“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

“Por Ti”: Resumo dos próximos episódios

Episódio 192 (23 a 29 de janeiro)

Isabel volta para casa.

Constança e Alice encontram relógio valioso na casa dos Amado.

Mia é apanhada por Dr. Paiva.

Mia está feliz porque Dr. Paiva acedeu a recebê-la novamente. Pede ajuda a Mónica com as perguntas que deve fazer pois não quer que o Dr. Desconfie que ela não é estudante. Mónica acede e Mia diz-lhe que não pode contar a ninguém do caso de Matias para não correrem riscos de alguém se descair.

Constança vai ao salão usufruir do vale que Bernardo lhe ofereceu. Armanda fica com inveja pois queria já estar grávida, já Constança comenta que não desejou aquela gravidez. Armanda começa a falar de bebés e dos sintomas dos primeiros meses e Constança fica enjoada, sai a correr para a casa de banho.

Xana está deitada no sofá a fazer uma máscara facial e a falar ao telemóvel. Miguel aparece e diz-lhe que foi um disparte ter ido contar a Neca o que se passou entre eles. Xana diz-lhe que não conseguia viver com esse peso e que agora já é público o envolvimento dos dois. Miguel sai, furioso.

Afonso conta aos pais o resultado da conversa e Matias com Renata. Rui está satisfeito pois finalmente Renata vai começar a provar do próprio veneno. Afonso alerta para que sigam o plano e que continuem a manter a fachada da doença pois é assim que Matias deseja seguir com o plano.

Matias vai ter com Tó à oficina para lhe pedir desculpa pela forma como agiu no dia do almoço surpresa. Tó abraça-o e dá-lhe o presente que tinha levado para oferecer no almoço. Dulce chega com a sua mota, para trocar a bateria, e aproveita e pergunta a Matias como te passado. Matias mantém a fachada.

Luísa abre a porta e faz sinal a Mia para entrar. Mia mostra a Sara a fotografia de Zeca e esta confirma que é o homem que anda a segui-la. Mia conta ainda que Renata tem família ali em Rio Meandro e que Afonso, que ela já conheceu, é sobrinho de Renata. Luísa e Mia reforçam que estão do lado de Sara e que vão fazer de tudo para a proteger e ajudar.

O quarto está vazio Renata bate à porta e pergunta por Sara. Quando percebe que esta não está, entra e começa a vasculhar nas suas coisas. Sara chega e fica apreensiva com a presença de Renata que tenta disfarçar dizendo que tem de garantir a sua segurança e que ficou preocupada quando chamou por ela e ninguém respondeu. Renata diz que a espera para almoçar, Sara refere que não tem fome, mas Renata insiste que aguarda por ela para almoçarem as duas. Quando Renata sai, Sara vai garantir que o dossier de Mónica está no mesmo sítio e que esta não o viu. Ficamos na expressão de alívio de Sara.

Eugénio comenta com Dieter que Mary tem ficado em sua casa alegando que não quer ficar no hotel pois está convencida que há fantasmas lá, desde o episódio com Renata. Adelaide, que ouve a conversa, começa a insinuar que Mary está apaixonada por Eugénio, mas este diz que não está apaixonado nem quer namorar com ninguém, na verdade só quer mesmo é ver-se livre de Mary e ter o seu sossego de volta.

Isabel chega, de mala de viagem, para espanto de Miguel que lhe diz que ainda não teve tempo suficiente para pensar. Isabel diz-lhe que pode pensar com ela ali ou que tente resolver as suas questões enquanto ela desfaz as malas e faz o almoço. Miguel, confuso, pergunta se vão viver os dois com Xana ali em casa, mas Isabel diz que é uma boa cristã e que já perdoou o que eles lhe fizeram. Isabel informa ainda Miguel que já disse a Simão que vai voltar para casa.

Armanda faz as unhas a Lara quando esta lhe chama a atenção pois tinha pedido que não as limasse tanto. Armanda está dispersa, diz que achava que estava grávida, mas não está e não consegue perceber o que é que pode estar a correr mal. Lara aconselha-a a fazer uma consulta para ver se está tudo em condições para ter um bebé. Armanda fica pensativa.

Orlando aparece na oficina, de fato macaco, e pede a Tó que o deixe estagiar ali. Tó acha graça, pergunta se vão mascarados de gémeos ao carnaval, mas Orlando diz que está a falar a sério e que até já comprou um livro sobre mecânica. Tó diz-lhe que pode tentar arranjar a mota de Dulce e que, caso consiga, vai pensar no caso dele.

