“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 018 (26 de fevereiro a 3 de março)  

Alex é interrogado por um Inspetor que lhe diz que foi feita queixa de violência doméstica.

Madalena confronta Abel e pergunta-lhe se Artur e Rosa tiveram um caso.

Joana pede uma identidade falsa ao Padre. 

Jesus está encantado com Susana, mas ela empurra-o do carro e abandona-o na rua.

Manuel fica a pensar nas palavras de Pinheiro, enquanto olha para o cartão da obstetra. Faz uma chamada. Joana, sem sono, atende Manuel e diz que lhe vai fazer companhia na insónia.

Joana vê que Manuel andou a pesquisar sobre grávidas. Ambos ficam perturbados com a proximidade. Manuel tenta aliviar o ambiente e diz que está preocupado com a situação do irmão, com medo do futuro dos sobrinhos. Joana acaba por lhe perguntar se nunca teve ninguém especial na sua vida com quem se proporcionasse ter filhos. Manuel responde que conheceu uma pessoa, mas que Joana é a primeira pessoa com quem partilha casa. Os dois estão muito perto e Manuel segura-lhe na mão.

Manuel prepara-se para sair para o trabalho quando repara na manta que Joana deixou na sala. Pega nela e cheira-a, deixando-se perder no cheiro de Joana. A sua expressão muda como se estivesse a fazer algo proibido, e sai de casa.

Joana acorda no anexo e a primeira coisa que vê é a caneca de chá que Manuel lhe dera na noite anterior. Em flashback relembra-se de Manuel a pegar-lhe na mão, mas Joana diz que é melhor pararem, fica com pena e dividida enquanto Manuel se afasta para a cozinha.

Joana ergue-se da cama e vai até ao espelho. Ao seu reflexo, pergunta o que está a fazer a si mesma e a sua expressão revela dúvida.

Genoveva dorme no sofá, quando Jesus entra e a acorda. Jesus inventa que teve um furo na bicicleta, daí ter chegado a casa tarde. Ramalho acorda e questiona se Genoveva passou a noite no sofá ou com Jesus.

Márcia é brusca com Carla e pergunta pela irmã. Carla responde-lhe que Anabela já foi para a escola. Márcia pergunta à filha se vai trabalhar e comenta o que Carla tem vestido, com desagrado. Carla não responde para não arranjar confusão e são.

Ramalho está mal disposto e desabafa com Batista por Genoveva achar que é mãezinha de Jesus e por ter dormido na sala à espera dele.

Carla vai pela rua apressada a olhar para o telemóvel quando nota o carro de Ricardo estacionado na praceta. Esconde-se e vê Ricardo a das ordens a Robert, que assente e se encaminha para casa de Márcia. Carla observa tudo, preocupada.

Márcia abre a porta a Robert e entrega-lhe o dinheiro, o relógio e a pulseira que conseguiu arranjar. Robert pede desculpa por lhe estar a fazer isso mas justifica-se dizendo que precisa de ganhar a vida. Márcia responde-lhe que tem uma escolha, mas ele argumenta que ela também tem uma, se escolher parar de jogar.

Joana tenta perceber como Manuel está. Ele diz-lhe que vai ter com o irmão que vai voltar para casa, e comenta que ela deixou a manta na sala. Manuel acha graça ao facto dela não se habituar ao calor da ilha e segue para a casa de banho. Joana fica pensativa.

Batista vende queijadas e pede esmola para a caixa dos turistas. Ramalho diz que tem um problema com Jesus a viver lá em casa e Batista diz que o ajuda e que vai falar com o rapaz.

Francisca acorda e percebe que está no quarto de Michael, começa a recolher as suas coisas e dá pela falta do relógio e da pulseira. Sai do quarto e pergunta a Óscar se viu os seus pertences em falta. Óscar fica baralhado e olha-a inquieto.

Robert entrega a Ricardo o que Márcia lhe deu e afasta-se, quando de repente, Carla surge em frente ao carro obrigando Ricardo a travar. Carla questiona-o sobre o que Robert foi fazer lá a casa e diz-lhe que a mãe tem problemas, mas que se farta de trabalhar. Ele fica admirado pela sua coragem e oferece-lhe boleia para o trabalho. Carla hesita mas entra no carro. Ricardo pergunta-lhe a idade mas ela diz que ele não tem nada a ver com isso. Tapa as pernas por perceber que ele lhe olha. Ricardo acha-lhe graça e Carla sai do carro sem lhe agradecer a boleia.

