“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 055 (15 a 21 de abril)  

Artur volta a dormir com Francisca, mas ela não fica satisfeita.   

A inspetora Antunes interroga Lurdes.

Joana conta a Manuel que a mãe está na Terceira.

Francisca sente-se triste e sozinha, Artur entra no quarto e ela pede que se deite ao seu lado. Artur sente a sua vulnerabilidade e beijam-se intensamente. A confiança de Artur cresce.

Maria sente-se cada vez pior por estar a mentir ao avô. Abel relembra a amizade de Rosa com Leonor e começa a ficar triste. Levanta-se para ir buscar mais café e Sérgio diz a Maria que não vai contar nada a Abel, porque os remorsos de Maria já são castigo suficiente. Sérgio sai e atende uma chamada da inspetora Antunes.

Batista está feliz pela engenhoca que montou estar a funcionar e a Santa parecer que chora. De repente, a terra treme e Batista fica assustado.

Márcia comenta a boa forma de Óscar e ele fica agradado. Convida-a para jantar num restaurante mas fica triste por Márcia dar a desculpa que nem sabe usar os talheres finos como deve de ser. Márcia sugere antes que ele vá jantar a casa dela com as filhas. Óscar aceita e fica surpreendido pelo convite.

Artur e Francisca estão abraçados na cama. Francisca disfarça a insatisfação mas Artur está calmo e satisfeito. Agradece-lhe dizendo que se não fosse Francisca, não teria conseguido ultrapassar o problema. Francisca mente e diz que o sexo foi bom, mas assim que Artur sai do quarto, o sorriso dela dá lugar a tristeza.

Sérgio mente a Antunes e diz que ainda não jantou e que lhe pode fazer companhia. A inspetora aceita e dirigem-se ao bar, quando Leonor e Michael saem da zona dos quartos. Leonor nota-os e Michael pergunta-lhe se está tudo bem.

Manuel é cauteloso ao chegar a casa e não se aproxima de Joana, justificando que está sujo do trabalho, mas Joana diz que ele não a devia deixar de beijar, mesmo estando chateada. Menciona Teresa e Manuel irrita-se com o assunto. Joana diz que quer estar com uma pessoa em quem possa confiar. Manuel cede e dá-lhe um beijo, pergunta-lhe como correu o dia. Joana, a custo, conta-lhe que apanhou um susto pela inspetora ter ido ao café fazer perguntas.

Rita tenta seduzir David para o quarto, mas ele tem medo de ser apanhado. Rita fica irritada e começa a enviar mensagens para ver quem quer ir jogar futebol. Artur entra na sala e David diz-lhe que já tem o plano de negócio e pergunta se o pode enviar. Artur responde que Rita lhe pode dar o email. Rita desaprova.

Carla repara que Renato não está bem e ele acaba por desabafar por causa de Susana, em como se estava a apaixonar mas ela o despachou. Carla fica desgostosa ao perceber que Renato tem interesse noutra rapariga, mas disfarça e aconselha-o a ultrapassar. Renato fica mais animado.

Antunes pede ajuda a Sérgio para tentar perceber melhor algumas das pessoas que entrevistou. Começa por Luísa, Jaime, depois Manuel e Artur. Sérgio explica-lhe o que toda a gente faz e quais as ligações entre eles. No fim, Antunes pergunta quem é Lurdes e diz que quer falar com ela. Sérgio responde que Lurdes é sua filha e liga-lhe. Lurdes atende e Sérgio pede-lhe para ir ter com ele ao Hotel. Leonor vem a entrar em casa e fica desconfiada com o convite tardio a Lurdes e diz que a leva ao hotel.

Manuel acaba de arrumar a cozinha, quando Joana lhe conta que a mãe a encontrou. Que apareceu no café e que está hospedada no hotel. Manuel fica surpreendido e sem reação.

Luísa não deixa Jaime sair de casa e tem medo de que ele vá jogar. Jaime diz que vai a uma reunião de Jogadores Anónimos e Luísa responde que o leva.

Batista já arrumou as cadeiras para a reunião dos jogadores e esconde os vestígios dos tubos “instalados” na Santa. A psicóloga começa a entrar com alguns jogadores.

Joana conta a Manuel como é que a mãe chegou à ilha e que teve muita persistência para a encontrar. Diz que viu logo que a mãe a ia proteger e que se sente feliz. Manuel pergunta-lhe quando é que a pode conhecer e Joana diz que ela não vai aceitar que a filha esteja com outro homem, estando grávida no marido. Pede a Manuel que tenha paciência.

