“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 7 (12 a 18 de fevereiro) 

Pedro regressa à ilha com a mãe.

David manipula os documentos financeiros da loja.

Artur é reanimado mas fica com um prognóstico reservado.

O médico volta a carregar o desfibrilhador. Artur não reage mas o médico não desiste dele e aumenta a potência.

Anabela pergunta por Manuel e Joana responde que ele teve de sair. Joana explica-lhe que o Manuel a ajudou da mesma maneira que Joana está agora a ajudar Anabela. Fala sobre Márcia e diz que deve estra preocupada com a filha, Anabela diz-lhe que a mãe não quer saber dela e que também não quer falar com a irmã. Anabela deita-se.

Francisca quer ir ao hospital mas Manuel e Rita não a deixam. Francisca desiste e vai para o quarto. Rita comenta que Francisca não está verdadeiramente preocupada com Artur, mas sim com a possibilidade de ficar sem a ‘vida de princesa’, diz ao tio que está com medo de que o pai morra.

Francisca chora e atende a chamada do irmão. Ele diz-lhe que há uma coisa que pode e deve fazer o mais depressa possível, mas ela não entende o que ele quer dizer.

Anabela adormeceu no sofá. Joana tapa-a com a manta e recorda o que o Padre lhe disse, em como Deus tem um plano para ela na ilha. Joana olha para Anabela com ternura e fica em alerta quando a vê mais agitada durante o sono.

Genoveva reza em frente ao altar da Senhora do Mar. Ramalho entra e diz que só gostava de outro tipo de milagre na ilha, do tipo que aumenta as reformas e baixasse o preço do gasóleo. Genoveva responde que a santinha não tem tempo para essas coisas materiais. Ramalho fala sobre o acidente de Artur e Genoveva encolhe os ombros, dizendo que ele não é um bom homem e que não é a santinha que o vai acudir.

Francisca acaba de receber Ricardo. Está a tremer e ele abraça-a. Ricardo fala sobre as contas bancárias de Artur, em como são a garantia de futuro, mas Francisca diz-lhe que não tem acesso a nada. Não se quer pôr a vasculhar. Francisca suspira, irritada e Ricardo encara-a, sério, dizendo que então é melhor começar a vasculhar sites de emprego.

Manuel atende uma chamada e Rita acorda. Manuel diz a Rita e Francisca que Artur já saiu do bloco operatório e que correu tudo bem, dentro do possível. O médico quer falar com a família. Francisca está apreensiva.

Carla está no sofá agarrada ao telemóvel à espera de notícias da irmã. Márcia entra em casa e Carla pensa que é a irmã. Diz à mãe que ela ainda não voltou. Carla explode com a mãe e diz-lhe que ela nunca devia ter tido filhos. Márcia acusa o golpe, ficando envergonhada. Carla sai dizendo que vai procurar a irmã. Márcia deixa-se ficar no sofá, deprimida.

Anabela fica feliz ao ver que Joana lhe preparou o pequeno-almoço, abraça-a assim que a vê. Joana fala sobre a escola, mas Anabela diz que não quer ir. Joana diz-lhe que vai fazer um milagre, que a vai levar à escola e que Anabela vai gostar das aulas que vai ter. Joana olha convicta para Anabela, que fica perplexa.

Batista atento à rádio, enche uma garrafa com restos de bebida nos copos. Carla entra e pergunta-lhe se viu a irmã. Batista diz que não, e ela sai preocupada. Batista volta a despejar os restos na garrafa.

Maria está pensativa e David mete-se com ela. Tenta ser romântico mas sai desajeitado. Uns clientes entram na loja e David diz que os vai atender. Maria sai para a arrecadação, tenta ligar a Pedro mas ele nega-lhe a chamada.

Pedro e Madalena saem do aeroporto e entram num táxi. Pedem para ir ao hospital.

Maria não compreende o motivo do corte da chamada, pondera ligar-lhe de novo mas desiste. Fica triste.

Lurdes sonha que serve Jaime na cabine do avião, vestida de hospedeira. Ele pega-lhe na mão e puxa-a para si. Beijam-se intensamente.

Susana, já sentada, olha consternada para Lurdes imobilizada ao balcão. Leonor trá-la de volta à realidade e diz-lhe para ir atender Susana, mas Lurdes diz que não quer. Susana pede um detox natural, mas Leonor fica confusa com o pedido e diz que outros sumos têm. Susana olha-a, altiva.

Óscar avisa Alberto que já arrumou o quarto do Consultor e tirou a oferta dos pertences. Alberto agradece e diz que não precisam de mais complicações. Óscar avisa que o gabinete de Artur está fechado e vai lá com Alberto buscar os contactos dos investidores para lhes ligar.

Óscar diz que tem ordens de Artur para que ninguém fique sozinho no seu escritório, sem supervisão. Alberto chateia-se e Óscar informa-o que a única pessoas que pode ter esse acesso, é Madalena. Alberto fica completamente surpreendido.

Madalena e Pedro chegam ao hospital. Rita avança para a mãe, mas não se abraçam. Há alguma distância entre elas. Pedro apresenta Madalena a Francisca e cumprimentam-se formalmente. Madalena fala sobre o estado de Artur e diz que ele devia ser visto por um especialista. Francisca sente-se ultrajada mas ninguém repara.

Leonor irrita-se por Carla não estar a trabalhar no café. Sérgio entra e Leonor reclama dela. Sérgio sai para lhe ligar.

Carla atende mas despacha-o, dizendo que sabe que sabe que está atrasada mas que está com um problema com Anabela, e desliga. Carla chama pelo Padre e pergunta-lhe se viu a irmã. O Padre diz-lhe que imagina onde ela possa estar.

