“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 042 (1 a 7 de abril)  

 Luísa diz à filha para não se envolver com Ricardo.

Joana defende Leonor contra Sérgio.

Madalena pede a Artur que vá para Lisboa.

Joana recebe o presente de Manuel para o bebé e relembra-se das botas que Paula ofereceu na noite em que fugiu. Joana sai para a casa de banho, sem dizer nada e Manuel fica preocupado.

Estão todos sentados à mesa e Susana começa a servir quando Jaime repara que Ricardo não tem prato. Susana vai buscar e pede a Lurdes que sirva a salada. Luísa está tensa com a presença de Ricardo.

Artur interroga David, Rita tenta-se meter na conversa mas o pai manda-a ficar calada. David fala do negócio que tinha no continente e vê-se obrigado a mentir, dizendo que o negócio se mantém de vento em popa e está em contacto com o sócio em Lisboa. Artur assente, sem acreditar e avisa-os que não os quer sozinhos, que se quiserem sair têm de lhe pedir autorização.

Manuel continua preocupado com Joana, que lhe conta que na noite em Alex a tentou matar, ele ficou a saber da gravidez porque Paula lhe deu um par de botas bebé e que a prenda dele lhe relembrou dessa noite. Manuel pede desculpa e abraça-a.

Genoveva não deixa Jesus comer a sobremesa e ele sai de casa. Ramalho diz a Genoveva que o está a tratar como se fosse seu filho, puxa-a para irem à ‘Casa do Povo’ para se distraírem. Genoveva acaba por ceder e saem.

Rita pede desculpa pela situação, mas David diz que também insistiu em conhecer Artur. Rita salta-lhe para o calo e quer beijá-lo, mas ele afasta-a. Rita diz que as regras existem para serem quebradas. Francisca quase os apanha e pede-lhes que sejam discretos e usem preservativo. Rita fica sem palavras e David nem reage.

Batista fala sobre Abel com Flávia, quando entra Ramalho e Genoveva. Conta-lhe que Abel está muito mal e começam a falar do amigo como se já tivesse morrido. Ramalho repreende-os e pede a Flávia que reze.

Manuel deita as botas para o lixo. Joana pondera e vai tirá-las do caixote. Olha-as com outros olhos e diz a Manuel que ele tem razão e que não pode ficar agarrada ao passado. Diz que tem de dar um novo significado ao que lhe aconteceu. Manuel abraça-a em proteção.

Susana tenta animar o espírito da mãe e faz um pequeno discurso e um brinde dizendo que o pai adorava festas e que estará muito orgulhoso com o que a mãe preparou. Jaime remarca que não podem deixar o passado puxá-los para baixo. Lurdes atenta a tudo, percebe que Luísa está atenta à interação íntima de Susana e Ricardo.

O Padre agradece às beatas o trabalho para preparação da missa e elas saem. Pinheiro entra no confessionário à procura de um terço, quando Márcia entra e pede para se confessar. O Padre estranha, mas não lhe reconhece a voz. Márcia diz que não se confessa há mais de dezoito anos e o Padre admira-se.

Rita observa o campo e Manuel fala do que fez para conseguir criar o ambiente perfeito para as vacas produzirem leite. Rita atenta à conversa e diz que se calhar o pai tem razão quando diz que Manuel gosta mais das vacas do que pessoas. Manuel conta-lhe que a terra era do bisavô e Rita diz que vai dar uma volta.

Batista estranha ver Jesus tão cedo e ele conta que se despediu. Batista dá entender que Abel morreu e Jesus fica alarmado.

Luísa diz a Susana que não a quer com Ricardo e pede-lhe que não lhe dê confiança. Susana não percebe a atitude da mãe e pergunta-lhe o que sabe sobre Ricardo. Luísa hesita.

Liliana fala ao telemóvel sobre o trabalho. Jaime conta-lhe do acidente de Artur e Liliana diz que os Bettencourt parecem mais assustados com a sua presença na ilha do que com os abalos. Jaime recorda o pai e diz que sente a sua falta. Diz a Liliana que gostava que o acompanhasse na homenagem. Liliana sorri-lhe.

Luísa tenta ser maternal com Susana justificando o porquê de não a querer com Ricardo, mas está tensa e acaba por dizer que não gostou do ar de Ricardo e pede que não lhe conte sobre esta conversa. Muda de assunto e fala de Jaime.

Manuel aproxima-se de Jesus na ‘Casa do Povo’ e ele conta-lhe o que aconteceu a Abel e dá a entender que ele morreu. Manuel fica alarmado e Batista repara e intervém, dizendo que Abel não morreu, só caiu para o lado. Manuel olha-o baralhado e Jesus também não percebe. Manuel afasta-se para fazer uma chamada.

