“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 174 (26 de dezembro a 1 de janeiro)

Perito confirma que os áudios apresentados na primeira audiência foram modificados

Afonso descobre que Renata é responsável pela falta de água

Amélia recupera o colar roubado à sua mãe 

Paulo chega com Mia e confessa que fica mais descansado se ela estiver acompanhada. Enquanto Paulo vai lá dentro, Mia confronta Helena dizendo que sabe que não esteve com o padre Orlando. Helena fica nervosa, mas jura que não anda a trair Paulo. Mia diz-lhe que não vai ser cúmplice daquela mentira, por isso ou conta ela ou conta Mia o que se passou verdadeiramente.

Nuno e Luísa encontram-se na loja, já de noite. Luísa está preocupada, mas Nuno garante-lhe que teve cuidado e que não foi seguido por ninguém. Luísa quer que ele fuja de Rio Meandro, enquanto é tempo. Nuno diz que não se vai embora sem ela mas Luísa não pode abandonar o Turismo, deixar os pais para trás, com todos os problemas com a barragem. Nuno diz-lhe que não vai conseguir viver com a culpa, caso lhe aconteça alguma coisa, por isso dá-lhe duas opções- ou fogem juntos ou afastam-se para sempre. Luísa não sabe o que dizer e Nuno pede-lhe que pense e que, caso decida ir com ele, que se encontram ali, à mesma hora, no dia seguinte.

Estão todos no corredor do tribunal a aguardar entrar para a audiência. Renata provoca Rui, que não consegue resistir em responder, apesar de Afonso lhe pedir que não reaja a provocações. Rui diz a Renata que tem novas provas que a incriminam e Renata fica surpreendida, mas disfarça. Afonso avisa-a para se manter longe de Mia.

No posto, Dulce olha para o capuz que Mia lhe entregou e fica pensativa. Faz uma pesquisa rápida no computador e percebe que o capuz é o mesmo que foi usado na chantagem a Rui, tal como dá para comprovar pelo vídeo.

A audiência decorre e o perito conclui que as gravações apresentadas na primeira audiência foram áudios manipulados através de conversas que agora lhes chegaram, na integra. Rui olha para Renata, com a vitorioso, e avisa-a que está de volta.

Mia fala com a mãe, mas está visivelmente incomodada por estar em casa de Helena. Mónica fica preocupada quando percebe que a casa foi assaltada e Mia conta-lhe tudo, ao pormenor.

Rui não contém a felicidade pelo resultado da audiência mas Afonso, mais cauteloso, diz-lhe que ainda falta sair a sentença por isso é mais prudente aguardarem do que festejarem antes do tempo. Tosso quer saber como correu no tribunal pois está farto de lidar com as pessoas e as suas queixas pela falta de água. Rui diz-lhe que não falta muito, mas que as burocracias complicam tudo. Ambos pedem a Afonso que vá ver com Renata qual é o problema com o fornecimento de água e Afonso, a custo, lá promete passar no estaleiro para perceber o que se passa.

Renata, completamente fora de si, deixa uma mensagem a Nuno a dizer que sabe que entregou as provas a Rui e a aconselhar que se despeça de Luísa pois vai metê-lo na prisão.

Orlando vai ao encontro de Eugénio e conta-lhe que recuperou a visão. O padre diz ainda que viu Xana a trocar de roupa e que agora tem a certeza absoluta de que ela não é a sereia. Quando Orlando sai, Eugénio liga a Helena para lhe dizer que fique descansada pois o padre já recuperou a visão.

Xana vai até à oficina, ter com o filho, e pede-lhe para que mude o óleo do carro. Tó vai entregar uma fatura fora, quando Neca entra na oficina e acaba por cruzar-se com Xana. Esta tenta aproximar-se e pede a Neca que façam as pazes. Neca diz-lhe que ela já não significa nada para ele e sai. Xana fica desolada.

