“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 043 (1 a 7 de abril)  

David beija Maria.

Madalena envolve-se com Artur. Pedro apanha-os em flagrante.

Márcia confessa a Carla que Augusto é o seu pai.

Sérgio reclama com Leonor por deixar uma empregada do café falar com ele naqueles modos. Leonor defende Joana e entrega os papéis de divórcio a Sérgio, dizendo que só falta a assinatura dele. Sérgio acusa-a de já ter outro homem e ser essa a razão do divórcio. Leonor responde que não está com ninguém, mas Sérgio volta a dizer que repara na maneira como o piloto americano olha para ela. Pergunta-lhe o que acontece se não assinar os papéis e Leonor responde-lhe que a situação só vai ficar pior.

Luísa está muito enervada por ver Márcia na igreja, Jaime ainda a tenta impedir mas Luísa aproxima-se dela. Questiona-lhe o que está a fazer na cerimónia, e Márcia diz que também amou muito Augusto e que tem todo o direito a estar ali. Luísa está muito perturbada, Lurdes aproxima-se, dá-lhe o braço e vão-se sentar.

Leonor já não está tão animada e Joana repara. Falam sobre divórcios e Leonor pergunta-lhe como vai fazer no seu caso. Joana responde que não se pode separar agora senão o ex-marido iria descobrir onde estava. Leonor muda o tom e diz-lhe que se prepare a organizar o enxoval porque já se começa a notar a barriga e vai haver falatório na ilha. Joana brinca que vai rezar à Senhora do Mar para a proteger da má-língua.

Francisca marca o voo para Artur, que reclama ao ver que Rita veio de um jogo de futebol. Diz-lhe que vai a Lisboa ter com o irmão, pois Madalena lhe ligou a dizer que precisa dele. Rita fica com ciúmes pela atenção dos pais ao irmão, mas deseja-lhe uma boa viagem. Francisca está saturada da conversa. Rita liga à mãe.

Alex fala sobre os pais de Joana e mostra-se manipulador, dizendo que não quer perder Paula, mas ela relembra-o que não é Joana e quem tem de ser diferente para que a relação funcione, é ele. Alex vê o perfil de Judite no Facebook e nota que já não tem nenhuma publicação do desaparecimento de Joana.

Em Belém, Judite sai de um Uber e olha em volta. Parece imaginar o que se terá passado com Joana na noite em que teve de fugir. À entrada do túnel, Judite começa a perceber o que se terá passado naquela noite. Fala com um homem que vem dos barcos, e ele aponta-lhe o Clube Naval.

Teresa consola Maria e diz que se precisar pode ir ver o avô ao hospital. Teresa pede a David que anime a colega e sai. David vai ter com Maria, abraça-a e acaba por lhe dar um beijo. Maria afasta-o indignada. David fica muito atrapalhado sem saber o que dizer, Maria pede-lhe que a situação não se repita.

O Padre está a pensar na estranha confissão do dia anterior, quando Flávia entra e percebe que ele não está bem. Elogia a missa que deu. Carla encontra Flávia e diz que têm de ir andando para as estufas. Carla agradece a missa, e o Padre abençoa-a.

Artur já está em Lisboa. Desvaloriza o que Madalena lhe conta sobre o filho, dizendo que Pedro é forte e que tem de meter a cabeça no lugar. Madalena diz que quer passar tempo com o filho e Artur sugere que ela volte para a Terceira com Pedro. Madalena responde que Francisca não iria gostar, e Artur confessa que a relação não anda bem. Madalena mostra-se disponível para o ouvir desabafar.

Francisca chega à festa nas estufas. Susana está cheia de alergias e manda Lurdes ir buscar as suas gotas. Luísa agradece a missa ao Padre. Carla comenta com Flávia que achou estranho o que o Padre fez e Flávia diz que ele achou que ela precisava de proteção. Carla cumprimenta Renato, mas ele está atento a Susana.

Óscar verifica o trabalho dos jardineiros do Hotel quando nota o encarregado da obra a aproximar-se. Não gosta de o ver ali e ele diz que vem falar com o patrão. Óscar liga a Alberto a avisar e manda o encarregado ir para o jardim, dizendo que Alberto se encontra com ele. O encarregado estranha mas obedece.

Lurdes está irritada com a forma como Susana a trata, relembra-se da conversa que teve no primeiro dia de trabalho e em como Susana lhe disse que é alérgica às flores. Lurdes despeja o conteúdo do frasco das gotas e troca-o por água.

Teresa procura por Alberto no hotel e Óscar diz-lhe que está ocupado mas que pode esperar se quiser. Teresa segue para o bar e vê Manuel, que lhe pergunta se podem conversar um bocadinho. Teresa avança, tensa.

Sérgio entra no café e Joana recebe-o, dizendo que Leonor teve de sair por uns minutos. Falam sobre o que se passou de manhã no café e Joana diz-lhe que foi brusca. Sérgio aceita as desculpas, mas Joana responde que não está a pedir desculpa. Conta que já foi casada e que o não acabou bem, porque o que o ex-marido lhe fazia era o que Sérgio está a fazer a Leonor. Joana diz-lhe que é injusto pressionar Leonor quanto à filha. Sérgio recua com o que Joana lhe diz e entra na cozinha.

