“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 005 (5 a 11 de fevereiro)

 Judite descobre que Joana está grávida.

Márcia é arrastada de casa por Robert, para ir falar com Ricardo.

Há um sismo, Artur tem um acidente de carro e cai duma ravina.

Joana encara Rita em autodefesa e protege a barriga. Rita diz que ela apareceu do nada e pergunta-lhe porque é que fugiu. Continua firme e segue-a. Joana responde que não lhe tem de dar justificações. Rita que está toda a gente a comentar a situação de Joana, mas Rita agradece-lhe pelo que fez para salvar o amigo. Joana afasta-se e Rita fica a vê-la afastar-se.

Maria não aguenta ver Pedro íntimo com Susana e volta para o carro. Pedro rejeita o beijo de Susana e diz-lhe que tem um avião para apanhar. Diz que são pessoas diferentes mas Susana diz que quando ele voltar de Lisboa vai ficar tudo bem. Pedro chateia-se e pede-lhe que não espere por ele. Afasta-se e Susana fica muito irritada.

Luísa abre a loja de roupa, quando vê Ricardo à porta. Ela entrega-lhe um envelope cheio de notas e diz que está tudo correto. Ricardo sorri e sai. Luísa suspira, nervosa.

Na esplanada, a amiga de Paula afasta-se mas Alex interceta-a insistindo que o tem de ajudar. Ela fica incomodada e Alex manipula-a, forçando no sofrimento por que está a passar. A amiga diz que só pode descobrir onde foi vendido o cartão do telemóvel.

Na vacaria, Joana olha pensativa para Manuel que carrega um tambor de leite. Joana sente o cheiro e tem um enjoo. Foge para a rua e vomita. Manuel segue atrás dela.

Manuel diz a Joana que precisa de começar a ser acompanhada por um médico para garantir que não há problema nenhum com o bebé. Joana tem receio de entrar no sistema e que Alex a encontre mas Manuel relembra-a que ela não pode ter mais medo, e Joana assente, frágil.

Na sala, Genoveva fala com a Santa. Ramalho aparece e fica a olhar para ela. Genoveva reclama do Padre lhe ter levado a cruz do local onde Joana apareceu. Ramalho é carinhoso com ela e abraçam-se.

Dentro do carro, Maria espera por Lurdes enquanto vê as mensagens que Pedro lhe enviou a perguntar onde está e porque é que foi embora. Maria meneia a cabeça e fecha a aplicação, está muito abalada.

Óscar dá as boas-vindas a Michael, que o informa que vai ficar mais tempo na ilha desta vez, numa pausa forçada. Óscar dá-lhe as chaves e ele segue para o quarto.

Michael vê a mensagem que recebeu de Mafalda, onde se lê que o Matias não lhe aceitou o pedido de desculpa e que fica suspenso até o inquérito terminar. Michael fica incrédulo, tira uns comprimidos da mala e toma-os com vodka.

Luísa está ao balcão da loja, quando aparece um homem que lhe diz que Ricardo o mandou entregar os caixotes. Luísa manda-o colocá-los dentro da arrecadação. Luísa recebe uma cliente, mas acompanha-a a uma certa distância.

Joana encontra-se com Flávia na rua. Pergunta-lhe como está o menino e Flávia responde que está tudo bem. Flávia diz-lhe que não contou a ninguém sobre o sangue e Joana aproveita para lhe explicar o que verdadeiramente aconteceu no dia em que a viu suja de sangue. Flávia fica surpreendida por ter sido Joana a salvar o rapaz do touro, Flávia olha-a reverente e afasta-se apressada. Joana fica sem saber como gerir a situação.

Alex abre a porta a Judite, que lhe pergunta imediatamente por Joana. Alex mente e diz que Joana foi para um retiro e que deixou o apartamento naquele estado desarrumado. Acusa Joana de ser tal e qual a mãe, porque só quer saber dela mesma e Judite olha-o em choque.

Lurdes entra no carro e Maria pergunta-lhe como correu o teste. Lurdes diz que não sabe e Maria zanga-se. Lurdes passa a falar do Pedro, mas Maria muda de assunto e fica ainda mais chateada. Lurdes arranca.

Batista pergunta a Flávia se se tem cruzado com a Santinha e Flávia fica em estado de alerta, diz que têm de respeitar o que o Padre disse e dar-lhe privacidade. Batista fala sobre Manuel e Joana, e Flávia chama-o de boca podre. Relembra que quando foi a Lisboa com o Padre, fizeram-lhe as mesmas acusações. Batista diz que ela ficou prenha e que era de suspeitar, fica ofendido e acabam por discutir.

