“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 9 (12 a 18 de fevereiro) 

Alex e Paula afixam cartazes em procura de Joana.

O veleiro de Rúben e Vanessa fica à deriva.

Joana sente uma dor forte na barriga e receia ter perdido o bebé.

Joana está assustada. Instintivamente pega num ferro para se defender. Prepara-se para atacar mas percebe que é Manuel que se aproxima dela. Manuel vê que ela está muito assustada e ela conta-lhe que roubaram os restos do vestido que queimou.

Francisca está nervosa. Diz ao irmão que não precisa de a estar sempre a relembrar do que ele fez por ela. Ricardo pergunta-lhe o que é que tem andado a fazer para não prestar atenção ao dinheiro de Artur, mas ela diz-lhe que Artur não fala sobre negócios com ela.

Jesus vem à procura de Susana mas assim que ela aparece à porta faz-lhe sinal para ficar calado. Jesus finge ser espiritual e Luísa fica assustada com a coincidência do nome. Jesus sai, e Susana diz que não viu ninguém.

Ricardo está mais ameno e pergunta a Francisca se encontrou mais alguma coisa. Ela diz que em casa não há nada sobre as contas e que não pode entrar no escritório, só Óscar e Madalena. Ricardo tranquiliza a irmã e diz que vai tomar conta dela.

Óscar e Márcia dormem juntos. Ele tenta saber o que se passa com ela, mas Márcia não quer falar, despacha-o e diz que tem de voltar ao trabalho. Óscar sente-se usado e fica ofendido.

Genoveva cheia o vestido da Santa e esconde-o à pressa por debaixo do móvel, quando Ramalho volta da cozinha e lhe pergunta como quer a carne do jantar.

Joana continua nervosa, mas Manuel desvaloriza o seu pânico. Ela percebe que o foco de Manuel é o estado de saúde do irmão e Joana percebe que o está a chatear por uma coisa sem importância. Manuel responde que ela não tem de viver com medo e olham-se intensamente. Percebem que o momento pode escalar e Joana sai para o quarto.

Francisca está deitada no sofá enquanto Ricardo lhe faz festas no cabelo. Pedro vem de dentro e fica surpreendido ao vê-los. Ela apressa-se e diz que o irmão a veio apoiar porque está muito preocupada com Artur. Pedro responde que toda a gente está preocupada e sai.

Sérgio tenta aproximar-se de Leonor e beija-a, mas ela diz que está stressada e que não consegue. Ele responde que ultimamente ela nunca consegue nada, ergue-se da cama e sai.

Sérgio vai buscar um livro escondido à estante, é erótico e começa a ler, ficando muito excitado. Lurdes entra de rompante na sala e interrompe-o. Ele apressa-se a esconder o livro e a ligar a televisão. Lurdes acha estranho o comportamento do pai.

Michael diz à hospede que levou para o quarto que é melhor ela ir andando porque ele tem de fazer um telefonema e ela devia ir dormir. Percebemos que está ansioso e que o momento com ela não o acalmou.

Ramalho segue o cheiro a queimado em casa. Vasculha o altar de Genoveva e encontra o vestido. Fica perplexo.

Maria observa as fotografias de Pedro no telemóvel dele. Pedro relembra-se da última conversa que teve com o pai, quando ele lhe disse que não pagaria o curso de fotografia e diz a Maria que a fotografia é só um hobbie. Pedro aproxima-se de Maria mas ela esquiva-se e diz que acha que estão a avançar muito depressa.

Lurdes encontra o livro erótico do pai. Fica chocada mas continua a leitura, interessada. Dirige-se para a cama, mas volta atrás e leva o livro consigo.

Michael fala ao telemóvel com Mafalda e diz que já está apto para voar. Argumenta que a única diferença entre ele e os outros pilotos, é que ele foi apanhado. Começa a enervar-se e tem um ataque de ansiedade.