Leonor entra no hotel com Lurdes e Sérgio vai ter com ela. Conta que a inspetora quer falar com a filha por causa de Jaime e Liliana. Lurdes fica nervosa e Leonor junta-se à conversa. Lurdes conta à inspetora que trabalha nas estufas e que mal falou com Liliana.

Márcia chega à reunião e a psicóloga vai para fechar a porta quando Jaime aparece. Ele começa a reunião e informa o grupo de que voltou a jogar. Márcia escuta-o triste identificando-se com o que ele relata.

Anabela está contrariada por ter Flávia a tomar conta dela e acusa-a de ser má para ela. Flávia consegue dar a volta à situação e aproxima-se dela. Anabela diz que a mãe dela não tem o mesmo amor que Flávia tem por Chico. Flávia fica chocada mas tenta justificar as ações de Márcia dizendo que ela se farta de trabalhar e que está a tentar combater o vício.

Antunes pede a Leonor e Sérgio que esperem na receção enquanto acaba de falar com Lurdes. Eles afastam-se e a inspetora confronta Lurdes, perguntando-lhe porque é que está a mentir em relação a Liliana. Lurdes fica envergonhada.

Jaime continua o seu testemunho, quando de repente a Santa começa a chorar e todos acham que é mais um milagre.

Leonor está muito irritada com Sérgio por não a ter avisado que a filha vinha falar com a polícia. Discutem, e Sérgio acaba por se passar, contando que Lurdes não passou o fim-de-semana com Maria. Leonor olha-o pasmada.

Lurdes acaba por contar uma coisa que se passou com Liliana mas que não tem nada a ver com o crime. Está cheia de vergonha, e em flashback relembra-se de falar com Liliana na festa sobre Jaime, quando ela descobriu que Lurdes gostava dele. Liliana diz-lhe que Lurdes não é muito discreta e que está apaixonada por Jaime. Liliana não tem ressentimentos, mas Lurdes pede-lhe que não lhe arranje problemas no trabalho. Antunes pergunta a Lurdes se foi só isso que se passou, Lurdes responde que sim e conta do jantar que tiveram todos em casa de Luísa. Menciona Ricardo e a inspetora fica interessada.

Leonor e Sérgio estão mais calmos. Mesmo já sabendo da mentira de Lurdes, preocupa-a mais saber que Maria gosta assim tanto de Pedro. Sérgio comenta que ele parece um bom rapaz e que a defendeu como ninguém, mas que preferia ver Maria longe dos Bettencourt. Sérgio diz que não sabe se eles não estarão envolvidos na morte de Liliana, e Leonor fica inquieta.

A psicóloga comenta que tem de haver uma explicação para o que aconteceu à Santa. Vai para examinar a estátua mas Márcia impede-a, dizendo que a fé move as pessoas. Jaime olha para a imagem da Santa a chorar, pensativo.

Antunes vem com Lurdes, e Leonor analisa-a. Lurdes diz que só quer ir descansar e saem. Antunes diz a Sérgio que não sabia que ele estava divorciado e que foi Lurdes quem lhe contou. Antunes diz que também é divorciada e Sérgio convida-a para tomar um copo.

A psicóloga marca novo encontro para dali a 15 dias e incentiva Jaime a parar de jogar, já que tinha tantos anos conquistados. Jaime não consegue tirar os olhos da Santa e pergunta à psicóloga se acredita no Divino.

Joana diz a Manuel que não sabe se vai conseguir dormir descansada, pensando se tal como a mãe, que a encontrou, Alex também terá a mesma persistência. Manuel diz que vai falar com Óscar para saber se descobriu mais alguma coisa sobre Ricardo. Joana pergunta-lhe se confia em Óscar e Manuel responde que ele sempre esteve do seu lado. Manuel muda de assunto e comenta que Artur está convencido de que o bebé é dele. Joana pergunta surpreendida se Manuel confirmou, e ele diz que não lhe deu grande conversa e não o quer por perto. Aninham-se e beijam-se.

Robert entra no armazém e dá o dinheiro da venda a Ricardo, que divide o dinheiro e diz a Robert que quer arranjar alguém para ficar nas ruas, porque vai precisar dele no armazém para que mantenha um olho no negócio com os Cordeiro, especialmente em Jaime. Ricardo comenta que ele anda numa fase má e que quando estiver mesmo em baixo vai precisar dum amigo.

Batista vai buscar a chave no final da reunião dos jogadores e a psicóloga diz-lhe para examinar a Santa antes que comecem os boatos. Márcia comenta que não sabe que esquema é que Batista andou a montar mas que se inventou alguma coisa, é melhor tirar, senão vai ser apanhado.