O encarregado fala da sua preocupação quanto à presença de Liliana e diz a Alberto que ela fez má cara e ligou ao chefe para lhe falar dos relatórios do estudo. O encarregado acha que Liliana descobriu alguma coisa, e Alberto agradece. Manda-o sair pela porta lateral do hotel.

Joana espera que Sérgio saia da cozinha para continuarem a conversa. Sérgio diz-lhe que nem todos os casamentos acabam da mesma forma e que nem todos os homens são iguais. Joana olha-o, tensa.

Madalena mostra-se compreensiva com Artur, que lhe conta que desde que saiu do hospital não voltou a conseguir ter intimidade com Francisca. Madalena diz que ele tem de acreditar que vai conseguir recuperar e Artur acaba por a beijar. Madalena tenta recuar mas deixa-se envolver e beijam-se intensamente.

Manuel confronta Teresa sobre a ida à vacaria e diz que sabe que ela lhe queria dizer mais alguma coisa. Teresa dá-lhe razão e confessa que acha que descobriu de onde se conhecem. Manuel fica expectante.

Lurdes entrega as gotas a Susana, que diz que já nem dá pelo cheiro do medicamento. Luísa circula entre os convidados agradecendo-lhes a presença. Flávia fala com Carla e diz que estranhou ver Márcia na igreja. Carla responde que não a viu e Flávia pergunta-lhe se a mãe trabalhara nas estufas dos Cordeiro, Carla também diz que não. Liliana aproxima-se de Lurdes e pergunta se pode falar com ela.

Manuel olha Teresa com intensidade e ela pergunta-lhe se não se lembra mesmo de nada. Manuel pede uma pista concreta, mas Alberto aparece e interrompe a conversa quando Teresa vai para responder.

Artur e Madalena estão deitados no sofá, relaxados e pensativos. Madalena comenta que talvez Artur deva procurar ajuda para resolver o problema de intimidade com Francisca. Artur vai para responder, quando de repente Pedro entra em casa e percebe que os pais se envolveram. Fica em choque e Madalena fica envergonhada. Artur está tenso e não diz nada.

Jaime circula pelo meio das pessoas, é simpático com todos e diz à mãe que está na hora de discursar. Luísa fala para todos e volta a agradecer a presença na homenagem ao falecido marido, mostrando uma fotografia de Augusto. Carla olha fixamente para a fotografia e relembra-se de ser criança e estar a brincar no chão da sala, vendo Augusto e a mãe abraçados no sofá. Carla fica muito perturbada com a memória, o Padre percebe e acompanha-a à saída.

Pedro está perplexo com a cena e volta a sair de casa. Madalena começa a vestir-se e Artur tenta acalmá-la. Madalena responde que a sua prioridade é o filho e não Artur.

Liliana e Lurdes conversam e Liliana diz já ter percebido que Lurdes gosta de Jaime. Lurdes tenta negar, mas pede-lhe que não conte a ninguém para não arranjar problemas na empresa. Liliana diz-lhe que Lurdes devia admitir os sentimentos a Jaime, que se aproxima enquanto Lurdes se afasta, nervosa. O Padre passa com Carla para a saída mas Luísa nem nota, estando concentrada no ataque de alergias de Susana que estão cada vez piores.

Madalena diz a Artur que o filho está a subir outra vez. Artur pergunta-lhe o que planeia dizer a Pedro. Madalena responde que não vai dizer nada e que Pedro já não é um miúdo. Pedro volta a entrar em casa e Artur diz-lhe que precisa de falar com ele sobre Maria. Pedro fica surpreendido.

Carla entra em casa, nervosa. Confronta a mãe, perguntando-lhe se conhecia o Augusto Márcia responde que trabalhou nas estufas quando era mais nova, mas Carla percebe que a história é maior e ganha coragem, perguntando à mãe se foi amante dele. Márcia fica sem resposta.

Teresa pensativa, relembra a conversa com Manuel. Alcança a caixa de recordações e com o telemóvel, fotografa uma polaroid em que eles estavam juntos na cama, jovens, descontraídos e felizes.

Artur encara Pedro e diz-lhe que não pode perder a cabeça por uma mulher. Pedro confronta-o, dizendo que também perdeu a cabeça por Rosa e que ela acabou por perder a vida ao fazer uma viagem numa tempestade só para estar com ela. Artur exalta-se e Madalena tenta apaziguar, dizendo que Artur só veio falar com ele porque Madalena pediu. Pedro olha para a mãe, perplexo.

Márcia tenta negar, mas Carla conta que se lembrou de ver Augusto lá em casa quando viu a fotografia nas estufas. Márcia está incrédula e desaba em emoção, dizendo que eles se amavam muito e que ficou destruída por ele morrer de repente. Abraçam-se e Márcia confessa que Augusto é pai de Carla, que fica em choque ao ouvir a revelação.

Pedro fala com a mãe, evitando olhar para o pai. Avisa-os que não se vão meter mais no assunto de Maria, porque só a ele diz respeito. Pedro confessa à mãe que só foi ver o mar porque tem saudades da Terceira. Artur percebe que Pedro o pode chantagear e contar à irmã que os apanhou juntos, que por sua vez contaria à Francisca. Artur pede-lhe que não conte e Pedro responde que em troca, só não quer ser tratado como um miúdo. Os dois encaram-se, desafiantes.