Pedro e Maria beijam-se no carro mas ela trava-o e conta-lhe que nunca esteve com ninguém antes. Pedro responde que não têm de fazer nada e que lhe basta estar só ali com ela.

Joana parece estar cansada. Manuel aproxima-se e pergunta-lhe desde que horas é que anda na vacaria, ela diz-lhe que se levantou ainda o sol não tinha nascido. Manuel diz que vai ao hospital e que segue para o hotel. Ela assegura-o para não se preocupar com nada, que ela trata do trabalho e que agora aquela também é a casa dela. Manuel sorri-lhe.

Alex vê o email que Paula lhe enviou com um cartaz do desaparecimento de Joana. Alex fica furioso e liga a Paula, diz-lhe que acha que aquilo não vai dar em nada. Paula responde que é uma melhor solução do que tentar subornar pessoas que trabalham em operadoras de telemóveis. Diz-lhe que ele pode ter desistido de procurar Joana, mas ela não desistiu da amiga.

Sérgio e Leonor estão de costas voltadas. Lurdes entra na sala a bocejar e diz que ficou a ler e adormeceu. Sérgio fica em alerta, deixa-as sair para o café e começa a procurar o livro no sofá, mas não o encontra.

Abel diz a Maria que não a ouviu chegar a casa na noite passada. Maria descansa-o e diz que não voltou tarde. Abel diz que os pais teriam orgulho na filha, e Maria sente-se culpada por lhe estar a mentir, mas não quer conflitos.

Ramalho interroga Genoveva sobre o saco e pergunta-lhe porque é que tem um vestido queimado guardado em casa. Ela responde que o saco tem conteúdo sagrado e que não é para se lhe andar a mexer. Ramalho quer respostas mais concretas mas ela diz que mais tarde é que ele vai perceber tudo.

Ricardo observa a entrada do hotel e vê Márcia a falar com Óscar. São cúmplices, e Ricardo fica interessado, pára o carro junto de Márcia e diz que lhe tem uma proposta para fazer. Márcia fecha os olhos como se pedisse ajuda divina e entra no carro.

Genoveva fala com Flávia sobre ter apanhado Joana a queimar o vestido e acha que a santa possa ter sido possuída pelo demónio. Conta-lhe que chegou a tempo de salvar o vestido e guardou-o.

Michael pergunta ao irmão se vende calmantes e Robert fica admirado com a pergunta.

Luísa ainda está perturbada pelo encontro com Jesus na noite anterior. Susana diz que Francisca está muito em baixo com a questão de Artur mas que quem parece estar muito bem é Pedro. Luísa diz que ele há-de cair em si e ver que Susana gosta dele.

Francisca está frágil e comenta que ninguém lhe dá novidades de Artur. Pedro percebe onde ela quer chegar e diz-lhe que a mãe está só a tentar gerir a crise, mas que quando Artur puder receber visitas, Francisca vai ser das primeiras pessoas a entrar no quarto. Francisca agradece e diz que ele tem o coração no lugar certo, tal como o pai.

Madalena diz à filha que ela devia voltar para casa, porque não fica sossegada ao saber que Francisca nada por lá sozinha. A Rita é irónica e pergunta se quer que a afogue na piscina mas Madalena não acha graça. Diz que a noite passada foi uma exceção e Rita fica triste.

Robert interroga o irmão, se o chefe sabe que ele toma comprimidos e se pode voar nesse estado. Michael diz-lhe que sabe o que está a fazer e que já está habituado. Robert entrega-lhe as pastilhas.

Márcia e Ricardo estão dentro do carro à porta de uma igreja abandonada. Márcia está com medo e Ricardo diverte-se com isso, dizendo que quer que ela lhe faça um favor. Márcia responde que não é esse tipo de mulher e Ricardo pede-lhe para que se acalme. Se lhe fizer o favor a divida fica bem paga.

Madalena diz a Óscar que Pedro e Manuel estão autorizados a entrar no escritório sem autorização. Alberto fica tenso quando Madalena pergunta quem era o homem que morreu no acidente e porque é que estava no carro com Artur.