Alex aproveita que Judite está baralhada e conta-lhe que Joana está grávida e que não quer o bebé. Judite não acredita e diz-lhe que vai descobrir o que ele fez.

Na igreja, Joana devolve o telemóvel ao Padre, conta-lhe que Alex lhe ligou e a ameaçou. Joana fala-lhe sobre Rita, e Manuel diz-lhe que ela é sobrinha do Manuel. Joana pergunta se pode confiar nela e o Padre responde que não se vai poder esconder para sempre. Joana fica a pensar nas palavras.

Rita joga à bola com as outras jogadoras. O jogo termina e ela vê Renato, vai falar com ele sobre Joana e diz que acha a mulher estranha, ficou desconfiada. Renato diz-lhe para não começar a inventar. Rita fica pensativa.

Luísa vê a roupa de Ricardo que chegou nos caixotes e comenta que as camisas parecem de verdade. Susana entra e conta que Pedro está apaixonado por outra rapariga. Luísa não faz caso e diz à filha que tem de conquistar a família dele, começando por Francisca. Susana fica pensativa.

Batista conta o dinheiro da festa e separa só cinco notas para dar ao Padre. Ramalho entra e percebe o que ele está a fazer, perguntando-lhe se já falou com o Padre sobre assinalarem o dia da Santinha. Batista diz que a santa foi a melhor coisa que lhes aconteceu em mais de dez anos.

O Padre diz a Joana que tem de pensar numa história para a gravidez, para os populares não pensarem que é mais um milagre ou que o Padre é que é o pai. Joana surpreende-se com o que ele diz e fica acossada. O Padre diz que as pessoas na ilha têm uma imaginação muito fértil.

No café, Abel pergunta a Sérgio se sabe onde foi a festa a que Lurdes foi. Sérgio diz que foi no hotel Bettencourt e Abel fica em choque. Tem um flashback de quando Alberto o ameaçou para parar de acusar Artur da morte da filha Rosa. Abel diz que a culpa é deles por a terem forçado a voar na noite de folga e Alberto diz que já lhe ofereceram uma indeminização. Olham-se tensos e Abel diz que vão pagar pelo que fizeram. De volta ao café, Lurdes entra e Leonor pergunta-lhe como correu a entrevista no aeroporto. Lurdes diz que não sabe e dá um beijo à mãe.

David vê a conta bancária da empresa no computador, mas disfarça o que está a ver quando Maria entra na loja. Falam sobre a festa e Maria diz que estava maldisposta e saiu cedo, muda de assunto e segue para dentro. Davis estranha a tristeza dela.

Maria tenta conter as lágrimas enquanto escreve uma mensagem a Pedro a pedir-lhe para que não a volte a contactar, mas acaba por apagar o texto. Num momento de raiva dá um murro numa boia, e David aparece, dizendo-lhe que quer ir com ela ver as baleias. Maria fica mais animada.

Batista fala com Genoveva sobre a gravidez de Flávia e diz que não acredita que tenha sido por inseminação artificial. Ramalho diz que eles não podem continuar a espicaçar o Padre senão ele depois não lhes faz as vontades quanto à Santa. Batista concorda em como vão precisar da ajuda dele. Genoveva olha-os pensativa.

Joana chega à vacaria e repara que Manuel lhe deixou um cantil e um saco da farmácia. Joana bebe um golo, abre o saco e vê uma embalagem de ácido fólico com um bilhete de Manuel onde se lê indicações para que o tome contra os enjoos, junto do chá. Joana sorri com o gesto.

No barco, David fica enjoado com as curvas e acaba por cair à água. Maria atira-se para o ajudar.

Robert abre a porta a Carla e ela diz-lhe que pode ir arranjar trabalho na fábrica de bolos do Sérgio. Robert troca de t-shirt e Carla gosta do que vê. Robert diz-lhe que fez as tatuagens na prisão e saem.

Maria pede ajuda ao piloto do barco, que a ajuda a apanhar David. Maria faz-lhe respiração boca a boca e David reage de imediato, recuperando. Os clientes batem palmas e Maria fica em choque.

O café está movimentado. Sérgio recebe uma mensagem a dizer que tem de sair. Leonor fica chateada e diz-lhe que a energia dela não dá para tudo. Sérgio percebe a indireta relacionada com a falta de sexo.

