“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

“Senhora do Mar”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 033 (18 a 24 de março)  

Michael seduz Leonor.

Maria conhece Joana no café e falam sobre Teresa.

Jesus vai trabalhar para a vacaria. 

Rita entra no escritório do pai, que se zanga com ela por ter faltado ao jantar de família e diz-lhe que deve um pedido de desculpas a Francisca. Rita exalta-se e pede que a deixe explicar o que aconteceu primeiro e diz que depois, sim, o pai se pode zangar à vontade. Artur cala-se, acossado e olha-a indeciso.

Ricardo sabe que Manuel é irmão de Artur e por isso não se mostra agressivo com a confrontação. Manuel ameaça contar ao irmão quem é Ricardo verdadeiramente, mas ele tenta dar a volta ao que disse no jantar, justificando que só estava a avisar “Natália” que o tipo do bairro é um criminoso deportado. Manuel avisa-o para que não envolva “Natália” em nenhum esquema e diz que se tiver de voltar a falar com ele, é mau sinal.

Michael mete-se com Francisca na receção do Hotel, que fica muito nervosa por se cruzar com ele. Michael comenta que já sabe que ela voltou para casa e compara-se, dizendo que também poucos amigos com quem partilhar medos. Diz a Francisca que tem o seu número e que quiser pode ligar-lhe, mas ela não se lembra da noite que partilharam. Susana entra e cruza-se com Michael, impressionada.

Rita mantém a história de Renato e diz ao pai que estava na casa de uma amiga e que ficaram para jantar. Rita diz que os convidados eram do pai, mas menciona que já tinha conhecido “Natália” dizendo que ela é fixe. Artur fica atento e Rita diz que a conheceu na vacaria do tio. Rita avança para o meio do quarto e olha-se ao espelho, sentindo-se cobarde por não ter conseguido enfrentar o pai mais uma vez.

Francisca com Susana sobre o acordo de confidencialidade que assinou mas diz que não pode contar nada senão arrisca-se a perder tudo. Susana sugere que ela fale sobre ela como se fosse a história de uma amiga e Francisca alinha, dizendo que tem uma amiga que está preocupada com a ex de Artur e que quer saber porque se foi embora.

Jesus entra na sala ensonado. Genoveva abre o jornal e mostra-lhe a página de Classificados para que arranje um trabalho. Jesus diz que não precisa porque trabalha mesmo estando na cama. Procura pelo pequeno-almoço mas Genoveva diz que aquela hora já não há.

Jaime pergunta a Lurdes se correu tudo bem com a entrega das flores, ela responde que sim e que quando as entregou tinha o cartão. Lurdes imagina-se vestida de hospedeira a voar com Jaime. No sonho, beijam-se e começam-se a despir. Quando Jaime, de repente, a desperta para a realidade e Lurdes acaba por o chamar de comandante. Sai, fingindo-se atarefada.

Flávia serve às mesas quando Sérgio entra à procura de Leonor. Flávia diz que não sabe onde ela foi e Sérgio pergunta-lhe se a deixou no café sozinha, mas Carla passa pelas mesas e Sérgio fica desconcertado.

Alberto explica a Leonor o que tem de fazer para iniciar o processo do divórcio, e acaba por elogiá-la, dizendo que o mundo precisa de mais mulheres jovens e trabalhadoras como ela. Leonor fica surpreendida e envergonhada. Alberto sai e Michael chama Leonor, convidando-a para beber um sumo. Ela acaba por aceitar.

Joana está na cozinha do café a encher formas mas corre mal e Flávia percebe que ela está cansada, dizendo que tenha calma. Flávia aproxima-se de Joana e repara na sua barriga. Joana endireita-se imediatamente e trocam um olhar. Flávia comenta que ela está com uma luz especial e que ou é do clima da ilha, ou vem novidade. Joana fica alerta.

Ao balcão do bar, Michael, sedutor, beija as mãos de Leonor, que se arrepia. Ele diz-lhe que gostava de estar a sós com ela, mas Leonor lembra-o que ainda é casada. Márcia observa-os.

Ricardo pára junto a Carla na rua e diz-lhe que se lembrou dela porque tem uma maneira fácil de arranjar dinheiro. Carla acha que é um esquema e diz que não quer ter nada a ver com ele, mas Ricardo diz que era uma maneira de resolver os problemas da mãe. Carla afasta-se. Renato vai a passar e reconhece Carla, aproxima-se dela e entram no prédio.

Leonor está sem saber se há-de ir ou não ter com Michael ao quarto, quando Márcia se aproxima dela. Leonor fica atrapalhada e pergunta-lhe o que está a fazer no hotel. Márcia responde que trabalha lá e Leonor vai-se embora, decidida.

Teresa vê a previsão do estado do tempo e diz a Maria para tirar folga. Teresa sugere-lhe que comecem a preparar atividades diferentes, sem ser no mar, tal como caminhadas com ofertas de produtos regionais. Maria alinha na ideia e diz que vai encomendar queijadinhas ao café. Teresa fica contente com o entusiasmo de Maria.