Lurdes lê mais um pouco do livro que encontrou no sofá, mas disfarça quando a mãe entra. Lurdes fica perturbada com a leitura.

Joana acaba de arrumar a sala de arrumos da vacaria, está cansada. O Padre chega e falam. Joana põe a mão no ventre e pergunta ao Padre o que é que vai dizer ao filho quando nascer e perguntar quem é o pai, diz que não pode mentir sobre a vida dele. O Padre responde-lhe para dar um passo de cada vez e que não se pode mudar o passado.

Judite fala com a psicóloga sobre Paula, dizendo-lhe que não acredita que amiga queira verdadeiramente encontrar Joana e que só se quer aproximar de Alex. Judite acha que Joana fugiu do marido.

Paula cola os cartazes de Joana com Alex, ele parece incomodado.

Alberto explica que quem ia com Artur no carro era um consultor que veio rever pontos do contrato mas que já está tudo assinado. Pedro quer saber se têm estudos sobre a atividade sísmica da ilha, Alberto tenta desviar o assunto mas Madalena insiste que têm de fazer tudo bem. Alberto fica contrariado.

Jesus não tem dinheiro que chegue para pagar o café e Batista diz-lhe que é por conta da casa. Jesus pergunta-lhe se há algum quarto que possa alugar e falam sobre as festas. Batista informa-o que as festas são de graça e Jesus fica todo contente. Ramalho diz-lhe que a ilha antes de se chamar Terceira, chamava-se Jesus Cristo.

Alberto continua a falar do crescimento do Grupo Bettencourt. Manuel fica surpreendido ao saber do negócio das eólicas, mas Pedro já sabia. Madalena está vigilante à conversa e Alberto diz a Pedro que os investidores ficaram contentes por saber que é ele que está à frente das operações, que isso lhes dá conforto.

Márcia está nervosa, vê Óscar ao balcão e chama-o. Diz-lhe que precisa de estar com ele, puxando-o para dentro de um quarto. Beijam-se intensamente. Márcia encontra a chave mestra nas coisas de Óscar e esconde-a. Ele diz-lhe que gostava de levar a relação para outro nível e ir jantar com ela, mas Márcia recusa e diz que ele não tem de levar com a fama que ela tem.

Lurdes entra na sacristia e diz ao Padre que se precisa de confessar. Está cheia de vergonha e mal consegue falar, mas mostra ao Padre o livro que acha que a fez pecar. Pinheiro vê a capa erótica, percebe e fica surpreendido. Lurdes não quer ver a cara do Padre, mas percebe o silêncio e olha para o alto como se pedisse desculpa com o olhar.

Márcia está com remorsos mas resigna-se e telefona a Ricardo, que lhe diz que já sabe o que tem de fazer a seguir. Robert olha-o inquieto.

Madalena diz que trata dos contactos para fazerem o estudo sísmico mas Alberto diz que pode tratar do assunto. Madalena insiste. Pedro afasta-se e atende a chamada de Maria. Alberto tenta falar de ‘Natália’ com Manuel mas ele trava-o e sai. Márcia observa-os a todos na receção.

Ricardo comenta com Robert que lhe disseram que esteve com o irmão. Robert fica surpreendido por ele saber que tem um irmão e Ricardo avisa-o que quem trabalha para ele ou conta a verdade, ou sofre as consequências.

Um veleiro aproxima-se da costa portuguesa. Rúben vai ao leme. Dentro da cabine, Vanessa está a arrumar os caixotes de tabaco quando ouve um estrondo vindo de fora. Rúben aparece magoado e diz que o leme se partiu. Estão à deriva. Vanessa fica incrédula.

Joana carrega um bidão quando de repente sente uma dor forte na barriga. Corre para a casa de banho e fica em pânico ao ver vestígios de sangue. Está com medo de ter perdido o bebé.