Regressam à marina, Maria olha para David preocupada. Ele agradece-lhe por lhe ter salvo a vida e diz-lhe que fala com Teresa para que ela não arranje problemas com a Polícia Marítima. Maria sorri e agradece-lhe.

Carla apresenta Robert a Sérgio. Leonor ouve a conversa. Sérgio recua quando ele lhe diz que veio dos Estados Unidos e diz que não tem vaga para ele. Robert fica desiludido, mas agradece a Carla antes de se ir embora. Carla segue-o.

Robert está agastado. Carla diz-lhe que o Sérgio não costuma ser assim. Robert diz-lhe qua as pessoas só conseguem ver o passado dele, avisa-a que não devia andar com um rapaz como ele e afasta-se.

Sérgio e Leonor discutem sobre o facto de Robert ter cadastro, Carla intromete-se e diz que Robert é boa pessoa. Sérgio não quer saber e sai. Leonor diz a Carla que a culpa é dela e que devia ter falado diretamente com ela e não com o marido.

Francisca está à beira da piscina, Michael passa e cumprimenta-a. Márcia pede a Óscar outro turno, Óscar estranha o pedido e diz-lhe que ela tem duas filhas para criar. Márcia lança-lhe um olhar sedutor e diz-lhe que o segundo piso não está arrumado e que ele podia ajudá-la. Óscar sorri discretamente.

Óscar e Márcia andam comprometidos e trocam olhares maroto. Óscar atenta para que ninguém os veja, Márcia abre um quarto e entram. Beijam-se e despem-se com rapidez.

Michael e Francisca falam sobre de onde são. Michael adivinha que ela é de Lisboa. Apresentam-se. Ela senta-se e Michael regista que Artur é namorado dela. Michael sorri-lhe sedutor.

Consultor fala sobre a área de construção com Artur, que está sem paciência. Diz-lhe que os sismos são comuns na área, mas o Consultor insiste pela segurança do empreendimento. Artur olha-o irritado e diz que garante as melhores pessoas para o projeto. Pergunta-lhe o que quer para fazer um relatório favorável ao Grupo Bettencourt. O Consultor vai para o jipe e o encarregado encolhe os ombros.

Na loja, Alberto diz a Teresa que podem jantar e passar a noite no hotel. Alberto olha-o com ternura. Atende uma chamada de Artur.

Artur fala com Alberto e conta o que se passou com o Consultor, diz que têm um problema porque há dúvidas quanto à segurança anti sismos. Artur diz que têm de descobrir se os árabes estão envolvidos. sedutor.

Manuel entra no escritório e Joana agradece-lhe pelos medicamentos. Falam sobre o que as pessoas podem achar por ele andar a comprar os medicamentos e preocupa-se com a especulação. Manuel hesita e fica embaraçado. Joana pergunta como é que ele se dá com a sobrinha e conta que esteve com ela. Fez-lhe imensas perguntas, Manuel diz que vai falar com ela.

Judite está perturbada. Fala com a psicóloga sobre o facto de Joana estar grávida. A psicóloga pergunta-lhe o que pode fazer por Joana e Judite diz que vai fazer o que ninguém fez por ela quando estava grávida de Joana.

Óscar diz a Márcia que pode ficar com mais um turno da noite. Beija-a e sai do quarto. Márcia contém o entusiasmo.

Artur guia em silêncio imerso nos seus pensamentos. O consultor vai sentado a seu lado e consulta a aplicação dos sismos. O jipe avança pelo campo.

No bairro social, Ricardo diz a Robert que tem um serviço para ele. Robert pega no dinheiro e pergunta qual é que é o trabalho.

Márcia fica tensa quando vê Robert sentado no sofá à sua espera. Ele diz-lhe que Ricardo quer falar com ela. Robert avança e segura-lhe o braço. Márcia olha-o aflita.

Robert sai com Márcia pelo braço. Anabela vê a mãe ser arrastada e fica assustada. Desata a correr no sentido contrário.

Manuel diz a Joana que tem razão quanto às mentiras e que as pessoas vão continuar a perguntar quem ela é. Sugere que ela conte a verdade nalguns pormenores necessários. Joana não sabe o que responder e de repente sente a terra tremer. Manuel olha para o teto e puxa-a para debaixo duma viga resistente.

Artur tenta manter o controlo do carro, desvia-se duma pedra que cai do muro da estrada e o jipe sai para fora da estrada, caindo para a ravina.