“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 98 (13 a 19 de julho)

Vitória tem um ataque de pânico, começa a correr sem parar, recorda vários momentos negativos, tropeça e cai exausta, fica estendida no chão num choro de desespero, alguém se aproxima e chama-a Margarida.

Vitória pergunta a Cacilda como sabe quem ela é e esta anui que ela é igual à sua mãe.

Cacilda indica que não disse nada antes porque o silêncio vale ouro e Vitória desabafa com ela.

Carlos é levado por Guarda para fora da cela, vai ser transferido para estabelecimento prisional. Catarina avisa Mateus que está a tratar do assunto de Vitória e liga a Marcos.

Mateus assente que não queria Marcos envolvido no assunto por ser impulsivo, mas Catarina indica que ele também tem que assumir a parte dele.

Patrícia trauteia música e dança, ri-se de si própria, Nuno entra e pergunta se pode levar os bolos tradicionais e ela indica que esses já acabaram.

Patrícia pergunta se Nuno é advogado e pede-lhe ajuda no processo do filho de um amigo.

Patrícia ao telefone com Alfredo diz-lhe que arranjou um advogado para Carlos, Joana tenta tirar-lhe o telemóvel, mas ele acaba por desligar.

Carlos recorda Mateus a apunhalar-se, sente-se sozinho e derrotado, sem conseguir adormecer.

Vitória prepara-se para dormir, repara numa moldura de Mateus e Catarina e vira-a para baixo.

Coloca uma cadeira junto à cama para impedir alguém de entrar. Vitória tem um pesadelo e acorda sobressaltada.

Lucas a dormir, é interrompido por Vitória que chora por causa do pesadelo.

Lucas sossega-a e tenta fazê-la rir. Vitória beija-o com amor e desejo, Lucas corresponde, Vitória sente que chegou a hora de se entregar e deixa-se levar pela magia do momento e fazem amor.

Vitória agradece a Lucas por ter mandado embora os seus fantasmas, sabe que Lucas não quer namorar com ela, mas indica que a noite foi muito importante para ela e dá-lhe um último beijo e sai.

Vitória conta que finalmente aconteceu entre ela e Lucas e Maria mostra-se feliz por ela ter superado o trauma.

Catarina, Lucas e Ana no pequeno-almoço, Vitória aparece e Catarina conta que Mateus não está bem e vai levá-lo a passear com Marcos que está com vontade de se redimir.

Nuno aparece no café e Patrícia já se tinha esquecido que o tinha contratado para defender Carlos.

Vitória recebe mensagem a combinar encontro com irmã de Guilherme e pede para ir ao banco.

Catarina e Ana saem, Lucas lembra Vitória que têm uma conversa pendente e olham-se com cumplicidade.

Marcos prepara-se para sair e Rita percebe que ele está a esconder algo.

Catarina, Mateus e Marcos estão dentro do carro e discutem. Marcos vinca que não é um criminoso e a mãe recorda-o que tem de assumir essa responsabilidade com eles.

Vitória caminha ansiosa, confirma que chegou ao sítio combinado e percebe que é um edifício degradado.

Vitória decidida aproxima-se do edifício, hesita mas afasta a porta, chama por Sara e decide entrar.

Vitória olha em redor o espaço que está ao abandono e percebe que tem de sair dali.

Mateus aproxima-se por trás e imobiliza-a com pano com clorofórmio no nariz e Vitória tenta libertar-se desesperada.

João visita Carlos e este conta-lhe que Mateus se apunhalou a ele próprio e tentou matá-lo com o cavalo, acusa ainda Mateus de ser doente, por ter tentado violar Vitória na festa de anos da Pilar.

Mateus continua a apertar o pano contra o rosto de Vitória, ela finge perder os sentidos e manda gás pimenta aos olhos de Mateus que grita desesperado agarrado aos olhos.

Desorientado, começa a procurá-la, Vitória gatinha em direção ao telemóvel quando ele começa a tocar.

Mateus segue a direção do som do telemóvel de Vitória, ela continua a gatinhar para alcançar o telemóvel e fica assustada ao ver Catarina que a olha com desprezo.

Lucas continua à espera que Vitória atenda a chamada e deixa-lhe mensagem de voz.