Zé vasculha o arquivo enquanto Dulce tenta partilhar com ele aquilo que descobriu em relação ao capuz do assalto. Zé está distante mas, de repente, encontra um processo que lhe chama a atenção.

Amélia vai até casa de Matias contar-lhe o resultado da audiência. Matias agradece-lhe, mas diz que será difícil perdoar o filho, depois do que fez com Renata e com ele. Amélia pede-lhe que tenha cautela e Matias desvia o assunto com um convite para almoçar. Alice vem de dentro e pergunta a Amélia se já teve novidades acerca do colar.

Renata fica a saber, pelo seu advogado, que o amigo de Nuno já cumpriu pena e quer marcar um encontro com ele.

Luísa diz a Mia que Nuno ainda não foi embora pois está à espera de uma resposta da parte dela. A jovem confessa à amiga que tudo lhe diz para partir com Nuno, agora só falta contar aos pais que se vai embora.

No Turismo, Luísa diz aos pais que vai fazer um curso de meditação para a Tailândia. Bernardo quer saber de onde vem o dinheiro para Luísa ir para a Tailândia, enquanto Constança está mais preocupada em saber se a filha vai com o namorado. Luísa diz que vai viajar com o seu próprio dinheiro e sozinha, como uma mulher bem resolvida que é. No espanto dos pais.

Helena acaba por contar a Paulo porque faltou ao jantar que tinham combinado, diz-lhe que esteve a ajudar Afonso e Rui a invadir o quarto de Renata para roubar uns documentos. Paulo fica desiludido por Helena não confiar nele ao ponto de lhe dizer a verdade.

Renata está frente a Tosso e a Afonso, na Junta. Afonso diz-lhe que foi até ao terreno e percebeu que foram as máquinas das obras que rebentaram com a conduta de abastecimento central. A responsabilidade é de Renata e, para que o erro seja reparado, as obras têm de parar. Afonso percebe que é isso que Renata quer impedir.

Dulce vai até à loja para avisar Mia que as buscas a Henrique continuam. Mia só está interessada em provar que ele trabalhava a mando de Renata. Dulce conta-lhe que suspeita que Henrique tenha estado também envolvido na chantagem feita a Rui.

Renata faz-se de sonsa e desentendida perante o olhar furioso de Afonso e Tosso. A vilã diz que foi enganada por Henrique. Afonso e Tosso são claros, dão-lhe 24 horas para resolver o problema.

Rui vai a casa buscar umas camisas quando se cruza com Matias. Este diz-lhe que não quer estar chateado com ele e que está apenas a tentar remediar um erro que cometeu no passado. Rui fala sobre o resultado da audiência e diz que tem esperança de lhe conseguir provar que Renata não passa de uma mentirosa interesseira.

Estão todos reunidos no posto, quando Zé lhes entrega a queixa com o inventário de tudo o que foi roubado e chegam à conclusão que Amélia sempre teve razão, o colar tinha sido roubado à sua mãe. Alice sai, num misto de raiva e desilusão, seguida por Bernardo.

No salão, Armanda pinta as unhas a Mary, enquanto esta elogia o seu trabalho. Armanda começa a falar do seu amigo, numa tentativa de provocar Mary, mas esta diz-lhe que é claro que ela e Tó estão apaixonados e aconselha-a a por o orgulho de lado e a ser sincera em relação aos seus sentimentos.

Xana encontra Isabel, quando chega à Tasca. Isabel mostra-lhe, com orgulho, a peça que está a fazer com a ajuda de Neca. Xana não aguenta ouvir a amiga a elogiar Neca, a dizer que ele tem sido um bom amigo e que a tem ajudado muito, e acaba por destruir a peça que Isabel estava a fazer. Isabel nem se apercebe porque razão Xana fez aquilo, mas não se importa e continua a mostrar-lhe, entusiasmada, as coisas que comprou para continuar a praticar.