“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 038 (25 a 31 de março)  

Teresa encontra-se com Manuel na vacaria mas perde a coragem de lhe contar a verdade.

Joana liga à mãe e conta-lhe porque fugiu.

Leonor conta a Maria que a sua mãe gostava de Artur.

Joana tenta fazer pouco barulho ao preparar o pequeno-almoço para Manuel mas ele acaba por acordar. Manuel come um crepe e relembra-se de Paris, ficando muito tenso. Manuel pergunta se voltará a ver Teresa, mas ela diz-lhe que vão em direções diferentes. Ambos dizem que as 48h que passaram juntas foram mais do que um sonho. Manuel volta à realidade e Joana pede desculpa pela discussão da noite anterior e volta a falar de Teresa, perguntando a Manuel se vai mesmo envolver-se com Teresa. Ele olha-a e não responde logo.

Genoveva empurra Jesus para que se despache a ir para a vacaria, porque não podem haver atrasos no trabalho. Jesus tem uma ideia para a sua aplicação com o que Genoveva diz e enche-a de beijos. Ramalho fica enciumado.

Joana pede desculpa a Manuel e diz que não quer que ele vá para a cama com Teresa nem com ninguém, e beija-o. Manuel responde-lhe que só há uma mulher com quem ele quer estar e abraçam-se.

Luísa acorda Susana, alarmada porque Jaime não dormiu em casa. Susana diz que deve ter tido a sorte de encontrar uma amiguinha, o que é um milagre por si só. Luísa fica perplexa ao ver como Susana dormiu em lingerie sexy. Susana responde que estava com calor e sai para a casa de banho.

Liliana acorda Jaime e entusiasma-se quando batem à porta. Márcia entrega-lhes o pequeno-almoço e repara na roupa de um homem à porta e sorri-lhe.

Francisca sai da casa de banho enrolada numa toalha, e Artur aprecia-a. Ela provoca-o mas logo percebe que Artur fica com receio da aproximação, e muda de atitude, dizendo-lhe que é melhor dormir mais um bocadinho para ter energia para o dia. Artur não gosta do comentário e pede-lhe que não a trate como um velho. Francisca responde que detesta que ele se porte como um inválido. Olham-se em competição e Artur afasta-se.

Jaime e Liliana tomam o pequeno-almoço, quando ele comenta que a mãe lhe ligou e que já deve estar a pensar que ele morreu. Liliana provoca-o, dizendo que é um totó menino da mamã. Jaime envia uma mensagem à mãe e agarra Liliana, voltando para a cama.

Joana sente-se dividida e amargurada, relembrando a conversa com Manuel em que lhe mostrou o perfil da mãe no Facebook. Disse-lhe que tem de fazer uma coisa necessário, pondo-se em risco mas que não pode adiar mais. Joana sai da casa de banho e liga à mãe, que lhe atende.

Jesus ensaia a apresentação que vai fazer a Manuel na sala quando Genoveva entra e lhe entrega um santinha para dar sorte.

Joana diz à mãe que está bem e conta-lhe o que se passou. Diz que não pode dizer onde está, mas que está num sítio seguro onde fez amigos que a ajudam. Judite conta-lhe que Paula lhe disse que está grávida mas que não quer manter o bebé, mas Joana desmente e diz que quer o filho, mas que fugiu porque Alex a ameaçou com uma arma. Judite acalma a filha, dizendo-lhe que fique descansada porque não vai dizer a ninguém que lhe ligou. Joana pede-lhe que tire as mensagens que publicou no Facebook porque corre o risco que alguém a reconheça na fotografia e ambas se emocionam.

Manuel está sentado no escritório da vacaria, quando é surpreendido por Teresa que diz que finalmente o encontrou, depois de tanto tempo escondido.

Ricardo pergunta a Robert se pode confiar nele. Robert acusa o golpe e não percebe a pergunta, fica tenso ao pensar que Ricardo pode ter descoberto que lhe anda a mentir.

Manuel pergunta a Teresa o que quer dizer por ele andar escondido. Teresa ganha coragem para falar, quando Jesus entra e os interrompe. Vem entusiasmado com a ideia que teve, mas Manuel diz-lhe que agora não pode falar.