Catarina agarra no pano e pressiona-o contra o rosto de Vitória, ela tenta lutar mas perde a consciência. Mateus aproxima-se da mãe, esfrega os olhos aflito, Catarina ajuda-o e mostra-se irritada porque só queria assustar Vitória para ela se ir embora e agora não sabem o que fazer.

João não acredita que Mateus mate pessoas, mas Carlos avisa que foi ele que matou Guilherme porque ele sabia da violação a Margarida. João não aceita mais insinuações e Carlos manda-o procurar a Sandra.

Vitória está amarrada a uma cadeira e percebe que eles sabem o seu segredo.

Catarina quer saber porque ela se infiltrou na família e Vitória indica que veio à procura de justiça, sentindo-se aterrorizada por ficar sozinha com Mateus.

Marcos aguarda nervoso pela mãe e arranca após ela indicar que têm de ir resolver outro problema.

Rita fica surpresa ao ver Álvaro, que lhe pede uma resposta em relação a ir viver consigo, após o seu divorcio e Rita pede-lhe para irem com calma.

Vitória continua amarrada, Mateus sorri e avisa que ela nunca devia ter voltado, pega num bisturi e aproxima-o de Vitória. Mateus aponta o bisturi a Vitória, mas é interrompido com chamada de Isabela e fala apaixonado com ela.

Aproxima-se novamente de Vitória e pergunta o que contou a Cartaxana, Vitória garante que ninguém sabe de nada, e ele puxa-lhe o cabelo, convicto que vai arrancar-lhe a verdade.

Elvira recebe um ramo de flores para Catarina e percebe que são de Cartaxana, rasga o cartão e coloca-as numa jarra.

Mateus com ar de maluco obrigada Vitória a deixar mensagem a Lucas.

Lucas pergunta a Hugo se acredita na inocência do irmão, ele acredita que Mateus se apunhalou sozinho, Lucas acha que isso seria uma doença mental e Hugo concorda.

Catarina e Marcos chegam à porta do estabelecimento prisional e Catarina indica que prefere entrar sozinha e Marcos contrariado fica no carro.

Catarina dirige-se a Cheirinhos e propõe falar com um advogado para tirá-lo dali, dá-lhe dinheiro e em troca terá de fazer com que Carlos pague pelo que fez à família dela.

João pergunta a Sandra e Carla o que sabem de Mateus, Sandra ouviu conversa entre Marcos e Mateus em que ele disse que Carlos tinha de ser abatido, porque sabia de algo que não devia, deixando João em choque.

Mateus entrega água a Vitória quando recebe chamada de Catarina, que o avisa que vai demorar mais do que o previsto e para ele não fazer nada até chegarem.

Vitória pede para ele a soltar, tem a oportunidade de se tornar numa pessoa melhor, Mateus quer recuperar as memórias dos dois juntos onde ninguém os incomode e volta a pressionar pano no rosto de Vitória.

João despede-se , quando é intercetado por Isabela que não acha justo que ele ande a falar mal do irmão, e indica que Carlos também os acusou de violação e João manda-a estar atenta.

Carlos fica maldisposto por Maria se ter feito passar por namorada dele para o visitar, deixando Maria sentida.

Hugo e Madalena brindam animados por não terem de esconder o namoro.

Patrícia aproxima-se pergunta por Carlos, Hugo conta que possivelmente sai amanhã, alguém contratou um advogado para o defender, Alfredo desconfia que tenha sido Lucas para se redimir e Patrícia sai abalada.

Vitória desesperada tenta libertar-se e Mateus obriga-a a comer uma maça para abrir o apetite.

Marcos recebe Álvaro e este indica que precisa falar com ele sobre Rita, enquanto Marcos vai à cozinha Álvaro liga a Rita para ouvir a conversa.

Álvaro conta que está a separar-se e apaixonou-se por Rita, oferece-lhe dinheiro para se afastar dela.

Marcos sente-se ofendido e não aceita, deixando Álvaro desiludido. Vitória avisa que Cartaxana e Maria não sabem de nada, tem um vídeo a denunciar os Santa Cruz que será entregue à polícia caso não volte a casa, e Mateus insiste em saber onde está  o vídeo.

Joana tenta distrair-se, Alfredo chega e diz-lhe que ela é a melhor mãe que podia ter para os seus filhos e abraça-a.