“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 10 (12 a 18 de fevereiro) 

Márcia rouba documentos do escritório do Artur, a pedido de Ricardo.

Rita desconfia que o bebé de Joana seja do tio.

Artur acorda dos cuidados intensivos.

Manuel ouve um choro baixinho e chama por ‘Natália’. Joana abre-lhe a porta do anexo e diz-lhe que teve uma hemorragia. Manuel pega-a ao colo e diz que têm de ir ao hospital imediatamente.

Rúben diz a Vanessa que também ficaram sem o motor e que acha melhor pedirem ajuda. Vanessa responde que não quer desperdiçar o tabaco porque é muito dinheiro, e sugere pôrem os caixotes no bote e fugirem.

Márcia entra no gabinete de Artur com a chave mestra de Óscar. Procura nas gavetas e encontra aquilo por que veio à procura, a agenda e uma pasta com os dados das contas do Grupo. Pega em tudo, mas hesita. Está muito ansiosa e não tem coragem para prejudicar Óscar.

Jesus tenta explicar a Batista e Ramalho o que faz da vida, mas eles não entendem a conversa das aplicações. Tenta convencê-los a fazer uma aplicação das festas da ilha mas eles não acham boa ideia e dizem-lhe que a ilha é pequena, toda a gente sabe onde são as festas.

O Padre tranquiliza Lurdes e manda-a rezar três Avé Marias por dia, mas garante que não cometeu nenhum pecado grave. Ela pergunta se pode deixar o livro com o Padre, mas ele diz que não ia ser bonito se alguém o descobrisse na igreja. Diz-lhe para o voltar a pôr no sítio onde o encontrou.

Lurdes volta a casa e põe o livro na estante. Comenta para ela mesma que se o pai descobre que a mãe anda a ler aquelas coisas…

Ramalho diz a Batista que têm de levar Jesus a ver os touros. Jesus diz que não gosta de tourada, mas acaba por aceitar. Ramalho insiste que ele tem de aguentar até ao quinto touro. Jesus não se quer comprometer mas percebe que tem de aceitar e dizer que fica.

Maria explica aos turistas o que são os ilhéus e fazem uma visita de barco às baleias.

Na loja, David mete-se com Maria e convida-a para sair, mas ela inventa uma desculpa e diz que tem de estudar. David finge não ficar incomodado.

Óscar está preocupado. Procura algo nas gavetas da receção. Márcia vem ter com ele e entrega-lhe a chave, dizendo que estava nas escadas. Óscar agradece, mas fica alerta.

O bote está carregado com os caixotes. Vanessa segue com ele enquanto Rúben atora os restantes caixotes borda fora. Diz que vai pedir ajuda pela rádio e deseja boa sorte a Vanessa.

Manuel entra com Joana no hospital. Rita vê-os pasmada. Manuel avança e pede por ginecologista ou um obstetra. A enfermeira diz que não há nenhum de serviço e Manuel insiste para que chame o doutor Tavares. Manuel diz-lhe que ‘Natália’ está grávida e que teve uma hemorragia. Vão para uma sala de ecografia.

Joana pede a Manuel para que fique com ela e diz que não sabe se consegue passar pela situação toda sozinha. Manuel aproxima-se dela e dá-lhe a mão, tentando animá-la. O médico regista o momento.

Genoveva faz as contas e queixa-se que não ficaram com dinheiro depois de pagarem tudo. Ramalho fala-lhe de Jesus e em como ele anda à procura de quarto. Genoveva, assim que lhe ouve o nome, levanta-se e diz que vai já preparar o quarto extra para que ele possa ir assim que quiser. Acredita que é mais uma bênção de Deus e que pode ser que os salvem da penhora.

O médico procura pelo bebé na ecografia. Joana está preocupada, mas Manuel transmite-lhe força.

Carla arruma o café e diz que a Flávia que quer ir com ela aos Cordeiros. Flávia pergunta-lhe se ela aguenta, e Carla responde que o dinheiro que a mãe traz para casa não é suficiente. Flávia sabe que Márcia joga, para espanto de Carla, que diz que se preocupa com Anabela. Leonor faz a caixa do café. Flávia e Carla estão de saída.

Joana fica aliviada ao saber que o filho está vivo. O médico faz-lhe perguntas para o registo médico e ela responde que só se chama Natália e que preferia que não ficasse registado que veio ao hospital. Manuel inventa que ela trabalha no continente mas que o veio visitar. O médico dá os parabéns a Manuel porque pensa que ele é o pai e eles ficam os dois atrapalhados, dizendo que são só amigos.

Paula revê uns documentos no bar da faculdade, quando Judite chega. Paula diz-lhe para se sentar e falarem sobre a trapalhada em que Alex e Joana estão metidos.

Maria procura por David na loja. Teresa aconselha-a a contar a David que anda com Pedro, para não lhe dar esperanças. Maria diz que não fez isso mas Teresa faz cara de quem acha o contrário.

Manuel e Joana estão mais animados. Ele pede-lhe que espere um bocado, para ir ver do irmão. Rita aproxima-se e confronta Joana, perguntando-lhe se está grávida do tio.

