“Quer o Destino”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 122 (10 a 16 de agosto)

Ana não consegue olhar-se ao espelho quando repara no envelope no chão. Rita conta a Lucas o estado de João, que anda a passar fome e a viver na rua.

Alfredo arranjou a torradeira, Joana agradece e convida-o para comer bolo. Ana chora, não esperava aquela carta e sai a correr para a rua.

Lucas vê-a e sai atrás dela e Rita comenta que aquela família é maluca, mas só estão ali porque precisa. Lucas procura por Ana, não a encontra e fica preocupado.

Ana sobe as escadas, entra no quarto, vê um baú e abre-o.

Percebe que aquelas coisas são de Mateus e deixa-as cair no chão, mas ganha coragem apanha o terço, olha-o como se tentasse entender Mateus.

Ana prepara mochila com telemóvel e carteira, quando uma pedra bate na janela.

Vitória aguarda que Ana apareça na janela, mas ela sai pela porta principal, sem que Vitória se aperceba. Patrícia reclama pela demora de Alfredo, e ele conta que não sabe o que fazer com Carlos. Nuno muda fralda de Santiago e Machado fica admirado com o que Nuno se tornou.

Sandra e Hugo comentam que Diogo e Pilar vão ter mais uma irmã, e Carlos só espera que a próxima geração de Santa Cruz seja melhor.

Hugo acha que Carlos devia lutar por Vitória e deixar o álcool, deixando-o pensativo e a recordar quando namorou com Margarida.

Vitória e Lucas estão preocupados com o desaparecimento de Ana e Vitória tenta acalma-lo. Rita coloca a filha para dormir, nota que falta algo na sala mas não associa que João a tenha roubado.

João ajuda a estacionar carros e afasta-se para contar o dinheiro que recebeu.

Lucas não entende como Ana se esqueceu de tudo o que ele fez por ela e só pensa em Mateus. Vitória acha que vão ter de ajudá-la com amor e paciência.

Mateus está a ler a bíblia, alheado do ambiente. Ana senta-se à sua frente, deixando-o atónito.

Mateus tem saudades de Ana, e ela diz-lhe que só quer saber se a doença é hereditária.

Mateus lamenta o que aconteceu e ter afetado tanta gente, mas ganhou uma filha maravilhosa.

Marcos vê fotografia dele com Carla e os filhos, chora e sente-se abandonado. João num estacionamento indica um lugar vago. Na prisão, Catarina está em cima da cama a olhar o vazio.

Fonseca mostra a Machado a lista de mulheres assassinadas e violadas e manda-o ir procurar o outro brinco. Elvira apanha Isabela no quarto de Mateus e lembra-a que por Ana ser filha de Mateus, não significa que seja sua enteada e obriga-a a ir trabalhar para não pensar em parvoíces.

Mateus diz a Vera que não fez nada e esta indica que acredita na justiça e é característico dos psicopatas não terem sentimento de culpa. Cheirinhos conta a Nuno que fez de tudo para provocar Marcos, mas ele não reage.

Nuno manda-o inventar qualquer coisa porque se Marcos sair, vai ser Cheirinhos a ficar lá mais uns tempos na prisão.