“Na Corda Bamba”: Resumo dos próximos episódios

"

Episódio 179 (4 a 10 de maio)

Gabriel conta a Alice que confirmou ser filho de Sara e Pipo e que Lúcia escondeu isso toda a vida a Pipo. Lúcia tenta que César não saia de casa, argumentando que Sara e Olívia estão a montar uma cabala contra ele, asseverando-lhe que Pipo era estéril. César diz-lhe cansado já não aguentar aquela vida de mentiras junto a ela, já duvidando que ela esteja mesmo grávida. Duarte fica atónito por receber um email a habilitá-lo ao financiamento do seu projeto de cinema que apresentou no fim do curso, tendo de estar dentro de a dois dias em Nova Iorque. Milu diz a Sara que por muito que lhe custe, Octávio ele tem de ser punido pelo que lhe fez e Sara revela que Lúcia lhe confirmou que Nuno foi assassinado.

Sara diz abalada a Milu que não consegue acreditar que foi Pipo quem matou Nuno e olha hesitante para a avó a perguntar-lhe se está a pensar contar isso a Duarte. Leonor olha espantada para Duarte a dizer-lhe estar nas mãos dela a possibilidade de poder fazer o seu primeiro filme. Depois de confrontada por Artur, Carmo assume que ajudou Octávio a tirar o bebé a Sara, justificando-se que nessa altura estava disposta a tudo para salvar o seu casamento, mas vinca ter-se tornado uma pessoa diferente. Octávio vai a casa de Lúcia e diz-lhe que ela falhou rotundamente na sua missão de impedir que Gabriel descobrisse que era filho de Sara, e vinca que ela está despedida por também ter descoberto que Fred andava a espiar para ela na empresa. Sara olha espantada para Brito a dizer-lhe que Duarte está de partida para Nova Iorque. Duarte surge apressado e explica a Sara que dentro de dois dias tem uma reunião em Nova Iorque em que vão decidir se o seu filme é produzido e fica comovido por lhe confirmar que descobriu que Gabriel é seu filho.

Lúcia diz a Octávio não se arrepender em nada de ter ficado com Gabriel, que com ela teve uma infância feliz. Ambos olham em choque para Malvina a dizer-lhes que contou toda a verdade a Gabriel. Sara e Duarte despedem-se a desejar boa sorte um ao outro, a primeira em estreitar laços com Gabriel e Duarte a conseguir realizar o seu filme. Milu concorda com Sara que ela fez bem em não contar a Duarte sobre Lúcia lhe ter contado que Nuno foi assassinado por Pipo, por que isso iria fazer com que ele já não viajasse e perdesse a oportunidade de fazer o seu filme. Lúcia e Octávio criticam furiosos Malvina por ainda ter acicatado mais as coisas com Gabriel e agora até correrem o risco de ir presos.

Lúcia culpa Malvina por ter dado cabo da sua relação com César, mas esta diz-lhe estar na hora de acabarem com as mentiras, dizendo-lhe para não contar mais com ela para nada. Marília dá instruções a Jéssica para receberem Rita em casa, comentando esperar que Gilberto cumpra o que combinaram para a vinda da neta. Gilberto diz a Marília que os advogados ainda vão verificar se é possível ficarem com Rita sem que Lúcia seja denunciada criminalmente, mas vinca que independentemente disso, Rita já não vai regressar mais aos Lobo.

Lúcia pergunta intrigada a Heitor por que fez uma mala tão grande para Rita ir passar uns dias a casa dos avós, Heitor limita-se a proferir estar somente a cumprir ordens. Lúcia despede-se terna de Rita, que lhe sorri triste. Alice diz a Lúcia que também vai sair dali enquanto Rita estiver fora, dizendo já saber que Gabriel é filho de Sara. Sara e Gabriel falam chocados de Lúcia ter escondido toda uma vida a Pipo que ele era seu pai biológico. Sara diz a Gabriel ter receio que Lúcia faça alguma coisa contra ele, contando-lhe que ela lhe confessou que Nuno foi assassinado por Pipo, achando cada vez mais que foi ela quem matou Filipe, Nuno e Pipo.