Joana está com a cabeça noutro lado, relembrando a conversa com Manuel sobre Ricardo, e deixa queimar o recheio dos bolos. Flávia afasta-a do lume e diz-lhe que vá descansar um bocadinho para a sala. Joana fica agradecida.

Jesus está pronto para sair de casa. Genoveva e Ramalho aguardam-no com o jornal com anúncios de empregos assinalados. Ele pega no jornal, para não o chatearem mais e sai.

Márcia surpreende Óscar pelas costas enquanto ele está a tirar um café, mas ele não gosta da proximidade e afasta-se. Pergunta pelas reuniões e Márcia vai para falar de Jaime, mas lembra-se que não pode. Diz só que foi bom conhecer pessoas numa situação parecida à dela. Óscar fica com ciúmes que tenham estado outros homens na reunião e é indelicado, dizendo que Márcia é muito manipulável. Óscar diz-lhe que vá para o turno e Márcia sai, frustrada.

Carla está impressionada com a casa de Renato e ele percebe que Carla fica incomodada quando ele lhe pergunta pela sua casa. Renato muda de assunto e pergunta-lhe o que aconteceu com ela e Ricardo na rua. Carla fica sem saber o que responder.

Batista reclama por Jesus estar a ocupar uma mesa e só ter consumido um café. Manuel entra para entregar uma encomenda de queijos, e Batista aproveita, dizendo a Jesus que Manuel é que lhe podia arranjar um trabalho na vacaria.

Genoveva atende uma chamada duma amiga e fica em choque com o que ouve. A conversa é sobre Flávia, o Padre e os boatos com Chiquinho.

Renato insiste em falar de Ricardo, e Carla pergunta-lhe de onde o conhece. Renato diz que ele é irmão da namorada do pai de Rita. Carla não consegue fugir à conversa e acaba por lhe contar o que Ricardo fez à mãe, e que ele empresta dinheiro às pessoas e cobra juros altos. Diz que se não pagarem, vai atrás delas, e pede a Renato que não diga nada a ninguém. Ele concorda.

Batista está confuso com a conversa de Jesus sobre start-ups unicórnio. Manuel interpela a conversa e oferece-se para pagar umas horas a Jesus para ver como funciona a vacaria. Jesus hesita, mas Batista diz que ele aceita.

Joana atende Maria no café e sentem empatia uma pela outra. Conversam sobre Leonor e Maria diz que é amiga de Lurdes.

O Padre recorta uma fotografia em que não está vestido de Padre, quando Genoveva entra e comenta o que dizem sobre a vida dele. O Padre olha-a atento.

Carla está a fazer um exercício. Renato olha-a, pensativo e Carla interpreta mal o olhar de Renato e começa a arrumar as coisas. Mas Renato trava-a dizendo que não acha que ela é má companhia. Carla agradece a ajuda, emocionada.

Leonor vai ter com Maria que lhe conta que não pode sair para o mar, e que foi nadar às piscinas. Leonor vai para lhe apresentar “Natália” mas Maria responde que já se conheceram. Leonor conta-lhe que ela está a viver no anexo de Manuel e Maria pergunta-lhe se conheceu Pedro. Joana olha-a curiosa, mas Leonor interrompe, dizendo que a filha lhe contou que Pedro não a tratou bem. Joana fica alerta.

Genoveva conta ao Padre o que as pessoas andam a comentar sobre Chico por causa do Dia do Pai. Pinheiro conta-lhe a verdade e diz que Chico vai fazer o trabalho do Dia do Pai para oferecer ao Padre, mas só porque o menino não tem pai. Genoveva observa a foto que o Padre recortou e percebe. Pinheiro pede-lhe que avise as pessoas dessa verdade, em vez de boatos e que a Igreja precisa de voluntários.

Pedro passa as fotografias que tirou para o portátil e acaba por abrir uma pasta com fotos de Maria. Observa-as, sentindo-se sentimental.

Joana diz que já conheceu Pedro e Rita. Maria diz-lhe que trabalha no ‘Baleia à Vista’ e Joana reconhece que é o mesmo sítio onde trabalha Teresa e diz que ela lhe falou muito bem de Maria e do avô. Maria fica tensa com a menção do avô e Joana retrai-se, percebendo que não devia ter falado sobre ele.

Sérgio está cabisbaixo apo balcão, pede um café e uma sandes. Batista comenta que quando ele vai à ‘Casa do Povo’ é porque há algum problema com Leonor, mas Sérgio não quer falar. Ramalho pede uma imperial e pensa numa maneira de animar o amigo.

Manuel apresenta o espaço a Jesus e fala-lhe um pouco sobre as vacas. Jesus parece pouco entusiasmado mas percebe que tem de meter a mão na massa.

Pedro guarda todas as fotografias de Maria numa pasta e relembra-se da conversa que teve com Beatriz. Liga-lhe, convidando-a para ir jantar lá a casa.