Pedro não consegue concentrar-se nos estudos. Recebe uma chamada do tio, que lhe conta o que se passou com Abel e que está internado. Aconselha-o a ligar a Maria, e Pedro começa a gravar um áudio para lhe enviar.

Jesus é direto com Manuel e pergunta-lhe com quem estava a falar. Batista repreende-o mas Jesus justifica-se dizendo que todos querem saber como está Abel. Manuel censura-os e não responde, dizendo só que deseja que corra tudo bem com Abel. Batista continua a fazer um filme na sua cabeça, comenta com Jesus que Pedro andou com Maria e que Abel não gostava.

Maria ouve a mensagem de Pedro, que lhe diz que não deviam ficar agarrados às coisas que disseram no passado e deseja as melhoras ao avô.  Maria fica emocionada. Lurdes entra e queixa-se que está atrasada. Maria diz que está quase pronta.

Liliana e Jaime estão aos beijos apaixonados, quando batem à porta do quarto. Márcia traz duas caixas da loja da Luísa e entrega-as a Liliana, que fica incomodada com a atitude de Luísa em dar-lhe roupa para a cerimónia. Jaime diz que é a certeza de que Liliana vai ter de ir com ele à homenagem. Liliana ficou desconcertada.

Leonor está animada ao balcão e até deixa Carla e Flávia saírem para irem à missa dos Cordeiro. Leonor põe Joana a par do que aconteceu ao marido de Luísa. Elas saem e Joana percebe que Leonor está diferente. Leonor desabafa com Joana e diz que se libertou e se sente leve ela primeira vez. Joana olha-a impressionada e diz-lhe que merece alguém que a faça feliz. Sérgio entra no café irritado e vem tirar satisfações por Leonor não lhe atender o telemóvel. Sugere que podia ter acontecido algo de mal a Lurdes e que Leonor não atendia. Conta-lhe o que se passou com Abel. Joana atenta e encara-o pela forma como se dirige a Leonor, dizendo que se está tudo bem, não haveria razões para que Leonor fosse obrigada a atendê-lo. Leonor diz-lhe baixinho que não é preciso que a defenda, mas Joana diz-lhe que Sérgio está a usar Lurdes como uma arma e que o ex-marido também lhe fazia isso. Diz a Leonor que não se pode deixar ser rebaixada. Leonor olha-a atenta e Sérgio ficou acossado.

Alex e Paula estão com as malas na sala e sacos de lojas de Paris. Alex mostra-se dominador com Paula, beijando-a, mas ela refreia e diz que tem de ir para casa. Alex diz que aquela poderia ser a sua casa, mas Paula relembra-o que ainda é casado. Alex aproxima-se e diz que também podia casar com ela, Paula sente-se dividida. Tocam à campainha e Alex abre a porta a Judite, que diz que quer falar com ele e que já sabe o que se passou na noite em que Joana fugiu. Alex diz a Paula para sair, mas ela responde que quer ficar.

Luísa está tensa e sente-se indignada ao ver Carla juntar-se à missa. Susana pergunta à mãe se está tudo bem, Luísa responde que sim e manda-a sentar-se. Jaime fica feliz por ver Márcia entrar, ao contrário de Luísa, que se zanga ainda mais. Jaime fica perplexo.

Pedro parece mais animado mas continua a querer estar isolado. Madalena entra e zanga-se pelo filho não ter atendido as chamadas e ter faltado às aulas. Pedro agarra na máquina fotográfica e sai de casa.

Francisca não deixa Artur sair da cama, mas ele diz que tem de ir trabalhar. Francisca comenta que quando ele a quiser de volta, pode já não ir a tempo. Artur estranha a indireta e Francisca encara-o. De repente, Madalena liga-lhe e diz a Artur que tem de ir a Lisboa o mais rápido possível porque Pedro precisa dele. Francisca fica ofendida, mas Artur diz-lhe que é importante e que o filho precisa dele. Francisca argumenta que Madalena é que precisa dele e Artur olha-a com firmeza, ordenando que lhe marque um voo. Francisca está incrédula.

Judite encara Alex e fala-lhe do disparo a Joana e em como Alex devia estar preso. Alex tenta negar mas ela nem o deixa tentar e exige saber onde foi a última vez que esteve com Joana. Paula responde por ele e diz que foi em Belém. Judite acusa Paula de o estar a defender e avisa Alex para que se afaste da filha. Alex diz que Joana tem o seu filho, mas Judite responde que um homem que quer matar a mãe do seu filho, não tem direito a nada. Acrescenta a Paula que não se pode deixar manipular e sai.