Matias desabafa com Afonso e Mia, está muito desiludido com Renata e não consegue perceber como se deixou enganar durante tanto tempo. Afonso diz ao avô que mais vale tarde que nunca e que agora, pelo menos, sabem que não está doente, que isso é o mais importante. Mia apronta-se para ir ter com o Dr. Paiva, Afonso já não se lembrava, mas segue com ela enquanto elogia o seu disfarce.

Renata e Sara almoçam na tasca e Renata é arrogante para Dieter. Sara fica surpreendida e comenta que os habitantes de Rio Meandro não nutrem muita estima por ela. Entretanto Rui chega, vai falar com Dieter e Renata aproveita para lhe contar que é a nova gestora de património de Matias. Rui, mantendo a fachada, finge-se muito perturbado e diz-lhe que mal pode esperar para a destruir. Sara finge não saber que Renata tem um irmão e Renata decide contar-lhe a história da sua família.

Zé instala-se na sua secretária e põe os pés em cima da mesa. Tocam à porta, é Dulce, veio falar com ele e dizer-lhe que é uma parvoíce que se tenha despedido. Zé é ofensivo, diz que Dulce está com medo que ele seja melhor que ela e que não tem dúvidas de que será. Dulce sai ofendida com ele, levando o candeeiro de secretária.

Xana fala de forma amigável com Isabel, diz que está contente que esteja de volta e que tenha conseguido resolver as coisas com Miguel e perdoá-los aos dois. Isabel é seca nas respostas e vai cortando os legumes para a sopa que está a fazer. Xana afasta-se e Isabel chama-a de badalhoca atrevida. Xana ouve e regressa à cozinha para confrontar Isabel. As duas pegam-se, começam a atirar legumes uma à outra e a ofenderem-se mutuamente. Simão ainda tenta impedir, mas acaba por desistir e deixá-las sozinhas.

Miguel, na sala, tenta ignorar a discussão de Xana e Isabel. Simão pergunta ao pai se não vai fazer nada para parar aquele espetáculo, mas Miguel diz-lhe que elas são amigas e que daqui a pouco já estão aos abraços. Pai e filho decidem sair para ir comer um hambúrguer.

Orlando assusta-se quando o motor da mota faz faísca e Tó diz-lhe que se calhar deveria repensar a sua vocação para a mecânica. Orlando pede-lhe calma e fé, diz que vai conseguir, só precisa de tempo. Armanda aparece, vem avisar Tó que vai passar uns dias com Lara a Sines. Tó acha estranho e Armanda mente dizendo que Lara está com problemas no casamento e que precisa de espairecer.

Constança e Alice já estão em casa de Mia e Alice passa o detetor de metais num dos canteiros. O aparelho apita e Constança diz-lhe que terá de desfazer o canteiro para ver o que está lá escondido. Apressa-se a ir lá dentro buscar uma pá para que Alice possa fazer o trabalho.

Mia já está instalada no consultório de Dr. Paiva e aproveita, já que está sozinha, para vasculhar os seus processos. Quando começa a procurar pelo processo de Sara, o Dr. entra e Mia apressa-se a por tudo no lugar.

Renata e Sara entram no turismo, depois do almoço, quando Renata recebe uma chamada da secretária a dar conta de que já lhe enviou a lista de passageiros para o email. Renata sai e Sara cruza-se com Bernardo, que tenta montar o carrinho de bebé. Sara pergunta-lhe se quer ajuda e Bernardo confessa-lhe que gostava muito que, desta vez, fosse um rapaz. Sara ri e diz-lhe que fica um segredo dos dois.

Alice e Constança olham eufóricas para o relógio que encontraram enterrado no canteiro e começam a pensar em quanto valerá. Mónica chega, fica surpreendida ao vê-las e pergunta por que raio é que lhe destruíram o canteiro. No sorriso forçado de Constança e Alice.

Dr. Paiva já está a ficar impaciente e diz a Mia que o melhor é enviar o resto das perguntas por email. Afonso entra, nesse momento, e pergunta se Matias não está ali. Dr. Paiva diz que o avô dele não tem consulta marcada, mas Afonso faz o seu jogo e diz que deixou o avô ali e foi só estacionar o carro, pede ajuda ao médico porque não sabe do avô. Dr. Paiva sai, deixando Mia sozinha. Esta volta a vasculhar o seu computador e encontra o processo de Sara. Tenta passa-lo para uma pen, sem sucesso, e decide imprimir o relatório. Ficamos na tensão de Mia.

Renata, no seu quarto, analisa a lista de passageiros do voo de Zurique e percebe que Sara e Mónica vieram as duas no mesmo voo.

Mia olha, muito nervosa, para a impressora. Quando sai a última folha, Mia é apanhada por Dr. Paiva, que lhe pergunta o que está a fazer. Mia fica encurralada.