Michael olha para Márcia que está a guardar gorjetas que clientes deixaram nas mesas. Ele acha curioso. Francisca passa e Michael insinua-se a ela, pergunta pelo Artur. Francisca sente-se agradada pela atenção de Michael mas disfarça.

Rita quer saber se o bebé é do tio, mas Joana é brusca com ela e acaba por lhe dizer que Manuel lhe disse que ela era inteligente, mas que para mulher inteligente, está a fazer demasiadas perguntas. Sugere que não se meta onde não é chamada. Encaram-se e Rita não estava à espera das palavras de Joana.

Paula fala sobre a relação de Joana e Alex, em como desconfiava que ele era agressivo com Joana. Judite acusa-a de nada ter feito pela amiga, mas Paula responde que quando um casal tem problemas, a culpa não está só num dos lados. Judite diz que conhece muito bem a filha, e que se ela ainda não lhes pediu ajuda, é porque tem medo de alguma coisa. Judite afasta-se, muito perturbada.

Márcia tenta fugir de Ricardo à porta do hotel, mas ele alcança-a. Márcia mente e diz que não conseguiu os documentos porque Óscar deu logo pela falta da chave. Ricardo avisa-a que tem mais um dia para lhe fazer o que pediu.

Flávia chega às estufas e diz a Jaime que trouxe Carla para começar a trabalhar consigo. Jaime relembra-se da confusão do café quando Anabela desapareceu e diz-lhe que está contratada.

Francisca repara em Márcia a tremer e que não está bem. Márcia mente e diz que foi assaltada à porta do hotel. Francisca repreende-a por ter saído pela porta principal. Madalena aproxima-se e interpela-as.

Bebem um chá na varanda e Madalena tenta conhecer melhor Francisca, que fica nervosa com as perguntas mas Madalena diz que está só curiosa. Francisca confessa ter ficado triste por saber que Artur não confia nela. Madalena garante-lhe que quando Artur acordar, a vai querer ao eu lado e Francisca fica mais tranquilizada.

Batista está a fechar o café e Jesus entra completamente bêbedo. Conta que ainda não encontrou o quinto touro, mas Batista garante-lhe que estão todos encontrados, gozando com ele. Contém o riso. Jesus prepara-se para dormir no café.

Manuel insiste com Joana em como ela tem de comer. Joana sente-se penalizada por se ter tornado um problema e acaba por lhe contar do encontro com Rita, que acha que o filho é de Manuel.

Rita fala com Pedro sobre ter visto o tio no hospital com ‘Natália’, que tinha uma ecografia na mão. Sente-se desconfiada, mas Pedro desvaloriza e diz que eles são só amigos e que o tio fez o favor de a levar ao hospital. Rita pergunta-lhe se ele vai sair com Maria, mas ele pede para que não se meta nos assuntos dele.

Joana continua a contar da conversa que teve com Rita. Manuel descansa-a e diz que vai falar com a sobrinha e dizer-lhe que ‘Natália’ é só uma amiga que está a viver no anexo e que não tem carro. Manuel diz que se esqueceu do stress quando ouviu o bater do coração do bebé e Joana fica emocionada.

Pedro fica desconfortável ao encontrar Susana. Francisca pergunta-lhe onde é que ele vai e tenta convencê-lo a fazer-lhe companhia, mas ele sai. Susana fica triste.

Luísa reza e pede que os filhos sejam encaminhados. Está convencida que Jesus lhe ter aparecido à porta, foi um sinal.

Batista tenta acordar Jesus mas ele não responde. Quer metê-lo pra fora do café, Ramalho pede-lhe ajuda para o carregarem para casa.

Pedro está ausente de desabafa com Maria sobre o estado do pai e em como só quer que ele recupere. Maria reage quando ele fala de Alberto mas disfarça. Pedro ganha coragem e pergunta-lhe como é que os pais de Maria morreram. Ela conta-lhe que morreram num acidente de avião no meio duma tempestade.

Márcia tenta a sua sorte numa raspadinha. Comenta que só precisa de 300€ para pagar a Ricardo. Acaba de raspar e chora por não ter ganho nada.

Genoveva está muito preocupada pelo estado de Jesus e os homens dizem-lhe que ele só bebeu demasiado. Batista deixa-o e sai. Ramalho pede ajuda para o carregarem ao colo. Genoveva preocupa-se se o rapaz terá morrido, e Ramalho brinca que ele ressuscita no dia seguinte.

Leonor descobre o livro erótico. Vai para gritar por Lurdes mas cala-se, folheia-o e volta a colocá-lo no mesmo sítio.

Vanessa está junto dos caixotes que conseguiu resgatar. Benidorm olha-a com uma expressão de ameaça, pede-lhe o telemóvel. Vanessa hesita e ele dá-lhe uma estalada que a faz cair. Vanessa olha-o com medo.

Manuel carrega um tabuleiro com um pequeno-almoço completo e Joana fica surpreendida com o tratamento. Ficam muito próximos na cama e nenhum desvia o olhar. Joana percebe o clima e Manuel fica atrapalhado, dizendo que tem de voltar ao trabalho na vacaria.

O alarme do hospital toca. O médico percebe que vem da cama do Bettencourt e apressa-se para os cuidados intensivos. Vêem que Artur acordou. Ele olha-os com uma expressão perdida e pergunta como é que foi ali parar. O médico olha-o, em alerta.