“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 6 (12 a 18 de fevereiro) 

Artur fica em estado grave no hospital. É operado e entra em paragem cardíaca.

Abel descobre que Maria esteve no hotel dos Bettencourt.

Anabela foge de casa e vai ter com Joana.

O carro de Artur está preso na ravina que desce para o campo. O para brisas está partido, o Consultor e Artur não se mexem e parecem mortos. Uma mulher sai doutro carro, que estaciona e pega no telemóvel para fazer uma chamada.

Sérgio sai da carrinha da proteção civil e desliga a chamada. Pega no rádio e dá o alerta para o acidente.

Manuel apanha coisas do chão e explica a Joana que acabou de haver um sismo. Joana chora e diz que não escolheu nada do que se está a passar, conta que se atirou ao mar porque corria perigo no veleiro. Manuel ouve a informação chocado e Joana diz que percebe que eles só querem o melhor para ela mas que não é fácil ter de inventar toda uma nova vida e deixar tudo para trás em Lisboa. Sai e Manuel sente-se penalizado.

À porta da faculdade, Alex está impaciente dentro do carro, na rádio ouve a notícia dum sismo na ilha Terceira. Paula entra no carro. Alex pergunta-lhe se voltou a falar com Joana e ela nega. Ele insiste e Paula diz-lhe que começa a achar que Joana tinha razões para não querer estar com Alex, dizendo-lhe que não admite faltas de respeito. Pede-lhe que não volte a aparecer na faculdade e ele olha-a furioso. Paula sai do carro e Alex fica frustrado, sentindo que começa a perder a confiança dela.

Na receção do hotel, Michael continua sedutor com Francisca, diz-lhe para não ter medo e que sismos são normais na ilha. Francisca olha-o impressionada com o seu discurso. Michael sorri-lhe.

Genoveva pergunta a Ramalho se sentiu o tremor e ele responde que não, estava a fazer agachamentos. Genoveva aproxima-se do altar à Santa e benze-se. Ramalho agarra-a e ela olha-o zangado. Ramalho diz que se morrer, volta para a assombrar em pelota. Genoveva benze-se outra vez.

Batista organiza as caixas dos bolos de modo a que ninguém repare que algumas caíram ao chão. O Padre aproxima-se do balcão e pede-lhe que o avise caso alguém tenha tido problemas com o abalo. Batista diz que os locais já estão habituados. Pinheiro olha-o sem paciência, Batista vê um casal de turistas e vai ter com eles com as caixas dos bolos.

Alberto repara em Francisca e Michael a conversarem próximos. Óscar diz onde foi o abalo e Alberto fica em alerta, sabendo que Artur estava nessa zona e que não lhe atende o telemóvel.

Sérgio chega ao local do acidente, um ambulância e os bombeiros já estão presentes. Pergunta à Chefe qual o relatório preliminar e ela informa-o que há uma vítima mortal.

No armazém, Ricardo pergunta pelo seu dinheiro. Márcia responde que está a juntar tudo para lhe pagar. Ricardo ameaça fazer uma visita às filhas dela e Márcia chora. Robert fica incomodado com a conversa, pensando em Carla.

Jesus entra na ‘Casa do Povo’ e Batista está desconfiado com o rapaz. Ele apresenta-se e diz que cria aplicações para telemóvel. Genoveva entra, benze-se e diz que o Jesus os encontrou, por ter chegado à ilha um dia depois da Santa. Genoveva diz que é mais um sinal do divino e Batista olha-o com mais interesse.

Leonor está preocupada com Sérgio e sai do café. Lurdes atende a mesa de Jaime e fica encantada com ele. Anabela entra de rompante no café e avisa Carla que a mãe foi raptada. Diz que a vão matar. Carla fica atónita e Jaime reage com surpresa.

Artur é retirado com cuidado. Sérgio aproxima-se da maca e fica aliviado por o ver vivo. A Chefe diz-lhe que Artur tem os sinais vitais fracos e entrega a Sérgio a carteira do Consultor, que faleceu. A ambulância afasta-se.

Carla abraça a irmã enquanto a ajuda a recuperar o fôlego. Jaime diz que é melhor chamarem a polícia, Carla é rude e diz a Lurdes para avisar Leonor que teve de sair do café. As irmãs saem. Lurdes resume a vida de Carla e Anabela a Jaime, dizendo que Márcia não liga muito às filhas.

No armazém, Márcia chora assustada. Ricardo continua sentado numa cadeira e encara-a, diz-lhe que a tem de pressionar, senão todas as outras pessoas a quem ele empresta dinheiro vão pensar que ele é manso. Avisa-a que tem três dias para fazer o pagamento. Márcia promete que vai pagar.

