vai ajudar a atravessar a fronteira para os Estados Unidos pelos túneis. Ramón e Luz iniciam a travessia, mas estão localizados pela polícia, através de um dispositivo de localização que a mota de Vicente contém. A polícia trava-os a meio da travessia no túnel, até que, subitamente, várias bombas de fumo começam a ser atiradas para o local onde eles se encontram com a polícia, deixando Vicente, que assiste a tudo através de uns monitores, em pânico com o que está a acontecer.