“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 20 (26 de fevereiro a 3 de março)  

Madalena conta a Artur que a nova namorada de Pedro é a filha de Rosa.

Artur confessa a Madalena não ter a certeza se Maria é sua filha.

Joana beija Manuel.

Judite diz a Paula que fez queixa de Alex por violência doméstica. Paula responde que ele precisa de apoio e não da polícia atrás dele. Judite irrita-se com ela, defendendo a filha e dizendo que não percebe como é que Paula prefere ficar calada. Judite afasta-se e Paula fica pensativa.

Leonor estranha ver Ricardo no café e diz que quer ser atendido por Carla. Ela aproxima-se e confronta-o, pergunta-lhe se não lhe basta fazer a vida negra à mãe, se também quer que ela seja despedida. Ricardo faz o seu pedido.

Flávia conversa com o Padre sobre Joana e a situação no café. Conta-lhe que Leonor a defendeu e que Joana é muito educada e aplicada ao trabalho. Continua a insistir na identidade de Joana enquanto Senhora do Mar e o Padre fica impaciente, explicando-lhe que Joana já passou por muito. Conta-lhe que tal como Flávia, Joana sofreu provocações mas resistiu. Flávia responde que acreditar na Santa faz-lhe ter esperança e que quando está com ela, sente que ela veio para a ajudar.

Na ‘Casa do Povo’, Genoveva com Ramalho por estar a beber. Batista apresenta-lhes a caixa de conselhos da Santa Paciência e convence Genoveva a tirar um. Ela fica chateada com o conselho que lhe sai, para fazer ioga. Batista e Ramalho riem. Genoveva guarda o papel, chateada.

Pedro e Maria passeiam felizes pela cidade, passam junto aos barcos e Maria leva-o num passeio para verem os golfinhos. Depois, vêem a ilha de um miradouro no meio dos campos. Abraçam-se em paz e apaixonados.

Madalena ajuda Artur a sentar-se, enquanto se queixa de dores mas pede-lhe que não diga a ninguém. Madalena conta-lhe que Pedro tem uma namorada nova mas Artur responde que quando o filho for para Lisboa, o namorico se acaba.

Manuel está preocupado com o cansaço de Joana, que chega a casa. Joana conta-lhe que o dia correu bem e que Leonor foi impecável e que a defendeu. Diz que Flávia também foi muito simpática. Manuel está mais calado e Joana estranha-lhe a atitude.

Joana acaba de tomar banho e recorda a conversa com Flávia sobre ser mãe. Joana emociona-se mas consegue sorrir ao espelho, como se percebesse que também vai ser capaz de ter força. Manuel cozinha mas está ausente. De repente, queima-se e Joana entra preocupada. Ela pergunta se está tudo bem e ele responde que sim.

Leonor reclama com o Sérgio e com a filha por não a ajudarem a levantar a mesa mas o Sérgio responde que  basta ela pedir ajuda. Leonor diz que não quer ajuda, somente que eles façam a sua parte.

Genoveva arredou a mobília e está no chão a tentar fazer um dos exercícios de ioga sem sucesso. Desabafa com a Santa para que não fique chateada por ter comprado um conselho à Santa Paciência. Genoveva afirma que a Santa dela é melhor do que a de Batista e Ramalho gosta da ideia de competição das Santas.

Manuel acaba por dizer a Joana que não acha boa ideia ela trabalhar no café e que está preocupado. Joana diz que não gosta de ser controlada e que se não reagir ao medo de ser encontrada, Alex ganha. Agradece o facto de Manuel se preocupar.

Ramalho conta a Genoveva que viu o vestido que ela guardou e que o deviam usar para atrair mais fiéis para a sua Santa. Ramalho percebe que ela roubou o vestido, mas Genoveva defende-se dizendo que Joana o estava a deitar fora. Genoveva não está muito convencida com a ideia de ter outras pessoas a admirar a relíquia dela, mas Ramalho diz que ela não se pode queixar.

Sérgio tenta aproximar-se de Leonor mas ela não deixa e reclama dele não a ajudar em nada. Leonor pega na almofada e sai da cama. Na sofá, Leonor chora, revoltada.

Madalena confronta Pedro sobre a namorada nova e pergunta-lhe que já dormiram juntos. Pedro fica atónito com a invasão de privacidade e diz que esse assunto só lhe diz respeito a ele e a Maria. Madalena vai falar com Artur e confronta-o sobre a sua relação com Rosa. Artur tem um flashback e recorda momentos íntimos passados com Rosa, beijam-se no escritório. Artur olha Madalena, perturbado e mente, dizendo que nunca se passou nada entre os dois. Madalena conta-lhe que a nova namorada de Pedro é filha de Rosa. Artur engole em seco e Madalena diz-lhe que se houver a possibilidade de Maria ser filha dele, tem de confessar para os separar.

Joana percebe que Manuel se preocupe com ela e que não lhe consegue pagar a gratidão. Manuel responde que só a quer proteger mas Joana afirma que não quer depender de um homem outra vez. Diz que precisa de ser ela a tomar conta dela própria. Manuel fica incomodado mas não responde, virando-lhe costas. Joana aproxima-se dele no exterior, e diz-lhe que nunca ninguém fez por ela o que ele fez, que é o seu lugar seguro e que confia nele. Joana diz que não pode fazer nada por Manuel, que lhe responde que ela já fez mais do que imagina. Olham-se, Joana avança para ele e beija-o. Manuel corresponde.

Joana atrapalhada, diz que não sabe o que a levou a beijá-lo e afasta-se para o anexo. Manuel chama-a mas ela não volta atrás. Joana entra e fica encostada à porta, num misto de preocupação e de sonho por causa do beijo.

Artur diz a Madalena que Maria não pode ser sua filha, mas não tem a certeza absoluta. Madalena volta a ficar ansiosa por Pedro e Artur sente-se mal com a incerteza da relação de Pedro com Maria. Artur relembra outra vez o momento com Rosa no escritório, e ela trava os seus avanços dizendo que tem Vítor e que é uma mulher séria. Artur insiste e voltam-se a beijar. De volta ao presente, diz a Madalena que Rosa o vai continuar a assombrar.

Ramalho sugere a Genoveva cortarem um bocado do vestido da Santa para o emoldurarem. Genoveva fica hesitante mas aceita.

Manuel está pensativo e o beijo abalou-o. O Padre entra e diz que a porta estava aberta. Manuel pergunta-lhe o que é que a igreja diz de uma relação entre um homem e uma mulher que não esteja grávida desse homem. Pinheiro é evasivo e diz que não importa o que a igreja pensa, mas sim o que Manuel sente.

Jesus repara na moldura com o vestido da Santa e Genoveva sente-se culpada. Ramalho explica-lhe que não podem ficar atrás da Santa Paciência e Jesus acha graça à competição das Santinhas. Volta a falar numa app, mas eles não se interessam na conversa.

Joana está deitada, mas não consegue dormir por causa do beijo.