Sérgio diz a Leonor que Carla não sabe a que horas chega ao café. Leonor encara-o e diz-lhe que Carla está despedida. Sérgio procura apoio de Flávia, mas ela não a defende.

Anabela não quer entrar na escola e pergunta a Joana se a pode ir buscar quando sair. Joana hesita, Anabela percebe e fica cabisbaixa, dizendo que já foi bom fazer de conta que tinha família. Entra na escola. Carla aproxima-se e pergunta a Joana se vi a irmã. Joana informa-a que ela acabou de entrar na escola.

Joana conta que Anabela apareceu lá em casa e Carla agradece-lhe pela ajuda. O Padre também agradece a Joana, agarrando-lhe as mãos. O momento é captado por um telemóvel (de Jesus, mas não se vê).

Judite aparece no bar da faculdade, sem Paula se dar conta. Pergunta-lhe como é que soube que Joana estava grávida e conta o que o amigo de Joana lhe disse. Paula fica nervosa.

Jesus entra no café de telemóvel na mão e finge parar de gravar quando Susana se aproxima de Susana. Jesus pergunta-lhe se tem saudades dele e Susana diz-lhe que o que aconteceu foi uma vez sem exemplo. Sai do café.

No hospital, Manuel e Madalena falam sobre Artur. Manuel revela-lhe que não se dá muito bem com o irmão. Alberto chega e cumprimenta todos, diz a Madalena que já falou com os investidores. Olham-se e o clima é de tensão.

Paula sente-se pressionada por Judite e acaba por falar em Alex. Diz-lhe que acredita que Joana foi impulsiva. Judite não acredita no que Paula lhe diz e sai irritada.

O Padre aproxima-se da Igreja e pergunta a Genoveva se aconteceu alguma coisa. Genoveva diz que é uma emergência e que ele precisa de ir à casa dela imediatamente. Em casa de Genoveva, o Padre fica a olhar para o altar, pensativo. Genoveva diz que o altar tem de ser benzido. O Padre diz que não pode e Genoveva argumenta que ele não acredita que Joana é santa. Filipe cede e benze-lhe o altar, Genoveva fica pouco convencida a remoer no assunto.

O médico aproxima-se da família e informa-os que a lesão de Artur é grave, que ele entrou em paragem cardíaca na mesa de operações e que as próximas horas são decisivas. Alberto diz que precisa de saber quando é que ele vai acordar. Pedro responde-lhe que não precisa de saber nada e assegura o médico em como confiam nele.

Jesus vê o vídeo que de Joana e do Padre. Leonor aproxima-se e pergunta-lhe se ele está a gostar da ilha. Jesus faz-lhe perguntas sobre milagres. Leonor fala-lhe de Genoveva e ele regista o nome, dizendo que vai falar com ela.

Na vacaria, Jaime procura por Manuel para lhe entregar uma encomenda. Joana diz-lhe que ele está no hospital por causa de Artur. Diz que se chama Natália e que está a ajudar Manuel na vacaria. Fica um clima estranho, Jaime estranha o que ela diz e sai. Joana fica preocupada.

Genoveva e as beatas lancham e falam sobre arranjar uma relíquia para a Santa. Genoveva sugere o vestido que Joana usou quando apareceu na ilha e diz que o têm de encontrar.

Madalena pede um quarto a Óscar. Rita insiste em como ela devia ficar lá em casa, mas Madalena insiste em ficar no Hotel. Francisca diz a Óscar que precisa de ir ao gabinete de Artur mas ele diz-lhe que só podem entrar as pessoas autorizadas. Francisca fica nervosa por não ter autorização.

Pedro atende a chamada de Maria sem ver que é ela que lhe está a ligar. Diz-lhe que voltou à ilha mas que não pode falar e desliga. Rita aparece e fala sobre o pai. Pedro diz-lhe que ela tem de ter esperança.

David está ao computador a ver documentos das contas da loja, quando Maria aparece e lhe pede que segure as pontas da loja, porque precisa de sair mais cedo. David fica atrapalhado mas responde-lhe que sim. Maria agradece e sai. David volta a sua atenção para o computador outra vez e acrescenta uma nova coluna de entradas com valores de 100€.

Na loja, Luísa conta a Susana o que se passou com Artur e que Pedro voltou a correr para Lisboa. Susana fica aflita.

Maria encontra-se com Pedro e lamenta o acidente do pai. Pedro é frio com Maria, que não entende a sua postura. Maria acusa-o de ter mentido sobre a sua identidade. Pedro olha-a e diz-lhe que não mentiu, mantendo-se na defensiva. Pergunta-lhe porque é que ela não gosta do pai dele e Maria fica perturbada com a sua frieza.

Judite conta à psicóloga que esteve com Paula e que tem medo de que algo de mau tenha acontecido à filha.

Joana entra em casa, com a encomenda das garrafas para Manuel que Jaime deixou. Sente que devia estar com Manuel, mas que não pode. Arruma a loiça do dia anterior e olha para a manta e almofada que deu a Anabela. Pega nos objetos e sai para o exterior.

Joana entra no anexo e guarda a manta e a almofada, quando repara no vestido que usara quando veio parar à ilha. Pega-o e olha-o com uma expressão pensativa. Chora de raiva contida, toma uma decisão e sai.

Em flashback, relembra Alex quando lhe disse que o vestido lhe ficava mal por ser demasiado decotada. Joana ficara insegura e acabou por vestir um casaco.

Joana avança pelo terreno, mas está a ser observada por alguém. Não repara e coloca o vestido num bidão, pegando-lhe fogo. As chamas iluminam-lhe o rosto e parece sentir-se vingada.