Ricardo conta-lhe sobre o negócio com os Cordeiro, e diz a Robert que precisa dele para ficar a atender telefonemas no escritório para fazer a ponte com o porto. Robert fica animado por ser um trabalho limpo e diz que aprende rápido. Ricardo pede-lhe também que vá ao porto para ver se encontra alguém de confiança que os possa ajudar no futuro. Robert aceita.

Teresa perde a coragem para falar com Manuel e inventa uma desculpa por o ir visitar à vacaria, dizendo que estava a caminho das estufas mas que se perdeu. Manuel também mente e diz que ainda não se lembrou de onde a conhece e olham-se com cumplicidade. Saem do escritório e Manuel fala-lhe da propriedade.

Joana repara nos dois na rua e pergunta a Manuel se era Teresa que estava ali. Manuel diz-lhe que ela se perdeu, mas Joana acha estranha a desculpa esfarrapada. Manuel percebe, mas muda o assunto, perguntando-lhe sobre a conversa com a mãe.

Márcia vê Jaime sair do quarto de Liliana e esconde-se. Jaime não a vê.

Pedro liga a Beatriz a avisar que tem um brinco seu e pergunta-lhe se passa lá em casa durante a tarde. Fica contente com a resposta de Beatriz.

Liliana faz novas medidas ao terreno enquanto fala com o chefe ao telefone e lhe diz que há sinais de sismos. Avisa o chefe em como acha que o estudo vai ser mais complexo pela instabilidade da zona e que lhe vai enviar os resultados.

Maria conta a Lurdes da conversa que teve com Leonor quando ela chegou à noite. Em flashback relembra falar com ela na cozinha e em como desabafou dizendo que Sérgio a fez passar uma vergonha no hotel. Maria diz que a culpa é dela porque comentou que Lurdes estava sozinha ao jantar e Sérgio deve ter percebido. Leonor diz-lhe para não se preocupar e que os homens acham sempre que podem mandar nas mulheres. Acrescenta que tal ela como a sua mãe casaram cedo de mais. Maria aproveita a conversa e pergunta-lhe se sabe se alguma vez a sua mãe se arrependera de ter casado. Leonor olha-a sem saber o que dizer. De volta à realidade, Lurdes dramatiza e acha que a mãe se arrepende de ter tido a filha. Maria desvaloriza mas Lurdes não acredita. Maria continua a contar o que se passou e relembra-se de Leonor lhe dizer que a mãe não se arrependeu mas que se sentiu atraída por Artur depois de se casar. Maria fica em profundo choque e diz que sempre pensara que o casamento dos pais tinha sido perfeito. Lurdes fica abatida por estarem a passar pelo mesmo mas Maria diz-lhe que ainda há esperança para os seus pais.

Sérgio conta a Abel que discutiu com Leonor e que a apanhou no bar do hotel toda derretida com outro homem. Abel responde que se o divórcio vai mesmo para a frente, Sérgio se tem de habituar a isso porque Leonor é uma mulher jovem e bonita.

Liliana acaba as medições no terreno e começa a recolher o material, quando o encarregado liga a Artur e lhe diz que acha que vão ter problema com Liliana.

Lurdes faz sinal a Jaime no escritório, que avança para o meio da sala e pede desculpas a Susana e a todas as funcionárias por se ter excedido na discussão. Admite ter sido incorreto. Lurdes aceita as desculpas e diz que é importante que o faça. Susana aceita o reconhecimento e ordena todas que voltem a trabalhar.

Luísa traz um arranjo de flores ao Padre e diz-lhe que são para enfeitar a igreja. Pinheiro agradece e diz que basta que as entregue ali e que alguém irá tratar do resto. Acha os arranjos exagerados, mas é discreto.

Carla liga a Renato em videochamada para a ajudar com um exercício mas irrita-se por não conseguir fotografar as páginas porque o telemóvel está com o vidro partido. Joana repara, mas não a deixa fechar o livro, tentando ajudá-la com as dúvidas. Renato não a consegue ajudar mas diz que a Carla que vai perguntar à professora.

David diz a Maria que não devia desistir do trabalho por causa do avô, Maria responde que sabe disso mas sente-se dividida. David nota Teresa ao longe e avisa Maria que vai sair. Teresa entra na loja e Maria diz que precisa de falar com ela, mas Teresa interrompe-a, perguntando o que é que ela sabe sobre Manuel.