Alberto está à secretária, desliga a chamada e diz a Óscar que Artur teve um acidente com o jipe e que está em estado grave no hospital. Óscar fica em choque e pergunta se deve avisar a família. Alberto responde que enquanto não tiverem mais informações sobre o estado de Artur, ninguém pode saber do que aconteceu.

Anabela e Carla caminham a passo rápido. Anabela aponta para Robert e diz que foi ele quem levou Márcia. Carla avança na sua direção com raiva. Robert diz que Márcia está bem e que só tem de pagar as dívidas que tem. Robert fica incomodado ao vê-las ir embora.

Francisca fica nervosa com a aproximação sedutora de Michael, ela volta a relembrar que tem namorado e que é o dono do hotel, e ele afasta-se. Diz-lhe que foi um prazer conhecê-la. Susana chega e propõe-lhe irem às compras na loja da mãe. Francisca anima-se.

Flávia está atrapalhada a arrumar os bolos na cozinha do café, quando Leonor entra e reclama com ela por deixar cair os bolos. Flávia responde-lhe que é difícil trabalhar sozinha e conta que Lurdes deixou a Carla sair mais cedo. Leonor sai do café, enervada.

Lurdes e Jaime conversam. Leonor vem da cozinha e pergunta-lhe porque é que deixou Carla sair a meio do serviço. Lurdes começa a falar mas Jaime defende-a, dizendo que Lurdes teve um ato de humanidade. Leonor fica desconcertada, conta à filha que houve um acidente na estrada da Serreta e que o pai foi para lá.

Francisca agradece a Susana por a ter tirado do hotel. Francisca escolhe o que comprar na loja. Vai pata pagar quando Luísa lhe diz que é oferta. Francisca fica admirada. Luísa manipula a conversa e diz que fica muito contente por a ver ser tão amiga da filha. Aproveita para falar de Pedro.

Alberto ergue-se quando o médico se aproxima. A sua expressão é séria. O médico explica-lhe que Artur tem uma hemorragia interna e que ainda não recuperou a consciência. Aconselha-o a informar a família, e diz-lhe que é melhor falar com Manuel por causa da compatibilidade com o tipo raro de sangue de Artur, caso seja necessária uma transfusão. Alberto assente.

Abel repreende Maria pelo acidente de David no mar, chateia-se por ela ter arriscado saltar para o mar. Abraçam-se e Maria vai para dentro, quando Abel abre a porta a Sérgio que lhe conta do despiste de Artur. Sérgio remarca que lhe queria dar a notícia, considerando a história que existe entre os dois. Abel responde que não lhe interessa a sorte da família Bettencourt. Maria fica a ouvir a conversa.

Em surpresa, Madalena recebe o filho no apartamento. Abraçam-se e Pedro diz-lhe que ficou sem bateria no telemóvel quando estava na faculdade e por isso é que não lhe conseguiu atender as chamadas. Madalena mostra-lhe a casa.

Pedro olha em volta perdido, diz à mãe que terminou com Susana. Madalena percebe que o filho conheceu outra pessoa e não insiste na conversa.

Joana prepara o jantar. Manuel sai da casa de banho apenas de toalha e estaca ao vê-la. Joana diz-lhe que cozinhou uma especialidade sua. Manuel vai vestir-se. Tocam à porta e Joana abre-a a Alberto, que se apresenta como o advogado da família. Joana chama Manuel, que imediatamente questiona Alberto se está tudo bem com o irmão Artur. Manuel percebe que há um problema.

Rita entra em casa de mansinho. Avança cuidadosamente pela sala e segue para os quartos, mas é apanhada por Francisca, que a repreende por ter ido jogar futebol depois do pai a ter proibido. Discutem e Francisca pede-lhe que ela fique do seu lado. Rita responde que prefere enfrentar o pai do que ficar do lado de Francisca.

Joana atenta à conversa enquanto Alberto conta do acidente do Artur, diz a Manuel que o irmão tem uma hemorragia e que está a ser operado. Alberto olha para Joana curioso, e pergunta se ela também os acompanha ao hospital. Eles respondem que não e Manuel faz-lhe sinal em como fica bem. Saem.

Maria deixa uma mensagem a Pedro a dizer que pode contar para ela por causa do acidente do pai. Abel ouve tudo, entra e pergunta à neta para quem é a mensagem. Maria conta-lhe a verdade e diz que era para o Pedro Bettencourt. Abel olha-a, perplexo.

Susana e Luísa ficam felizes pelo plano com Francisca ter corrido bem, comentam que agora ela lhes vai ficar a dever um favor por lhe terem oferecido a roupa. Jaime entra e tenta dar um sermão à irmã por não andar a aparecer no escritório. Susana ignora-o e sai. Luísa diz ao filho para não pressionar a irmã.

