“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 040 (25 a 31 de março)  

Márcia volta a jogar.

Maria e o avô fazem as pazes, sabendo que Maria não é filha de Artur.

Manuel relembra os tempos passados com Teresa, enquanto está com Joana.

Genoveva conta a Batista que viu Leonor a correr com um homem na rua. Batista fica interessado em saber quem era.

Manuel é direto com Maria e pergunta-lhe se é sua sobrinha. Maria responde que não, e continuam a conversar sobre Pedro. Manuel diz-lhe que o sobrinho gosta muito dela, mas Maria diz que a situação vai ser sempre complicada por causa do passado das família. Pedro liga-lhe em videochamada, e Manuel diz a Maria que atenda. Maria está emocionada por o ver e Pedro diz-lhe que o pai lhe contou o que se passou. Pedro diz que gostava de estar ao pé de Maria para a abraçar e estão ambos emocionados. Madalena observa a conversa cúmplice dos dois. Maria quer desligar a chamada e lembra Pedro das coisas que lhe disse quando terminaram a relação. Pedro convida-a para ir ter com ele a Lisboa, mas perante o que Maria diz, ele fica sem resposta e Maria desliga. Manuel vem ter com ela e Maria agradece o apoio, dizendo que sempre ouviu dizer que Manuel era diferente do resto da família. Manuel gostou de conversara com ela.

Genoveva e Batista continuam a falar de Leonor, quando Flávia entra. Tentam saber se ela sabe quem era o homem com quem Leonor ia na rua, mas Flávia repreende-os por coscuvilharem. Flávia confere as faturas e entrega-as a Batista. Ramalho entra de toalha ao ombro e cabelo molhado, Genoveva fica aflita por ele ter ido ao banho naquele frio.

Maria volta a casa e fica assustada com o estado de desarrumação na sala. Procura pelo avô mas não o encontra. Lurdes toca à campainha e vem para lhe contar que Artur é pai dela, mas Maria responde que é mentira e já tirou a situação a limpo. Lurdes fica aliviada. Maria sai à procura do avô.

Leonor ajuda Michael a sentar-se no sofá, que torceu o pé na corrida. Ele está feliz com mais uma conquista para passar tempo com Leonor.

Joana arruma a sala e dança animada. Manuel entra e olha-a apaixonado, mas também comprometido. Avança para Joana e beijam-se.

Teresa diz a David o que precisam de comprar para a loja e ele aponta. Rita vem ter com ele e Teresa pede-lhe que feche a loja e sai. David insiste com Rita que tem de falar com o pai sobre a relação, mas Rita está farta da conversa.

Joana conta a Manuel que falou com a mãe e lhe disse o que se passou. Manuel pede-lhe que não arrisque demais e pergunta se pode mesmo confiar na mãe. Joana responde que sim e que quando soube que estava grávida, quis voltar a contactar a mãe. Queixa-se, dizendo que Manuel tem andado muito severo e bruto com ela. Manuel diz que só a quer proteger, e beijam-se. Joana afasta-se e avisa-o que Jesus está à espera dele na vacaria.

Michael finge estar mais magoado do que o que está enquanto Leonor lhe dá o gelo. Leonor percebe a intenção e ri-se, Michael mostra-se sedutor e diz que o melhor é passar lá a noite. Começa a querer despi-la, mas Leonor trava-o e diz que ainda não estão nessa fase. Michael levanta-se, dizendo que já está gelado o suficiente e acaba por sair. Leonor fica triste. Sozinha em casa, fala consigo mesma para que consiga definir o que quer para si mesma.

Maria procura pelo avô na ‘Casa do Povo’, quando Sérgio entra e lhe conta que Abel teve um problema de saúde. Em flashback, Sérgio chama o 112, e Abel pede-lhe que não diga à neta nada do que se passou. Maria culpa-se por ter discutido com o avô antes de sair. Lurdes tenta acalmá-la. Genoveva comenta que uma neta dela não a metia num hospital, mas Flávia repreende-a.

Jesus está a dormitar ao portátil, Manuel brinca com Jesus e diz que as vacas fugiram todas. Jesus acorda sobressaltado e percebe que Manuel está a gozar com ele. Entusiasmado, começa-lhe a contar as suas ideias para o negócio, desde massagens para as vacas até à musicoterapia. Manuel acha-lhe graça, mas está impaciente para se ir embora. Jesus continua a falar.

Luísa está nervosa com o evento e fala com o Padre sobre a missa. Pinheiro acalma-a, dizendo que vai correr tudo bem. Luísa pergunta-lhe se a Márcia costuma vir à igreja, ao que o Padre responde que é raro. Luísa comenta que Márcia trabalhou nas estufas mas que não correu bem, portanto não quer perturbações na cerimónia. O Padre fica intrigado.

Jesus continua a sua apresentação, mas Manuel já não o ouve. Interrompe, dizendo que não acredita em nenhuma das suas ideias e que não têm capacidade para pôr as sugestões extravagantes em prática. Jesus fica desiludido e apresenta a sua demissão, dizendo que não trabalha com vacas, mas sim com unicórnios.

Márcia voltou a jogar e Carla mostra-se desiludida. Márcia diz que é fraca e que se sente uma desilusão para as filhas. Anabela vê a irmã rasgar a raspadinha e pergunta se a mãe voltou a jogar. Carla diz que sim, e abraçam-se.

Maria está aliviada por saber que o avô está bem, mas continua a sentir-se culpada por o ter enervado. Lurdes diz que pelo lado positivo, Maria afinal não é filha do Bettencourt. Sérgio ouve e fica intrigado, Lurdes percebe que falou demais. Maria vai ao hospital pedir desculpas ao avô e conta-lhe que não é filha de Artur. Abel fica muito aliviado.

Anabela está triste e pergunta à irmã se alguma vez vão ser felizes. Carla mostra-se compreensiva, e recebe uma chamada de Renato, que lhe diz que pode ir ter com ela. Carla pergunta-lhe se tem a certeza, e diz que mora no bairro dos pescadores. Renato pede-lhe a morada.

Ramalho fala com o Padre sobre Abel. Pinheiro sugere-lhe que faça uma oração, e Ramalho reza pelo amigo e por Maria. Ambos se emocionam.

Manuel conta a Joana que Jesus se despediu, e brinca dizendo que tem de repensar os seus métodos de recrutamento para a vacaria. Manuel agarra Joana e avançam para a cama, mas Manuel gela quando Joana lhe toca na tatuagem no braço. Relembra o gesto igual de Teresa quando namoraram, mas volta à realidade. Joana estranha a reação, mas Manuel disfarça.

Abel diz à neta que nada muda quanto à sua relação com Pedro, que continua a ser um Bettencourt. Pergunta a Maria se nunca mais vai ver Pedro, ela responde-lhe que não pode prometer uma mentira. Abel diz que quer que Maria aceite o projeto na outra ilha, e que ela tem razão quando diz que tem de viver a sua vida. Maria fica emocionada e abraça o avô.

Pedro está abalado e diz à mãe que quando pensou que Maria pudesse ser sua irmã, lhe passaram coisas horríveis pela cabeça e que se sentiu sem esperança. Madalena preocupa-se com o filho, mas Pedro pede para estar sozinho.

Manuel acaba de tomar banho, e passa a mãe na tatuagem. As memórias passadas com Teresa em jovem regressam, perturbando-o. Sente-se culpado e ansioso.