“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 160 (21 a 27 de setembro) 

Mateus observa Fonseca que está no exterior. Esperança avisa Mateus para não se aproximar da janela porque devem continuar à procura dele, entrega roupas antigas do filho, e Mateus fica-lhe agradecido por toda a ajuda.

Isabela prepara uma mala para Mateus, guarda tudo separado para não desconfiarem, recebe chamada da médica e tem de sair.

Isabela avisa que tem de ir à farmácia, Joana comenta que Ana precisa de transplante, pede a Carlos para dar boleia a Isabela e saem.

Maria conta a Vitória o que aconteceu com Machado, está apaixonada, mas com medo de se magoar.

João está magoado por Madalena ter ido a reunião de mulheres violadas e arranjar motivos para o odiar, Madalena só o fez por gostar dele, e João afasta-se.

Lucas conta a Vitória que já instalaram tudo no quarto de Ana, acha que se ela vê Mateus ainda lhe bate, é corajosa como a mãe. Vitória contou a Maria do plano e pede-lhe para que ela conte a Patrícia para que toda a aldeia fique a saber.

Machado está ao telemóvel com Fonseca que continua a vigiar Esperança. João pergunta a Rita se acha que ele é um monstro, e a resposta dela depende se vai consumir, deixando-a sem saber o que fazer.

Mateus veste roupa de Gaspar, ensaia expressões dele, Esperança emocionada, chama-o de Gaspar e abraça-o. Machado promete ajudar no processo de Marcos, mas ele continua a dizer que nunca ajudou Mateus porque tem a certeza que foi ele quem matou Catarina.

Marcos conta que Mateus o procurou quando a mãe morreu e não se surpreendeu quando lhe contou da morte de Catarina, mente sobre a lista de detergentes, Machado avisa-o que nada daquilo o iliba e vai ter de se justificar ao juiz.

Joana, Elvira e Isabela vêm vestidos de noiva, Joana critica escolha de Elvira e pergunta a Isabela se escolheu o que leva.

João compara-se com Marcos e Mateus, Rita diz que gosta de Marcos e ele está a tentar emendar-se, João desabafa que se apaixonou por Madalena, mas ela não aceita o seu passado, beija Rita, que não recusa.

Carlos vê Madalena a chorar, ela sente-se culpada por ter discutido com João e acha que ele vai voltar a consumir, Carlos aconselha-a a procurá-lo, ajudá-lo e seguir em frente.

Rita trava os beijos de João, não entende o objetivo dele, João só queria algo que o fizesse sentir vivo, Rita sente-se ofendida e expulsa-o dali. Carlos vê Lucas e Vitória e pede para falar com Lucas.

Maria vê as redes sociais, diz a Alfredo que está tudo preparado para o concerto e vão mostrar a Patrícia como se organiza uma festa.

Vitória diz que Ana está em isolamento e não pode receber visitas, Joana pergunta se ela acha mal que vá ao concerto de Alfredo, Vitória incentiva-a a ir.

Lucas agradece a preocupação de Carlos com João, mas avisa-o que não há nada que se possa fazer por ele. João com o saco de coca na mão, tem vontade de consumir, ao mesmo tempo de resistir.

Sandra aconselha Madalena a não ser tão dura com João, porque todos cometem erros.

Patrícia vê o anúncio do concerto de Alfredo e Maria, fica furiosa e promete que eles não se ficam a rir. Alfredo diz a Joana que têm de ir andando com Maria porque ainda vão jantar, e Joana sugere que jantem ali.

Machado vai falar com Lucas sobre Marcos e mostra-lhe a lista de detergentes e conta que Marcos acusou Mateus de usá-los para matar Catarina, Lucas confirma que a letra é de Mateus, mas nunca mais o viu.

Elvira avisa que ninguém vai jantar e manda Isabela comer sozinha. Isabela saudosa vê fotografia de família onde está Mateus.

João aparece, conta a Carlos que conseguiu resistir à droga, mas não sabe por quanto tempo, Carlos aconselha-o a ir a uma reunião e só depois falar com Madalena.

Machado apaixonado observa Maria a preparar-se para o concerto e Maria avisa-o  para os piropos dos outros homens.