“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 103 (16 a 22 de julho)

Xana sai de casa depois de ouvir que Neca a trai.

Isabel e Miguel fazem amor.

Renata é apanhada pela população, querem saber se é verdade que aldeia velha vai ser alagada.

Bernardo receia ser responsável pela reação do padre Orlando fechar a capela, por ter contado que Neca trai Xana enquanto ele lhe dava a hóstia. Constança acha que ele devia ter ficado calado, mas Bernardo diz que se sente muito mais aliviado.

Renata é apanhada de surpresa quando Mia e Afonso entram no quarto dela e falam do projeto “Clarissa”, perguntam quando fazia intenções de dizer às pessoas que pretende afundar a aldeia velha também. Renata acaba por se exaltar e não tem como negar quando eles dizem que viram o projeto, os mapas, os cronogramas e as datas de implementação. Mia diz que os habitantes vão saber das verdadeiras intenções dela. Renata manda-os sair assim que Nuno entra, atraído pelo barulho. Renata diz-lhe que têm de ir já para Lisboa e acelerar o projeto.

Mia conta a Paulo sobre o projeto Clarissa que Renata esconde. Paulo diz que as pessoas têm de saber disto. Mia diz-lhe que se preocupe agora com a cozinha, logo vai lá jantar. Ele diz que Helena não vai. Mia afasta-se, mas volta atrás e corre para Paulo, abraçando-o e dando-lhe um beijo no rosto.

Rui está em negação não acredita nesse projeto, quer ligar a Renata para desfazer o equívoco. Afonso insiste para que ele veja com os próprios olhos, tira a pen do bolso e vai até ao computador de Rui. Renata não atende Rui. Vai ao cofre e tira algum dinheiro, têm de convencer Peres para que se movimente depressa para o projeto começar antes que descubram que ela é Joana.

Simão vê um saco de papel em cima da mesa, abre o saco e espreita para dentro. Vai para tirar o que lá está, mas Miguel vem da cozinha e tira-lhe o saco da mão. Diz que é uma surpresa para a mãe e dá-lhe dinheiro para sair e voltar tarde. Simão apoia o pai estar, mas avisa que um avental não lhe parece um presente perfeito.

Decorre o jantar inaugural da nova cozinha do turismo. Bernardo dá ordens às filhas sobre o que devem fazer a servir às mesas. Rita está contrariada. Luísa conta a Mia que Nuno e Renata saíram e levaram malas.

Rui, tenso, serve-se de mais uísque, enquanto pega no telemóvel e tenta ligar a Renata, mas está desligado, decide deixar mensagem para lhe ligar quando puder para esclarecer sobre o projeto Clarissa que Afonso lhe falou.

Miguel preparou o jantar e uma mesa elegante com velas, aguarda ansioso Isabel, que entra e pára, atónita, a admirar a mesa, porque nunca lhe fez nada disto antes. Miguel não quer perder tempo, quer aproveitar o tempo que lhe resta. Diz-lhe que ela é a mulher da vida dele, Beija-a. Ela não resiste ao beijo e Miguel agarra-a pela cintura, num gesto apaixonado.

A noite inaugural continua, Orlando distante, não quer falar com Dulce sobre o que soube através de Bernardo. Dulce sai e Neca também sai para a zona do lobby e atender uma chamada. Bernardo repara e aproxima-se de Orlando que tenta ignorá-lo. Xana vê Bernardo a falar em surdina com Orlando, enquanto olha para Neca e fica curiosa. Levanta-se e aproxima-se dos dois, sem que se apercebam e ouve Orlando dizer a Bernardo para se calar com a história de Neca andar a trair Xana. Pergunta quem ela é. Bernardo vira-se, surpreendido e atrapalhado, enquanto Orlando pousa a cabeça na testa muito agastado. Bernardo faz-se de desentendido e Xana pega na faca de Orlando e aponta a Bernardo com discrição, mas ao ver Neca voltar, larga a faca, sem que ele se aperceba. Xana olha-o com os olhos cheios de lágrimas, dá-lhe um estalo e foge para o exterior, arrasada. Bernardo fala do bilhete que encontrou nas calças que ele doou. Neca quer que Bernardo desminta isso tudo.

Helena confessa que era importante para ela ter estado na estreia de Paulo. Afonso percebe que Paulo não queira confusões com a filha. Afonso atende Lucas que também lhe diz que não sabia da existência do projeto Clarissa.

Mia partilha a sobremesa que o pai fez com a mãe. Mónica fica feliz ao saber que Helena não foi ao jantar. Mónica diz a Mia que conseguiu saber através de um contacto no ministério das Infraestruturas, que o projeto Clarissa não foi submetido em nenhum dos dois anos anteriores.

Rita toca uns acordes na guitarra e Simão está junto à porta para evitar que Orlando saia. Luísa traz-lhe uns comprimidos que Paulo disse para tomar. Orlando acaba por tomar e pede para ficar sozinho uns minutos.

Isabel abre a porta e é Xana que entra arrasada, com uma pequena mala de viagem e maquilhagem borrada de chorar. Xana arrasada diz que foi traída, não sabia para onde ir, mas em casa não podia ficar porque não quer que Neca a veja chorar. Isabel pergunta se sempre é Dulce, mas ela acha que não, andou a apontar para a mula errada.

Renata entrega a mala a Peres e diz que está na hora de submeter o projeto, surgiram uns imprevistos e é preciso acelerar o processo a qualquer custo.

Rui volta a ligar a Renata, continua em negação, acha que Renata não atende porque pode não estar atenta ao telemóvel. Tosso quer saber se o que dizem sobre a aldeia velha se afundar também é verdade. Rui diz que são só suposições. Dieter vem acusar Rui de já saber disto tudo, acusa-os de só se preocuparem agora porque é do interesse deles salvar aldeia velha.

Helena toma o pequeno-almoço quando Paulo se aproxima e dá um beijo no pescoço, mas Helena nem se vira. Paulo diz-lhe que Mónica não foi e o que interessa foi ter estado bem com Mia, lembra-a que também lhe pediu para não jantar quando convidou Afonso. Helena mostra-se seca com ele e sai para dar consultas.

Amélia está muito tensa com a hipótese de perder o salão, Armanda diz que pode ser só conversa fiada, mas Tó diz que não. Armanda também fica preocupada, mas não quer que Amélia se enerve. Afonso recebe chamada de Mia a dizer que Renata deve estar a chegar ao largo.

No largo, Rui e Tosso colocam-se à frente do carro de Renata. Renata lembra-se de quando expulsaram a mãe e fica aterrorizada ao perceber que mais pessoas se juntaram a Tosso e Rui. Está em pânico e não reage.