Óscar tenta acalmar Francisca e diz que nunca tiveram um roubo no hotel e que também não acredita que tenha sido Michael a fazê-lo. Conta-lhe que Michael não lhe fez nada e que a deixou dormir descansada. Francisca diz que vai procurar em casa e sai apressada, quando recebe uma mensagem de Manuel a avisar que Artur vai para casa.

Carla acha que está atrasada para o trabalho, mas Flávia diz-lhe que chegou mais cedo e comenta sobre o facto de ela estar com as pernas à mostra, porque pode distrair os clientes. Carla pica-se e responde que Flávia parece a mãe dela, mas que já estão no séc. XXI e que se pode vestir como bem quiser.

Lurdes está desconfortável com os sapatos de salto alto e a mãe ensina-lhe como fazer. Sérgio deixa a filha sair e aproxima-se de Leonor, que logo o afasta e diz que tem trabalho para fazer.

Artur não quer usar a cadeira de rodas, mas o médico avisa-o que tem de repousar senão volta a interná-lo. Artur admira-se pelo irmão o ter ido buscar ao hospital, Manuel diz que avisou Francisca da alta e Artur responde que vai falar com ela mas que não a quer a viver lá em casa.

Abel está a trabalhar nas redes de pesca quando o carro de Madalena se aproxima. Maria surge ao pé do avô e Madalena observa-os. Maria volta à bicicleta e parte. Abel diz que sabe que Madalena é mulher do Artur e ela diz-lhe que quer falar sobre o que aconteceu há 22 anos. Abel diz que não vai falar com ela,  volta para a rede mas Madalena não se move.

Tocam à campainha de Alex, que vai abrir a porta. O Inspetor Martins entra e diz-lhe que foi apresentada uma queixa contra ele de violência doméstica e que as autoridades também sabem que a mulher está desaparecida. Alex acha que foi Paula quem fez a queixa, o Inspetor diz que essa informação é reservada e pede-lhe que se acalme. Alex fica sem recuo.

Joana pede ajuda ao Padre e conta-lhe sobre o alerta na internet com a sua fotografia. Diz que Rita conseguiu retirar o anúncio mas que se alguém na ilha vir a foto a vai reconhecer. Pergunta-lhe o que é que pode fazer para não ser apanhada, mas o Padre não tem resposta.

Madalena confronta Abel e pergunta-lhe se Artur e Rosa tiveram um caso, põe em hipótese Maria ser filha de Artur. Abel fica incomodado e diz que já sofreu o suficiente por causa do Bettencourt. Defende a filha, dizendo que era uma mulher séria e manda Madalena ficar longe dele e de Maria.

Joana desesperada diz que quer viver a vida sem medo e quer arranjar uma identidade nova. O Padre responde que uma identidade falsa é ilegal, mas Joana argumenta que não pode pedir uma segunda via dos seus documentos senão Alex encontra-a.

O Inspetor Martins olha para as notas que tirou da conversa com Alex, que lhe diz que Joana se foi embora sem lhe dizer nada e que é uma pessoa desequilibrada. Tenta vitimizar-se e o Inspetor pergunta-lhe se tem alguma arma em casa. Alex desmente.

Madalena alcança Abel e ele diz-lhe que Maria é filha da Rosa e do Vítor. Madalena pede desculpa por o perturbar mas pergunta se Rosa não poderá ter mentido. Abel diz que se a filha tivesse guardado um segredo desses, só Leonor é que o poderia saber por serem muito amigas. Abel sugere que Madalena pergunte a Artur mas duvida que ele lhe conte a verdade.

O Padre percebe a dor de Joana mas diz-lhe que não se pode envolver num crime e que pode ir consultar a médica recomendada por Manuel sem documentos. Joana fica envergonhada, e diz que quando o bebé nascer não pode ficar a viver da caridade de Manuel. O Padre responde que talvez lhe consiga arranjar um trabalho.