Márcia está enterrada no sofá, agarrada ao telemóvel. Anabela está preocupada com a mãe, mas ela repreende a filha por não ter ido à escola e avisa-a que se continuar a faltar lhes vão tirar o abono de família. Carla manda a irmã para o quarto e interroga a mãe, tentando perceber a quem é que deve dinheiro. Márcia não mostra remorsos pelo que aconteceu, farta-se das críticas e manda-a ir dormir.

Abel está preocupado com a neta. Maria conta-lhe como conheceu Pedro. Diz-lhe que ele foi para Lisboa e quem tem namorada, portanto o avô não tem nada com que se preocupar. Abel não fica convencido.

Joana abre a porta ao Padre, que lhe pergunta onde está Manuel. Joana conta-lhe o que se passou e que Artur teve um acidente, sente-se revoltada por não poder estar perto de Manuel. O Padre diz que ela não se pode expor e olha-a, preocupado. Joana já não tem a certeza sobre querer continuar a mentir às pessoas na ilha e que mais tarde ou mais cedo, Alex vai encontrá-la de qualquer maneira.

Manuel pergunta se os sobrinhos já sabem do acidente, mas Alberto nega, alegando que têm de conter a informação por causa dos investidores do Grupo Bettencourt. Manuel reage e diz que o resto da família tem de saber imediatamente.

Madalena olha para o telemóvel do filho e pergunta-lhe Pedro quem é Maria, quando vê as mensagens que lhe deixou. Mas Pedro não quer falar sobre o assunto. Madalena diz que o ajuda a arrumar as coisas e pede-lhe que lhe conte o que é que a Francisca anda a fazer na ilha.

O Padre termina a chamada com Manuel. Diz-lhe que Manuel está bastante abalado com a situação e que Artur ainda está a ser operado. Joana toma uma decisão e diz ao Padre o que vão dizer às pessoas na ilha quanto à sua identidade. Joana olha-o num misto de tristeza e coragem e diz-lhe que se vai passar a chamar Natália, a mulher que já salvou duas pessoas na ilha. Diz que nem os touros, nem os sismos a abalam. O Padre percebe, despedem-se e sai.

Rita estranha a visita do tio. Manuel apresenta-se a Francisca e o conta o que se passou com Artur, que está no hospital e que é grave. Rita e Francisca quebram.

Márcia dormita em frente à televisão. Anabela vai para sair de casa, de mochila às costas. Não consegue alcançar o telemóvel que está no sofá ao pé da mãe e sai sem que ela se aperceba. Márcia acorda e percebe que está atrasada para o trabalho. Levanta-se para se despachar.

Na ‘Casa do Povo’, Batista tenta saber mais sobre Artur e o seu império, começa a especular sobre quem será o herdeiro e fala no funeral. Sérgio fica chocado com a sua atitude e sai, saturado da conversa.

Márcia já está fardada. Carla pergunta pela irmã, mas a mãe responde que não sabe e sai para trabalhar. Carla chateia-se por a irmã ter saído de casa a meio da noite e liga-lhe. Vê o telemóvel tocar, no mesmo sítio onde a irmã o deixara. Fica frustrada.

Rita sente-se culpada por ter discutido com o pai, Manuel tenta acalmá-la. Rita lembra-se de Joana e fala com o tio sobre ela. Manuel mente-lhe e diz que ‘Natália’ é amiga dele. Rita diz que a amiga dele é estranha e olha-o, desconfiada. Manuel evita as perguntas da sobrinha e sai para ligar a Pedro.

No corredor, Francisca fala nervosa com Ricardo ao telemóvel. Diz que se Artur morrer, a vão expulsar de casa porque Rita a odeia. Ricardo tranquiliza-a. Manuel sai do quarto já ao telemóvel e Francisca desliga a chamada abruptamente e sorri para ele.

Madalena atende a chamada no telemóvel do filho. É Manuel. Madalena fica contente por lhe ouvir a voz, mas rapidamente a sua expressão fica sombria. Desliga a chamada. Pedro sai do duche, e pergunta-lhe o que está a fazer. A mãe responde-lhe que vão ter de voltar à ilha imediatamente porque Artur teve um acidente. Marca os bilhetes de avião e Pedro fica em choque com a notícia.

Artur está a ser operado, há algumas unidades de sangue para  transfusão, quando de repente, Artur entra em paragem cardíaca. O médico tenta reanimá-lo com o desfibrilhador.

Joana acorda com as batidas na porta. Anabela entra e diz-lhe que não pode voltar  a casa porque tem medo que a matem a ela e à mãe. Joana, por instinto maternal, abraça Anabela.